Blog

Dozen of articles. Improve your lifestyle now!

7 benefícios para criar um blog de fisioterapia

Muitas pessoas confundem blog com site, mas eles são diferentes em seu conceito, principalmente, no que diz respeito ao objetivo de cada um.

O marketing digital veio para mudar a maneira como divulgamos produtos e serviços, e isso inclui os consultórios médicos e profissionais como os fisioterapeutas.

O objetivo do blog é veicular conteúdos relevantes para determinado público-alvo, com a intenção de manter as pessoas informadas e se posicionar como especialista no assunto.

A internet é uma fonte de informações muito extensa, é exatamente por isso que muitas pessoas procuram se informar a respeito de qualquer problema e necessidade que venham a ter.

Você mesmo, como usuário, pesquisa muitas coisas no Google, relacionadas a assuntos de seu interesse. Este comportamento é padrão e é ainda mais extenso quando o assunto é saúde.

As pessoas pesquisam seus sintomas e problemas para saber o que pode estar acontecendo e as possíveis opções de tratamento.

Ao oferecer conteúdos esclarecedores em seu blog, além de responder às dúvidas dessas pessoas, você conquista a confiança delas.

Pensando nisso, vamos explicar o que é blog, como funciona, quais são os seus objetivos e os benefícios que ele traz para os fisioterapeutas.

O que é blog?

O blog é um tipo de site na internet que tem o objetivo de estabelecer uma comunicação entre a empresa e seu público.

É um espaço exclusivo, onde você publica materiais relacionados à sua área de atuação, com foco nos assuntos de interesse do público-alvo.

Mas diferentemente dos sites, o blog de um restaurante que vende marmita fitness congelada é constantemente atualizado, trazendo uma espécie de diário para os visitantes, onde eles podem se manter informados.

O blog tornou-se parte essencial das estratégias de marketing das empresas porque a produção de conteúdo relevante é primordial para a construção de uma imagem positiva e se posicionar como autoridade no assunto.

Conhecida como marketing de conteúdo, essa estratégia esclarece as dúvidas das pessoas, por meio de materiais que podem assumir diferentes formatos, como:

  • Textos;
  • Vídeos;
  • Áudios;
  • Imagens;
  • Infográficos.

E esses conteúdos são publicados em um canal exclusivo para isso, no caso, o blog. Essa estratégia é fundamental para qualquer tipo de negócio ou profissional, inclusive uma clínica de fisioterapia.

Seu funcionamento é muito simples, pois o canal deve ser constantemente atualizado, tendo como objetivo levar informação, melhorar a imagem da empresa, conquistar a confiança do público e posicionar a marca como autoridade.

No caso de um fisioterapeuta, ele consegue esclarecer as principais dúvidas das pessoas que visitam o seu blog, mostrando ser o profissional mais preparado para atender as necessidades delas.

Você pode falar sobre diferentes assuntos, por exemplo, sobre as situações nas quais é indicado realizar procedimentos, como RPG para a coluna.

Investir nesse canal é muito importante para os fisioterapeutas, e vamos falar um pouco mais sobre isso no próximo tópico.

Importância do blog para uma clínica de fisioterapia

Uma clínica de fisioterapia que possui o próprio blog está à frente de seus concorrentes, visto que são capazes de estreitar a relação com seus possíveis pacientes e criar um vínculo com aqueles que já frequentam a clínica.

Também é meio depois desse canal que você vai conhecer melhor o seu público, entender quais são suas necessidades pessoas opiniões.

O blog também permite que você entenda quem são os seus pacientes e o que eles esperam do tratamento fisioterapêutico. 

É uma forma de você conhecer os principais problemas que essas pessoas enfrentam e de que maneira pode resolvê-los.

Você vai conquistar mais visibilidade para o seu consultório e aumentar sua popularidade na área, pois os conteúdos publicados também são uma forma prática de divulgação.

Qualquer empresa, como no caso de um restaurante de alimento funcional, que queira ter mais sucesso na internet, precisa incluir o blog entre suas estratégias.

Entretanto, é fundamental que ele esteja sempre atualizado com conteúdos de qualidade e informações referentes à área de fisioterapia.

Com isso, você conquista mais credibilidade e tem acesso a uma série de benefícios que só esse canal é capaz de proporcionar. 

Benefícios do blog para os fisioterapeutas

Criar um blog e atualizá-lo com conteúdos ricos informativos traz muitos benefícios para uma clínica de fisioterapia, e dentre eles podemos mencionar:

1.    Educar os visitantes

O seu público precisa ser educado a respeito dos diversos assuntos que rodeiam a fisioterapia. Quando você transmite essas informações, ajuda a resolver os problemas das pessoas sem que elas precisem contratar você.

Pensando dessa forma, pode parecer para qualquer clínica, como uma de fertilização in vitro, que não compensa investir nesse tipo de estratégia, mas, é o contrário.

Oferecer soluções pela internet é uma forma de mostrar que você domina a sua área e que está pronto para atender às necessidades das pessoas mesmo estando longe. 

Isso aumenta as chances de elas te procurarem para os possíveis tratamentos.

2.    Conquistar a propaganda boca a boca

A propaganda boca a boca é muito difícil de conquistar, mas ela é extremamente importante e poderosa.

Se uma clínica de fisioterapia cria um blog esclarecedor e cheio de informações ricas, ela conquista a confiança de muitos pacientes e estes vão indicá-la para outras pessoas.

Isso acontece porque a informação aumenta o engajamento daqueles que visitam o seu blog, e isso faz com que eles indiquem a sua clínica para conhecidos, amigos e familiares.

3.    Adquirir um número grande de pessoas

O blog vai fazer com que você atraia as pessoas certas para sua clínica, isso aumenta as chances de elas entrarem em contato, já que passaram a confiar mais em você e estão por dentro de seus problemas.

Consequentemente, todos aqueles que procurarem o profissional fisioterapeuta, estarão mais propensos a realizar o tratamento com ele.

Em linhas gerais, o blog é fundamental para atrair as pessoas certas para dentro da sua clínica, muito antes que seus concorrentes.

4.    Cria autoridade

Quando o assunto é saúde, não existe nada mais importante para as pessoas do que confiar no profissional. 

Ao transmitir informações por meio do blog de uma clínica de fisioterapia, você mostra para elas que domina a sua área de atuação.

Em outras palavras, você mostra a sua autoridade como profissional, assim como no caso de uma clínica de oxigenoterapia hiperbárica.

Construir autoridade é fundamental para conquistar a confiança dos pacientes e futuros pacientes. Se as pessoas confiam em você, naturalmente, vamos procurá-lo para realizar seus tratamentos.

5.    Atrai as pessoas certas

Antigamente, o marketing tinha como foco apenas atrair um maior número de pessoas possível, o que exigia mais gastos e investimento de tempo.

O objetivo mudou completamente, pois a principal visão agora é atrair quem realmente tem chances de se consultar com você.

O usuário vai pesquisar informações relacionadas aos seus conteúdos no Google isso naturalmente o classifica como um potencial paciente.

Ao esclarecer sua principal dúvida, possivelmente ele vai entrar em contato com a clínica, o que vai poupar tempo com outros esforços para divulgar o seu trabalho.

Uma vez que uma pessoa realmente interessada procurar você, as chances de ela iniciar o tratamento fisioterapêutico são muito grandes.

A mesma situação se aplica a outras especialidades, como uma clínica de preenchimento de boca que conquista um número cada vez maior de clientes.

6.    Baixo custo

O blog é um dos canais mais financeiramente acessíveis quando falamos de marketing digital para fisioterapeutas ou qualquer outra especialidade.

Isso é especialmente importante para quem está começando agora e não tem muitos recursos para investir em sua divulgação.

Existem muitas plataformas de blog que são gratuitas e completas, além de fáceis de serem manipuladas.

Você só precisa escolher onde vai hospedar o seu blog e começar a criar os conteúdos que serão publicados nele.

7.    Fidelizar os pacientes

Não são apenas as pessoas que buscam soluções na internet, como depilação a laser para homens, que vão acessar os blogs das empresas.

Você mesmo pode indicar essa plataforma para os seus pacientes, para que eles esclareçam de maneira completa qualquer dúvida relacionada ao seu tratamento e outros procedimentos fisioterapêuticos.

Ao acessarem o seu blog e perceberem o valor e a relevância dos seus conteúdos, seus pacientes vão se sentir mais confiantes em realizar o tratamento com você, o que aumenta as chances de fidelizá-los.

Conclusão

Em resumo, muitas empresas e profissionais já entenderam a importância de criar um blog para construir sua autoridade e credibilidade.

Os fisioterapeutas também podem contar com esse recurso para divulgar o seu trabalho e mostrar seus conhecimentos como profissionais.

Com isso, você vai conquistar credibilidade e mais pessoas poderão encontrar a sua clínica pela internet.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Write a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Quais instituições oferecem empréstimo pessoal para negativados?

A facilidade do meio virtual aumentou o número de empresas que fazem empréstimos online; veja quais delas também trabalham …

O que é e como funciona o leasing?

Modalidade é opção a mais para quem quer usufruir de um bem sem se endividar.   O leasing é uma modalidade …

8 ‌exercícios‌ ‌para‌ ‌fazer‌ ‌diariamente‌ ‌durante‌ ‌o‌ ‌seu‌ ‌tempo‌ ‌de‌ ‌trabalho‌

O tempo para a academia está escasso, mas é possível incluir exercícios no trabalho, durante o expediente e sem atrapalhar …