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Como maximizar os resultados dos treinos mantendo a saúde

Rotina que equilibre alimentação, descansos e treinos é essencial

Para manter a boa forma e a saúde em dia, todos já sabem que é necessário ter uma alimentação equilibrada e praticar exercícios físicos. Isso é praticamente um mantra dos profissionais da saúde para quem procura ter uma vida mais saudável, além, é claro, de manter a hidratação e a reposição de minerais e vitaminas. Para quem já faz um treinamento próprio de atividade física e quer potencializar os resultados na saúde, porém, é necessário ter atenção a alguns pontos em específico, para que nada saia do lugar, sejam os treinos em excesso, ou mesmo uma alimentação não tão equilibrada.

É claro que tudo depende do seu objetivo com os treinos em si. Há quem deseje apenas emagrecer e manter a forma, há quem queira ganhar músculos e ainda há quem pratique exercícios apenas para manter a saúde e o corpo em atividade. Por isso, é muito importante seguir algumas dicas, baseando-se nos seus objetivos e no seu próprio organismo. Vamos a algumas dicas importantes!

Mais treinos não significam mais saúde

 

Tudo em excesso faz mal, e esse ditado não funciona de maneira diferente quanto aos exercícios físicos. Ao treinar demais, você pode causar uma sobrecarga aos seus músculos, ao seu sistema cardiovascular ou até mesmo ao cardiorrespiratório, dependendo do tipo de treino que você faz. Pode causar também desidratação e lesões. Se o seu objetivo é apenas manter o corpo em atividade e não ser sedentário, cinco sessões de meia hora de atividade física considerada moderada já são o bastante para manter a saúde – é o que indica o American College of Sports Medicine, que também afirma que o mesmo resultado pode ser obtido em três treinos de 20 a 60 minutos de exercícios mais intensos.

Murilo Alves de Souza, educador físico formado pela Universidade de São Paulo (USP), diz que correr três vezes por semana já ajuda bastante a manter a frequência cardíaca e evita a diabetes. Se adicionar mais dois treinos de musculação nessa rotina, os benefícios são ainda maiores!

Agora, para quem quer aumentar os músculos e seu desempenho físico, os especialistas recomendam ao menos três treinos e no máximo cinco. Isso porque é importante respeitar o descanso do corpo e do grupo muscular, para que ele se recupere até o próximo treino. É importante evitar dias seguidos de exercícios voltados para uma parte específica do corpo. É no repouso que o corpo se regenera e se recupera, para que tenha energia e disposição para aguentar o próximo exercício.

Agora, para potencializar ainda mais os seus resultados, também pode ser interessante inserir suplementos na sua alimentação, como whey protein, que te ajuda a ganhar e a manter os músculos e os benefícios obtidos no treino um exemplo disso é um atleta fisiculturista. Beber muita água e se alimentar bem, evitando alimentos gordurosos e fast food, também ajuda o corpo a se regenerar.

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