Blog

Dezenas de artigos. Melhore seu estilo de vida agora!

5 benefícios da fisioterapia clínica

Muitas pessoas precisam de fisioterapia clínica, mas nem mesmo entendem o seu conceito e de que maneira ela se diferencia dos outros tipos.

Antes de explicarmos o que é esse tipo de fisioterapia, é muito importante que você entenda a necessidade de procurar um fisioterapeuta ao longo da vida.

Algumas situações do cotidiano podem prejudicar as articulações, tendões, músculos e ossos, por exemplo, o hábito de sentar-se de maneira incorreta, o excesso de esforço durante as atividades físicas, um acidente, dentre outras situações.

O fisioterapeuta é um profissional que realiza uma série de exercícios e aplica um tratamento específico para cada problema que o paciente apresentar.

A fisioterapia está presente na vida dos seres humanos, mas também é voltada para o tratamento de animais, como cães e gatos.

O objetivo é restabelecer os movimentos, corrigir a postura e resolver qualquer tipo de problema que envolva os membros e as partes que constituem o nosso corpo.

Também é possível fazer tratamentos fisioterapêuticos para os pulmões e até para dor de cabeça. 

Neste artigo, vamos explicar o conceito de fisioterapia clínica, como funciona, seus objetivos e falar um pouco sobre seus benefícios.

Entenda o que é fisioterapia clínica

A fisioterapia clínica tem como foco desenvolver e administrar diagnósticos, tanto terapêuticos quanto propedêuticos, possibilitando que o profissional atue de maneira autônoma, resolutiva e que traga bons resultados para o paciente em pouco tempo.

O fisioterapeuta clínico tem como foco as necessidades de seu paciente e todas as disfunções cinesiológicas e funcionais que ele apresenta.

Ele pode atender diferentes necessidades, como um paciente que depende de bateria para cadeira de rodas

Durante a consulta, ele faz uma avaliação clínica, analisa os exames e interpreta as imagens para identificar a disfunção do paciente.

Com base na análise de exames, o fisioterapeuta fornece um diagnóstico e o tratamento mais adequado para o caso. 

Para ajudar seu paciente, ele utiliza conhecimentos científicos e assim encontrar uma solução plausível.

O profissional de fisioterapia clínica controla, adapta e readapta ao tratamento, conforme as necessidades e a evolução de cada um. É dessa forma que ele identifica se seu paciente atingiu a recuperação plena ou precisa de novas intervenções.

O maior objetivo da fisioterapia clínica é melhorar a qualidade de vida das pessoas, possibilitando que elas reabilitem sua aptidão física.

Além dos tratamentos propostos aos pacientes, ela também ajuda a prevenir lesões e busca promover a saúde dos indivíduos como um todo, e dentre os serviços que ela pode oferecer estão:

  • Parto adequado;
  • Saúde infantil;
  • Envelhecimento saudável;
  • Tratamento de doenças crônicas.

Os pacientes encontram na fisioterapia clínica diferentes tipos de tratamentos, como RPG para a coluna

Isso ajuda a aliviar diversos problemas, como dores pelo corpo, incapacidade de exercer as atividades do dia a dia, problemas posturais, dentre outros.

Um fisioterapeuta clínico pode atuar em conjunto com o ortopedista e com diversas outras áreas da medicina. 

O tratamento e acompanhamento com esse profissional pode trazer uma série de benefícios para a saúde dos pacientes.

Benefícios da fisioterapia clínica

A fisioterapia clínica, quando incorporada à rotina do paciente, pode trazer muitos benefícios, e dentre eles estão:

1. Ajuda a prevenir lesões

Atletas e pessoas que realizam atividades físicas podem se consultar com o fisioterapeuta para evitar lesões durante os exercícios.

Ele indica práticas que ajudam a fortalecer os músculos e as articulações. Mas, mesmo as pessoas que não são atletas ou não fazem atividades físicas podem procurar a fisioterapia clínica.

Isso porque os exercícios passados por esse profissional te preparam para as tarefas do dia a dia aumentando a disposição e reduzindo os riscos de lesões.

2. Melhora a postura corporal

Com o passar do tempo, é natural que as pessoas desenvolvam problemas com a postura corporal. Frequentar uma academia para emagrecer ajuda a melhorar a postura, principalmente quem trabalha sentado o dia todo.

Qualquer atividade do dia a dia pode prejudicar nossa postura, por conta disso, é muito importante procurar um fisioterapeuta clínico.

Por meio dos exercícios ensinados por ele e com os tratamentos e técnicas adequados, o paciente melhora sua consciência corporal, o que reduz as dores nas costas e melhora a simetria do corpo.

3. Promove a reabilitação física

As pessoas podem comprometer seus movimentos em diversos momentos da vida, por exemplo, durante um período pós-operatório, devido a disfunções respiratórias, problemas neurológicos, disfunções ortopédicas e questões vasculares.

São problemas que diminuem os movimentos, e isso acaba prejudicando consideravelmente a qualidade de vida dos afetados.

A fisioterapia clínica oferece tratamentos, como a hidroterapia. A utilização de água quente ajuda a aliviar as dores e reduz consideravelmente os impactos sofridos pelas articulações durante os exercícios.

Mas, para encontrar o melhor tratamento, é fundamental que o fisioterapeuta acompanhe o paciente e saiba um pouco mais sobre seus hábitos, como prática de atividades físicas, consumo de marmita fitness congelada, dentre outros.

É dessa forma que ele vai recomendar as melhores atividades, promovendo a melhora para os movimentos e aumentando a qualidade de vida do indivíduo.

4. Alivia as dores na coluna

É muito difícil encontrar alguém que não tenha ou que nunca teve algum tipo de dor nas costas. Quem sente dores na coluna sabe o quanto elas são limitantes e prejudicam a capacidade da pessoa.

Quando procuramos um médico, como no caso de um ortopedista, ele pode prescrever medicamentos e analgésicos que melhoram a dor por um curto período.

Por outro lado, com a ajuda da fisioterapia clínica, o paciente tem acesso a diferentes métodos que aliviam as dores de maneira definitiva.

O fisioterapeuta clínico pode indicar posturas estáticas e movimentos repetidos, que ajudam a obter um diagnóstico e tratar todas as disfunções presentes no organismo.

Pessoas adeptas de marmita fit low carb o que consomem qualquer tipo de alimentação podem fazer esses exercícios para tratar dores na coluna e até mesmo aliviar os sintomas de outras doenças.

Entretanto, isso só é possível porque o fisioterapeuta vai investigar a origem do problema, e com isso indicar o melhor tratamento.

5. Aumenta a resistência e melhora a flexibilidade

Conforme envelhecemos, sentimos dificuldades para realizar uma série de atividades do dia a dia, como amarrar os cadarços e até lavar os cabelos. 

Isso acontece porque o corpo se torna mais rígido, principalmente, em pessoas mais sedentárias.

Diversos tipos de tratamentos podem ser indicados ou a prática de algumas atividades, como o pilates. Seu principal objetivo é melhorar a flexibilidade do corpo e aumentar sua resistência.

O paciente melhora seus resultados durante, por exemplo, um exame periódico trabalhista, visto que essa prática também afina a silhueta.

A fisioterapia clínica indica o pilates porque ele melhora a consciência corporal do paciente e pode ser realizado em qualquer idade. 

Tudo o que você precisa fazer é incorporar essa prática a sua rotina e usufruir de seus benefícios.

Como encontrar um bom fisioterapeuta

Como falamos ao longo deste artigo, existem vários motivos que podem levar uma pessoa a procurar por um fisioterapeuta clínico.

Portanto, quando esse momento chega, é fundamental que você saiba escolher o profissional que vai te acompanhar durante o seu tratamento.

Ele vai identificar se você precisa de aula de pilates para coluna, tratamento de RPG ou qualquer outro tipo de recurso presente na fisioterapia clínica.

Se esta é a primeira vez que você vai se consultar com esse profissional, é importante buscar referências. Converse com pessoas que já fizeram o tratamento fisioterapêutico me peçam para que elas indiquem bons profissionais.

Uma indicação pode fazer toda a diferença no seu tratamento, mas lembre-se de que algo que pode ser bom para uma pessoa pode não ser bom para você.

Outra maneira de encontrar um bom profissional é por meio das redes sociais. Hoje em dia, os profissionais da saúde investem nessas plataformas para melhorar o seu relacionamento com o público.

Em seus perfis, você pode visualizar a opinião de outros pacientes e descobrir um pouco mais sobre o perfil do fisioterapeuta. E quando eu chegar um momento da consulta, não hesite em fazer todas as perguntas necessárias.

Também é importante que você informe ao fisioterapeuta todas as atividades que realiza durante o dia a dia, como aula de música, prática de atividade física, dentre outras, para que ele possa encontrar o tratamento ideal para você.

Conclusão

Resumindo, a fisioterapia clínica pode ajudar as pessoas de muitas maneiras, como vimos ao longo deste artigo. Mas, para que você obtenha resultados em seu tratamento, precisa seguir as orientações do profissional e buscar ajuda com pessoas competentes.

Além de ajudar a resolver os seus problemas, o fisioterapeuta clínico também pode te ajudar a prevenir diversos tipos de lesões. Contar com o auxílio dele é melhorar a qualidade de vida e cuidar da sua saúde.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 sintomas de Lombalgia: fique por dentro

Segundo a própria Organização Mundial da Saúde, a OMS, a lombalgia é uma dor que afeta cerca de 80% da população mundial, …

Lombalgia: saiba suas principais causas

É comum ouvir de pessoas ou até mesmo sentir dores nas costas de vez em quando, mas vale mencionar que existe um quadro …

Incontinência urinária: 3 exercícios para diminuir esse problema

É conhecida a afirmação de que quando estamos com saúde não percebemos, nem paramos para pensar nesses assuntos. Porém, …