Hernia de Disco

Hérnia de disco e a Ostepatia

Ha algum tempo venho falando sobre o grande leque de possibilidades que a Osteopatia e a Quiropraxia abrangem, demonstrando que em se tratando principalmente de coluna e dores, não há hoje melhor opção para o tratamento não invasivo, isto é, não cirúrgico.

O disco intervertebral é uma estrutura localizada nos espaços entre cada uma das vértebras da coluna, e tem a função de amortecer e dar flexibilidade a coluna. Os casos de hérnia de disco pode ocorrer por vários motivos sendo o excesso de peso ou postura corporal é desleixada os principais.

Para a osteopatia dois passos são fundamentais nesse processo, que são: 1) Remover os bloqueios que fixam o disco herniado, isto é, encontrar locais que não permitem esse disco voltar ao seu estado normal, assim depois deve ser realizado uma trabalho postural a fim de corrigir o centro de gravidade para a posição ideal, utilizando para isoo o Pilates e o RPG.

Todos os comprometimentos que afetam a coluna devem ser tratados com prioridade, pois é lá que se encontram as informações e comandos que percorrem o corpo, além de ser o ponto de partida para toda a informação que rege o organismo.

Osteofitos

São espículas ósseas que se formam devido ao uso natural das articulações, podendo sere encontradas em quase todas as articulações do corpo, com maior intensidade naqueles ossos que tem função de sustentação. As articulações são os locais onde os ossos se encontram, tocando um ao outro por meio de faces articulares. Com o uso e principalmente com o excesso de carga nessas faces articulares, os ossos começam a se degenerar e se deformar causando hipertrofias, ou seja, aumentando a superfície articular e com isso gerando “rebarbas” ósseas que são chamadas de osteófitos. Quando esses osteofitos se encontram nas faces articulares da coluna lombar eles podem interegir de forma prejudicial a alguma das raizes do nervo ciático e com isso gerar sintomas nesse próprio nervo.

O que são os osteófitos ou bicos de papagaio? | ACESSA.com - Saúde

Hernia de disco

, mas como veremos a seguir existem diferenças que conseguimos notar na avaliação.

A hérnia de disco é causada quando por alguma força externa age sobre o disco de forma extrema causando sua deformação e eventualmente a expulsão do seu núcleo, o que chamamos de hernia extrusa. Essa deformação pode ocorrer de diversas maneiras mas eventualmente gera dores irradiadas e essas podem ser confundidas com dores causadas pelos osteofitos.

Degeneração do disco intervertebral: Qual a diferença entre ...

Diferenciação

Normalmente quando a dor é causada por hernias de disco a pessoa tem piora dos sintomas ao ficar muito tempo na posição de flexão de tronco, seja senado ou agachado, etc, onde com isso o disco tende a se projetar pra posterior causando o contato com as raizes dos nervos. lembrando que a formação do ciatico se da de L4 a S2. Podendo de L4 a S1 termos esse tipo de causuística. Ja nas dores irradiadas de origem facetaria, que seria os osteófitos a posição sentada gera alivio e a posição em pé aumenta os sintomas, inverso ao que ocorre, normalmente nas hernias de disco.

Existem situações que esse quadro não é tão claro e seria necessários testes específicos e sensitivos para afirmamos qualquer diagnostico, porem exames complementares podem ser também usados pra se chegar a um denominador comum.

Se gostou do assunto compartilhe nas suas redes sociais e em caso de duvida entre em contato conosco. Obrigado!

ESPECIALISTA EM OSTEOPATIA, QUIROPRAXIA E ACUPUNTURA

Como a fisioterapia pode ajudar quem trabalha home office

Você já parou para pensar como a fisioterapia pode ajudar quem trabalhar home office? A pandemia de coronavírus fez com …

Mulher aplicando spray na perna.

Como prevenir as lesões na musculação e no esporte?

o prevenir as lesões na musculação e no esporte? Descrição: Os baques e eventuais lesões são frequentes em nossa vivência. …

Homem realizando a Acupuntura

Confira 5 benefícios alcançados com o tratamento da acupuntura

A acupuntua é um tratamento milenar tradicional. Ela faz parte da medicina oriental, e sua atuação de dá de diferentes …