Blog

Dezenas de artigos. Melhore seu estilo de vida agora!

boas-vindas

Como preparar um kit boas-vindas para novos funcionários?

Receber bem novos integrantes é importante para garantir que o trabalho seja feito com qualidade e engajamento. Confira dicas para preparar um bom kit e processo de boas-vindas!

Começar a trabalhar em uma nova empresa é um desafio e tanto, não só para as novas aptidões que serão exigidas, mas também pela necessidade de construir relações com os novos colegas e se adaptar às condições de trabalho.

Uma vez contratado, um dos desafios é se sentir confortável com a nova equipe. E um bom processo de boas-vindas é fundamental nesse processo que também é conhecido como onboarding, que consiste em receber e familiarizar o novo funcionário com os novos parceiros de trabalho para que ele comece com ainda mais motivação.

Além de dinâmicas de apresentação (dos colegas e do funcionamento da empresa), é importante garantir bons materiais de escritório e papelaria para garantir que o novo funcionário tenha todos os itens de que pode precisar ao longo do expediente. Confira algumas dicas para preparar um bom kit boas-vindas para os novos integrantes do time!

Criatividade

Para deixar o novo funcionário com ainda mais vontade de começar a trabalhar na empresa, é preciso incluir os materiais de que ele vai precisar para desempenhar o seu trabalho.

Mas que tal inovar e oferecer também alguns itens criativos e surpreendentes? Além das tradicionais canetas, bloco de notas, agenda, grampeador, que tal incluir post-its, chaveiro e uma lista com as tarefas da primeira semana? Esse detalhe é simples, mas ajuda muito a direcionar a pessoa e reduzir as chances de ela se sentir perdida ou com vergonha de perguntar por receio de não provocar uma boa impressão entre os novos colegas de trabalho.

Outra dica simples e importante é entregar um guia com informações sobre algumas políticas internas e cultura da empresa, como funciona o gerenciamento dos espaços na sede, quais são os principais valores e missões da empresa e algumas regras básicas de convivência. Esse é um jeito super eficiente de tirar possíveis dúvidas que o novo funcionário possa ter mesmo após o processo de onboarding.

Finalize trazendo uma carta de boas-vindas do(a) CEO da empresa e brindes personalizados como squeezes, mouse pads, canecas, bottons e até camisetas com o logo da empresa.

Processo de boas-vindas

O melhor é preparar as etapas do processo de boas-vindas e fazê-lo o mais rápido possível assim que o novo funcionário foi admitido. Esse processo também deve ser pensado a médio prazo e pode ser dividido em 30, 60 e 90 dias (e quanto tempo mais for necessário para que o novo integrante se sinta realmente integrado e engajado com o trabalho). É ótimo definir alguns objetivos para cada uma das etapas do processo onboarding e verificar cada um deles com esse novo integrante.

No primeiro dia, é importante fazer uma recepção e apresentá-lo aos colegas e lideranças da equipe. Após entregar o kit de boas-vindas, é bom apresentar toda a sede da empresa (ou os espaços mais importantes para o cotidiano dele) e falar como é a rotina de diferentes departamentos.

No segundo dia, é possível definir quem será o(a) padrinho(a) ou mentor(a) que vai acompanhar o novo funcionário nas primeiras semanas, sendo responsável por tirar dúvidas e indicar caminhos para ele cumprir as suas tarefas. Por fim, é bom começar a descrever os diferentes produtos e/ou serviços oferecidos pela empresa e quais são os métodos de trabalho adotados.

No terceiro dia, é fundamental oferecer um treinamento mais direcionado para a função específica que ele vai desempenhar (como expectativas, metas e responsabilidades) e contextualizar como estão os projetos e tarefas da equipe, finalizando com uma confraternização. Ao término do processo de onboarding, é importante solicitar uma avaliação do novo funcionário sobre o que ele achou das boas-vindas e se tem alguma sugestão de como melhorá-lo.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 sintomas de Lombalgia: fique por dentro

Segundo a própria Organização Mundial da Saúde, a OMS, a lombalgia é uma dor que afeta cerca de 80% da população mundial, …

Lombalgia: saiba suas principais causas

É comum ouvir de pessoas ou até mesmo sentir dores nas costas de vez em quando, mas vale mencionar que existe um quadro …

Incontinência urinária: 3 exercícios para diminuir esse problema

É conhecida a afirmação de que quando estamos com saúde não percebemos, nem paramos para pensar nesses assuntos. Porém, …