Blog

Dozen of articles. Improve your lifestyle now!

Fisioterapia respiratória: entenda sua importância em adultos

A fisioterapia respiratória vem sendo muito utilizada no tratamento e na prevenção de doenças que atacam as vias aéreas.

Ela estimula a musculatura torácica, promove a higienização das vias respiratórias, amplia sua capacidade e estimula a expectoração. 

Sendo dessa forma que ela diminui as reações causadas pelas enfermidades das vias respiratórias.

O paciente reaprende a respirar, utilizando maiores volumes e melhorando sua própria capacidade pulmonar. 

Esse tratamento depende do uso de aparelhos específicos que retiram as secreções de dentro das vias respiratórias.

Ele também orienta a realização de exercícios, por meio de movimentos que beneficiam os músculos localizados no sistema respiratório.

Esse tipo de fisioterapia também previne ocorrências de insuficiências respiratórias, promovendo mais saúde, bem-estar e qualidade de vida aos pacientes.

Os problemas respiratórios podem ser desencadeados por várias situações, e o fisioterapeuta tem um papel importante na recuperação dessa função do organismo.

O tratamento está disponível para adultos, crianças e idosos, possibilitando que essas pessoas não percam essa função vital do corpo humano.

Neste artigo, vamos explicar o conceito de fisioterapia respiratória, mostrar como ela funciona e quais são os seus objetivos, sua importância e os benefícios para os adultos.

O que é fisioterapia respiratória?

fisioterapia respiratória é uma especialidade com foco no tratamento e na prevenção de diferentes tipos de doenças que podem afetar o sistema respiratório, como:

  • Asma;
  • Bronquite;
  • Insuficiência respiratória;
  • Bronquite.

Essa técnica é aplicada pelos fisioterapeutas por meio de exercícios respiratórios em clínicas e hospitais ou na própria residência do paciente.

A pessoa pode adotar uma dieta que colabora com o tratamento, utilizando pão artesanal e outros elementos.

É dessa forma que o paciente tem melhora no recebimento de oxigênio para o organismo, desobstruindo suas vias respiratórias e aumentando a ventilação no pulmão.

Dentre os principais objetivos desse tratamento está a prevenção de doenças em crianças e adultos. 

Na pediatria, é uma forma de facilitar a saída de secreção, para que a criança respire com menos esforço, reduzindo tosse e cansaço.

Com isso, também há uma melhora considerável na qualidade do sono e no apetite. 

Outro objetivo desse tratamento é a abertura das vias aéreas inferiores do pulmão, que podem se fechar por conta de informações nos brônquios.

O tratamento é realizado logo no início dos sintomas, eliminando a necessidade de usar medicamentos orais injetáveis.

A fisioterapia respiratória também é uma aliada na recuperação e na reabilitação respiratória, sendo uma importante opção para o tratamento de cardiopatia, juntamente com medicamentos e bons hábitos alimentares.

Ela funciona por meio de exercícios que favorecem a expectoração e ampliam a capacidade pulmonar, trazendo mais qualidade de vida para quem sofre de algum problema.

Assim como no caso de pilates para artrose, a fisioterapia respiratória também pode trazer muitos benefícios para os adultos. 

Benefícios da fisioterapia respiratória para os adultos

Não é difícil entender a importância da fisioterapia pulmonar para os adultos, quando analisamos os benefícios trazidos por ela.

Esse tratamento funciona por meio de diferentes técnicas especializadas na prevenção e no tratamento de doenças que podem afetar de maneira negativa o trato respiratório.

Entretanto, é importante salientar que esse procedimento é complementar ao tratamento médico, portanto, ele não substitui outro acompanhamento que se faça necessário para o paciente.

O objetivo da fisioterapia respiratória é melhorar e minimizar sintomas provenientes de doenças das vias respiratórias, além de melhorar o funcionamento do pulmão e reduzir os esforços para obtenção de oxigênio.

Esse tipo de tratamento é recomendado para pessoas de qualquer idade, desde que apresente limitações para respirar, além de sintomas como falta de ar ou sensação de falta de ar.

Existem muitas estratégias que ajudam a melhorar a saúde e a qualidade de vida, como no caso de pedir marmita fit low carb.

Para os adultos, a fisioterapia pulmonar é muito importante para quem sofre de doenças crônicas ou neurológicas, visto que à medida em que a doença avança, acaba afetando consideravelmente a capacidade respiratória dos adultos.

Dentre as doenças que podem ser minimizadas com esse tipo de tratamento está o câncer de pulmão, esclerose múltipla, doença pulmonar obstrutiva crônica, fibrose cística e bronquiectasia e síndrome da apneia do sono.

Também é uma excelente alternativa para quem já sofreu acidente vascular cerebral (AVC) ou possui esclerose múltipla.

Para os adultos, o principal objetivo é prevenir as disfunções respiratórias e restaurar a capacidade pulmonar, o que traz mais qualidade de vida no dia a dia dos pacientes.

O fisioterapeuta pode atuar em uma clínica para fazer exame admissional, mas se seu foco for a fisioterapia respiratória ele é capaz de trazer muitos benefícios para as pessoas em idade adulta.

Por meio desse tratamento, podemos reduzir o trabalho respiratório, fazer a troca de gases dentro das vias aéreas de maneira mais fácil, eliminar a presença de secreções e aumentar a tolerância a diferentes exercícios.

Dentre os benefícios da respiração para adultos, é possível ajudar a controlar ou diminuir incidências de falta de ar ou a sensação de falta de ar.

Essa fisioterapia também elimina o padrão respiratório e melhora consideravelmente a drenagem de secreções. Também é por meio dela que eu o fisioterapeuta a aumentar a ventilação pulmonar.

Dentro de uma clínica de fisioterapia, os exercícios utilizados nesse tratamento previnem as infecções respiratórias, além de complementar os tratamentos médicos.

O paciente treina melhor o seu diafragma e a caixa torácica, fortalecendo os músculos respiratórios e melhorando a elasticidade de suas zonas pulmonares.

Para trazer todos esses benefícios são utilizadas estratégias espaçadas, que envolvem desde exercícios simples a técnicas complexas de relaxamento, por meio de dispositivos adequados.

Tipos de fisioterapia pulmonar

Existem diferentes tipos de fisioterapia pulmonar, que vão muito além das práticas utilizadas em adultos, sendo assim, dentre os principais tipos estão:

Fisioterapia respiratória para crianças

Esse procedimento pode ser realizado na infância toda vez que houver necessidade, visto que os pequenos também estão sujeitos ao aparecimento de doenças, como pneumonia e bronquiolite.

Assim como no caso da oxigenoterapia hiperbárica, esse tratamento pode ser indicado para tratar diferentes doenças e beneficiar a troca gasosa, o que facilita a respiração das crianças.

A fisioterapia respiratória em bebês, por exemplo, mantém o sistema respiratório, reduzindo dificuldades nas trocas gasosas, melhorando a eficiência do processo e eliminando secreções.

Fisioterapia respiratória ambulatorial

Nesse tipo de fisioterapia pulmonar, os exercícios são praticados em clínicas, tendo como objetivo reduzir os sintomas de doenças crônicas, como asma, além das doenças que afetam o coração.

A frequência desta fisioterapia deve ser receitada pelo médico, podendo ser de uma a duas vezes por semana, até que a capacidade respiratória esteja completamente estabilizada.

Fisioterapia pulmonar domiciliar

Em uma clínica de boca preenchimento que também ofereça os serviços de fisioterapeutas respiratórios esses profissionais podem atender os pacientes em casa.

É muito indicada para pessoas que tiveram alta do hospital, mas que ainda se encontram em fase de recuperação de problemas respiratórios ou cardíacos, como no caso de pacientes que infartaram.

Esse tratamento também pode ser feito de uma a 2 vezes por semana, a depender da orientação do próprio fisioterapeuta.

A pessoa é estimulada a praticar os exercícios respiratórios em casa diariamente ou conforme as orientações do profissional.

Também pode ser necessária a utilização de aparelhos que retiram as secreções, como no caso do nebulizador, juntamente com a realização de exercícios de respiração forçada.

Fisioterapia pulmonar em hospitais

Um pequeno projeto de jardim pequeno pode ajudar a melhorar as capacidades respiratórias do paciente, entretanto, caso seja necessário, é fundamental fazer essa fisioterapia em um hospital.

Isso é muito comum entre pacientes acamados e internados, mas os exercícios ajudam a melhorar a capacidade motora das vias respiratórias, mesmo quando a pessoa não tem nenhum tipo de problema nas vias aéreas.

Nesse caso, recomenda-se uma sessão por semana, por tempo indeterminado, sendo encerrada apenas quando a pessoa recuperar plenamente sua capacidade respiratória.

Conclusão

A fisioterapia é muito importante para diversas necessidades, e ao contrário do que algumas pessoas acreditam, ela não serve apenas para problemas de articulação, musculares ou ósseos.

Essa ciência também ajuda a diminuir outros problemas, como a enxaqueca, por essa razão, ela vem sendo largamente utilizada na melhora da capacidade pulmonar do paciente.

Os exercícios feitos com esse profissional melhoram a troca gasosa do pulmão, ajudam a expandir os músculos pulmonares, além de liberar secreções do órgão e de suas vias aéreas.

A desobstrução e limpeza dessas vias melhora a sensação de bem-estar e diminui as incidências de falta de ar.

Para os adultos, é uma forma também de diminuir o tempo de internação hospitalar, facilitar a chegada de oxigênio em todo o organismo e combater qualquer tipo de dificuldade respiratória.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Write a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Quais instituições oferecem empréstimo pessoal para negativados?

A facilidade do meio virtual aumentou o número de empresas que fazem empréstimos online; veja quais delas também trabalham …

O que é e como funciona o leasing?

Modalidade é opção a mais para quem quer usufruir de um bem sem se endividar.   O leasing é uma modalidade …

8 ‌exercícios‌ ‌para‌ ‌fazer‌ ‌diariamente‌ ‌durante‌ ‌o‌ ‌seu‌ ‌tempo‌ ‌de‌ ‌trabalho‌

O tempo para a academia está escasso, mas é possível incluir exercícios no trabalho, durante o expediente e sem atrapalhar …