Blog

Dezenas de artigos. Melhore seu estilo de vida agora!

Check-up: entenda a importância de estar com exames em dia

Há diversas formas de cuidar da saúde, o que inclui desde uma boa alimentação até a realização de exercícios físicos, mas um ponto que não pode ser esquecido é a realização de um check-up periodicamente.

É muito comum que quem decidiu mudar hábitos ruins acabe por focar apenas em questões mais práticas do dia a dia, adicionando uma caminhada diária na agenda e selecionando melhor o que será consumido na dieta.

É verdade que esses pontos são importantes e podem fazer toda a diferença na qualidade de vida, mas os cuidados com a saúde não devem parar por aí. 

A realização de uma consulta médica de tempos em tempos é fundamental para qualquer pessoa. 

Do mesmo modo que muitas vezes se busca uma atividade extracurricular para um aprendizado mais completo, como o de uma aula de música, é parte essencial da vida ser acompanhado por um profissional da saúde de confiança, periodicamente.

Há muitos pacientes que são instruídos a realizar um check-up ao menos uma vez ao ano. 

Entretanto, também há quem precise realizá-lo em um menor espaço de tempo, para acompanhar de perto qualquer quadro de saúde. 

De qualquer forma, é sempre indicado agendar uma consulta médica para ter as devidas instruções sobre o que deve ser feito, conseguindo assim ter maior tranquilidade nos cuidados com a saúde. 

Nesse sentido, entender o que é um check-up e qual a importância de realizá-lo é essencial para introduzi-lo na rotina, tendo assim maiores chances de construir bons hábitos no que diz respeito à saúde. 

Por isso, se você nunca fez um check-up, se fez há muitos anos ou se estava se perguntando qual o melhor momento para ir atrás disso, este artigo vai te ajudar a compreender mais sobre o tema. 

O que é um check-up geral e qual o seu objetivo?

O corpo humano é complexo, assim como os sistemas de automação residencial, ele depende de que uma série de elementos esteja em pleno funcionamento para executar as suas ações da melhor forma possível. 

De fato, do mesmo modo que os sistemas mais complexos, é preciso investigá-lo periodicamente, pois podem haver problemas que estejam impedindo a melhor performance possível. 

Além disso, acompanhar de perto a saúde é a melhor maneira de se cuidar e se certificar de que cada medida adotada para ter mais disposição e vitalidade está funcionando corretamente, o que aumenta consideravelmente a qualidade de vida. 

Dessa forma, quem busca uma vida mais longeva deve investir em pontos essenciais, sendo os principais deles:

  • Alimentação saudável;
  • Exercícios físicos;
  • Avaliação médica;
  • Check-up em dia.

Preferir os bons alimentos, recorrendo a soluções como marmita fit para semana em épocas mais corridas, é uma maneira importante de cuidar da saúde, consumindo o que há de mais saudável em termos de refeições. 

Ao mesmo tempo, uma rotina de exercícios é parte fundamental no dia a dia de quem busca se manter mais ativo, deixando de lado o comodismo. 

De fato, essa é uma decisão que impacta de forma substancial a vida de qualquer pessoa.

Uma avaliação médica também é uma medida necessária para verificar o quanto o corpo está em boas condições, de forma externa em um primeiro momento. 

Depois, com o pedido médico, é possível realizar exames que analisam o funcionamento interno do corpo.

É aqui que entra o check-up, ou seja, uma bateria de exames que são utilizados como forma preventiva de doenças e de quadros de saúde, em geral. 

Eles podem ser análises feitas por meio de sangue, urina, fezes, ultrassons e mais uma boa variedade de formatos. 

Em geral, um médico de especialidade geral pode realizar a solicitação de exames, mas profissionais de outras áreas da saúde, como os médicos osteopatas, ginecologistas, neurologistas.

A intenção principal é justamente a de verificar as condições dos sistemas do corpo de forma detalhada, verificando níveis de vitaminas, deficiências de nutrientes, presença de vírus ou bactérias ou qualquer outro quadro que precise de resolução. 

A partir disso, é possível tomar as providências necessárias para recuperar a saúde e voltar a ter uma qualidade de vida superior. 

Com os resultados em mãos, o médico pode analisar cada um dos componentes examinados, verificando se é necessário pedir a manipulação de remédios, se é preciso realizar procedimentos médicos ou verificar ainda outros aspectos.

De qualquer modo, é preciso mencionar que ter sempre uma boa alimentação e realizar exercícios físicos é sempre o melhor modo de desfrutar de uma vida mais saudável, livre de problemas tão comuns hoje em dia, como a obesidade, pressão alta, diabetes, entre outros.

Por que estar com o check-up em dia é importante?

Realizar um check-up é fundamental para verificar como anda o estado de saúde. 

Dessa forma, é necessário estar atento a esse ponto, principalmente porque é comum adiar e deixar para depois quando se tem uma rotina muito atribulada. 

No entanto, é preciso estabelecer prioridades e determinar um período do ano para colocar a saúde em dia, para que a devida atenção à saúde esteja presente no horizonte.

Dessa forma, cria-se um compromisso que deve ser realizado sem adiamento, sendo um cuidado indispensável, tal como uma massagem holística pode ajudar em casos de dor no corpo ou em outras questões relacionadas. 

De qualquer forma, caso ainda reste dúvidas sobre os motivos pelos quais é importante manter o check-up em dia, confira a seguir várias razões para não deixar de fazer o seu. 

1. Descobrir a presença de algum quadro de saúde

Nem sempre temos algum quadro de saúde que se manifeste, de forma que é fundamental investigar se está tudo bem. 

Ao realizar exames de rotina, uma das possibilidades é a de descobrir alguma doença que não havia se manifestado ainda. 

Quadros como anemia, colesterol alto, esteatose hepática e vários outros podem estar se desenvolvendo sem prévio conhecimento do paciente. 

Portanto, é de suma necessidade fazer um check-up para verificar se tudo está bem.

2. Verificar se um tratamento foi eficaz

Se depois de um diagnóstico o paciente passa a fazer um tratamento e finaliza-o, ele deverá retornar ao consultório para saber se o procedimento realizado foi eficaz. 

Para isso, nada mais indicado do que um novo check-up.

Essa é uma ação indispensável para verificar se tudo correu bem e se não houve nenhuma intercorrência, o que pode acontecer a depender do quadro de saúde. Sendo assim, é indispensável agendar uma nova bateria de exames.

3. Investigar doenças hereditárias

Algumas doenças podem ser genéticas, de modo que estarão presentes em diversos membros de uma família. 

Para descobrir se existe uma doença hereditária, um dos melhores procedimentos é o de realizar um check-up.

Além de ser um passo indispensável para tratar qualquer quadro, é também uma ação indicada para qualquer pessoa que tenha conhecimento sobre doenças no histórico familiar. 

Por isso, é fundamental realizar um check-up periodicamente.

4. Cuidar da saúde com o passar dos anos

Conforme o passar do tempo, é sempre indicado verificar como anda a saúde. 

As empresas, por exemplo, investem em exame periódico trabalhista para garantir que a saúde dos seus funcionários não esteja sendo prejudicada na realização de atividades. 

Entretanto, mesmo de maneira pessoal, realizar check-ups periódicos é uma forma de acompanhar a saúde de perto, de modo que é possível envelhecer de maneira saudável, cuidando do bem mais precioso que se pode ter.

Esses são apenas alguns dos motivos pelos quais a realização de exames de rotina se torna uma necessidade para as pessoas, independentemente da idade, pois são eles que mostram o quão boa está a saúde delas. 

Considerações finais

Assim como muitas pessoas pensam na hora da morte e já se preocupam em pesquisar sobre urna funeraria, cuidar da saúde é uma ação indispensável para que a qualidade de vida seja maior e para que um descuido não traga graves consequências futuras. 

Dessa forma, investir em meios de se manter saudável e ter disposição para as atividades do dia a dia é a melhor maneira de desfrutar de uma vida mais leve, mantendo os riscos de desenvolver doenças graves o mais longe possível. 

Nesse sentido, além de manter o foco em uma alimentação saudável e na realização de exercícios físicos, sendo essas atividades que vão fortalecer ainda mais a saúde, é fundamental fazer avaliações médicas para verificar como o corpo está funcionando.

Portanto, se você nunca fez ou se não faz um check-up há bastante tempo, não adie ainda mais esse momento. 

Aproveite os próximos dias para agendar uma consulta e solicite ao seu médico o pedido de exames, cuidando de forma ideal da sua saúde.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 sintomas de Lombalgia: fique por dentro

Segundo a própria Organização Mundial da Saúde, a OMS, a lombalgia é uma dor que afeta cerca de 80% da população mundial, …

Lombalgia: saiba suas principais causas

É comum ouvir de pessoas ou até mesmo sentir dores nas costas de vez em quando, mas vale mencionar que existe um quadro …

Incontinência urinária: 3 exercícios para diminuir esse problema

É conhecida a afirmação de que quando estamos com saúde não percebemos, nem paramos para pensar nesses assuntos. Porém, …