Blog

Dezenas de artigos. Melhore seu estilo de vida agora!

EUROPA DÁ EXEMPLO DE INTEGRAÇÃO FERROVIÁRIA

Composições ferroviárias conectam todo o continente.

 

De acordo com um grande portal de notícias, em uma visita a Portugal foi possível observar o quanto o transporte ferroviário no continente europeu tem se desenvolvido ao longo dos anos, alcançando o sonho da mobilidade urbana ao conectar todo o continente com esse meio de transporte.

Esse avanço também é uma conquista para o meio ambiente, pois aumenta as chances de diminuir as emissões de gases responsáveis pelo efeito estufa, uma escolha consciente diante do aquecimento global. A própria Comissão Europeia pretende enaltecer os benefícios do transporte ferroviário como um meio de transporte sustentável, com o objetivo de contribuir com o Pacto Ecológico da União Europeia para a neutralidade climática até 2050.

Além da mobilidade e sustentabilidade, o investimento nas ferrovias européias ainda beneficiam o turismo, pois faz parte da cultura do continente as longas viagens sobre os trilhos.

Mesmo com a tradição do uso dos trens, a Europa apresenta queda no uso do setor por conta das restrições necessárias devido a pandemia, onde apenas 7 % dos passageiros utilizam o transporte ferroviário e somente 11 % das mercadorias são transportadas dessa forma.

Mas 2021 foi designado como o Ano Europeu do Transporte Ferroviário, aumentando a motivação para o uso dos trens como principal meio de locomoção em viagens realizadas no continente. Marcando o renascimento do trem como fator de integração, crescimento econômico e sustentabilidade.

Esse modelo de política que incentiva a integração por meio da ferrovia, pode ser um excelente exemplo para o Brasil, pois apesar dos 30 mil quilômetros de linhas que temos no país atualmente, o transporte ferroviário brasileiro ainda tem muito para onde expandir, se modernizar e aprimorar, podendo impactar positivamente no aquecimento da economia que atualmente passa por uma crise e auxiliar também na diminuição da emissão de gases que afetam o ambiente, responsável pelo desequilíbrio climático pelo qual passamos.

 

 

 

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 sintomas de Lombalgia: fique por dentro

Segundo a própria Organização Mundial da Saúde, a OMS, a lombalgia é uma dor que afeta cerca de 80% da população mundial, …

Lombalgia: saiba suas principais causas

É comum ouvir de pessoas ou até mesmo sentir dores nas costas de vez em quando, mas vale mencionar que existe um quadro …

Incontinência urinária: 3 exercícios para diminuir esse problema

É conhecida a afirmação de que quando estamos com saúde não percebemos, nem paramos para pensar nesses assuntos. Porém, …