Blog

Dozen of articles. Improve your lifestyle now!

Saúde 5.0: saiba mais sobre esse conceito

A saúde 5.0 é um termo utilizado para se referir às transformações pelas quais a medicina e o setor de saúde vêm passando nos últimos anos.

Devido à evolução da tecnologia, outros setores acabaram evoluindo também, e por essa razão, a área da saúde se reinventa constantemente, para que assim possa oferecer todo o cuidado necessário para o paciente.

Para isso, faz uso de tecnologias como smartwatches, telemedicina, internet das coisas, inteligência artificial, dentre outros recursos.

A saúde 5.0 já ultrapassou a integração e agora está mais relacionada à conectividade, portanto, além de sistemas integrados, possui diferentes recursos conectados que ajudam a monitorar os pacientes, facilitando o trabalho de médicos e enfermeiros.

Todos esses recursos ajudam a garantir mais autonomia e qualidade de vida para o paciente, que vai precisar ou já está passando por algum tratamento médico.

Além de facilitar diferentes tipos de tratamento, a saúde 5.0 garante mais qualidade de vida para todos, independentemente de sua condição física.

Para te ajudar a entender um pouco mais sobre o assunto, neste artigo, vamos explicar o conceito de saúde 5.0, mostrar seus objetivos, suas funções e os benefícios que trouxe para a sociedade. Confira!

Por dentro do conceito de saúde 5.0

Clínicas e hospitais vêm, com o tempo, se adaptando às tecnologias, de modo a oferecer um atendimento adequado ao novo perfil de paciente, que é mais conectado e questionador.

Logo, a saúde 5.0 surge como um conceito que funciona por meio do uso de diferentes recursos tecnológicos, como:

  • Telemedicina;
  • Inteligência artificial;
  • Internet das coisas (IoT);
  • Dispositivos vestíveis (wearables).

As pessoas estão mais bem informadas, por isso, antes de procurar por uma clínica de fertilização, elas leem tudo sobre o assunto e chegam ao consultório com perguntas mais evoluídas.

Ou seja, os pacientes modernos são mais exigentes e querem protagonizar os cuidados com sua saúde. São pessoas que estão conectadas o tempo todo por meio de dispositivos móveis, como os smartphones.

Por essa razão, é muito importante que o setor de saúde passe a trabalhar com recursos tecnológicos de ponta.

Principais objetivos da saúde 5.0

Um dos objetivos da saúde 5.0 é garantir a presença da tecnologia em boa parte dos processos, pois ela ajuda a conectar as informações e guia as tomadas de decisões.

Esses propósitos se enquadram dentro da jornada do cliente, que é formada pela prevenção, diagnóstico, tratamento e cuidados em casa.

Todos esses pontos se conectam por meio da tecnologia e as informações circulam de maneira mais natural. Com isso, esse padrão de saúde permite que o paciente tenha acesso ao seu histórico hospitalar.

Por exemplo, se está fazendo uma dieta acompanhada pelo nutricionista, ele pode inserir um novo alimento, como pão funcional em uma plataforma, para saber se antes de consumi-lo, ele precisa consultar novamente o nutricionista.

Se o paciente apresentar algum sintoma, ele também pode acessar a plataforma e inserir essa informação. A tecnologia permite a realização de uma triagem, que utiliza o machine learning para orientar quanto ao agendamento de uma consulta.

Ademais, mostra se é o caso de procurar um centro de saúde ou chamar uma ambulância, mas tudo isso vai depender do histórico de saúde do paciente e dos sintomas que ele está apresentando.

No hospital ou consultório, o médico tem acesso às informações, e por meio do big data ou de inteligência artificial, toma decisões mais assertivas em relação à situação da pessoa.

Todos terão acesso a uma comunicação mais humanizada e imediata como médico e toda a equipe que presta atendimento.

Em vista disso, podemos resumir que o principal objetivo da saúde 5.0 é melhorar a qualidade de vida das pessoas e oferecer um atendimento mais rápido e humanizado, ao mesmo tempo em que permite que as pessoas acompanhem seu histórico de saúde.

Funções da saúde 5.0

Há tempos estamos vivenciando a incorporação da tecnologia na área da saúde. O big data, por exemplo, é uma das principais ferramentas utilizadas para armazenar informações sobre os pacientes.

Juntamente com outras tecnologias, como machine learning e a inteligência artificial, tivemos acesso a novas soluções, como catraca para academia automatizada, e na área da saúde, novas possibilidades de tratamentos.

Essa é a principal função da saúde 5.0, além disso, ela também permite diagnósticos mais precisos e rápidos, cirurgias menos invasivas e outras opções revolucionárias para diferentes tipos de tratamentos.

A saúde 5.0 é considerada um setor amplamente conectado, que vai muito além das funções da inteligência artificial. Isso porque é levada em conta a maneira como essas tecnologias são aplicadas e a conectividade na área da saúde.

Por exemplo, o paciente pode utilizar um wearable para acompanhar seu tratamento médico, de modo a confirmar qualquer dúvida que tenha relacionada aos procedimentos adotados pelo médico.

O objetivo de tudo isso é atender às demandas das pessoas que estão mais conectadas, contestadoras e autônomas, e que buscam ter mais domínio sobre o seu prontuário médico.

Como consequência, todo paciente será protagonista de sua jornada no sistema de saúde, o que leva mais valor e qualidade de vida para todos.

A saúde 5.0 traz mais garantias para os pacientes, e é justamente isso que agrega valor aos seus tratamentos. Se uma pessoa vai fazer uma cirurgia, ela não tem garantias de que o procedimento vai funcionar.

É diferente quando compramos qualquer tipo de produto, como jaleco médico. Se o produto não funciona adequadamente, nós podemos trocá-lo.

Mas isso não acontece, por exemplo, quando uma pessoa faz uma cirurgia plástica e o resultado não fica como o esperado. 

Antes de realizar qualquer tipo de procedimento, o paciente assina um documento atestando estar ciente de que o tratamento pode não sair como planejado.

Isso tira qualquer garantia para a pessoa, mas se o paciente tem acesso a uma plataforma que reúne todas as informações de sua saúde, ele pode se certificar de que a sugestão oferecida pelo médico é realmente o que ele precisa no momento.

Todas essas informações são compartilhadas em larga escala, de modo que todas as etapas da jornada do paciente possam ser acessadas, e assim, fazer julgamentos mais assertivos.

Clínicas e hospitais podem optar por tratamentos mais adequados, desde massagem holística até uma cirurgia mais complexa. Além disso, são capazes de selecionar aqueles pacientes que precisam de mais cuidado.

Tudo isso melhora a qualidade de vida das pessoas, sem que elas precisem passar de um médico a outro, visto que todos os profissionais podem fazer uma análise holística e integral de seu estado de saúde.

Se a pessoa precisa ser encaminhada para um tratamento ou cirurgia mais complexa, o médico consegue fazer um estudo completo da situação de saúde da pessoa, e escolher a opção que mais garante sua qualidade de vida.

Benefícios desse novo conceito em saúde

Desde um tratamento rpg para a coluna até cirurgias mais invasivas, a saúde 5.0 traz benefícios em todas as opções da área da saúde.

Os médicos são profissionais que pesam pela segurança, qualidade e agilidade, e esses pilares são mantidos e até mesmo melhorados com o uso da tecnologia.

Supondo que um profissional atende seus pacientes por meio de telemedicina, ele consegue coletar indicadores, como peso, pressão arterial e até dados de glicemia, e dessa forma, pode fazer um acompanhamento do paciente.

Isso acontece porque ele tem acesso a outros dados dessa pessoa, que somados podem oferecer um diagnóstico e um tratamento.

Um fisioterapeuta que vai fazer essa análise digital, pode encaminhar o paciente para diversos tratamentos, como pilates para artrose, por meio da telemedicina.

Também é possível enviar uma receita digital para farmácia, que vai providenciar a entrega do medicamento, sem que o paciente nem mesmo precise sair de casa. Todas essas possibilidades são vantagens da saúde 5.0.

Para operar dessa forma, hospitais, clínicas de profissionais da saúde podem contar com plataformas que oferecem um conjunto de soluções que facilitam a interoperabilidade e a conectividade de vários sistemas e ferramentas tecnológicas.

Todos têm acesso a outros complementos funcionais, que colaboram com os recursos que já existem no mercado. A partir disso, os pacientes têm acesso a várias opções, desde remédios manipulados até cirurgias e outros tipos de tratamentos.

Conclusão

A tecnologia está presente em nosso dia a dia de várias formas, e ela veio para facilitar a nossa rotina e tornar a vida mais prática e segura.

Utilizamos os recursos tecnológicos em casa, no trabalho, na vida pessoal e agora também podemos contar com eles para os cuidados com a saúde.

A evolução nesse setor trouxe a saúde 5.0, que está mudando a maneira como as pessoas se consultam com os médicos, permitindo que sejam mais participativas em seus tratamentos e diagnósticos.

A área da saúde evolui continuamente, justamente para acompanhar o surgimento de novos recursos tecnológicos, e quem ganha com isso são os pacientes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Write a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Quais instituições oferecem empréstimo pessoal para negativados?

A facilidade do meio virtual aumentou o número de empresas que fazem empréstimos online; veja quais delas também trabalham …

O que é e como funciona o leasing?

Modalidade é opção a mais para quem quer usufruir de um bem sem se endividar.   O leasing é uma modalidade …

8 ‌exercícios‌ ‌para‌ ‌fazer‌ ‌diariamente‌ ‌durante‌ ‌o‌ ‌seu‌ ‌tempo‌ ‌de‌ ‌trabalho‌

O tempo para a academia está escasso, mas é possível incluir exercícios no trabalho, durante o expediente e sem atrapalhar …