Blog

Dezenas de artigos. Melhore seu estilo de vida agora!

Como criar uma sala de estar no estilo Bauhaus?

Veja 4 dicas baseadas nos princípios da Bauhaus para decorar a sua sala.

Simplicidade e funcionalidade são as palavras que definem o estilo Bauhaus, que, famoso mundialmente, tem se popularizado entre designers de interiores, decoradores e arquitetos pelo Brasil.

O estilo reflete em tudo em uma casa: desde os tipos de sofá usados aos quadros nas paredes, é possível utilizar os princípios utilizados pela Bauhaus em cada canto de um ambiente. Mas antes de saber como decorar a sua casa nesse estilo, é necessário entender o que foi a Bauhaus.

O que foi a Bauhaus?

A Escola Bauhaus foi um local de aprendizado e de integração entre arte e arquitetura criada pelo arquiteto Walter Gropius, na cidade de Weimar, na Alemanha, em 1919.

Rompendo com os adornos pomposos do rococó e do neoclássico que faziam sucesso na época, os alunos da Bauhaus usavam linhas retas e simplificadas, bem como pensavam primeiro na funcionalidade na hora de criar móveis e construções, dando a eles um visual clean — ou seja, mais limpo.

Extremamente fundamental para o modernismo europeu, a Bauhaus também se tornou uma vertente artística que, felizmente, está mais atual do que nunca, mesmo 100 anos depois de sua criação. A funcionalidade, a simplicidade e o visual clean são cada vez mais utilizados por moradores que buscam decorar as salas de suas residências.

Como decorar uma sala ao estilo Bauhaus?

Para seguir os princípios da Bauhaus na sua casa, é necessário valorizar as linhas retas, os formatos geométricos e cores neutras como branco, cinza e preto, importantes para criar o ambiente visualmente limpo proposto pelo estilo.

Além disso, é necessário seguir também outros princípios, tais como:

Praticidade

A Bauhaus não se importava apenas com a beleza do objeto: todo móvel também deveria ser funcional, ou seja, útil para os residentes de uma casa. Esse é um dos principais motivos para o estilo continuar tão atual, mesmo tanto tempo após sua criação.

Economizando espaço, sem deixar de colocar charme na decoração, os móveis funcionais são ótimos para deixar o ambiente organizado e espaçoso, servindo até mesmo para salas mais compactas.

Equilíbrio das cores

Apesar de o preto, o branco e o cinza serem predominantes na Bauhaus, nada impede que outras cores sejam utilizadas na decoração. Porém, é preciso tomar cuidado com o equilíbrio das cores.

Prefira criar um único ponto de cor na sala, permitindo que não existam tantas cores confundindo a atenção de quem convive no espaço, tirando o conforto visual proporcionado pela estética Bauhaus.

Formas geométricas

Móveis quadrados, circulares e retangulares são mais simples de reproduzir e democratizam o acesso à arquitetura e ao design, algo que a Escola Bauhaus pregava.

Por essa razão, os formatos geométricos e as linhas retas estão tão presentes no estilo: a produção em massa de móveis é facilitada devido às formas mais simples. E elas não estão presentes apenas em móveis.

Quadros, vasos e outros objetos decorativos com estampas geométricas e formatos simplificados são parte da decoração Bauhaus e podem ser usados sem medo em qualquer ambiente que siga o estilo, ainda mais em salas de estar e jantar.

Uso de metais, madeira e vidro

O estilo Bauhaus preza pelo barateamento de materiais, ou seja, acessíveis para todos na hora de fazer móveis e até mesmo construir prédios. Trata-se de um dos princípios da Escola.

Use móveis que, além das linhas retas e do formato geométrico, também sejam feitos com metais, madeira e vidro. Um dos exemplos mais famosos de móveis que  seguem esse princípio é a Cadeira Presidente, desenvolvida em 1925 pela Bauhaus, feita de couro e aço com um design simples e muito confortável.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 sintomas de Lombalgia: fique por dentro

Segundo a própria Organização Mundial da Saúde, a OMS, a lombalgia é uma dor que afeta cerca de 80% da população mundial, …

Lombalgia: saiba suas principais causas

É comum ouvir de pessoas ou até mesmo sentir dores nas costas de vez em quando, mas vale mencionar que existe um quadro …

Incontinência urinária: 3 exercícios para diminuir esse problema

É conhecida a afirmação de que quando estamos com saúde não percebemos, nem paramos para pensar nesses assuntos. Porém, …