Dezenas de artigos. Melhore seu estilo de vida agora!

4 pilares do Reeducação Postural Global (RPG)

A Reeducação Postural Global (RPG) é uma técnica utilizada dentro da fisioterapia com foco no realinhamento da postura, correção de problemas de tensão e melhora da qualidade de vida, potencializando uma nova relação dos pacientes com seus corpos.

Essa é uma forma de lidar e atuar dentro da reorganização de postura, partindo de um princípio cada vez mais individual e ao mesmo tempo geral, em relação ao corpo.

Diferente do pilates e de outros processos dentro da área de fisioterapia, essa é uma forma muito mais próxima de chegar ao problema de uma tensão, não apenas aliviando, mas agregando uma melhoria em relação aos costumes que foram formados ao longo da vida.

Um deles é em relação à forma como sentamos, deitados e andamos que nem sempre é a melhor, podendo perpetuar erros, inclusive no uso de bateria para cadeira de rodas.

No texto abaixo vamos explicar um pouco mais sobre essa modalidade, trazendo mais sobre os seus principais pilares e quais os benefícios dessa prática, de curto a longo prazo, sendo então uma verdadeira forma de estabelecer uma maior conexão consigo.

O que é o RPG?

A Reeducação Postural Global (RPG) teve a sua criação a partir de uma técnica presente no livro “O campo fechado”, do autor P. E. Souchard, sendo uma prática voltada a uma renovação da postura, mas sobretudo de vícios, tensões de causas diversas.

A RPG para a coluna nada mais é do que uma maneira de avaliar a situação da postura de uma pessoa e de problemas relacionados com esforço repetitivo, más condutas e até mesmo problemas que afetam os movimentos, levando o paciente para um total conforto.

Podemos dizer que a base dessa forma de tratamento, ao contrário de tantas outras áreas dentro da fisioterapia, é justamente o foco em entender o corpo como um todo.

Sendo assim, no momento em que um paciente chega em um consultório para uma sessão de RPG para hernia de disco existe uma prioridade em entender o seu corpo como único.

Além disso, ocorre a verificação pontual, mas ao mesmo tempo geral dos movimentos.

A ideia principal de todo esse trabalho é não apenas verificar os problemas existentes, mas tentar modificar a situação, fazendo com que o corpo volte para um estado de origem.

Afinal, quando nascemos e nos desenvolvemos, ainda no começo da vida, temos um alinhamento excelente, tirando casos de doenças e condições específicas.

No entanto, com o decorrer da vivência, temos escolhas que muitas vezes nos trazem outros moldes.

Um bom exemplo disso é a postura incorreta na hora de dormir ou até mesmo de trabalhar, mais curvado, de lado e até mesmo com demasiado levante de pescoço.

Além disso, é bem comum entre pessoas que estão sempre trabalhando as famosas dores de pescoço e nas costas, quase sempre atreladas a uma tensão no corpo.

No caso de uma RPG para escoliose, o ponto específico é fazer com que os problemas com causas evidentes possam diminuir, trazendo mais conforto para todos seus praticantes.

Seus principais pilares

O RPG possui alguns pilares essenciais, que tanto agrega uma identificação própria para a prática, quanto uma diferenciação em relação a outras formas de trabalhar a postura e o corpo no geral.

Isto, por meio de métodos fisioterápicos utilizados por profissionais, sendo elas a Individualidade, Causalidade e Globalidade.

A individualidade, como o próprio nome sugere,é uma maneira de atuar com o paciente, reconhecendo seus problemas e causas como únicas, mas também entendendo que cada processo, forma de tratamento e relação com a atividade deve ser única.

Isso porque são muitos os problemas que envolvem dores e maus hábitos dentro do corpo, ainda relacionando a cada tipo de problema que uma pessoa pode ter, como uma paralisia.

Esse ponto também agrega uma identificação de exclusividade no tratamento, propondo um uso de técnicas e materiais que são únicos em um tratamento, mas podendo não ser utilizados dentro de outros, em um centro de venda de marmita fit para semana.

A causalidade diz respeito à diferenciação entre um sintoma e a causa. Esse ponto é importante para afirmar sobre a distância sobre o que se sente é um diagnóstico.

Por exemplo, se você sente dores nas costas, nem sempre o ponto onde o problema mora é naquela região, nem devendo ser trabalhado dessa forma pelos profissionais.

Neste sentido, a RPG ajuda muitas pessoas a descobrirem questões que nem imaginavam.

É o caso de uma pessoa que frequenta academia de ginástica e vai até o RPG para corrigir a coluna, pensando em um melhor uso de aparelhos e exercícios.

Porém, dentro do tratamento é evidente que aquela pessoa não tem um problema direto na coluna, mas na bacia ou nas pernas, o que acaba descontrolando outras partes.

Assim, toda pessoa que entra em uma consulta de RPG pode não ter o pleno conhecimento sobre a causa da sua dor ou de algum outro sintoma, mas descobre no meio do caminho.

Por fim, a globalidade diz respeito às maneiras utilizadas para lidar com o corpo do paciente, trazendo uma resolução não apenas de um único problema, mas tratando em meio a uma unificação, que pode vir a ser importante para aula zumba.

Digamos que você procure fisioterapia para tratar problemas nos ombros, e que essa é sua principal dor.

Dentro do RPG, além de chegar ao ponto focal, outras questões também podem ser identificadas e resolvidas, como o caso de uma coluna torta.

É por esse motivo que dentro da técnica são utilizadas cerca de oito posições de corpo, bem como atividades e aparelhos com finalidades completamente distintas.

Os benefícios dessa prática

O próprio nome da técnica de fisioterapia já entrega o quão potente é necessária ela é para qualquer pessoa.

Afinal, é uma forma de estruturar e apagar potenciais erros, existentes em relação à vivências errôneas e também a partir de problemas de saúde.

Por isso a RPG é tão popular, justamente pelos benefícios que ela traz. Abaixo vamos entender mais sobre alguns deles, que podem incentivar você a começar hoje mesmo:

Prevenir problemas corpóreos

No momento em que são tratados problemas de coluna, na movimentação e em outros pontos de músculos e pontos a partir da RPG, os pacientes dessa modalidade de fisioterapia conseguem ter acesso a uma diminuição de eventuais doenças.

Em especial, a terapia se faz eficaz contra os primeiros sinais de envelhecimento do corpo, principalmente em relação à funcionalidade da musculatura interna.

Por isso, para pessoas que trabalham em totens robôs em pé e constantemente precisando mexer braços e pernas, essa pode ser uma maneira de evitar doenças.

Ajudar na qualidade de vida

A qualidade de vida é uma das maiores preocupações de todas as pessoas, tendo em vista que é de longe uma grande realização de vida, e contribui para diferentes aspectos, como:

• Felicidade;
  • Satisfação;
  • Bons relacionamentos;
  • Aproveitamento da vida.

E em meio a isso uma das principais vantagens da RPG é chegar a um estado de maior tranquilidade consigo.

Tendo em vista que os trabalhos feitos com profissionais conseguem proporcionar um descanso maior para o corpo e mente.

Melhorar a respiração

A respiração é um dos pontos essenciais para a sobrevivência, e apesar de muitas pessoas não ligam, nem sempre ela está funcionando devidamente.

Por exemplo, é bem comum que pacientes que procuram a RPG nem ao menos liguem para problemas com a respiração, justamente por se acostumarem a ter a dificuldade de puxar a ar. Porém, com a fisioterapia, é possível potencializar essa prática de sobrevivência.

A diferença pós-tratamento começa a ser rapidamente notada, com uma qualidade de ar que permite mais exercício e até mesmo disposição para atividades diversas.

Ajudar na produtividade

A produtividade dentro do trabalho e até mesmo em casa, estudando ou organizando as coisas é uma das principais prioridades de qualquer pessoa que tem um dia atribulado.

Mesmo assim, só fica possível alcançar ótimos resultados a partir de uma disposição corpórea e mental, algo que nem sempre é possível, por problemas diversos.

A partir de algumas sessões de RPG, porém, os pacientes já começam a ver mudanças em relação a isto, conseguindo atingir níveis de produção e de foco como jamais imaginaram.

Considerações finais

Portanto, a RPG é sem dúvidas uma das técnicas mais importantes dentro da fisioterapia, trabalhando em diferentes pontos do corpo, por meio de posições diferentes e um acompanhamento individual, que consegue encontrar causas e aliviar sintomas.

Além de atuar contra problemas específicos dos pacientes, é uma maneira de reorganizar a estrutura, principalmente, na postura, trazendo melhor qualidade de vida.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Escreva um comentário

5 sintomas de Lombalgia: fique por dentro

Segundo a própria Organização Mundial da Saúde, a OMS, a lombalgia é uma dor que afeta cerca de 80% da população mundial, …

Lombalgia: saiba suas principais causas