Blog

Dezenas de artigos. Melhore seu estilo de vida agora!

Conheça a técnica de fisioterapia RPG

Conheça a técnica de fisioterapia RPG

Você provavelmente já ouviu falar dos benefícios dessa técnica, mas entende como funciona? Veja a seguir como é uma sessão de RPG e seus benefícios.

A Fisioterapia é uma área do conhecimento que estuda, diagnostica, previne e trata disfunções de órgãos e sistemas envolvendo a movimentação — como fraturas, lesões, má-formação ou vícios de postura.

Ao utilizar técnicas como exercícios direcionados e massagens para restaurar a capacidade física e funcional dos pacientes após uma cirurgia, um acidente automobilístico, uma doença. Entre as áreas com maior demanda para os profissionais desta área, estão a oncologia, a desportiva, a dermatofuncional e a saúde da família.

Entre as diferentes técnicas existentes no campo da fisioterapia, uma delas é a reeducação de postura global (popularmente conhecida como “RPG”), que precisa que seus praticantes estejam confortáveis (usando roupas fitness e tênis macios). Se você já ouviu falar do RPG, mas não conhece muitos detalhes, confira a seguir como essa técnica funciona.

Objetivos

A técnica do RPG visa prevenir e combater alterações na coluna vertebral, como hiperlordose, escoliose e corcunda. A partir de exercícios direcionados, o RPG melhora a postura e a respiração, além de corrigir o posicionamento da cabeça, joelho e quadril.

O(a) fisioterapeuta precisa analisar como está a postura da pessoa e observar como ela se movimenta ao realizar atividades cotidianas (escovar os dentes, caminhar, pegar um objeto no chão, levantar da cama, ficar sentado, etc.).

Uma vez feitas essas análises, este(a) profissional indica alguns exercícios direcionados que vão ajudar a pessoa a fortalecer músculos enfraquecidos, alongar ligamentos e tendões, o que vai permitir um realinhamento correto de todo o corpo.

Como funciona

As sessões de RPG são individualizadas. A razão disso é que cada pessoa possui um corpo, necessidades e limitações muito únicas. As sessões duram cerca de uma hora e são necessárias pelo menos três sessões.

Problemas como hipercifose e a escoliose podem ser corrigidas com oito sessões de RPG pelo menos — em casos mais graves ou crônicos, pode ser necessário fazer um número maior de sessões.

A pessoa que está recebendo o tratamento com RPG deve permanecer nas posições indicadas pelo(a) fisioterapeuta por alguns minutos (pelo menos três). Às vezes, é possível precisar fazer pequenos ajustes como manter os músculos parados na posição indicada e adequar a respiração.

Benefícios

Desde as primeiras sessões de RPG, já é possível sentir os benefícios dessa prática no corpo, que fortalece a consciência da postura corporal dos pacientes e ajuda a manter uma postura correta nas atividades cotidianas.

Alguns dos benefícios mais comuns dessa técnica fisioterapêutica são: realinhar a coluna, aliviar a dor nas costas, eliminar a dor ciática e problemas como hérnia de disco, melhorar a respiração, curar o torcicolo, corrigir o posicionamento dos joelhos, tratar dores crônicas nas articulações e no quadril.

Além disso, o RPG também é bom para reduzir a dor de cabeça provocada pelo excesso de tensão nos músculos de diferentes áreas do corpo, melhorar a respiração a partir de maior amplidão dos músculos respiratórios, melhorar o posicionamento da cabeça e dos ombros.

O RPG é famoso por ser uma boa técnica para problemas de coluna, mas também pode ser recomendado em caso de doenças neurológicas e doenças de ordem respiratória (porque essa técnica também trabalha com músculos do tórax e todos os movimentos envolvidos na respiração).

Manter os cuidados com a saúde é essencial e se sabe que, quanto mais rápido buscar acompanhamento profissional para pequenas dores e incômodos. Por isso, não espere que essas dores se intensifiquem ao ponto de se tornarem insuportáveis.

Procure por um(a) fisioterapeuta com especialização em RPG para ter uma avaliação precisa da sua saúde postural. Isso é fundamental para garantir maior qualidade de vida e se manter ativo com saúde!

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 sintomas de Lombalgia: fique por dentro

Segundo a própria Organização Mundial da Saúde, a OMS, a lombalgia é uma dor que afeta cerca de 80% da população mundial, …

Lombalgia: saiba suas principais causas

É comum ouvir de pessoas ou até mesmo sentir dores nas costas de vez em quando, mas vale mencionar que existe um quadro …

Incontinência urinária: 3 exercícios para diminuir esse problema

É conhecida a afirmação de que quando estamos com saúde não percebemos, nem paramos para pensar nesses assuntos. Porém, …