Blog

Dozen of articles. Improve your lifestyle now!

O que é e como funciona o leasing?

Modalidade é opção a mais para quem quer usufruir de um bem sem se endividar. 

 O leasing é uma modalidade bastante conhecida no mercado de negócios, mas as pessoas jurídicas já podem aproveitar o formato para pagarem menos por um bem e economizar nas taxas e impostos.  

 Aqui no Brasil, o leasing ainda causa dúvidas em muitos, mas já é bastante utilizado em outros países por ser uma maneira mais barata de usufruir de um bem, como carros e imóveis. Assim, acaba se tornando uma alternativa de financiamento ou refinanciamento imobiliário, veicular e de outros itens.  

 Entenda o que é o leasing e se a modalidade vale a pena para o seu caso! 

O que é leasing?  

De maneira geral, o leasing pode ser comparado a uma forma de aluguel, apesar de ter diferenças com o formato mais popular. No leasing, uma pessoa pode usufruir de um bem (como um carro ou um espaço físico) ao pagar parcelas de arrendamento.  

 Uma das grandes diferenças está nas opções que a pessoa tem ao final do contrato: é possível seguir com o acordo, finalizá-lo ou fazer a compra definitiva do bem, descontando o que já foi pago até então.   

De maneira geral, o leasing funciona assim: 

 o arrendador é proprietário de algum bem (geralmente, instituições financeiras);  

  • o arrendatário faz o leasing desse bem, pagando mensalmente um valor para poder usufruí-lo, como em um aluguel;  
  • no contrato, já ficam definidas as possibilidades após o acordo, assim como o valor da possível compra;  
  • quando o acordo acaba, o arrendatário pode optar por seguir com o leasing, acabar o contrato ou realizar a compra do bem.  

 É possível fazer o leasing de diversos bens, desde carro e imóveis até maquinários e ferramentas, em casos de empresas e indústrias. Além disso, nem todo contrato de leasing é igual, podendo ter alterações de acordo com o tipo de arrendamento que está sendo negociado. 

Tipos de leasing 

Existem dois tipos principais de leasing: o financeiro e o operacional. A principal diferença entre eles está no tempo de contrato e nas possibilidades de compra após finalização do contrato.   

  • Leasing financeiro: tem prazo mínimo de dois ou três anos . Após o fim do contrato, o indivíduo pode comprar o bem pelo valor combinado previamente, pagando, geralmente, o residual.  
  • Leasing operacional: prazo de contrato menor, mas de no mínimo três meses. Ao final do contrato, o bem pode ser comprado, mas pelo valor dele no mercado naquele momento, não o residual.  

 O tipo de leasing a ser utilizado pode ser negociado entre as partes, já que cada um deles tem vantagens e desvantagens que variam de acordo com a necessidade de cada pessoa.  

A diferença entre leasing e financiamento 

A principal delas é, principalmente, sobre a propriedade do bem. Enquanto no leasing o bem continua sendo do seu arrendatário (afinal, você apenas “alugou” seu uso), no financiamento ou refinanciamento, o indivíduo já tem o item em seu nome (mas alienado à instituição financeira) e, assim que terminar de pagar as parcelas, passa a ser próprio.   

No caso do leasing, o bem só será do indivíduo, de fato, se ele realizar a compra no final do contrato e fizer o pagamento de seu valor. Alguns contratos também podem ser feitos visando o pagamento conjunto das parcelas e do residual, dependendo do banco. Entretanto, ao final, é preciso fazer a transferência de nome.  

Os benefícios da modalidade 

Mas por que e quando optar pelo leasing? Um dos maiores pontos positivos do formato são as taxas e impostos menores do que em um financiamento tradicional. Além disso, outros benefícios que podem ser citados são:  

  • maior rapidez no processo; 
  • menores taxas de juros; 
  • mais opções de consumo;  
  • possibilidade de negociação;  
  • valor das parcelas mais baixas do que um financiamento, etc.  

 A escolha entre ele e o financiamento depende principalmente das necessidades e interesses futuros do indivíduo, mas o leasing é uma opção a mais para o consumidor usufruir de um bem com tranquilidade financeira. 

Write a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Quais instituições oferecem empréstimo pessoal para negativados?

A facilidade do meio virtual aumentou o número de empresas que fazem empréstimos online; veja quais delas também trabalham …

O que é e como funciona o leasing?

Modalidade é opção a mais para quem quer usufruir de um bem sem se endividar.   O leasing é uma modalidade …

8 ‌exercícios‌ ‌para‌ ‌fazer‌ ‌diariamente‌ ‌durante‌ ‌o‌ ‌seu‌ ‌tempo‌ ‌de‌ ‌trabalho‌

O tempo para a academia está escasso, mas é possível incluir exercícios no trabalho, durante o expediente e sem atrapalhar …