Blog

Dezenas de artigos. Melhore seu estilo de vida agora!

Gosta de carros ou quer trabalhar no setor automobilístico? Veja 5 cursos na área

Conheça algumas das diversas opções para quem deseja trabalhar no setor.

 

Trabalhar com carros é uma área que gera diversas possibilidades. Quem deseja seguir nesse ramo pode optar por cursos livres e gratuitos, técnicos ou mesmo superiores.

Tudo vai depender da profissão escolhida. Algumas exigem curso superior, enquanto outras podem ser desempenhadas por quem tem curso técnico, por exemplo. São muitas as opções. Por isso, apresentaremos algumas delas para que você, que tem interesse em trabalhar com carros, conheça as oportunidades. Confira!

1. Curso de mecânico

Ser mecânico, provavelmente, é uma das primeiras opções que vêm à mente de quem deseja trabalhar no setor automobilístico.

Geralmente, trata-se de uma profissão que não necessita de um curso específico. Contudo, é essencial que o profissional seja dedicado e esteja disposto a estudar e sempre se atualizar sobre mecânica automotiva, já que será exigido muito de seu conhecimento e experiência no dia a dia.

O mecânico automotivo é bastante requisitado no mercado e pode receber uma excelente remuneração quando realiza bem seu trabalho.

2. Curso de motorista

Outra opção para quem deseja lidar com automóveis é a profissão de motorista. Quem segue por esse caminho pode escolher trabalhar com carro, ônibus, caminhão, máquinas de obras, etc.

Lembrando que para trabalhar como motorista, é necessário tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do veículo desejado, sendo letra A para motos, letra B para carros, C para caminhão, D para ônibus e E para veículos de combinação.

3. Curso de piloto de testes

Um emprego que pode ser considerado sonho para quem gosta de carros é o de piloto de testes. Esse profissional é responsável por testar a qualidade e o desempenho dos carros. Ele trabalha para relatar à fábrica de carros detalhes sobre o modelo que está sendo testado. No relatório, podem constar itens como desempenho, conforto, segurança, usabilidade, entre outros.

Para este emprego, nem sempre é necessária uma formação específica. Contudo, o candidato precisa ter experiência e conhecimento da área. Além disso, ele pode optar por cursos de pilotagem, automobilismo e afins para se especializar ainda mais.

4. Curso de designer de automóveis

Uma profissão promissora e que requer profissionais qualificados é a de designer. Abrangendo diversas áreas, o setor automobilístico não fica de fora. Como o mercado automotivo está sempre crescendo, é importante manter a diversificação e a atualização de modelos.

O designer de carros precisa não somente focar suas habilidades em arte e design, mas também ter experiência com carros e mecânica, além de combinar conceitos, como ambientais, sociais e de mobilidade urbana. Ele deve garantir muito mais que um modelo bonito: é necessário criar carros eficientes, tecnológicos, práticos e seguros.

5. Cursos de engenharia

Por fim, outra opção de nível superior para quem deseja ingressar no setor automobilístico é fazer uma graduação em engenharia. Algumas opções são Engenharia Automotiva, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia da Computação, entre outras.

Muitas das opções em engenharia que foram citadas são mais gerais. Por isso, quem deseja trabalhar com carros deve procurar formas de se especializar na área. Para tanto, pode-se optar por matérias, projetos, pesquisas e estágios no setor, entre outras maneiras de se tornar especialista.

Na maioria dos casos, os cursos de nível superior, especialmente engenharias, apresentam as melhores remunerações do mercado, além de oferecerem oportunidades e perspectivas a longo prazo.

Além dos cursos citados acima, existem vários outros, como vendedor de carros, pintor, especialista mecatrônico, reparador, atendente em posto de gasolina, funileiro, lanterneiro, consultor e até mesmo influencer da área. Basta escolher o que mais representa o que você deseja.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 sintomas de Lombalgia: fique por dentro

Segundo a própria Organização Mundial da Saúde, a OMS, a lombalgia é uma dor que afeta cerca de 80% da população mundial, …

Lombalgia: saiba suas principais causas

É comum ouvir de pessoas ou até mesmo sentir dores nas costas de vez em quando, mas vale mencionar que existe um quadro …

Incontinência urinária: 3 exercícios para diminuir esse problema

É conhecida a afirmação de que quando estamos com saúde não percebemos, nem paramos para pensar nesses assuntos. Porém, …