Category: <span>Acupuntura</span>

Pensando em experimentar a Acupuntura? Leia Isto Primeiro!

A Acupuntura é uma nova e controversa ferramenta utilizada na medicina moderna de hoje. Pode ser um tratamento extremamente intimidante e confuso para aqueles de vocês que são novos na idéia. Uma vez que você tenha passado algum tempo pesquisando e aprendendo sobre o processo, de fato receber os tratamentos não vai parecer tão severo. Armado com o conhecimento abaixo, você pode estar confiante na sua decisão de receber tratamentos de acupuntura.

O que fazer antes?

Antes de uma consulta de acupuntura, não coma uma refeição pesada. Você estará deitado de barriga para baixo a maior parte do tempo durante a sua sessão. Isto pode lhe causar desconforto no estômago se sua barriga estiver cheia. Ao invés disso, coma uma refeição leve, de fácil digestão, ou apenas petisque em alguns lanches.

Preocupações

Não se preocupe com o número de agulhas que estão envolvidas na acupuntura. A acupuntura envolve agulhas e não há como contorná-la. Você não pode esperar acupuntura sem agulhas. Portanto, você deve se permitir acostumar a este fato antes de receber um tratamento. Se você não se acostumar, você vai ficar estressado durante a sessão, o que minimizará a eficácia da mesma.

Precauções

Não coma muito antes de ir para a sua consulta. Embora você não deva entrar de estômago vazio, pois pode sentir náuseas se o fizer, o recheio só vai fazer você se sentir mal. Ao invés disso, planeje fazer um lanche cerca de uma hora ou duas antes do horário da consulta.

Reveja qualquer medicamento que você esteja tomando para determinar se algum deles está contra-indicado durante a acupuntura. Converse com o acupunturista ou seu médico para descobrir o que você precisa para parar de ingerir antes da consulta. Não tome nada antes, durante ou depois que possa dificultar o resultado do tratamento.

O tratamento deve ser sempre agendado em um momento de relaxamento. Tentar fazer acupuntura diretamente após um evento estressante ou tributário fará com que seu tratamento seja menos bem sucedido que o normal. A melhor opção é fazer sua consulta em uma hora do dia em que as janelas antes e depois do tratamento estejam relativamente calmas. Isso permitirá que você colha todos os benefícios do tratamento.

Se você se sente frequentemente lento e como se estivesse ficando sem gasolina muito antes do final do seu dia, considere o que a acupuntura pode fazer por você. A maioria das pessoas tem a impressão de que é só para a dor, mas essa não é toda a verdade! A acupuntura pode ajudar a rejuvenescer você e dar-lhe mais energia para lidar com o seu dia.

Dicas Extras

Se você está interessado em acupuntura mas não pode arcar com isso, pergunte ao seu médico se ele o aceitará como paciente em uma escala móvel. Muitos praticantes oferecem este serviço, pois percebem os benefícios de saúde oferecidos por esta terapia. Tipicamente, você pagará apenas o que você pode pagar ou concordará com um pagamento em massa por vários tratamentos.

Veja o tempo que uma visita demora antes de ir à consulta inicial. Você precisa permanecer relaxado durante sua consulta. Saiba quanto tempo demora a sua consulta, depois reserve tempo suficiente para agendá-la.

Ouça música durante a sua sessão de acupuntura. Escolha algo que o relaxe completamente, e não algo que o faça sentir-se bem. Lembre-se, é tudo uma questão de relaxar. A música clássica é uma ótima escolha, ou você pode optar por uma forma relaxante de jazz. Tudo bem se você estiver relaxado até o ponto de quase dormir. Isso vai ajudar seus músculos a responder ao tratamento.

Alguns pacientes apresentam corrimento nasal ou gripe leve, como sintomas após um tratamento de acupuntura. Na medicina chinesa, acredita-se que constipações e gripes estão na raiz de muitas enfermidades dentro do corpo. Estes sintomas são apenas a forma do corpo liberar toxinas, e normalmente não duram por muito tempo. Faça o seu melhor para se manter confortável durante este tempo, e você logo voltará à saúde ótima.

Roupas adequadas

É melhor usar algumas roupas soltas na sua consulta de acupuntura. Roupas soltas ajudarão seu acupunturista a alcançar todos os lugares onde ele ou ela precisa colocar alguns pinos. Além disso, roupas apertadas podem impedir a circulação do seu sangue e deixá-lo muito desconfortável durante seu tratamento de acupuntura.

Alimentação

Pergunte sobre vitaminas, remédios fitoterápicos ou remédios que você possa estar tomando. O seu acupunturista pode ajudá-lo a determinar se algum destes precisa ser adiado antes do seu tratamento. Às vezes você pode precisar evitar tomá-los entre as sessões também. Consulte primeiro e você saberá exatamente como aumentar os benefícios.

Faça muitas perguntas ao seu acupunturista antes e depois de um tratamento. Você pode aprender muito sobre acupuntura se pedir ao seu acupunturista para descrever o tratamento que ele está prestes a administrar e falar sobre as sensações que você sentiu após o tratamento. Você poderá pedir novamente o mesmo tratamento se souber o que seu acupunturista fez.

Profissional

Verifique se o seu acupunturista possui as certificações e qualificações adequadas. Pergunte sobre qualquer organização profissional da qual ele faça parte, e verifique sua posição junto a organizações como o Better Business Bureau. Você quer ter certeza de encontrar um verdadeiro profissional que tenha recebido o treinamento adequado neste campo da medicina alternativa. Fazer isso o ajudará a saber que os tratamentos são legítimos e que as suas necessidades de saúde estão sendo atendidas.

Considere sempre o seu nível de conforto quando encontrar um acupunturista. Você vai ficar confortável com essa pessoa quando estiver deitado sobre uma mesa sem roupa? Você vai se sentir bem quando ele estiver colocando agulhas em várias partes do seu corpo? Você confia nele? Se você respondeu não, é hora de procurar um outro praticante.

O seu acupunturista pode pedir para ver a sua língua. O pulso da língua é usado como parte da determinação de como seu qi, ou energia corporal, está fluindo. Tanto seus níveis de estresse quanto sua freqüência cardíaca serão observados. Ele usará todas essas informações para adaptar um plano que se adapte às suas necessidades.

Pensamentos finais

Agora você sabe um pouco mais sobre o campo da acupuntura e como ela pode influenciar o seu bem estar. Não é difícil de entender uma vez que você tenha sido introduzido às idéias acima. Agora é a hora de agir e buscar tratamento se você está sofrendo de dor ou desconforto.

Todas as suas perguntas sobre acupuntura respondidas aqui

 

A acupuntura é um tratamento que teve origem na China.

A ideia por trás disso é que um ser humano tem padrões específicos de energia para promover a saúde em geral.

Afinal acupuntura para que serve?

Se este padrão for interrompido, resultará em saúde precária veja abaixo pontos de acupuntura.

A Acupuntura busca restaurar este fluxo de energia. Você aprenderá mais sobre o conhecimento da acupuntura para ansiedade, dores e etc., a partir das dicas que você encontrará abaixo.

Se você tem medo de agulhas de acupuntura, faça o que puder para superar esse medo. A acupuntura é uma forma comprovada de aliviar a dor e voltar a desfrutar da sua vida. Não permita que o seu nervosismo o impeça de obter alívio da dor.

Converse com sua seguradora de saúde antes de agendar tratamentos em uma clinica de acupuntura. Pergunte com quais seguradoras eles estão trabalhando para que você não se surpreenda com uma conta enorme, uma dica por buscar no google por exemplo ‘acupuntura preço‘ para não ter surpresas na hora de pagar.

Saiba tudo sobre o que é acupuntura antes de ir ao seu primeiro tratamento. Entenda que as agulhas para acupuntura serão agulhas. É apenas uma parte do processo. Se você não gosta, você pode superar isso enfrentando esse medo de frente.

Pergunte aos outros que já passaram por acupuntura sobre sua experiência se ainda continuam com medo, más também sobre os benefícios da acupuntura.

A acupuntura a laser é um método alternativo inteligente à abordagem tradicional da agulha. Este tipo de acupuntura utiliza lasers ao invés do corpo, sem a necessidade de agulhas. Não há dor e muitas pessoas acham este método eficaz.

Existem certos suplementos e vitaminas que você não deve tomar ao ser tratado pesquise tudo antes de ir as compras da acupuntura. Pergunte ao seu médico ou ao acupunturista o que você deve parar de tomar antes do seu primeiro tratamento. Você não quer inadvertidamente parar o seu sistema antes ou durante os tratamentos, pois eles irão dificultar o resultado.

Nunca desista do seu plano de tratamento de acupuntura até que ele esteja concluído. Assim como qualquer forma ou medicamento, você precisa continuar indo até eles para que eles sejam eficazes. Você pode se sentir bem após alguns tratamentos e decidir parar lá, mesmo que você esteja se sentindo muito bem antes de terminar.

Descubra se o acupunturista que você quer visitar obteve uma licença do departamento de saúde do seu estado e se fez uma pós graduação em acupuntura. Alguns estados permitem que os médicos realizem acupuntura se eles completarem uma pequena série de aulas.

Certifique-se de que o seu seguro de saúde lhe dê todas as informações antes de iniciar uma sessão de acupuntura, para que você não fique estressado com esses detalhes. Isso irá relaxá-lo e permitir que os tratamentos sejam mais eficazes.

O acupunturista deve se informar sobre a fonte da dor que você está sentindo. Diga-lhes qual o efeito que isso tem em você no dia-a-dia. Cada pedaço que você disser ao seu acupunturista irá facilitar as decisões de tratamento com um manual de acupuntura direta ao ponto.

A acupuntura praticamente nunca causa dor. As agulhas de acupuntura usadas são extremamente finas e você não pode ser visto de vários pés de distância. Você pode sentir um beliscão quando a agulha é inserida, mas provavelmente você não sentirá nada.

Embora você geralmente não sinta dor de acupuntura, você não saberá como seu corpo responderá até sua primeira sessão. Fale com o acupunturista se você está sentindo um pouco de dor quando acha que dói mais do que deveria.

Tire um tempo da sua agenda ocupada para descansar depois de cada sessão. Tente ficar pelo menos oito horas após uma sessão.

Procure um acupunturista. Basta procurar por “acupunturista” e adicionar a sua região local. Você também pode procurar em sites como www.NCCAOM.org e www.fredericofisioterapia.com.br. A agência acupuncturista onde você pode encontrar profissionais licenciados em sua região.

Muitas pessoas se sentem totalmente relaxadas após uma sessão de acupuntura. A acupuntura limpa a mente e deixa você se sentir melhor. Ligar a TV vai simplesmente bombardear seu cérebro.

Se o seu praticante faz algo que você não gosta, pedimos educadamente para não ter que fazer novamente. Existem várias técnicas envolvidas com a acupuntura. Isso envolve ter as agulhas aquecidas para estimular áreas do seu corpo usando o calor. Se você se sentir desconfortável, diga ao seu acupunturista.

Saiba que a acupuntura pode deixar pontos vermelhos e possivelmente hematomas na pele tratados pela acupuntura. Isto é normal após a sua consulta de acupuntura. Você não deve ficar bravo ou alarmado.

Descanse após o procedimento estar completo. Reduza as atividades diárias e evite atividades intensivas. Vá para a cama em uma boa noite de descanso. Você terá melhores resultados com seus tratamentos de acupuntura se você tiver descansado bastante antes.

Algumas pessoas experimentam liberação emocional quando têm acupuntura feita. Você pode experimentar algumas emoções inesperadas durante a sua sessão. Seu acupunturista não ficará surpreso se você rir ou soluçar os pacientes o tempo todo. Liberações emocionais são bons indicadores do tratamento.

A acupuntura é tão eficaz hoje quanto era há 2.500 anos. O conhecimento fornecido aqui ajudará você mesmo a fazer uso da acupuntura. Consulte este artigo se você tiver alguma dúvida

Usando Acupuntura para se sentir melhor

 

Coma levemente antes de sua seção de acupuntura. Se você comer muito, os resultados podem ser jogados fora. Mas não faça com o estômago vazio. Você pode acabar ficando tonto ou enjoado se você não tem nada em seu estômago.

Se você quiser tentar a acupuntura como uma maneira de resolver a dor e desconforto, mas tem medo de agulhas, veja o que você pode fazer para curar a sua fobia. Este é um grande tratamento que ajuda a reduzir a dor que você sente. Más não precisa ter medo! Acupuntura pode ajudá-lo a se livrar da dor.

Verifique seu seguro antes de agendar uma série de visitas a uma clínica de acupuntura. Pergunte a quais seguradoras eles faturam para garantir que você não se surpreenda com uma conta enorme.

A acupuntura a laser é uma alternativa para pessoas que realmente temem agulhas, mas querem tentar a acupuntura. Esta terapia leve aplica lasers colocando pressão em pontos corporais específicos sem realmente usar agulhas. Não há dor e muitas pessoas acham isso eficaz.

Pergunte ao acupunturista se aceitarão o seguro. Há uma série de tipos de cobertura de saúde para tratamentos alternativos. Poder reivindicar este tratamento pode conservá-lo dinheiro. Caso contrário, você será responsável por pagar as taxas, o que pode ficar muito caro.

Se você iniciou sessões de acupuntura, você precisa ir em frente e continuar. Como é o caso com qualquer tipo de tratamento, parando parte do caminho através nunca é bom. Você pode não ver os resultados esperados no final, mesmo se você se sentir bem antes de terminar. Conseqüentemente, vá através do tratamento inteiro assim que você pode ver apenas como eficaz é a seu corpo.

Embora você possa pensar que a acupuntura é dolorosa, realmente não é. Não há quase nenhuma dor em tudo com acupuntura. Na verdade, as agulhas de acupuntura são tão pequenas que é difícil vê-los do outro lado da sala. Você pode sentir um pequeno beliscão quando eles estão sendo inseridos, mas você não pode mesmo sentir isso.

A acupuntura é tipicamente indolor, mas você não tem como saber como seu corpo vai responder a isso. Todos são diferentes, então você precisa ver por si mesmo. Fale com seu técnico para ver se você sente que deveria estar.

Não importa o quão agitado sua vida é, você precisa de tempo de descanso após um tratamento de acupuntura ocorreu. Estas sessões são projetadas para curá-lo fisicamente e emocionalmente; no entanto, se você não permitir que seu corpo para descansar após o tratamento, os tratamentos não funcionarão corretamente. Visam obter um total de 8 horas de sono após uma sessão.

Você só sentirá um pouco ou nenhum desconforto durante seus tratamentos de acupuntura. Se você notar que uma agulha está causando dor em vez de fazer a dor desaparecer, avise seu técnico imediatamente. A agulha de acupuntura pode atingir um meridiano nervoso.

Pergunte ao seu especialista onde e por quanto tempo o estudo dele esteve. Na maioria das vezes, um curso de acupuntura levará pelo menos três anos para ser concluído. Este tempo é crucial para que o acupunturista obtenha conhecimento suficiente para ser eficaz.

Ao escolher entre alguns acupunturistas, consulte cada área de atuação de cada praticante. Alguns se concentram no controle da dor, e outros estão lidando com doenças como diabetes e câncer. Tente encontrar um acupunturista especializado em tratar os tipos de problemas que você está encontrando.

Links interessantes que você vai querer ver :

https://clyp.it/user/qn5q5y5f
https://torgi.gov.ru/forum/user/profile/954301.page
https://setiweb.ssl.berkeley.edu/beta/team_display.php?teamid=579546
http://cimac.edu.mx/portalpadres/fisioterapia/
https://agrisk.umn.edu/Account/Profile/frederico_augusto_costa_e_soares
https://wiki.cct.lsu.edu/viztrails/User:Noncct_fisioterapia
http://old.kam-pod.gov.ua/user/FRED+SOARES/
http://edu.bograshop.com/?page_id=10&um_user=fisioterapia
http://sualaptop365.edu.vn/members/fred-soares.368377/
http://www.edu.fudanedu.uk/user/fisioterapia/
https://online.jhcsc.edu.ph/wiki/index.php/User:Fisioterapia
https://digitalmedialab.johncabot.edu/members/fisioterapia/
https://csgrid.org/csg/team_display.php?teamid=395892
http://web.mdu.edu.ua/index.php?subaction=userinfo&user=FRED+SOARES
http://www.geati.ifc-camboriu.edu.br/wiki/index.php/Usu%C3%A1rio:Fisioterapia
http://cemaf.edu.py/miembros/fisioterapia/

https://www.appbrain.com/user/fisioterapia/
https://www.free-ebooks.net/profile/989359/frederico-augusto-costa-e-soares
https://genius.com/fisioterapia
https://forum.imasters.com.br/profile/245072-fisioterapia/?tab=field_core_pfield_24
https://www.canonistas.com/foros/member.php?u=209759&tab=aboutme&simple=1
https://www.hotfrog.com.br/company/1322501579075584
https://ask.fm/fredcostaelima
https://blog.ima.sp.gov.br/users/frederico-augusto-costa-e
https://blog.ima.sp.gov.br/post/2020/fisioterapia
https://techspy.com/user/score/fisioterapia
https://www.wattpad.com/user/fredsoares
https://gumroad.com/costaelimafred
https://pt.scribd.com/document/453275477/FISIOTERAPIA-QUIROPRAXIA-OSTEOPATIA-ACUPUNTURA-RPG-PILATES
 

Acupuntura para gastrite

A gastrite é uma doença inflamatória que se caracteriza por acometimento da camada de tecido mais superficial que reveste o estômago, chamada de mucosa gástrica. Divide-se em duas classificações gerais, gastrite aguda e gastrite crónica. A gastrite aguda de tipo simples é a mais frequente.

A Medicina tradicional chinesa considera que os fatores que causam gastrite são por maus hábitos alimentares( a natureza do alimento e as condições em que é ingerido, afetam o estômago), fatores emocionais(frustração, ressentimento, raiva reprimida), sobrecarga de trabalho( excesso de trabalho mental, alimentar-se de forma irregular) debilidade do baço e do estômago.
          Na medicina chinesa faz-se um diagnostico diferencial para chegar a um padrão. No tratamento é feito um direcionamento energético para a região do estômago, fazendo com que o processo inflamatório diminua diminuindo assim também a dor e outros sintomas.

A osteopatia e a quiropraxia também podem ajudar no desbloqueio dos ramos energéticos ligados a dor no estômago.

Pode ser usado agulhas ou moxas para alcançar o equilíbro energético e aliviar o quadro inflamatório.

Caso queiram saber mais entrem em contato pelos comentários e pelo facebook!

Boa semana a todos!

Sinusite – tratamento com acupuntura

moxabustao_01 Sinusitiso-que-e-tratamento

Em tempos de chuva, frio e clima incerto, recebo em meu consultório uma gama maior de pessoas com queixas de problemas respiratórios, entre as maiores queixas esta sem duvida a sinusite.

A sinusite se caracteriza pela inflamação do muco localizado nos seios da face, cavidades encontrada no interior do osso frontal (testa) e nos ossos zigomáticos (maçãs do rosto). O muco tem a característica de se tornarem mais espessos ou mais fluidos a fim de controlar a pressão do nosso crânio em diferentes ambientes onde a pressão pode mudar, como por exemplo, quando descemos ou subimos uma serra ou quando mergulhamos ou andamos de avião.

O muco localizado nos seios da face podem inflamar caso aja alguma infecção viral ou bacteriana, o que acarreta o espessamento anormal dessa substância e consequentemente aumenta a pressão forçando muito as paredes da cavidade, ocasionando dores.

A tarefa de aliviar as dores ocasionadas pelo aumento da pressão pode ser a associação de medicamentos que gerem a vasodilatação dos vasos sanguíneos, facilitando a reabsorção, assim como o uso de moxabustão em bastão sobre o local afetado, diminuindo a viscosidade do muco o que também facilita a reabsorção e o escorrimento.

Muitas das renites mal curadas e o uso exagerado de vasodilatador nasal levam a retenção de muco nos seios da face e consequentemente à sinusite. É importante que as pessoas entendam que para a sinusite o interessante e aliviar a quantidade de muco, por isso o fungar não é bem vindo mas sim assoar o nariz pode aumentar o sucesso do tratamento.

Homenagem ao dia do Acupunturista

acupuntura

 

A acupuntura é uma técnica derivada da Medicina Tradicional Chinesa (MTC). Por ser uma forma de medicina é usada no tratamento de todo tipo de enfermidades que existem, assim como a medicina tradicional. Porém, a forma de enxergar a origem e a dinâmica dos problemas é completamente diferente.

Enquanto a medicina tradicional interpreta os sistemas como especialidades separadas, a MTC entende o corpo de forma holística, ou seja, integrada.

Nascida na China ha mais de 3 mil anos, a MTC usa como método de tratamento a busca do equilíbrio energético dos diversos sistemas corporais, através da regulação de suas funções autônomas. Isto é, quando um órgão ou qualquer outra estrutura do corpo humano esta em desequilíbrio, seja por excesso ou falta de aporte energético/sanguíneo a acupuntura visa restabelecer essa função, estimulando as regiões que estão em deficiência e dispersando as regiões que estão em excesso.

Para tanto, os principais fatores determinantes para os desequilíbrio são, principalmente, os fatores emocionais e climáticos. Sendo os primeiros os que nos atacam de dentro para fora e os segundos de fora para dentro.

Para ambos os fatores de agrassão é necessário proteção.

No caso emocional, precisamos contar com um bom metabolizador de emoções, que é o nosso coração, assim como uma forma saudável de expressar as emoções, não as guardando e nem expondo-as de forma impensada.

No caso dos clima é preciso se proteger dos excessos, evitando que esse sistema ultrapasse a proteção externa do corpo (pele) e invada o sistema ocasionando diversos problemas. O vento é o principal agressor, mas também o calor, o frio, a secura e o excesso de umidade podem gerar problemas em nossas funções corporais.

Espero ter esclarecido algo relacionado a acupuntura e qualquer duvida postem comentários.

Bom dia para todos os profissionais e pacientes dessa técnica incrível que é a acupuntura!!

Dor de Cabeça Tensional: causas, sintomas e tratamento

Ola pessoal!

Hoje venho aqui tratar de um assunto cada dia mais comum pra mim no consultório, cefaleia tensional.

A dor de cabeça tensional ou cefaleia tensional difere de outros tipos por se tratar de um caso em que a origem da dor não esta relacionado a nenhum desequilíbrio químico, alimentar, ou sensorial como problemas de visão. A dor de cabeça tensional é causada pelo aumento da tensão dos músculos da região posterior do pescoço (nuca), em resposta a períodos prolongados de estresse físico e/ou emocional.

A região cervical e principalmente a nuca são regiões bastante importante no corpo humano, pois é origem de nervos que tem como destino a região dos braços, face, cabeça e regiões como ouvido. Por essa razão a tensão muscular mantida nessa região pode desencadear dor e disfunção nessas áreas levando a pessoa a ter uma qualidade de vida ruim e gerando outros problemas em sua vida.

Exemplos de fatores que podem desencadear a cefaleia tensional:

-dificuldade de dormir

-excesso de exercícios

-falta de alongamentos

-má postura no dia a dia

-fadiga crônica

-ansiedade constante

-entre outros

A cefaleia tensional é considerada crônica quando sua incidência é superior a 15 dias por mês de dor. Nesse caso, normalmente, os relaxantes musculares já não são suficientes para controlar as crises, sendo assim terapias como a acupuntura associada a osteopatia são altamente indicadas e resolutivas para esses casos. Pois a osteopatia e a quiropraxia usa da liberação muscular e dos pontos de tensão enquanto a acupuntura equilibra o fluxo neuroplasmático que é enviado para o cérebro quebrando o ciclo de dor – tensão, devolvendo a qualidade de vida para a pessoa.

Esse e outros assuntos serão tratados com frequencia nesse blog, portanto acompanhem e deixem seus comentários.

 

Acupuntura e fibromialgia

fibro

Ola pessoal, ai vai mais um post com algumas informações, hoje sobre fibromialgia.

A fibromialgia é uma doença muito frequente porém pouco entendida em sua complexidade.

É caracterizada por ser uma doença auto imune (reumática), que provoca dores generalizadas pelo corpo, normalmente bilaterais (dos dois lados do corpo), periarticulares (próximo de articulações como quadril, ombro, cotovelos e joelhos), fadiga crônica (desânimo e cansaço), e por vezes constipação intestinal.

A incidência observada no Brasil é de 3% da população feminina e 0,5% da população masculina. Por se tratar de uma doença psicossomática, isto é, de origem ou de agravamento emocional, a inatividade e tensão provocada pela dor constante gera mais estresse, que por sua vez provoca mais dor que gera mais estresse e assim inicia-se um ciclo vicioso que se retroalimenta e impede e dificulta a melhora dos sintomas, até que alguma parte dessa corrente seja quebrada.

A melhora da circulação sanguínea provocada por exercícios físicos (principalmente em água quente), e o tratamento energético da acupuntura, que promove a liberação de opióides endógenos na corrente sanguínea são armas poderosas para quebrar o ciclo vicioso da doença, e entrar em um ciclo virtuoso da qualidade de vida e saude.

Se querem saber mais sobre esse ou outros assuntos mandem comentários que logo respoderei.

Obrigado!!

Abraço a todos!!! 😉

 

Acupuntura para enxaqueca

Tente a Acupuntura para Aliviar sua Dor de Cabeça e Enxaqueca

Muitos de nós, médicos, possuímos a tendência de menosprezar aquilo que não conhecemos ou aprendemos. A acupuntura é um bom exemplo. Infelizmente, muitos dos médicos que não conhecem essa técnica acabam por dar-lhe o rótulo de “tratamento exótico” ou “alternativo” e não lhe conferem a devida importância no tratamento da dor.

Pensando bem, na nossa cultura não é fácil acreditar que uma agulha posicionada num determinado ponto (por exemplo, no pé) pode aliviar uma dor em outro ponto (por exemplo, na cabeça).

Existem centenas de pontos de acupuntura na superfície do nosso corpo. Esses pontos foram descritos pelos antigos chineses, e permanecem atuais na sua eficácia.

A acupuntura funciona tão bem no alívio de muitas dores, que cientistas em universidades do mundo inteiro têm pesquisado a sua ação sobre o nosso organismo. E as pesquisas têm mostrado resultados incríveis.

A acupuntura atua em vários níveis do cérebro:

. Ativando um circuito denominado sistema supressão da dor (também conhecido como sistema inibitório descendente) promovendo a liberação de endorfinas (substâncias semelhantes à morfina, fabricadas nos neurônios, que promovem sensação de alívio da dor e bem-estar), aumentando os níveis de serotonina no líquor e tronco cerebral inferior, diminuindo a liberação de substâncias cerebrais relacionadas à dor.

O efeito da acupuntura numa crise de enxaqueca pode ser muito rápido, com graus de alívio que podem ser muito grandes. E sem os efeitos colaterais dos medicamentos!

A acupuntura pode, também, ser utilizada periodicamente fora das crises de enxaqueca, com o objetivo de preveni-las!

Enxaqueca

O que é Acupuntura?

O que é Acupuntura?

A acupuntura é um conjunto de práticas terapêuticas inspirado nas tradições médicas orientais. Criada há mais de dois milênios, é um dos tratamentos médicos mais antigos do mundo. Consiste na estimulação de locais anatômicos chamados pontos de acupuntura.

De acordo com a tradição chinesa, a técnica é capaz de ajustar canais energéticos do corpo, chamados na acupuntura de meridianos, de acordo com equilíbrio de yin e yang. A medicina ocidental e moderna, contudo, sugere que o método estimule a liberação de substâncias químicas que alteram o sistema nervoso e podem ter efeitos em todo o corpo, promovendo o equilíbrio do organismo. Sendo assim, está muito associada a transtornos orgânicos resultantes de tensões emocionais como o estresse.

O diagnóstico é feito após o questionamento de diferentes aspectos da vida do paciente e a observação de manifestações físicas como a pulsação, a respiração, cor e aspecto da pele e da língua. Assim que o problema é identificado, o paciente pode ter alguns de seus mais de mil pontos de acupuntura estimulados em diversas e frequentes sessões.

Para que serve

A acupuntura busca a recuperação do organismo como um todo pela indução de processos regenerativos, normalização das funções alteradas, reforço do sistema imunológico e controle da dor.

A técnica sobrevive há milênios mostrando benefícios a indivíduos com problemas gastrointestinais, respiratórios, musculares, urológicos, endocrinológicos, psicológicos e neurológicos, ginecológicos e até mesmo dermatológicos.

A acupuntura é especialmente indicada para a redução da dor em casos de fibromialgia e dores
localizadas nas costas, tratamento de náuseas e vômitos em pacientes que se submetem a quimioterapias ou cirurgias, e diminuição da tensão emocional.

Curiosidades

De acordo com a medicina chinesa, os meridianos energéticos que atravessam o corpo são afetados por energias “perversas”, que afetam o organismo de forma geral. Apesar de soar místico, a própria tradição ocidental considera que ventos, bactérias, vírus, lesões, traumas, ansiedades, frio ou calor constituam boa parte das energias “perversas”. A medicina moderna concorda.

Nem apenas de agulhas vive a acupuntura: a estimulação de pontos de acupuntura pode ser feita também pelos dedos (acupressão), moxabustão (bastão incandescente que contém erva de artemísia), ventosas (copos que retiram energias estagnadas através do vácuo), magnetos (imãs usados para alivio de dor e melhora da circulação energética), pedras quentes, laser, entre outras técnicas. O importante, pregam os defensores da prática, é que os fluxos energéticos sejam retomados e a energia do corpo equilibrada.

Saiba a diferença entre Osteopatia e Quiropraxia

Ola pessoal, sejam bem vindo ao meu site! O objetivo deste é informar sobre as principais dúvidas que aparecem em consultório …

Problemas relacionados ao esporte? Entenda porque e como prevenir.

Esportes que dão mais problemas de dores e lesões no brasil? Claro que é o futebol, não poderia ser diferente ne?! Mas …

Gelol, para que serve? Quando usar?

Olá pessoal! Venho através deste trazer semanalmente informações sobre a área da saúde e bem-estar para vocês. Em …