Categoria: <span>Acupuntura</span>

Acupunturista: o que faz e os benefícios da profissão

O acupunturista é o terapeuta responsável pela aplicação de pequenas agulhas em pontos específicos do corpo humano. Este método tem suas origens na medicina tradicional chinesa, sendo considerada uma arte milenar.

Entre seus objetivos estão o tratamento de problemas emocionais, doenças físicas, alergias e o aumento da imunidade, através de uma série de interjeições realizadas pelo corpo com o auxílio de agulhas.

Muitas pessoas procuram uma clínica de acupuntura para tentar formas alternativas de tratamento, normalmente cansadas dos extenuantes e agressivos tratamentos convencionais.

A base da acupuntura baseia-se no conceito de que o corpo humano é composto de energia, também chamada Qi. Esta energia circula por todo o corpo através de regiões conhecidas como meridianos.

Toda vez que um meridiano entra em desequilíbrio, a energia do corpo fica desbalanceada e gera uma série de efeitos negativos, como:

  • Dor;
  • Fraqueza;
  • Cansaço;
  • Desgaste emocional.

Por isso, a ideia da acupuntura é utilizar as agulhas para reestruturar a energia nos meridianos e restabelecer o equilíbrio de Qi no corpo. Os efeitos principais que podem ser facilmente identificados são analgésicos e antiinflamatórios.

É importante ter em mente que a acupuntura não elimina a necessidade de acompanhamento médico tradicional. 

É comum que as pessoas a utilizem como um suporte para tratamentos tradicionais, e muitos médicos recomendam a prática, até mesmo um nutricionista esportivo, para quando a prática for aliada a um processo de emagrecimento, por exemplo.

Entretanto, o principal fator em caso de doenças físicas ou mentais é o acompanhamento profissional. Médicos, psicoterapeutas e outros especialistas devem continuar sendo consultados, bem como tratamentos paralelos devem ser mantidos.

Para quê serve e quais os benefícios da acupuntura?

Muitas pessoas ainda têm receio ou preconceito pela prática, mas a acupuntura é autorizada e recomendada por diversos médicos e especialistas.

Sendo uma importante ferramenta para conseguir tratamentos mais humanizados e menos invasivos e danosos ao seu corpo.

Através das técnicas de acupuntura, é possível eliminar uma série de problemas bucais, por exemplo, como a gengivite, faringite e a dor após a extração de um dente. 

Além disso, doenças de origem alérgica, como rinite, sinusite e asma também podem ter melhoras expressivas.

Um check up geral ainda é muito necessário quando você tem algum sintoma não conhecido, e pode inclusive ajudar a escolher o tipo correto de acupuntura que você utilizará.

O tratamento vai além, auxiliando até mesmo em tratamentos de desintoxicação, utilizando as agulhas como pontos de alívio de estresse e ansiedade que levam pessoas a consumirem tabaco, álcool ou drogas ilícitas.

Existem alguns tipos específicos de acupuntura, que podem ser utilizados para diversas finalidades. Entre eles, podemos citar:

1 – Acupuntura auricular

A acupuntura auricular, conhecida popularmente como auriculoterapia, é normalmente utilizada como um tratamento para doenças físicas e emocionais, e as agulhas, neste caso, são dispensáveis.

Isso porque alguns profissionais preferem o uso de sementes de mostarda ao invés da aplicação das agulhas, embora o objetivo seja o mesmo. Trata-se de uma terapia manual, com bons resultados no organismo.

A ideia é que estes pontos aliviem o estresse e diminuam a intensidade da dor.

Através de sessões de auriculoterapia, é possível identificar uma série de benefícios para o corpo, como a redução da ansiedade e uma sensação de satisfação, ideal para pessoas que estejam tentando parar de fumar.

Além disso, este método é ideal para dores nas costas, e sua eficácia já foi inclusive comprovada cientificamente, garantindo assim que haja diminuição na dor enquanto tem a sua energia corporal realinhada.

2 – Acupuntura estética

Este tipo de tratamento é ideal para pessoas que desejam melhorar a elasticidade da pele, diminuindo os efeitos do envelhecimento natural. 

A acupuntura estética é recomendada para estimular a produção de colágeno, bem como a recuperação de músculos e combate a rugas.

Para realizar um tratamento como esse, é comum que você tenha uma frequência maior na clínica de acupuntura, e as pequenas agulhas serão inseridas na região de sua cabeça, face e pescoço.

Esse tipo de tratamento é muito menos invasivo e perigoso do que aplicações de químicos como o botox, embora seja um procedimento mais longo. É preciso fazer diversas sessões de tratamento antes de começar a perceber os efeitos.

3 – Acupuntura de emagrecimento

Uma vez que a obesidade ocasiona uma série de problemas no fígado, baço, rins e outros órgãos, a tradição chinesa identifica o sobrepeso como um desalinhamento no Qi. Por conta disso, diversas técnicas de acupuntura foram criadas para auxiliar nestes casos.

Além de um bom plano alimentar para emagrecer, a acupuntura de emagrecimento pode ser muito útil se você pretende perder peso.

A base das técnicas de perda de peso permitem a redução do apetite e o aceleramento do metabolismo através da aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo.

Além disso, podem ser atingidos pontos que permitem que o fluxo de energia do corpo se movimente e altere os níveis de hormônios responsáveis pela sensação de fome, diminuindo a necessidade de comer.

É importante frisar que só a acupuntura não atrai resultados adequados para pessoas que desejam perder peso. É preciso aliar esse tipo de tratamento com uma dieta saudável e exercícios físicos para conseguir o resultado esperado.

Comprar uma esteira para academia para treinar em casa pode ser um bom aliado para ajudar no processo da acupuntura.

4 – Eletroacupuntura

A eletroacupuntura é a união do avanço tecnológico com a medicina tradicional chinesa. Tratam-se de pequenas placas com microagulhas que são acopladas em partes do corpo, onde elas emitem pequenos impulsos elétricos.

Esse tipo de tratamento é ideal para melhorar a dor, além de promover o relaxamento do corpo e diminuir quadros de estresse e ansiedade.

Para garantir o melhor uso desse tipo de equipamento, entretanto, é bom confirmar se o estabelecimento e o profissional são certificados especificamente para este tipo de operação.

Além disso, alguns dos principais benefícios da acupuntura estão na forma como ela pode ser usada como um tratamento complementar, muitas vezes auxiliando os processos tradicionais de medicina e aliviando diversos sintomas de pacientes.

Em muitos casos, uma pessoa em tratamento pode estar recebendo uma grande carga de medicamentos, o que pode ser bastante prejudicial ao corpo humano. Quando se inicia um tratamento de acupuntura, aos poucos vai possibilitando que o médico diminua essa carga.

Assim, o paciente fica apenas com os medicamentos essenciais para o tratamento, enquanto a acupuntura resolve elementos como a diminuição de dores, inchaços e a regulamentação do funcionamento corporal como um todo.

Ademais, cada vez mais psiquiatras e psicoterapeutas têm indicado a acupuntura como um tratamento contra mazelas mentais, como a ansiedade e a depressão. Os pontos de alinhamento da acupuntura podem fazer grandes mudanças na vida de uma pessoa.

É importante que o acupunturista e o psicoterapeuta estejam sempre em comunicação para definir a melhor forma de apresentar um tratamento adequado. 

Isso porque cada pessoa tem sua parcela de necessidade, e o tratamento acaba nunca sendo igual para duas pessoas.

Além disso, é indicado que o paciente procure por outras atividades de lazer que possam fazer o corpo reagir melhor ao tratamento.

Quanto mais soluções no dia a dia você encontrar, através de hobbies, esportes ou mesmo uma alimentação adequada, mais o tratamento com a acupuntura fará efeito.

A diminuição de dores crônicas também é um dos grandes trunfos da acupuntura. Pacientes com dores nas costas, enxaqueca e fibromialgia acabam sendo muito beneficiados com esse tratamento.

Logo, com um cartão de visita pessoal em mãos, o acupunturista pode acabar mudando a vida de um paciente.

Como se tornar um acupunturista?

Embora a acupuntura seja uma especialidade da medicina, não existe nenhuma legislação que restrinja o exercício de um profissional da acupuntura.

Além disso, diversos outros conselhos profissionais ligados a área da saúde, como o de enfermagem e o de biomedicina, reconhecem essa prática em suas categorias.

Portanto, especialistas com conhecimento certificado em anatomia e fisiologia estão propensos a participar de um curso de pós-graduação lato sensu (especialização) em acupuntura.

Você pode até mesmo comprar uma cadeira alta para escritório para ficar confortável nas horas de estudo que passará enquanto se prepara para tornar-se um acupunturista.

Dessa forma, diversos profissionais podem se tornar aptos a realizar os tratamentos adequadamente. 

A área de atuação de um acupunturista é bem ampla, e varia desde hospitais e clínicas até SPAs e resorts que oferecem tratamentos alternativos a seus clientes.

Se você é um trabalhador da saúde e está pensando em mudar de área para a acupuntura, é ideal que procure um curso de confiança e qualidade certificada, e que confira todo o conteúdo programático do curso para garantir que ele atende suas necessidades.

Quanto mais especializado você quiser ser, mais atenção deve dar às etapas de busca de conhecimento nas etapas para se tornar um acupunturista.

Considerações finais

Apesar de ser uma técnica milenar, a acupuntura ainda é uma forma extremamente efetiva para tratamentos médicos, e pode fazer a diferença na vida de um paciente.

A escolha de seguir esta profissão requer muito estudo e prática, mas os acupunturistas acabam tendo muito campo de trabalho, ajudando pessoas com diversas atividades.

Acupuntura: 4 benefícios para tratar a ansiedade

A acupuntura é uma técnica milenar originada na medicina chinesa tradicional. Existem diversos benefícios que esta técnica propõe, e os resultados dos tratamentos são cada vez mais reconhecidos.

Dentre as inúmeras áreas que a acupuntura tem lidado, a saúde mental tem ganhado muito destaque uma vez que é possível utilizar a técnica para auxiliar o tratamento de diversos elementos, como:

  • Depressão;
  • Transtornos de ansiedade;
  • Síndromes;
  • Dependência química.

Cada vez mais a medicina ocidental tem adotado esse tipo de terapia como um grande aliado no tratamento convencional, chegando até mesmo a aliviar o sofrimento do paciente a ponto de ele poder diminuir antidepressivos.

Existem diversos elementos que ajudam a melhorar um quadro depressivo, desde exercícios em uma esteira para academia até tratamentos alternativos.

É importante que nestes casos, entretanto, ainda exista um acompanhamento e psicoterapia. 

A acupuntura, assim como os remédios tradicionais, só tem efeito se estiver sendo utilizado junto de um acompanhamento seguro e próximo.

Princípios da Acupuntura

A medicina tradicional chinesa lida muito com a energia vital do corpo humano, a qual denomina-se Qi. 

O principal objetivo da acupuntura é restaurar o equilíbrio do que são chamados os canais meridianos, caminhos que o Qi utiliza para percorrer todo o corpo.

Portanto, a base da prática está no fato de que nossos problemas físicos e mentais podem ter sua origem no desequilíbrio da energia vital. 

É o caso, entretanto, de alinhar novamente o Qi para que você consiga retornar o corpo a seu perfeito funcionamento.

Até mesmo um plano alimentar para emagrecer pode se beneficiar do alinhamento do seu Qi para resultados mais adequados.

Os congestionamentos de Qi podem acabar causando uma série de doenças e distúrbios, tanto os que possuem efeitos físicos quanto transtornos e síndromes mentais.

As origens desse congestionamento são inúmeras, desde a má alimentação e o estresse até traumas passados e a herança genética podem ser responsáveis por uma série de problemas que geram a necessidade de realinhamento do Qi.

Acupuntura e os elementos

Quando lidamos com a medicina tradicional chinesa, existe muita correlação entre as doenças e transtornos psicológicos com o mau funcionamento do organismo. 

Para conseguir identificar os principais elementos utilizados no tratamento, é preciso entender a relação.

A acupuntura relaciona diretamente os órgãos do corpo aos estados emocionais para que seja realizada a aplicação do agulhamento. Por isso, deve-se atentar a teoria dos 5 movimentos.

Essa teoria faz um paralelo entre os principais elementos da natureza e o corpo humano, classificando os principais órgãos com estes elementos. 

Como resultado, temos as seguintes comparações:

  • Rins: Água;
  • Coração: Fogo;
  • Fígado: Madeira;
  • Pulmões: Metal;
  • Pâncreas: Terra.

Para criar paralelos com os transtornos mentais, a medicina chinesa segue o princípio de que cada emoção está associada a um dos elementos, e consequentemente, a um órgão.

Destas, as que mais se destacam são a Alegria (fogo), Tristeza (pulmão), Raiva (fígado), preocupação (pâncreas) e medo (rins). 

Para que seja identificado o principal método de tratamento em um quadro mental, é preciso vincular o problema a algum destes sentimentos.

Qualquer terapia manual precisa ter uma base de conhecimento, e a acupuntura não é diferente ao vincular elementos naturais com sentimentos e elementos físicos.

No caso da ansiedade, a acupuntura identifica como um problema de água e fogo. 

O excesso de medo, representado pela água, acaba apagando a possibilidade de ação do coração, o que gera o sentimento de ansiedade.

Para um tratamento adequado, o ideal é tonificar os rins e harmonizar o coração, para que os elementos se estabilizem e você consiga lidar com a situação de forma satisfatória. 

Quanto mais equilibrado seu Qi estiver, mais você conseguirá manter sua mente tranquila.

Benefícios da Acupuntura

A acupuntura tem sido cada vez mais bem aceita e até mesmo indicada na comunidade médica, principalmente, para tratamentos de transtornos mentais. 

Esse tipo de ação é fundamental para pessoas que buscam formas menos invasivas de tratamento.

Fazer um check up geral periódico ainda é uma excelente opção para se cuidar, e identificar quais elementos você deve programar-se para fazer junto ao acupunturista.

O acompanhamento psiquiátrico e psicoterapêutico não pode ser removido, mas é possível reduzir e até mesmo eliminar a necessidade de drogas prescritas ou outras ações mais brutas para o corpo após um período de tratamento.

1. Tratamento complementar

A utilização da acupuntura como tratamento complementar tem surtido muitos efeitos positivos, tanto em casos de transtornos mentais como doenças físicas, incluindo gastrite, asma e outras alterações do corpo.

A utilização de agulhas finas nos meridianos corretos libera o fluxo de energia no corpo, fortalecendo seu sistema e combatendo uma série de doenças. 

Ela também permite que o fluxo de Qi circule mais livremente, libertando o corpo de pensamentos negativos.

Quanto mais sessões você participar, mais alinhados seus pontos estarão. Dessa forma, você começará a se sentir melhor consigo mesmo e pronto para uma mudança em sua vida.

Vale lembrar que você precisa melhorar outros aspectos de seu dia a dia para conseguir resultados efetivos. 

A visita a um nutricionista esportivo pode ser muito boa para identificar uma nova dieta que auxilie o tratamento.

2. Redução de sintomas

A realização de sessões de acupuntura a longo prazo tende a reduzir sintomas, principalmente, aqueles relacionados a crises e acessos de ansiedade e pânico. É comum que o processo reduza o nível de estresse do paciente também.

Esse tipo de ação acaba ajudando muito a diminuir os riscos mais extremos, onde o paciente chega em níveis mais preocupantes. 

O ideal é que além desta atividade você consiga realizar ações do dia a dia como exercícios físicos, melhorar sua dieta, entre outros.

Por isso, escolher trabalhar o corpo com uma aula de pilates solo, por exemplo, pode acabar ajudando ainda mais no tratamento escolhido.

Cuidar de sua saúde mental não tem uma receita pronta, e é preciso muito cuidado para conseguir se curar completamente, por isso fique atento a variações de humor e identifique sempre a seus médicos se algo não estiver funcionando.

3. Sem efeitos colaterais

Não existe nenhuma contraindicação para a acupuntura, bem como não existe nenhum efeito colateral advindo do tratamento.

Por ser um processo completamente natural, você pode realizá-lo quantas vezes desejar e pelo tempo que for necessário.

Esse tipo de processo demanda tempo e paciência por conta do paciente, uma vez que não exibe resultados imediatamente. 

Entretanto, a possibilidade de se tratar de um mal maior sem correr riscos de danos à saúde e à integridade é um excelente incentivo.

Assim, o ideal é que você mantenha-se firme no tratamento, para que os efeitos de médio e longo prazo comecem a aparecer e fazer uma real diferença em sua vida. Quanto mais você conseguir explorar esses pontos, melhor.

4. Ajuda a diminuir vícios

Muitas pessoas com quadros de transtornos mentais, especialmente relacionados à ansiedade e depressão, acabam por consumir produtos que podem ser danosos como uma forma de escapar dos sentimentos que estão sentindo.

O problema é que estes produtos podem ter um alto poder viciante, e acabar gerando mais um problema ao invés de solucionar o anterior. 

Com a acupuntura você consegue aliviar a vontade de consumir esse tipo de item.

Além de ser uma excelente forma de relaxamento, existem aplicações especiais para diminuir o uso de tabaco, álcool e entorpecentes, o que ajuda a pessoa a se livrar dos vícios e começar a viver uma vida melhor.

Quanto mais você conseguir explorar em suas sessões de acupuntura, melhor acabará se sentindo, uma vez que você estará alinhando toda a energia de seu corpo e se livrando daquilo que te faz mal.

Quem pode se tratar com acupuntura?

Um dos principais pontos dessa técnica é justamente o fato de que ela pode ser utilizada por pacientes de todas as idades, incluindo crianças e idosos. Não há problema nenhum em qualquer tipo de utilização.

Você nem mesmo precisa de uma cadeira alta para escritório para ser atendido fora de um consultório. 

Normalmente, só de poder deitar ou sentar-se você já pode começar seu tratamento em casa mesmo, acompanhado de um profissional.

A única restrição sugerida é para pessoas que apresentem problemas de coagulação, uma vez que pode haver algum tipo de sangramento no momento da aplicação das agulhas.

O tratamento também não é o mais indicado para pessoas em estágios muito avançados de doenças crônicas. Para estes casos, os tratamentos mais convencionais ainda são os mais indicados.

Logo na primeira consulta, é comum que o acupunturista faça uma entrevista com o futuro paciente, identificando uma série de dados básicos sobre seu estilo de vida, suas rotinas e costumes e o tipo de sintomas que está sentindo, sejam eles físicos ou psicológicos.

A partir desta avaliação é possível traçar um plano de tratamento que será seguido em uma periodicidade combinada entre você e o profissional. 

Aproveite este momento para tirar dúvidas e confirmar os resultados e benefícios do tratamento.

Considerações finais

A acupuntura é um tratamento que tem cada vez mais ganhado notoriedade, por sua precisão aliada a ausência de efeitos colaterais. 

Por isso, muitos pacientes têm optado por este método como um apoio aos tratamentos mais tradicionais.

Encontrar uma clínica de acupuntura boa não é uma tarefa difícil, uma vez que cada vez mais profissionais qualificados estão à disposição.

No caso de tratamentos psicológicos para ansiedade, esse tipo de ferramenta é ainda mais fundamental, uma vez que remédios podem acabar sendo muito invasivos e tratamentos alternativos podem agir de forma mais humanizada.

5 dicas de como melhorar a postura

Cuidar do corpo e da saúde como um todo é uma necessidade de todas as pessoas, para que possam se manter mais ativas e aumentar o seu bem-estar. Mas um ponto que é constantemente esquecido é o cuidado com a postura.

Em geral, quando se vê uma pessoa tentando manter as costas sempre retas e alinhadas, pode parecer engraçado. No entanto, esse cuidado certamente vai trazer diversas vantagens para ela. 

Para entender melhor, basta verificar como você está sentado agora. Sua postura está reta ou curvada? Seu pescoço está alinhado? Essas características vão te ajudar a entender que você pode estar comprometendo a sua saúde futuramente. 

É muito comum ouvir dizer que alguém está com dor nas costas, e há vários motivos para isso. Em uma avaliação médica, certamente o paciente será encaminhado para uma atividade física, que pode ser um pilates para coluna ou mesmo para a fisioterapia. 

Tudo isso pode ser diretamente benéfico para a rotina de qualquer pessoa, que passará a desfrutar de uma maior qualidade de vida e até mesmo a ter muito mais disposição para as suas atividades diárias. 

Ao mesmo tempo, é possível evitar possíveis traumas para a coluna, que poderão ter um agravamento com o passar dos anos. 

Para isso, alguns cuidados simples que podem ser implementados no dia a dia fazem toda a diferença para a sua saúde. Quer saber quais são eles? Então, siga na leitura deste conteúdo e conheça dicas importantes sobre o tema. 

Os sinais de que há algo errado com a sua coluna

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), 80% da população mundial sente ou já sentiu dores nas costas. O problema se dá, na grande maioria dos casos, devido a erros na postura nas mais diversas situações. 

Para se ter uma ideia, existem diversos tipos de patologias que trazem esse incômodo, sendo alguns deles:

  • Hérnia de Disco;
  • Lombalgia;
  • Artrose;
  • Escoliose;
  • Osteoporose.

A hérnia de disco costuma causar, além de dor, formigamento, queimação e fraqueza nos membros. Por isso, é um quadro que depende de fisioterapia para ser tratado. Casos mais graves podem indicar a necessidade de cirurgia. 

A lombalgia é o quadro mais comum de dor nas costas, que pode trazer como consequência a dor ciática. 

Ela pode ser vista em pessoas com excesso de peso, que devem procurar por um nutricionista esportivo para encontrar uma dieta adequada, assim como por quem não toma cuidado com a postura, ou mesmo após carregar objetos pesados. 

A artrose, mesmo que seja conhecida por ser uma doença presente em pessoas com mais idade, também afeta os jovens. Pode ser causada por acidentes, excesso de atividade física ou fatores genéticos. 

O quadro de escoliose é aquele no qual há um desvio da coluna, muito comum em adolescentes e jovens de várias idades. Para o tratamento, é indispensável a correção da postura, fisioterapia, uso de coletes e, em casos mais sérios, a realização de cirurgia.

Enquanto isso, a osteoporose causa dores na coluna quando há uma fraqueza nos ossos, e é mais frequente em pessoas com mais de 50 anos. Além do acompanhamento médico, ela depende de medicação, exercícios e uma boa postura para apresentar melhoras. 

Geralmente, é com o auxílio de um check up geral, no qual se realizam exames de raio-x, que essas doenças podem ser detectadas e, com isso, encaminhadas para a forma de tratamento mais conveniente. 

A importância de corrigir a postura

Muito já se ouviu que “é melhor prevenir do que remediar”, não é verdade? Essa expressão também se aplica para quem acaba deixando de lado os cuidados com a coluna. 

Os tratamentos para diferentes problemas na região costumam ser longos e exigir um grande empenho do paciente. Além disso, seguir fielmente a recomendação médica é essencial para que se tenha maior qualidade de vida. 

Tomar medidas para manter a coluna sempre alinhada é indispensável. Por isso, não deixe de prestar atenção com frequência sobre como estão os seus ombros, a sua cabeça, o seu pescoço e as suas costas, evitando sobrecarga em qualquer uma dessas regiões. 

Cuidar da sua postura traz efeitos no curto e no longo prazo. Sendo assim, após visualizar um banner informativo com as principais ações que você pode tomar, não deixe de aplicá-las no seu cotidiano para ter maior conforto e disposição.

Como melhorar a sua postura

Há alguns cuidados que podem ser tomados no dia a dia e que visam diminuir os problemas causados pela postura inadequada, seja durante os períodos de trabalho ou mesmo de descanso. 

Assim, é importante seguir algumas dessas recomendações para diminuir a pressão causada pela falta de alinhamento das costas, conseguindo assim desfrutar de maior bem-estar no dia a dia. 

1. Tome cuidado com a postura

O primeiro e principal deles é, sem dúvida, manter a postura sempre adequada. Para quem passa grande parte do dia sentado no trabalho, o ideal é escolher uma cadeira alta para escritório, na qual seja possível manter os pés no chão. 

Além disso, é importante que a coluna esteja totalmente apoiada no encosto da cadeira, evitando que o peso corporal cause pressão nos discos presentes na estrutura do corpo. 

O importante é evitar que as costas fiquem curvadas, sendo esse o problema que interfere mais diretamente nas dores sentidas por pessoas de diferentes perfis corporais. 

2. Pratique exercícios físicos

A importância de praticar exercícios físicos já é conhecida por vários motivos. Assim, utilizar a esteira para academia, fazer musculação e alguns tipos de atividades aeróbicas não só ajuda a controlar o peso como também a manter a musculatura sempre fortalecida. 

Os alongamentos também devem fazer parte da rotina de exercícios, e podem ser feitos em diversos momentos do dia. Sendo assim, fazer pausas no trabalho para alongar o corpo é essencial para diminuir a tensão muscular e garantir que ele não fique sobrecarregado. 

Para quem tem dificuldades em ir para a academia, a sugestão é encontrar um parceiro que também precise se cuidar, aproveitando a ida ao estabelecimento para fazer uma aula funcional em dupla e poder conversar durante as diferentes etapas de exercícios. 

3. Cuide da hora do sono

O momento de dormir e descansar também possui relevância na melhoria da postura. Sendo assim, é fundamental tomar alguns cuidados para ter uma noite de sono reparadora. 

Um dos elementos mais importantes para evitar problemas nas costas é escolher a altura adequada do travesseiro. Ele deve estar devidamente alinhado com a coluna, para não forçar nenhuma das vértebras. 

Isso é importante para quem dorme de barriga para cima, de costas ou de lado. Para quem prefere esta última posição, uma sugestão prática e benéfica é posicionar um travesseiro entre os joelhos, aliviando o peso e a tensão em diferentes partes do corpo. 

O colchão também pode interferir na qualidade do sono. Por isso, não deixe de trocá-lo sempre que necessário, garantindo a firmeza da superfície ideal para as suas costas. 

4. Use cintas ou coletes

Muitas pessoas que passam por um tratamento para diminuir a dor nas costas e para cuidar de um quadro de saúde podem receber como indicação médica o uso de cintas ou de coletes que ajudam a manter a postura reta. 

Mas mesmo quem ainda não teve um diagnóstico e reconhece que esse é um cuidado necessário, pode encontrar no uso desses itens uma solução para que a sua coluna esteja sempre bem alinhada, ajudando no dia a dia. 

5. Evite carregar peso em excesso

Quem nunca teve que carregar um peso extra e depois foi surpreendido por uma intensa dor nas costas? Justamente por isso, é fundamental evitar esse tipo de situação. 

É verdade que as pessoas que fazem exercícios na academia conseguem trabalhar melhor a sua musculatura, e que por isso possuem maior capacidade de pegar peso sem sofrer lesões ou dores. 

Por isso, começar a se movimentar é essencial. Portanto, invista em atividades como uma aula de fitdance para iniciantes e vá aumentando a quantidade e a frequência aos poucos, sempre com a devida indicação de um profissional da área. 

Desse modo, você consegue trabalhar bem o seu corpo para não ter mais problemas ao carregar peso em alguma ocasião necessária. 

Considerações finais

Cuidar da postura é importante para prevenir desconfortos e dores frequentes, que podem trazer até mesmo limitações de deslocamento para diversas pessoas. 

Nesse sentido, nada mais necessário do que investir em ações preventivas, sendo a principal delas a correção da postura corporal nas mais diversas situações do cotidiano. 

Dessa forma, é possível ter maior qualidade de vida e evitar quadros de saúde que vão surgindo com o passar dos anos, e que podem ter um tratamento prolongado para serem realmente eficazes. 

Sendo assim, não deixe de seguir as dicas mencionadas neste conteúdo, e consiga desfrutar de uma rotina mais leve e livre de dores nas costas. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Homem realizando a Acupuntura

Confira 5 benefícios alcançados com o tratamento da acupuntura

A acupuntua é um tratamento milenar tradicional. Ela faz parte da medicina oriental, e sua atuação de dá de diferentes formas por todo o corpo.

O seu funcionamento ocorre através da estimulação de pontos anatômicos, os chamados “meridianos energéticos”. Estes pontos são importantes para o funcionamento do chi (sua pronuncia é “ki”), que seria uma espécie de força vital que circula por nós. O tratamento, quando devidamente aplicado, Oferece o alívio de dores e de muitas doenças, pois o enquilíbrio é então restaurado, e agora se encontra em sintonia com a natureza.

São muitas as formas que os pontos podem ser estímulados. Uma delas, e também a mais conhecida, seria atravez da inserção de agulhas na superfície da pele e por todo o corpo, na localidade dos meridianos.

Independente do tratamento ou da técnica escolhida, é certo que a acupuntura tem a capacidade de fornecer alívio a dores e muitas outras doenças. Muitos estudos apontam para este direcionamento, e é por isso que a Organuização mundial da Saúde reconheceu a acupuntura como um tratamento auxiliar aos tratamentos já conhecidos da tradição ocidental.

Introduzido ao tema, confira então os benefícios e aívios de sintomas que a acupuntura pode oferecer:

  • Emagrecimento e regulação do metabolismo:

Segundo a medicina chinesa, seria o desequilíbrio dos órgãos e de glândilas responsáveis pela fome que fazem o paciente chegar à obedidade. Os níveis hormonais e da taxa de açúcar seriam os indicadores.

Uma possível perturbação neste sistema faz o paciente sentir uma fome maior que o normal, mas o nosso sistema não está preparado para lidar com este excesso.

Mas a acupuntura veio para contornar este problema. O trataento da acupuntura veio para reguar e ajudar a reestabelecer o equilíbrio do corpo atravez da etimulação nos pontos indicados no baço e fígado. O pâncreas também pode ser estimulado, o que ocasiona a liberação da glicose e tireoide, controlando assim uma cadeia de hormônios importante.

A acupuntura também é eficaz no tratamento de rins e do órgão excretor, o que ajuda a eiminar devidamente todas as toxinas e líquidos acumuados polo nosso corpo.

  • Combate a ansiedade, estresse e depressão

O equilíbrio do corpo também pode ser conquistado com a regulagem dos hormôios do corpo. O efeito positivo dos hormônois e a sensação de bem-estar são frutos do sucesso do tratamento.

  1. Ferla, especialista na técnica em Curitiba, comenta que a técnica da acupuntura e o seu funcionamento ainda não estão completamente desvendados pela ciência, mas existem muitos estudos que apointam a acupuntura como uma técnica capaz de produzir um relaxamento profundo. Os estímulos que são causados geram uma sensação boa e tranquilizante a cada um que experimentar os seus efeitos.
  • Desconfortos e dificuldade para dormir

A insônia é um probema muito grave que afeta a toda a nossa sociedade hoje. Com as rotinas estressantes que parecem durar o tia todo, na verdade acabam por se estender até ongos períodos durante a noite.

Como o tratamento da acupuntura auxuilia o paciente a restaurar o seu equilíbrio corporal e mental, a sua sintonia com a natureza e o seu ciclo de sono normal teoricamente também deve ser restabelecido.

Pacientes com dores exaustivas e dores crônicas também serão atendidos.

  • Dores lombares e no joeho

Ao longo de toda uma vida, estima-se que 85% de toda a popuação mundial irá passar, em agum momento, por dores na coluna. O principal ponto dentre elas, seria na região lombar.

Sendo a dor nas costas as consequências muitas vezes de uma vida dotada de maus hábitos, estas dores também podem estar reacionadas a sistema múscoloesqueético. A dor musculoesquelética pode ser causada por doenças nos ossos, articulações, tendões, músculos,ligamentos ou uma combinação destes quadros clínicos.Seriam as lesões a causa mais comum de toda a dor. A dor óssea é geralmente profunda, penetrante ou surda.

  • Problemas associados ao sistema digestivo

O alívio de problemas estomacais, tais quais como vômitos e náuseas, azia e má digestão podem ser tratados por meio da acupuntura. Muitos pacientes que são encaminhados ou buscam a acupuntura já acompanham de algum quadro clínico variável. Pacientes gestantes que sofrem com dores e probemas relacionados, mas que podem ser tratados. Um outro exemplo seriam os pacientes com câncer e que são tratados com a quimioterapia. Normamente, o tratamento gera muitos efeitos colaterais, mas que podem ser em algum nível aiviados com o tratamento auxiliar da acupuntura.

Qual Esporte Escolher Para Evitar Dor nas Costas?

Você sabia que quatro em cinco pessoas sofrerão em algum momento de suas vidas de dor nas costas?

Mas isso não significa que você deve evitar atividades físicas, muito pelo contrário. Para evitar a dor nas costas, uma recomendação: movimentar-se.

Os profissionais são unânimes em afirmar que a regularidade é essencial, e recomendam atividades físicas pelo menos três vezes por semana, de trinta a quarenta minutos, obviamente de intensidade moderada.

Caminhar, correr, nadar, pedalar, dançar…qual esporte é mais indicado para quem tem problema de coluna ou quer evitar ter?

Por que atividades físicas são importantes

Seja para quem já sofre de dores nas costas ou deseja prevenir problemas na coluna, saiba que as atividades físicas podem ajudar bastante.

Isso porque fortalecem e alongam os músculos, minimizando assim a pressão exercida em outras estruturas, como os discos e ligamentos.

Agora, algumas precauções são necessárias antes, durante e após os exercícios, pois senão em vez de ajudar, vai acabar piorando.

Por exemplo, fazer aquecimento antes de praticar um exercício e alongar o corpo ao final.

Qual esporte escolher para evitar dor nas costas?

Em primeiro lugar, lembre-se sempre antes de começar qualquer atividade física, conversar com seu médico para saber qual esporte é mais adequado para a sua condição.

Mesmo que você tenha algum problema na coluna, isso não é desculpa para não se exercitar.

Apenas tome cuidado por que certos esportes podem agravar o problema.

Selecionamos aqui os esportes mais indicados para evitar dor nas costas:

Caminhar

A caminhada pode ser feita sozinha ou em grupo e traz muitos benefícios à saúde.

Fortalece nossos músculos e nossa capacidade respiratória, mobiliza as articulações, reduz o risco de doenças cardíacas, fortifica os ossos, ativa a circulação sanguínea, entre outros.

É importante estar vestido adequadamente, com roupas leves e tênis apropriados para caminhada.

Dançar

A dança promove movimentar praticamente com todo corpo. E como existem várias modalidades, com certeza você encontrará com a qual mais se identifique.

Apenas tome cuidado para evitar lesões no joelho, mas dançar no seu ritmo, ajuda a evitar dor nas costas.

Nadar

O grande diferencial da natação é que se trata de um esporte de baixo impacto, sendo uma atividade onde a pressão exercida sobre os discos vertebrais é mínima.

A hidroginástica também é uma outra ótima opção, pois alivia o peso do corpo sobre a coluna.

Musculação

Se você tem problemas na coluna, a musculação é outra atividade física indicada.

Para que a coluna fique estável, é preciso fortalecer a musculatura do core, abdômen, quadril e lombar, o que é possível com a musculação.

Apenas preste atenção para não sobrecarregar um grupo muscular em detrimento de outro, ou seja, é preciso encontrar um equilíbrio.

Pedalar

Para quem sofre de dores nas costas, é recomendado usar uma bicicleta ergométrica, pois possibilita o ajuste.

Dessa forma, a coluna se mantém na sua posição natural, ao mesmo tempo que fortalece os músculos do quadril.

Pilates

O pilates está muito em alta, especialmente entre quem apresenta problema na coluna, pois não coloca em risco os músculos das costas.

Como a área do abdômen é bastante trabalhada no pilates, por sua vez, não traz efeito prejudicial à coluna.

Lembrando também que, é um tipo de exercício que ajuda a manter uma postura adequada.

Independentemente da atividade física, é primordial manter uma boa postura, pois é uma maneira de preservar a sua coluna, evitar o desgaste dos discos e articulações, ajudando a prevenir dor e outros problemas.

Quais cuidados com a coluna na prática de exercícios

As dores na coluna podem ser decorrentes de vários fatores, desde uma postura incorreta, uma sobrecarga ou um processo degenerativo.

É essencial seguir as orientações de um profissional habilitado caso você já tenha um problema instalado, como por exemplo um médico especialista em coluna.

E quais os cuidados com a coluna?

  • Aquecer antes dos exercícios;
  • Manter a postura correta;
  • Não sobrecarregar nos pesos;
  • Faça intervalos entre os treinos para o corpo se recuperar;
  • Use roupas confortáveis e tênis adequados;
  • Alongar após as atividades físicas.

São cuidados básicos que ajudam bastante a preservar a saúde da coluna e não gerar problemas mais graves.

Então, se você sofre de algum problema na coluna ou sente dores, não deixe de se exercitar, mas busque pelos exercícios certos e com orientação correta.

Pensando em experimentar a Acupuntura? Leia Isto Primeiro!

A Acupuntura é uma nova e controversa ferramenta utilizada na medicina moderna de hoje. Pode ser um tratamento extremamente intimidante e confuso para aqueles de vocês que são novos na idéia. Uma vez que você tenha passado algum tempo pesquisando e aprendendo sobre o processo, de fato receber os tratamentos não vai parecer tão severo. Armado com o conhecimento abaixo, você pode estar confiante na sua decisão de receber tratamentos de acupuntura.

O que é Acupuntura?

A acupuntura é um conjunto de práticas terapêuticas inspirado nas tradições médicas orientais. Criada há mais de dois milênios, é um dos tratamentos médicos mais antigos do mundo. Consiste na estimulação de locais anatômicos chamados pontos de acupuntura.

De acordo com a tradição chinesa, a técnica é capaz de ajustar canais energéticos do corpo, chamados na acupuntura de meridianos, de acordo com equilíbrio de yin e yang. A medicina ocidental e moderna, contudo, sugere que o método estimule a liberação de substâncias químicas que alteram o sistema nervoso e podem ter efeitos em todo o corpo, promovendo o equilíbrio do organismo. Sendo assim, está muito associada a transtornos orgânicos resultantes de tensões emocionais como o estresse.

O diagnóstico é feito após o questionamento de diferentes aspectos da vida do paciente e a observação de manifestações físicas como a pulsação, a respiração, cor e aspecto da pele e da língua. Assim que o problema é identificado, o paciente pode ter alguns de seus mais de mil pontos de acupuntura estimulados em diversas e frequentes sessões.

Para que serve?

A acupuntura busca a recuperação do organismo como um todo pela indução de processos regenerativos, normalização das funções alteradas, reforço do sistema imunológico e controle da dor.

A técnica sobrevive há milênios mostrando benefícios a indivíduos com problemas gastrointestinais, respiratórios, musculares, urológicos, endocrinológicos, psicológicos e neurológicos, ginecológicos e até mesmo dermatológicos.

A acupuntura é especialmente indicada para a redução da dor em casos de fibromialgia e dores
localizadas nas costas, tratamento de náuseas e vômitos em pacientes que se submetem a quimioterapias ou cirurgias, e diminuição da tensão emocional.

Curiosidades

De acordo com a medicina chinesa, os meridianos energéticos que atravessam o corpo são afetados por energias “perversas”, que afetam o organismo de forma geral. Apesar de soar místico, a própria tradição ocidental considera que ventos, bactérias, vírus, lesões, traumas, ansiedades, frio ou calor constituam boa parte das energias “perversas”. A medicina moderna concorda.

O paciente tinha muita dor na mão

Nem apenas de agulhas vive a acupuntura: a estimulação de pontos de acupuntura pode ser feita também pelos dedos (acupressão), moxabustão (bastão incandescente que contém erva de artemísia), ventosas (copos que retiram energias estagnadas através do vácuo), magnetos (imãs usados para alivio de dor e melhora da circulação energética), pedras quentes, laser, entre outras técnicas. O importante, pregam os defensores da prática, é que os fluxos energéticos sejam retomados e a energia do corpo equilibrada.

O que fazer antes?

Antes de uma consulta de acupuntura, não coma uma refeição pesada. Você estará deitado de barriga para baixo a maior parte do tempo durante a sua sessão. Isto pode lhe causar desconforto no estômago se sua barriga estiver cheia. Ao invés disso, coma uma refeição leve, de fácil digestão, ou apenas petisque em alguns lanches.

Preocupações

Não se preocupe com o número de agulhas que estão envolvidas na acupuntura. A acupuntura envolve agulhas e não há como contorná-la. Você não pode esperar acupuntura sem agulhas. Portanto, você deve se permitir acostumar a este fato antes de receber um tratamento. Se você não se acostumar, você vai ficar estressado durante a sessão, o que minimizará a eficácia da mesma.

Precauções

Não coma muito antes de ir para a sua consulta. Embora você não deva entrar de estômago vazio, pois pode sentir náuseas se o fizer, o recheio só vai fazer você se sentir mal. Ao invés disso, planeje fazer um lanche cerca de uma hora ou duas antes do horário da consulta.

Reveja qualquer medicamento que você esteja tomando para determinar se algum deles está contra-indicado durante a acupuntura. Converse com o acupunturista ou seu médico para descobrir o que você precisa para parar de ingerir antes da consulta. Não tome nada antes, durante ou depois que possa dificultar o resultado do tratamento.

O tratamento deve ser sempre agendado em um momento de relaxamento. Tentar fazer acupuntura diretamente após um evento estressante ou tributário fará com que seu tratamento seja menos bem sucedido que o normal. A melhor opção é fazer sua consulta em uma hora do dia em que as janelas antes e depois do tratamento estejam relativamente calmas. Isso permitirá que você colha todos os benefícios do tratamento.

Se você se sente frequentemente lento e como se estivesse ficando sem gasolina muito antes do final do seu dia, considere o que a acupuntura pode fazer por você. A maioria das pessoas tem a impressão de que é só para a dor, mas essa não é toda a verdade! A acupuntura pode ajudar a rejuvenescer você e dar-lhe mais energia para lidar com o seu dia.

Dicas Extras

Se você está interessado em acupuntura mas não pode arcar com isso, pergunte ao seu médico se ele o aceitará como paciente em uma escala móvel. Muitos praticantes oferecem este serviço, pois percebem os benefícios de saúde oferecidos por esta terapia. Tipicamente, você pagará apenas o que você pode pagar ou concordará com um pagamento em massa por vários tratamentos.

Veja o tempo que uma visita demora antes de ir à consulta inicial. Você precisa permanecer relaxado durante sua consulta. Saiba quanto tempo demora a sua consulta, depois reserve tempo suficiente para agendá-la.

Ouça música durante a sua sessão de acupuntura. Escolha algo que o relaxe completamente, e não algo que o faça sentir-se bem. Lembre-se, é tudo uma questão de relaxar. A música clássica é uma ótima escolha, ou você pode optar por uma forma relaxante de jazz. Tudo bem se você estiver relaxado até o ponto de quase dormir. Isso vai ajudar seus músculos a responder ao tratamento.

Alguns pacientes apresentam corrimento nasal ou gripe leve, como sintomas após um tratamento de acupuntura. Na medicina chinesa, acredita-se que constipações e gripes estão na raiz de muitas enfermidades dentro do corpo. Estes sintomas são apenas a forma do corpo liberar toxinas, e normalmente não duram por muito tempo. Faça o seu melhor para se manter confortável durante este tempo, e você logo voltará à saúde ótima.

Roupas adequadas

É melhor usar algumas roupas soltas na sua consulta de acupuntura. Roupas soltas ajudarão seu acupunturista a alcançar todos os lugares onde ele ou ela precisa colocar alguns pinos. Além disso, roupas apertadas podem impedir a circulação do seu sangue e deixá-lo muito desconfortável durante seu tratamento de acupuntura.

Alimentação

Pergunte sobre vitaminas, remédios fitoterápicos ou remédios que você possa estar tomando. O seu acupunturista pode ajudá-lo a determinar se algum destes precisa ser adiado antes do seu tratamento. Às vezes você pode precisar evitar tomá-los entre as sessões também. Consulte primeiro e você saberá exatamente como aumentar os benefícios.

Faça muitas perguntas ao seu acupunturista antes e depois de um tratamento. Você pode aprender muito sobre acupuntura se pedir ao seu acupunturista para descrever o tratamento que ele está prestes a administrar e falar sobre as sensações que você sentiu após o tratamento. Você poderá pedir novamente o mesmo tratamento se souber o que seu acupunturista fez.

Profissional

Verifique se o seu acupunturista possui as certificações e qualificações adequadas. Pergunte sobre qualquer organização profissional da qual ele faça parte, e verifique sua posição junto a organizações como o Better Business Bureau. Você quer ter certeza de encontrar um verdadeiro profissional que tenha recebido o treinamento adequado neste campo da medicina alternativa. Fazer isso o ajudará a saber que os tratamentos são legítimos e que as suas necessidades de saúde estão sendo atendidas.

Considere sempre o seu nível de conforto quando encontrar um acupunturista. Você vai ficar confortável com essa pessoa quando estiver deitado sobre uma mesa sem roupa? Você vai se sentir bem quando ele estiver colocando agulhas em várias partes do seu corpo? Você confia nele? Se você respondeu não, é hora de procurar um outro praticante.

O seu acupunturista pode pedir para ver a sua língua. O pulso da língua é usado como parte da determinação de como seu qi, ou energia corporal, está fluindo. Tanto seus níveis de estresse quanto sua freqüência cardíaca serão observados. Ele usará todas essas informações para adaptar um plano que se adapte às suas necessidades.

Pensamentos finais

Agora você sabe um pouco mais sobre o campo da acupuntura e como ela pode influenciar o seu bem estar. Não é difícil de entender uma vez que você tenha sido introduzido às idéias acima. Agora é a hora de agir e buscar tratamento se você está sofrendo de dor ou desconforto.

Todas as suas perguntas sobre acupuntura respondidas aqui

A acupuntura é um tratamento que teve origem na China.

A ideia por trás disso é que um ser humano tem padrões específicos de energia para promover a saúde em geral.

Afinal acupuntura para que serve?

Se este padrão for interrompido, resultará em saúde precária veja abaixo pontos de acupuntura.

A Acupuntura busca restaurar este fluxo de energia. Você aprenderá mais sobre o conhecimento da acupuntura para ansiedade, dores e etc., a partir das dicas que você encontrará abaixo.

Se você tem medo de agulhas de acupuntura, faça o que puder para superar esse medo. A acupuntura é uma forma comprovada de aliviar a dor e voltar a desfrutar da sua vida. Não permita que o seu nervosismo o impeça de obter alívio da dor.

Converse com sua seguradora de saúde antes de agendar tratamentos em uma clinica de acupuntura. Pergunte com quais seguradoras eles estão trabalhando para que você não se surpreenda com uma conta enorme, uma dica por buscar no google por exemplo ‘acupuntura preço‘ para não ter surpresas na hora de pagar.

Saiba tudo sobre o que é acupuntura antes de ir ao seu primeiro tratamento. Entenda que as agulhas para acupuntura serão agulhas. É apenas uma parte do processo. Se você não gosta, você pode superar isso enfrentando esse medo de frente.

Pergunte aos outros que já passaram por acupuntura sobre sua experiência se ainda continuam com medo, más também sobre os benefícios da acupuntura.

A acupuntura a laser é um método alternativo inteligente à abordagem tradicional da agulha. Este tipo de acupuntura utiliza lasers ao invés do corpo, sem a necessidade de agulhas. Não há dor e muitas pessoas acham este método eficaz.

Existem certos suplementos e vitaminas que você não deve tomar ao ser tratado pesquise tudo antes de ir as compras da acupuntura. Pergunte ao seu médico ou ao acupunturista o que você deve parar de tomar antes do seu primeiro tratamento. Você não quer inadvertidamente parar o seu sistema antes ou durante os tratamentos, pois eles irão dificultar o resultado.

Nunca desista do seu plano de tratamento de acupuntura até que ele esteja concluído. Assim como qualquer forma ou medicamento, você precisa continuar indo até eles para que eles sejam eficazes. Você pode se sentir bem após alguns tratamentos e decidir parar lá, mesmo que você esteja se sentindo muito bem antes de terminar.

Descubra se o acupunturista que você quer visitar obteve uma licença do departamento de saúde do seu estado e se fez uma pós graduação em acupuntura. Alguns estados permitem que os médicos realizem acupuntura se eles completarem uma pequena série de aulas.

Certifique-se de que o seu seguro de saúde lhe dê todas as informações antes de iniciar uma sessão de acupuntura, para que você não fique estressado com esses detalhes. Isso irá relaxá-lo e permitir que os tratamentos sejam mais eficazes.

O acupunturista deve se informar sobre a fonte da dor que você está sentindo. Diga-lhes qual o efeito que isso tem em você no dia-a-dia. Cada pedaço que você disser ao seu acupunturista irá facilitar as decisões de tratamento com um manual de acupuntura direta ao ponto.

A acupuntura praticamente nunca causa dor. As agulhas de acupuntura usadas são extremamente finas e você não pode ser visto de vários pés de distância. Você pode sentir um beliscão quando a agulha é inserida, mas provavelmente você não sentirá nada.

Embora você geralmente não sinta dor de acupuntura, você não saberá como seu corpo responderá até sua primeira sessão. Fale com o acupunturista se você está sentindo um pouco de dor quando acha que dói mais do que deveria.

Tire um tempo da sua agenda ocupada para descansar depois de cada sessão. Tente ficar pelo menos oito horas após uma sessão.

Procure um acupunturista. Basta procurar por “acupunturista” e adicionar a sua região local. Você também pode procurar em sites como www.NCCAOM.org e www.fredericofisioterapia.com.br. A agência acupuncturista onde você pode encontrar profissionais licenciados em sua região.

Muitas pessoas se sentem totalmente relaxadas após uma sessão de acupuntura. A acupuntura limpa a mente e deixa você se sentir melhor. Ligar a TV vai simplesmente bombardear seu cérebro.

Se o seu praticante faz algo que você não gosta, pedimos educadamente para não ter que fazer novamente. Existem várias técnicas envolvidas com a acupuntura. Isso envolve ter as agulhas aquecidas para estimular áreas do seu corpo usando o calor. Se você se sentir desconfortável, diga ao seu acupunturista.

Saiba que a acupuntura pode deixar pontos vermelhos e possivelmente hematomas na pele tratados pela acupuntura. Isto é normal após a sua consulta de acupuntura. Você não deve ficar bravo ou alarmado.

Descanse após o procedimento estar completo. Reduza as atividades diárias e evite atividades intensivas. Vá para a cama em uma boa noite de descanso. Você terá melhores resultados com seus tratamentos de acupuntura se você tiver descansado bastante antes.

Algumas pessoas experimentam liberação emocional quando têm acupuntura feita. Você pode experimentar algumas emoções inesperadas durante a sua sessão. Seu acupunturista não ficará surpreso se você rir ou soluçar os pacientes o tempo todo. Liberações emocionais são bons indicadores do tratamento.

A acupuntura é tão eficaz hoje quanto era há 2.500 anos. O conhecimento fornecido aqui ajudará você mesmo a fazer uso da acupuntura. Consulte este artigo se você tiver alguma dúvida

7 benefícios para criar um blog de fisioterapia

Muitas pessoas confundem blog com site, mas eles são diferentes em seu conceito, principalmente, no que diz respeito ao …

Óleos essenciais: confira 7 benefícios

Um prontuário médico digital pode encaminhar o paciente para os mais diversos tipos de tratamentos. 

4 benefícios do pilates para idosos

A prática de pilates para idosos pode ser uma ótima indicação, tendo em vista que a atividade é uma das que melhor se …