A acupuntura é uma prática da medicina tradicional chinesa que envolve a inserção de agulhas finas em pontos específicos do corpo para promover o equilíbrio energético e estimular o próprio corpo melhorar. Ela é usada para tratar uma variedade de condições, como dor crônica, estresse, ansiedade, insônia e até mesmo problemas de fertilidade.
A diminuição de dores de cabeça, nas costas, nos ombros, na lombar, nas articulações e em várias outras regiões do corpo é uma das principais vantagens da prática de acupuntura.
Isso porque é possível ter uma diminuição considerável do desconforto sem uma intervenção medicamentosa. Pessoas que têm alguma restrição a medicamentos, por exemplo, podem ser orientadas a procurar a acupuntura como um recurso terapêutico, tendo mais conforto e bem-estar no dia a dia.
A diminuição do estresse e da ansiedade é outro efeito bastante comum da acupuntura, inclusive um dos maiores motivos pelos quais muitas pessoas procuram esse tratamento alternativo.
Devido à dinâmica acelerada da modernidade, diversos indivíduos desenvolvem distúrbios emocionais, o que pode influenciar negativamente a qualidade de vida.
Como alternativa, além do acompanhamento com um médico psiquiatra, pessoas com depressão, ansiedade e estresse crônico, por exemplo, procuram por Práticas Integrativas e Complementares. Elas ajudam no alívio dos sintomas no cotidiano, como é o caso do mindfulness e a acupuntura.
Aliar essa prática com outros hábitos saudáveis, como exercícios físicos regulares e alimentação saudável, pode fazer com que o efeito do relaxamento e a diminuição da tensão muscular sejam prolongados.
Consequentemente, a sensação de bem-estar dura por mais tempo e pode ajudar no controle de sintomas que afetam as emoções e o estado psicológico.