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Crossfit: confira os benefícios

Há alguns anos o crossfit vem revolucionando as atividades dentro de academias, moldando um novo tipo de exercício e formato de atuação profissional, justamente por trazer uma modalidade que sai do convencional, com treinamentos e aparelhos diferentes.

De modo geral, podemos definir o crossfit como uma mistura de exercícios, com frentes em levantamento, ginástica aeróbica, utilizando formas de trabalho totalmente inovadoras.

Por ser considerado um treino de alto impacto, o exercício vem conquistando cada vez mais a popularidade do público, justamente por também contribuir com uma rápida aquisição de resultados importantes, quase sempre ligados à condição física e ao emagrecimento.

Porém, antes de começar a praticar essa atividade é preciso contar com alguns aprendizados, sobre benefícios e malefícios.

No texto abaixo vamos falar um pouco mais sobre o que é essa atividade tão comentada, trazendo seus principais pilares e formas de prática, alguns dos pontos positivos e também os negativos para qualquer pessoa que deseje fazê-lo perto de sua casa.

O que é o crossfit?

Criado nos Estados Unidos por Greg Glassman, e patenteado por uma empresa que leva o mesmo nome, o Crossfit apareceu no radar dos profissionais de educação física e adoradores de exercícios de alto impacto ainda no início dos anos 2000.

De modo geral, essa atividade mistura diferentes pontos estratégicos de movimentação do corpo, incluindo dois tipos de levantamento de peso, sendo um convencional e o outro olímpico, treinos que incluem ginástica, aeróbica e outras atividades em uma só.

Apenas pela compreensão das formas de atuação, já fica fácil entender que o crossfit trabalha diferentes pontos do corpo e da movimentação em um curto espaço de tempo.

Além disso, o crossfit utiliza ferramentas, utensílios que servem de apoio para as atividades, quase sempre fugindo do padrão daqueles que integram as principais academias, como:

  • Cordas;
  • Ferros;
  • Pneus;
  • Madeiras.

O ponto forte é a base de toda essa movimentação são justamente os movimentos contínuos, quase que em uma repetição intensa, precisando ser realizados dentro de um determinado tempo, quase sempre feito com o acompanhamento de outras pessoas.

Outro ponto que determina o crossfit, diferenciando-o de outras atividades feitas por consumidores de marmita fitness congelada são os desafios diários.

Basicamente, dentro de cada atividade de crossfit existem os chamados exercícios do dia, que são colocados além daqueles feitos normalmente. 

Estes são focados em encaminhar algum tipo de novidade, procurando fazer com que o praticante se desenvolva.

Como dito, o crossfit se baseia em movimentos, exercícios funcionais, que devem ser realizados dentro de uma determinação máxima de concentração e capacidade.

Por esses motivos, é de longe o exercício que melhor agrega resultados relacionados com a mudança do corpo, da disposição e dos movimentos, como uma aula zumba.

Benefícios que o crossfit consegue proporcionar

Ainda que saber oque é o crossfit e os seus pilares sejam importantes para quem ainda não conhece a prática, uma das principais formas de entender se esse é ou não um exercício adequado para as suas necessidades é a partir do reconhecimento de seus benefícios.

Afinal, é entendendo esses pontos que fica fácil saber se os propósitos de quem vai praticar se alinham com os resultados, principalmente, a partir de diferenças para os tradicionais.

Veja nos tópicos a seguir tudo o que você precisa saber antes de se matricular em uma academia de ginástica de crossfit:

  1. Melhora o condicionamento físico

O condicionamento físico exibe toda a força e disposição que nosso corpo aguenta no dia a dia, não apenas relacionando isso a exercícios, caminhar ou algum tipo de força que tenha que ser feita, mas também em relação ao sustento geral ao longo de um dia.

Por exemplo, um bom condicionamento físico pode ser atestado dentro de uma vivência em um escritório de trabalho de sistemas de automação residencial.

Em outro sentido, podemos entender o condicionamento físico de uma pessoa sabendo se ela está cansada ou não quando sobe ou desce escadas, tendo a possibilidade de carregar peso sem se cansar ou ter algum tipo de problema que o impeça disso. 

  1. Tonifica o corpo de forma única

Tonificar o corpo nada mais é do que uma reação a uma série de movimentações feitas no crossfit, focando não separadamente, mas em todo o corpo. 

Sendo assim, diferente de uma musculação separada de aeróbica, o crossfit junta todos os focos em um.

Com isso, o corpo de quem realiza essas atividades que integram o crossfit também apresenta os resultados no corpo de forma unificada, bem distribuída.

Para quem procura emagrecer ou perder peso em todas as regiões do corpo, a atividade é tão indicada quanto a aula de música, pois vai facilitar o processo, evitando que o praticante tenha que se preocupar com musculação e ginásticas separadamente.

  1. Apresenta um rápido emagrecimento

Como dito acima, por trabalhar todas as partes do corpo juntas, a partir de diferentes tipos de métodos de movimentação, o crossfit exibe um emagrecimento rápido em seus praticantes, algo que já pode começar a ser visto a partir de algumas semanas.

Por meio de exercícios de crossfit feitos dentro do prazo estabelecido pelos professores e profissionais que auxiliam nessa tarefa, e a partir de uma reeducação alimentar de qualidade, é possível chegar a melhores resultados em menos de um ano.

  1. Implementa a flexibilidade

A flexibilidade é um dos pontos que mais aparecem dentre os resultados vistos no crossfit, ajudando muitas pessoas sem controle de acesso a melhorar a disposição de seus músculos, sobretudo dentro de rotinas onde as posições se acostumam.

Para pessoas que têm dificuldades em relação à força em músculos, e idosos em situações de atrofiamento, podem utilizar a prática para reverter o quadro com facilidade, sempre acompanhados por profissionais que entendam cada um de seus quadros.

  1. É um exercício divertido

Ao fazer uma aula de crossfit pela primeira vez é possível notar uma sensação de que o tempo passou rápido, ainda mais na maioria das atividades feitas dentro de academias, durante em torno de uma hora.

Isso porque a variedade dos exercícios, a forte utilização de múltiplos equipamentos e os desafios e atividades feitos em grupo proporcionam uma sensação de rapidez.

A diversão então fica garantida, ajudando quem tem problema em fazer exercícios, trazendo tranquilidade e também uma forma positiva e rápida de estar em forma.

Atenção aos pontos negativos

Ainda que o crossfit tenha chegado às academias de todo o mundo, agregando inovação e sobretudo uma vantagem interessante para pessoas modernas praticarem exercícios, nem tudo acaba sendo favorável, abrindo espaço para pontos negativos.

A seguir vamos trazer algumas dessas questões, que devem ser sempre compreendidas e entendidas dentro dos contextos que melhor couberem na sua situação.

Falta de profissionais capacitados

Por envolver uma série de práticas e movimentos, sobretudo usos de materiais e formatos de aulas, quase sempre você vai encontrar uma variedade de pessoas oferecendo aulas, com os mais variados métodos e estilos de aula com atenção a osteopatia ombro.

No entanto, é importante falar que nem sempre vão existir profissionais capacitados, o que mostra que encontrar espaços sérios com professores que cursaram de fato um estudo sobre crossfit deve ser uma necessidade recorrente.

Traz muitas lesões

Como você já sabe, o crossfit envolve uma série de exercícios, movimentos e focos de aula que geram um alto impacto no corpo. 

No entanto, para pessoas que possuem lesões, esse pode ser um fator problemático, agregando problemas que podem ser irreversíveis.

Por isso, antes mesmo de fechar o contrato em uma academia de crossfit, saiba primeiramente se você está liberado para fazer aquela atividade.

O ideal é procurar médicos e clínicas com cunho esportivo, que possam conferir se a disposição do seu corpo, em partes musculares e internas, estão aptas para receber os treinos intensos propostos pelo crossfit.

Falta de acessibilidade

Os treinos de alto impacto no crossfit envolvem uma série de movimentações, incluindo o uso de materiais, de força do corpo para escaladas, atravessadas, empurrões, dentre outros quesitos que exibem uma grande força central corpórea.

Por isso, o treino não é nada acessível para pessoas que possuem deficiências, e que precisam ficar em uma cadeira de rodas adaptada. 

Uma saída é procurar por versões adaptadas, que trabalhem o corpo mas atendendo à cada situação pessoal dos praticantes.

Considerações finais

Um dos mais conhecidos treinamentos dentro das academias nos dias atuais é o crossfit, uma modalidade que envolve uma série de atividades, fortalecendo o corpo como um todo e assim, contribuindo para uma rápida disposição e emagrecimento.

Para começar a praticar, no entanto, é preciso conhecer os pontos positivos e negativos dele, entendendo o que melhor se encaixa na sua rotina e necessidade.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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