Blog

Dezenas de artigos. Melhore seu estilo de vida agora!

5 cuidados com a postura no home office

Cuidar da postura é muito importante, tendo em vista o estilo de vida que as pessoas vivem atualmente. 

A rotina é muito acelerada e estressante, por essa razão, os hábitos saudáveis acabam sendo esquecidos pelas pessoas.

Essa realidade nos leva ao sedentarismo, ao consumo de uma alimentação desregulada e a falta de rotina de autocuidado.

Para lidar com essa realidade e evitar os malefícios trazidos por ela, muitas pessoas investem em atividades físicas e procuram se consultar com um médico periodicamente.

 Esses cuidados são muito importantes, entretanto, não são os únicos, pois existem outras coisas que podemos fazer para cuidar melhor da nossa saúde.

Uma delas é prestar atenção à postura, que tem sido motivo de preocupação entre os profissionais da saúde, uma vez que o paciente só descobre o problema quando ele realmente começa a incomodar.

A dor é o principal sintoma e mostra para as pessoas a importância do autocuidado relacionado à postura, e muitas dores crônicas são provocadas por maus hábitos nesse sentido.

Com o home office em alta, a tendência é que mais pessoas se desprendam dos cuidados com a postura. Por isso, neste artigo, vamos falar sobre esse assunto tão importante.

Cuidados importantes com a postura no home office

Quem trabalha em casa nem sempre possui mobílias adequadas e ergonômicas que ajudam a prevenir os problemas relacionados à postura. 

Entretanto, para lidar com essa realidade, existem algumas estratégias, são elas:

1.    Fazer alongamento

Sabemos que o lançamento é um exercício eficiente antes das atividades físicas, mas ele também pode ser realizado antes ou durante o expediente de trabalho.

Se possível, ele também é recomendado para pacientes que precisam de cama hospitalar automatica, pois relaxa a musculatura, amplia os movimentos e reduz as tensões físicas.

Além do alongamento, também é importante fazer exercícios físicos regularmente, mas não se esqueça de consultar um médico ou educador físico para fazer os exercícios do jeito certo e sem riscos para a saúde.

2.    Fazer pausas durante o dia

As maiores queixas entre as pessoas são os incômodos na região lombar e na coluna cervical, e eles são provenientes do tempo excessivo que passamos em posições incorretas, como no trabalho e em outras atividades do dia a dia.

Com o passar do tempo, você desenvolve desvios na postura e outros problemas sérios na comida, como no caso da hérnia de disco. Assim sendo, evite passar muito tempo na mesma posição.

Se você trabalha sentado, procure se levantar de vez em quando e fazer uma pequena caminhada dentro de casa. Apesar de ser um movimento curto, ele ajuda a manter o corpo ativo.

3.    Evite carregar peso

Se você trabalha em um fabricante de touca cirúrgica masculina ou qualquer outra empresa, tenha atenção na hora de carregar peso. Essa atividade, quando em excesso, pode prejudicar severamente a postura.

Sabe-se que, para muitas pessoas, essa atividade é inevitável, mas existem algumas formas de reduzir o seu impacto.

Por exemplo, procure distribuir o peso nos dois braços para não sobrecarregar os ombros, não só durante o trabalho home office, mas também quando estiver realizando outras atividades do dia a dia, como compras no supermercado.

Se precisar pegar algum objeto no chão, abaixe-se dobrando os dois joelhos e mantenha a coluna reta.

4.    Usar roupas confortáveis

Você está trabalhando em casa, portanto, é a chance de usar roupas mais confortáveis. Assim sendo, evite peças apertadas que possam incomodar e prejudicar a sua postura.

A mesma atenção precisa ser dispensada aos sapatos. Se você está trabalhando em casa, nem mesmo precisa usar sapatos, mas caso não goste de andar descalço, prefira um par de meias ou um chinelo bem confortável.

5.    Sentar-se ereto

Qualquer profissional, como o colaborador de um fabricante de cilindro de oxigênio medicinal, sabe que é muito importante se sentar com a coluna reta, mas não se trata de uma tarefa fácil.

Ao longo do dia de trabalho, as pessoas vão relaxando a postura até ficarem totalmente encurvadas, mas isso pode provocar dores e lesões.

Para manter uma postura ereta, utilize uma cadeira confortável e sente-se a uma distância adequada da mesa. É dessa forma que você vai evitar uma série de malefícios trazidos pela postura incorreta.

Malefícios da má postura

Uma postura inadequada pode provocar alterações na coluna vertebral, principalmente na região cervical e na lombar. 

E dentre os problemas mais comuns está inversão da curvatura, que pode provocar dores que chegam até os ombros, além de:

  • Dor de cabeça;
  • Problemas no sono;
  • Dores nos pés;
  • Fadiga.

Os profissionais, como no caso dos enfermeiros, precisam utilizar equipamentos adequados, como um sapato para enfermagem que seja confortável e ergonômico.

Quem trabalha em casa, por sua vez, precisa estar atento aos cuidados com a postura porque ela pode trazer vários problemas, como dores de cabeça.

Talvez você não saiba, mas a má postura é uma das principais causas de dores de cabeça, pois você precisa se inclinar para baixo, o que aumenta a tensão nos músculos posteriores do seu pescoço.

Ela também desencadeia vários problemas para dormir, uma vez que o sistema muscular não está alinhado da maneira correta. Consequentemente, demoramos mais tempo para relaxar.

Outro malefício da má postura são as dores nos pés, nesse sentido, é uma situação que pode afetar toda a extensão do nosso corpo.

Por fim, ela também pode causar fadiga, já que o corpo precisa trabalhar mais para se manter de pé, o que aumenta a sensação de cansaço.

Em outras palavras, muitas pessoas enfrentam diferentes problemas de saúde que requerem tratamentos com remédio manipulado para dormir, mas não se dão conta de que a origem pode ser uma postura incorreta.

Por outro lado, quem se atenta a esse fator tem acesso a uma série de benefícios, que vamos mostrar no próximo tópico.

Benefícios da boa postura

Cuidar da postura tem como objetivo alcançar diferentes benefícios para vida. Por meio dela, conseguimos melhorar o bem-estar e a qualidade de vida, otimizar nosso corpo e evitar problemas de saúde.

Também é dessa forma que reduzimos as dores e a sensação de cansaço. Nesse sentido, é fundamental trabalhar constantemente a busca para manter o corpo reto.

Uma empresa de manutenção de ar condicionado pode incentivar seus colaboradores para que eles se policiem nesse sentido.

Quando procuramos melhorar a própria postura, também melhoram a oxigenação do organismo, trazendo benefícios para os pulmões e seu funcionamento.

A qualidade da respiração é muito importante em nosso dia a dia, pois precisamos de fôlego para as atividades do dia a dia, prática de exercícios físicos, momentos de lazer, dentre outras necessidades.

Para se ter uma ideia da importância da boa postura, ela ajuda até mesmo a evitar problemas de digestão, uma vez que sentar direto evita que o intestino seja comprimido.

O futuro colaborador de uma empresa também terá um desempenho muito melhor durante a realização dos exames admissionais.

Pense bem, nenhuma organização quer contratar uma pessoa que já tenha algum tipo de problema postural, visto que, na certa, ela pode desenvolver outras comorbidades, como os problemas na coluna.

Também é importante manter uma boa postura para evitar os problemas musculares, principalmente na região do abdômen e barriga.

Cuidar dessa característica durante o home office também é uma forma de eliminar as dores na coluna, joelhos e cintura. O organismo sente a diferença, e por isso começa a funcionar melhor.

Além de todos os benefícios para a saúde, uma boa postura também garante uma imagem estética muito melhor, pois traz um aspecto mais esbelto e simétrico para o corpo.

Se a sua aparência melhora, consequentemente, também haverá uma melhora na autoestima e na autoconfiança, dois aspectos fundamentais para a realização das atividades no dia a dia.

Se você cuida da sua postura adquirindo uma cadeira corporativa ergonômica, também terá mais consciência corporal, o que acaba por aumentar o bem-estar psicológico.

Nesse sentido, podemos dizer que cuidar da postura é a melhor forma de manter a saúde, tanto do corpo quanto da mente.

Conclusão

Resumindo, muitas empresas procuram conscientizar seus colaboradores acerca da importância de adotar uma boa postura no dia a dia, tanto durante as horas de trabalho quanto em casa.

Portanto, quem ainda está trabalhando home office deve manter esses hábitos saudáveis ao realizar suas atividades profissionais em casa.

O ideal é procurar se sentar com as costas retas, em uma cadeira confortável, com uma mesa de altura adequada e de modo que você não precise se inclinar para a tela do computador.

São cuidados simples, mas que fazem toda a diferença para a sua coluna e para sua saúde de modo geral.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 sintomas de Lombalgia: fique por dentro

Segundo a própria Organização Mundial da Saúde, a OMS, a lombalgia é uma dor que afeta cerca de 80% da população mundial, …

Lombalgia: saiba suas principais causas

É comum ouvir de pessoas ou até mesmo sentir dores nas costas de vez em quando, mas vale mencionar que existe um quadro …

Incontinência urinária: 3 exercícios para diminuir esse problema

É conhecida a afirmação de que quando estamos com saúde não percebemos, nem paramos para pensar nesses assuntos. Porém, …