Blog

Dezenas de artigos. Melhore seu estilo de vida agora!

Posição para dormir: 4 dicas para evitar dores

Uma posição para dormir incorreta pode afetar muito mais do que a qualidade do sono de um indivíduo. Afinal, isso colabora para o surgimento de dores nas costas e no pescoço, além de outros problemas que afetam o bem-estar físico.

Por exemplo, uma pessoa que tem muita dor nas costas não pode dormir de barriga para baixo, pois isso pode prejudicar ainda mais a sua condição.

A melhor posição para dormir, segundo os especialistas, é de lado, com um travesseiro apoiando a cabeça, fazendo com que ela esteja alinhada ao resto da coluna.

Por essa razão, o travesseiro não pode ser muito alto ou muito baixo. Também é importante usar um travesseiro entre as pernas, na região dos joelhos, visto que ajuda a equilibrar a altura dos quadris.

Caso você não adote esse tipo de postura na hora de dormir, pode estar prejudicando a sua coluna e sua musculatura, o que desencadeia uma série de dores e problemas.

Assim sendo, se você vivencia essa situação, vamos falar um pouco sobre as posições para dormir, quais são os objetivos da postura na hora do sono e dar algumas dicas para evitar as dores. Confira!

O que é posição para dormir?

A posição para dormir nada mais é do que a maneira como costumamos pegar no sono, sendo possível de 3 formas, que é de barriga para baixo, de barriga para cima e de lado.

Dormir de barriga para baixo, ou seja, de bruços, apesar de ser a posição preferida entre as pessoas, é a menos aconselhada pelos médicos.

Seja em uma cama hospitalar automatica ou em casa, essa posição alivia o ronco, mas pode desencadear alguns problemas de saúde.

Um deles são os malefícios para o pescoço e a coluna, já que eles não ficam em uma posição neutra, pelo contrário: a musculatura fica sobrecarregada nas duas regiões, o que provoca dores.

Por outro lado, dormir de barriga para cima pode desencadear dores lombares, sem falar no fato de que pode provocar roncos e apneia do sono. Assim sendo, se você já sente algum incômodo nesta região, evite essa posição. 

Entretanto, se você prefere dormir dessa maneira ou se só consegue pegar no sono de bruços, durma sem travesseiro ou utilize um travesseiro baixo e bem macio, para que a sua cabeça, pescoço e coluna se mantenham alinhados. 

Além do mais, isso evita que você sinta dores, principalmente na região do pescoço.

Você pode melhorar essa posição se utilizar um pequeno travesseiro ou um rolinho abaixo dos joelhos. É uma maneira de alinhar os quadris e sua cabeça fica levemente elevada nessa posição, o que evita outros problemas, como azia.

Algo que os profissionais da saúde que utilizam touca cirúrgica masculina recomendam é dormir de lado. Tanto o tronco quanto as pernas ficam relativamente esticados, o que diminui o refluxo ácido, além de reduzir a dor no pescoço.

Se você é gestante, deve dormir do lado esquerdo, pois isso melhora a circulação sanguínea, impedindo que o feto e o útero sejam pressionados contra o fígado, que se encontra do lado direito.

Dormir de lado ainda é uma boa opção porque reduz os roncos e mantém as vias aéreas abertas, sendo a melhor posição para quem sofre com apneia do sono.

Entretanto, assim como tudo na vida, dormir de lado também tem sua desvantagem, pois favorece o surgimento de rugas, já que metade do rosto é prensada pelo travesseiro.

O objetivo de conhecer a melhor posição para dormir é garantir que sua coluna fique bem apoiada e em linha reta. Isso ajuda a combater as dores nas costas, além de evitar lesões prejudiciais.

Como livrar-se das dores ao dormir?

É claro que, quando estamos dormindo, não podemos escolher nossa posição da mesma forma que escolheríamos um sapato para enfermagem, afinal, nos encontramos inconscientes, de certa forma.

O que queremos mostrar aqui é que existe uma posição ideal para você pegar no sono e que vai durar mais tempo enquanto você dorme.

A maneira como dormimos também influencia o ronco, além de outras situações como refluxo e o surgimento de rugas.

Para entender um pouco mais sobre isso, vamos falar um pouco sobre as principais características de cada uma das posições que as pessoas dormem ou costumam pegar no sono.

1.    Deitar de lado

A melhor posição é de lado, visto que ela garante uma coluna bem apoiada e em linha contínua. Além disso, evita as dores e lesões que podem aparecer com o passar do tempo, mas para que ela seja realmente eficaz, é preciso fazer o uso de dois travesseiros.

Um deve ficar apoiado no pescoço, enquanto o outro fica entre as pernas. Tendo em vista que uma noite de sono costuma durar entre 6 e 8 horas, é fundamental descansar as articulações, principalmente na coluna.

2.    Não dormir de barriga para cima

Se você utiliza remédio manipulado para dormir, pode melhorar ainda mais seus efeitos se souber adotar a posição correta.

Uma pessoa que dorme de barriga para cima, com um travesseiro apoiado, pode estar sujeita a uma posição corcunda. Isso também desencadeia dores no fundo da coluna, já que a região lombar permanece pressionada.

Além disso, é uma posição que intensifica o ronco porque a língua desliza para trás e prejudica a passagem de ar na garganta. Por outro lado, pode ser uma boa opção, quando:

  • Houver dor nos ombros;
  • Se utiliza cremes antirrugas;
  • Se está com uma ferida no rosto;
  • Outras condições de saúde.

Entretanto, para dormir dessa forma, é necessário colocar uma almofada no pescoço e nas costas, pois isso facilita a respiração, principalmente se você estiver gripado.

Outra opção é colocar um travesseiro bem fino embaixo do pescoço, similar a um cilindro de oxigênio industrial e uma almofada abaixo dos joelhos, pois isso ajuda a melhorar a posição da coluna. 

3.    Dormir virado para o lado esquerdo

Dormir de lado é a melhor maneira de proteger as costas, mas algumas pessoas simplesmente não conseguem relaxar dessa maneira.

Para solucionar esse problema, coloque um travesseiro abaixo do pescoço e outro entre as pernas, afinal, isso ajuda a ajustar a coluna e mantém a curvatura o mais natural possível, reduzindo as chances de danos à coluna.

Dormir de lado, virado para o lado esquerdo, é a melhor forma de digerir os alimentos e favorecer a passagem deles pelo intestino, além da circulação sanguínea e, ainda, o sistema imunológico.

Essa posição também favorece a temperatura do corpo, tanto no frio quanto no calor, depois que você providenciou manutenção de ar condicionado.

Por outro lado, essa posição pode ser muito ruim se você usar um travesseiro muito alto, se não usar um travesseiro ou caso não utilize uma almofada entre as pernas, pois tudo isso pode prejudicar a sua coluna.

Mulheres grávidas não devem dormir do lado direito, pois isso prejudica o fluxo sanguíneo para o bebê. Também não se encolha muito, pois isso faz com que seus ombros fiquem muito para frente, assim como a cabeça, o que pode desencadear dores.

4.    Não dormir de bruços

Quanto à dormir de bruços, esta é considerada uma das piores posições para o pescoço, já que para ser confortável é necessário apoiar a cabeça nas costas das mãos e virar a cabeça para o lado.

Mesmo que você vá a uma boa loja de móveis corporativos para fazer uma cama ergonômica, dormir de bruços retifica a coluna e não respeita a curvatura natural do corpo, por isso, provoca muitas dores no dia seguinte.

No entanto, essa posição pode ser uma boa opção se você utilizar um travesseiro fino e macio embaixo do seu abdômen, visto que ajuda a melhorar o apoio da coluna.

Mas, lembre-se de que você vai dormir, e se passar a noite toda nessa posição, sua coluna vai sentir os efeitos no dia seguinte.

Os profissionais da saúde indicam dormir de bruços quando a pessoa não pode se deitar de lado ou se estiver sentindo muitas dores no quadril.

Mesmo que você utilize uma torre de iluminação móvel em seu quarto, sabemos que não é fácil policiar o posicionamento do sono a noite toda, afinal, você está dormindo e inconsciente.

O foco é tentar adormecer em uma posição adequada, para que, aos poucos, o seu corpo se acostume e passe a adotá-la de maneira natural.

Conclusão

A maneira como dormimos é muito particular, mas é essencial tentar maneiras diferentes e mais saudáveis para o organismo.

Mudar de posição durante o sono também traz mais disposição para o dia seguinte e ajuda a evitar as dores e problemas na coluna.

Neste artigo, você conheceu um pouco mais sobre esse assunto e algumas dicas para dormir bem, sem prejudicar a saúde das suas costas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 sintomas de Lombalgia: fique por dentro

Segundo a própria Organização Mundial da Saúde, a OMS, a lombalgia é uma dor que afeta cerca de 80% da população mundial, …

Lombalgia: saiba suas principais causas

É comum ouvir de pessoas ou até mesmo sentir dores nas costas de vez em quando, mas vale mencionar que existe um quadro …

Incontinência urinária: 3 exercícios para diminuir esse problema

É conhecida a afirmação de que quando estamos com saúde não percebemos, nem paramos para pensar nesses assuntos. Porém, …