Blog

Dozen of articles. Improve your lifestyle now!

8 benefícios do agendamento online

A medicina tem usado cada vez mais os recursos tecnológicos para agilizar diagnósticos, auxiliar no tratamento de doenças e facilitar o trabalho dos profissionais da área de saúde, e  o agendamento online é uma das possibilidades trazidas pelo uso da tecnologia.

Tudo isso melhora o atendimento aos pacientes e facilita a vida de todos os envolvidos, e dentre todas as funcionalidades, uma das que mais se destacam é o agendamento online.

Ele já é largamente utilizado no Brasil, mas há muito tempo está presente em outros países. Por conta das facilidades trazidas por essas ferramentas, esse recurso já faz parte da rotina de muitos consultórios, hospitais e clínicas médicas.

Por meio dele, os pacientes podem agendar suas consultas e procedimentos, de modo rápido, simples e automático.

Antigamente, era mais comum que as pessoas entrassem em contato com clínicas e consultórios pelo telefone. Entretanto, por meio dos sistemas de automação, nos dias de hoje é possível agendar esses serviços pela internet.

Para que você entenda mais sobre o tema, vamos explicar qual o conceito de agendamento de consulta online, como funciona, seus objetivos e os benefícios trazidos por essa funcionalidade. Acompanhe a leitura!

O que é e como funciona o agendamento de consulta online?

O agendamento de consulta online nada mais é do que a possibilidade de agendar consultas e procedimentos pela internet. Ele funciona por meio de um sistema médico, integrado a um software de gestão adequado para clínicas e consultórios.

É dessa forma que todas as informações importantes para o estabelecimento ficam armazenadas e centralizadas.

Assim, se o paciente agendou uma quiropraxia hérnia de disco, por exemplo, todas as informações podem ser acessadas pela equipe médica e pelos atendentes do local.

Nesse tipo de agendamento, o próprio paciente marca suas consultas por meio de um aplicativo ou site. Tanto a marcação quanto a desmarcação são feitas totalmente online, sendo que as informações são registradas de maneira automática.

Além disso, alguns sistemas utilizados para o agendamento virtual enviam mensagens para lembrar e confirmar as consultas médicas.

Além de trazer mais segurança e conforto para os pacientes, também é uma forma de melhorar o trabalho das secretárias e reduzir o número de faltas.

Por que agendar online?

Esse tipo de agendamento tem várias finalidades, entre elas possibilitar uma melhor organização da agenda médica. Esses sistemas permitem personalizar agenda, por meio de cores diferentes para cada procedimento.

Com isso, o profissional pode se preparar melhor para consulta, principalmente quando são realizados dois ou mais procedimentos em uma única visita.

Outro objetivo dessa tecnologia é evitar erros como duplicidade de horários e orientar o profissional quanto aos utensílios e até mesmo melhor tipo de jaleco médico que ele deve utilizar.

O agendamento pela internet também tem como finalidade agilizar o atendimento, evitando que os pacientes precisem esperar que a recepcionista encontre suas fichas médicas em meio a uma pilha de papéis.

Ademais, os prontuários são bem organizados dentro de um sistema e, com poucos cliques, a recepcionista consegue localizar todos os dados nos pacientes. Além disso, na falta de qualquer dado importante, o próprio sistema sinaliza.

Essa tecnologia também ajuda a otimizar o dia a dia da clínica, organizando, inclusive, a lista de espera dos pacientes.

Fazer essas anotações em uma folha de papel não é um trabalho efetivo, visto que é necessário conferir a agenda diariamente, para saber em qual horário é possível encaixar o paciente, o que levaria tempo.

Por outro lado, ao oferecer o agendamento online, a clínica ou consultório dispõe de uma lista digital que centraliza os nomes de quem está aguardando para ser atendido futuramente.

Além dessas funções, outra finalidade dessa ferramenta é possibilitar que os profissionais tenham mais controle do histórico de seus pacientes.

A pessoa que será atendida não precisa esperar que seu prontuário seja encontrado em meio a outros papéis e muito menos precisará responder novamente perguntas que já foram esclarecidas na consulta anterior.

Dentro de uma clínica de reprodução, o atendimento se torna muito mais prático e o paciente vai se sentir muito mais seguro e satisfeito.

Todas as funcionalidades oferecidas pelo agendamento online de consultas trazem muitos benefícios para os estabelecimentos e seus pacientes. Veja quais são os principais no próximo tópico.

Vantagens do agendamento de consultas via internet

O uso da tecnologia pela área de saúde traz muitos benefícios para os profissionais e para os próprios pacientes. No que diz respeito ao agendamento online, as principais vantagens desses sistemas são:

1. Atendimento 24 horas

Este sistema permite que os pacientes agendem suas consultas e procedimentos 24 horas por dia, nos 7 dias da semana.

Trata-se de um sistema de automação eficiente, assim como aquele utilizado em uma catraca para academia. Por conta disso, o paciente pode agendar suas consultas no melhor momento para ele.

Em outras palavras, a clínica ou consultório sempre estará disponível para que a pessoa realize as marcações, sem precisar se preocupar com horários.

2. Mais agilidade e otimização do tempo

A tecnologia está presente em nosso dia a dia de muitas formas, por isso, ela se transformou em nossa aliada. Pelo fato da internet estar cada vez mais acessível, as pessoas procuram atender às suas necessidades de modo virtual.

Por meio de um agendamento de consultas pela internet, você moderniza sua clínica e oferece uma solução mais prática e rápida para o dia a dia dos pacientes.

Consequentemente, uma clínica de médicos osteopatas será bem-vista pelas pessoas, que também vão se sentir mais confiantes diante da inovação.

As pessoas podem agendar suas consultas por meio de qualquer tipo de dispositivo, seja um computador, tablet ou celular, e isso é o que garante mais eficiência e rapidez.

3. Reduz o número de faltas

Um sistema de agendamento de consultas pela internet pode reduzir em até 30% as faltas dos pacientes. Isso acontece porque, depois de agendar a consulta, essas pessoas podem receber confirmações, por meio de diferentes canais, como:

  • SMS;
  • WhatsApp;
  • E-mail;
  • Telefone.

Esses lembretes ajudam a reduzir a taxa de absenteísmo, principalmente quando são enviados no dia anterior à consulta, para evitar que a pessoa se esqueça.

4. A qualidade do atendimento aumenta

As pessoas estão cada vez mais preocupadas com sua saúde, por isso, escolhem uma alimentação balanceada com uma marmita fit para semana, assim como procuram atendimento de qualidade em clínicas e consultórios com mais frequência.

Ao chegarem para a consulta, a recepção reduz o tempo de espera dessas pessoas, visto que terá acesso ao seu histórico de maneira mais rápida.

Além disso, outros procedimentos, como a retirada de resultados, também se tornam muito mais rápidos e personalizados.

5. Amplia as possibilidades de agendamento

Sua clínica não precisa abrir mão do agendamento presencial ou pelo telefone, pelo contrário: ao adotar um sistema de agendamento pela internet, você amplia as possibilidades e cria mais um canal de atendimento.

Ou seja, uma clínica para fazer exame admissional terá mais um canal de comunicação efetivo com seus pacientes. Por essa razão, há até mesmo a possibilidade de aumentar o número de atendimentos, sem precisar contratar novos atendentes.

6. Mais conveniência para os pacientes

A rotina das pessoas está cada vez mais corrida, por isso, poucos têm tempo para ficar em uma ligação, aguardando para ser atendido.

Sem falar que quando se trata de consultas médicas ou agendamento de exames, é fundamental agilizar esse processo, pois quando se trata de questões de saúde, a rapidez é necessária.

Por meio de um sistema de agendamento pela internet, seus pacientes podem optar por uma funcionalidade compatível com sua rotina.

7. Orientações para os pacientes

Por meio do respaldo que essa tecnologia oferece, no ato do agendamento de um exame, o paciente pode ser orientado sobre o tipo de preparo, como a necessidade de jejum ou uso de algum medicamento.

Até mesmo clínicas veterinárias que fazem endoscopia em cachorro podem utilizar essa tecnologia e orientar os donos de pets.

Todas as informações ficam disponíveis na plataforma e podem ser enviadas por e-mail para que o paciente não deixe de se preparar para os exames que precisa fazer.

8. Otimiza o tempo

Além de agilizar o processo de marcação de consultas, alguns sistemas permitem que o paciente tenha acesso ao resultado de seus exames pela internet, o que evita que ele precise se deslocar até o laboratório.

Ele pode apenas imprimir os resultados em casa e levá-los ao consultório para dar início ao tratamento, caso seja necessário.

Conclusão

Muitas clínicas, consultórios e os hospitais já perceberam todas as vantagens trazidas pelo agendamento de consultas na internet.

Essa ferramenta, além de modernizar o estabelecimento, facilita a vida dos profissionais da saúde e de toda a equipe, trazendo mais conforto e praticidade para o dia a dia dos pacientes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Write a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Quais instituições oferecem empréstimo pessoal para negativados?

A facilidade do meio virtual aumentou o número de empresas que fazem empréstimos online; veja quais delas também trabalham …

O que é e como funciona o leasing?

Modalidade é opção a mais para quem quer usufruir de um bem sem se endividar.   O leasing é uma modalidade …

8 ‌exercícios‌ ‌para‌ ‌fazer‌ ‌diariamente‌ ‌durante‌ ‌o‌ ‌seu‌ ‌tempo‌ ‌de‌ ‌trabalho‌

O tempo para a academia está escasso, mas é possível incluir exercícios no trabalho, durante o expediente e sem atrapalhar …