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8 ‌exercícios‌ ‌para‌ ‌fazer‌ ‌diariamente‌ ‌durante‌ ‌o‌ ‌seu‌ ‌tempo‌ ‌de‌ ‌trabalho‌

O tempo para a academia está escasso, mas é possível incluir exercícios no trabalho, durante o expediente e sem atrapalhar as tarefas do dia a dia, de modo a ter mais qualidade de vida e evitar problemas relacionados ao excesso de tempo sentado ou em pé em uma mesma posição, alongando o corpo e reduzindo quadros como LER e DORT. 

É claro que isso pode ser adaptado dentro da rotina de quem trabalha em um escritório, em uma linha de produção no chão de fábrica, ou qualquer outro segmento laboral que tantos profissionais fazem parte.

A verdade é que muitas pessoas conseguem acordar mais cedo, ir até uma academia. Outros preferem fazer atividades físicas assim que termina o expediente, ou praticar esportes aos finais de semana. 

No entanto, essas práticas no decorrer do dia podem proporcionar mais conforto e bem-estar durante a prática laboral.

De fato, é preciso espantar o sedentarismo e deixá-lo bem longe, pois ele é causa de diversos problemas de saúde, entre os quais:

  • Aumento de colesterol;
  • Diabetes;
  • Doenças cardiovasculares;
  • Hipertensão;
  • Infarto do miocárdio;
  • Obesidade;
  • Osteoporose;
  • Dores e distensões.

Esses são apenas alguns problemas de saúde, fora aqueles que acompanham hábitos ruins, como fumar, manter uma má alimentação e ficar longe de qualquer atividade física. 

Por isso praticar exercícios simples dentro do horário de trabalho pode ser bastante benéfico, otimizando esse tempo e possibilitando uma rotina mais saudável mesmo em meio a correria cotidiana. 

Inclusive, devido aos benefícios percebidos até no desempenho, há empresas que promovem uma determinada hora do dia – ou dia da semana – para que todos possam se alongar e fazer atividades que possam ser úteis para a saúde, de uma forma geral, e a atividade realizada na rotina. 

A seguir serão apresentados 8 exercícios físicos que podem ser realizados ao longo do dia, respeitando todas as regras de bom comportamento dentro do ambiente de trabalho. 

Tudo isso sem atrapalhar a realização das demandas ou invadir o espaço do próximo, como toda ginástica laboral deve ser, e permitindo mais qualidade de vida e conforto.

  1. Estique-se até alcançar a ponta dos pés

Enquanto estiver sentado sobre a cadeira e um projeto de AVCB Belo Horizonte precisa aguardar a aprovação dos profissionais do corpo de bombeiro, é possível praticar um exercício simples e rápido. 

Trata-se de esticar as pernas na altura da base da cadeira e tentar alcançar com os braços as pontas dos pés. 

A execução desse tipo de exercício pode ser repetida tantas vezes ao dia. Porém, é preciso estar atento à posição da cadeira e ao esforço exercido sobre a coluna. 

Afinal, é preciso conhecer os próprios limites, respeitando a elasticidade do corpo. Inclusive, para reduzir quaisquer impactos na rotina, o corpo pode ser esticado em direções opostas, como em um movimento de “espreguiçar”.

  1. Fique na ponta dos pés e repita a sessão

Dentro de um escritório, um funcionário fica pouco tempo em pé, pois muitas tarefas são realizadas enquanto está sentado em uma cadeira, na frente de um computador, ou em uma recepção. 

Até mesmo as reuniões são realizadas, na maioria das vezes, confortavelmente em uma cadeira. 

Contudo, há momentos em que é preciso ficar em pé, como na fila do café ou para aguardar o uso de uma impressora.

Nesses momentos, assim como quem trabalha em uma empresa fabricante de gabinetes plásticos para eletrônica, é possível ficar sob a ponta dos pés por um tempo determinado, e depois relaxar, repetindo o exercício, de modo a contribuir com o alongamento e relaxamento dos músculos.

Essa ginástica laboral atua nas panturrilhas das pernas, deixando-as mais firmes e resistentes. 

Dependendo do tempo e das repetições, é possível perceber o quanto antes o resultado dos exercícios. Inclusive, em rotinas mais tranquilas e/ou no home office o indicado é realizar ao menos 30 vezes o movimento de subir e descer. 

  1. Pratique exercícios para o abdominal

Muita gente pensa que vai precisar deitar sobre o chão do escritório, ou no meio do chão de fábrica, para fazer os exercícios abdominais. Nada disso é necessário. 

Quem trabalha com calibração de manômetros, por exemplo, ou mesmo quem está sentado na cadeira do escritório, pode  manter a posição das costas reta, elevando os joelhos para cima e para baixo para atuar nos músculos que compõem o abdômen.

  1. Substitua o elevador pelas escadas

Quem trabalha em prédio deve ter ouvido isso de algum professor de educação física, ou mesmo entusiastas que promovem a ginástica laboral dentro do horário de trabalho. 

A substituição do elevador pelas escadas é muito benéfica para o corpo e ajuda a queimar as calorias que insistem em se fixar em forma de “pneuzinhos” em torno da barriga. 

Desse modo, o profissional que atende empresas instaladas em edifícios ou prédios para fazer a manutenção de endoscópios pode dispensar o elevador e ir até o andar pretendido utilizando as escadas. 

Os funcionários que trabalham diariamente dentro de um prédio comercial também podem fazer a subida pós-almoço pelas escadas. Depois, descer as escadas ao final do expediente.

Além de ajudar a queimar gordura, tonifica os músculos da perna e economiza energia elétrica.

  1. Caminhe na hora do almoço pelas imediações

Quando se fala em consultoria em infraestrutura de TI, imagina-se os profissionais que estão focados em problemas com eletrônicos e toda a tecnologia que envolve qualquer ambiente profissional nos dias atuais. 

No entanto, eles podem atender diversos clientes em uma mesma região, ou trabalhar para uma empresa específica e ter apenas o intervalo do almoço para se exercitar. 

Por isso é importante fazer uma caminhada no entorno do local de trabalho, contribuindo para a digestão e realização do exercício mínimo para a manutenção da saúde.

Isso ajudará a espairecer e pensar em outros assuntos, descansando a mente para o que vem à seguir e ainda praticando um exercício simples, porém essencial, que é caminhar.

Toda caminhada é válida, portanto se o profissional utiliza transporte público, como ônibus urbano, pode pensar em descer um ponto antes e caminhar alguns metros a mais até a empresa.

  1. Relaxe o pescoço e os ombros sempre que possível

Aquele peso todo que se sente sobre os ombros, o pescoço e até mesmo nas costas ao fim do dia pode indicar estresse e tensão muscular, ou mesmo uma posição inadequada.

Um engenheiro que prepara um projeto de para raios para empresas pode ficar preocupado com a situação do espaço onde vai colocar toda a estrutura necessária. 

Entretanto, é importante relaxar os ombros, girar o pescoço no sentido horário e anti-horário, devagar e circular, para que a tensão possa fluir e até mesmo se tornar um momento para espairecer, melhorando a postura e reduzindo as dores.

Fazer esse exercício por alguns minutos pode ser muito útil para colocar as ideias no lugar, e poder voltar para um projeto ou um relatório que está em andamento com mais concentração e qualidade.

  1. Utilize banheiros de andares diferentes

As empresas localizadas em empreendimentos comerciais, como condomínios que reúnem prédios e edifícios, possuem diversos banheiros. 

A equipe que trabalha no setor de terceirização de manutenção predial pode fazer ajustes nos banheiros de um andar, e isso é ótimo para caminhar por lugares diferentes e praticar exercícios de alongamento enquanto caminha, se exercitando e até interagindo.

Isso é excelente não só para o corpo, como também para a mente, pois fazer tarefas que não estão na rotina diária estimulam o cérebro a pensar de uma forma diferente. Assim os neurônios trabalham formando novos estímulos na mente. 

O social também pode ser favorecido, visto que network e conversas podem ocorrer nesse novo caminho.

  1. Espreguice todo o corpo para cima e para baixo

Esse é o tipo de exercício que pode ser praticado logo que se acorda. Porém, dentro do ambiente de trabalho, respeitando a postura profissional individual e de todos os presentes, é possível se espreguiçar e esticar todos os músculos do corpo, dos pés à cabeça. 

Depois de terminar a elaboração de programas ambientais para um cliente, a prática desse exercício laboral exige que se levante da cadeira e leve as mãos para cima da cabeça e estique os músculos das pernas, até mesmo ficar na ponta dos pés.

Contudo, se necessário, adaptações podem ser feitas para realizar um alongamento ainda sentado.

Contudo, é preciso tomar cuidado para não provocar nenhuma lesão, ou mesmo uma cãimbra. Por isso é importante conhecer os limites do próprio corpo e entender quando é a hora de parar. 

Conclusão

O hábito de praticar atividades físicas, ou ginástica laboral, mesmo que prosaicas e de cunho minimalista, ajudam a manter o corpo ativo e longe do estresse muscular.

Isso é muito bom, tendo em vista que muitas pessoas levam uma vida atribulada e não conseguem encaixar na agenda uma academia ou a prática de esportes.

Aplicar momentos de alongamento corporal ajuda a melhorar a circulação sanguínea e o relaxamento dos músculos, que podem sofrer até mesmo LER (Lesão por Esforço Repetitivo), caso não sejam ativados de maneira constante.

Vale lembrar que esses exercícios podem ser praticados em um escritório comercial, e até mesmo para aqueles que fazem trabalho remoto, no conforto do lar. 

Os benefícios são diversos e podem ser observados em diferentes momentos, como:

  • Afasta o sedentarismo;
  • Aumenta o foco e a produtividade;
  • Diminui a fadiga;
  • Fortalece os músculos;
  • Minimiza a ansiedade e o estresse;
  • Reduz a tensão no trabalho;

Para aqueles que estão em um ambiente mais pessoal, os profissionais que trabalham em home office podem expandir as atividades, como o uso de pesos nos pulsos ou nas canelas.

Por fim, é importante sempre consultar um profissional da área de fisioterapia, ou mesmo alguém que atua com educação física, para encontrar atividades mais adequadas às necessidades.

Inclusive, eles podem passar mais dicas valiosas para esses exercícios que fazem total diferença no corpo, quando comparado com aqueles que estão sem fazer atividade nenhuma, e propor novas práticas diárias. Os benefícios são valorosos e a saúde agradece.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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