Plexo Braquial e Sintomas de Compressão

Lesão de plexo braquial

O plexo braquial é um agrupamento de nervos, com cerca de 15 centímetros de comprimento, que se origina da medula espinhal na região do pescoço, passa debaixo da clavícula e alcança a axila, onde origina cinco nervos que vão controlar os movimentos e a sensibilidade do ombro, braço, antebraço e mão.

As lesões do plexo braquial afetam as funções motoras (movimento) e funções sensitivas (sensibilidade) dos membros superiores podendo ocorrer uma paralisia, dor ou dormência parcial ou completa dos membros superiores (dependendo da gravidade e da extensão da lesão). Com frequência há dor intensa, constante podendo ser em compressão ou em queimação (sensibilização) desse conjunto neural (foto).

O diagnóstico é realizado através do exame clínico, por ressonância magnética e os estudos eletrofisiológicos (conduções nervosas e eletromiografia).

Problemas do plexo braquial devem ser acompanhadas clinicamente a fim de indicar ou não procedimentos cirúrgicos o mais precocemente possível. Para esse tratamento é fundamental realizar reabilitação com fisioterapia, sendo a osteopatia e a quiropraxia técnicas fundamentais para a completa remissão dos sintomas.

7 benefícios para criar um blog de fisioterapia

Muitas pessoas confundem blog com site, mas eles são diferentes em seu conceito, principalmente, no que diz respeito ao …

Óleos essenciais: confira 7 benefícios

Um prontuário médico digital pode encaminhar o paciente para os mais diversos tipos de tratamentos. 

4 benefícios do pilates para idosos

A prática de pilates para idosos pode ser uma ótima indicação, tendo em vista que a atividade é uma das que melhor se …