Dicas de Fisioterapia para Pacientes e Fisioterapeutas

Leia nossos artigos. Melhore o seu estilo de vida agora!

Confira 4 mitos sobre acupuntura

Existem muitos mitos sobre acupuntura que fazem com que as pessoas se enganem a respeito desse tratamento milenar, que vem ajudando no combate a muitos problemas.

A medicina tradicional é muito importante, pois se baseia em ciência e estudo do corpo humano e das doenças. 

Temos nela todo o respaldo necessário para o tratamento de todas as comorbidades que podem atrapalhar a qualidade de vida.

Entretanto, nem sempre os métodos utilizados por ela são o suficiente, além disso, em alguns casos, os tratamentos da medicina tradicional podem ocasionar desconfortos para o paciente.

Essas situações não descartam a importância dos recursos da medicina científica, mas elas podem ser amenizadas com outras alternativas.

Uma delas é a acupuntura, que além de ser utilizada para reforçar os efeitos dos tratamentos da medicina tradicional, também ajuda a combater alguns problemas de saúde.

Ela já foi reconhecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como um método eficaz em diferentes situações. E independentemente de qual seja a necessidade, traz mais conforto e bem-estar para as pessoas.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o que é e como funciona a acupuntura, sua importância para a saúde e mostrar algumas curiosidades e mitos sobre ela.

Definindo a acupuntura e como ela funciona

A acupuntura surgiu na China como um método terapêutico que funciona por meio da inserção de agulhas na superfície corporal, com o objetivo de tratar doenças e promover a saúde.

Desde 1995, essa modalidade é reconhecida como especialidade médica, pelo Conselho Federal de Medicina, assim como um medicamento manipulado para ansiedade.

Nos últimos 50 anos, os efeitos da acupuntura vêm sendo estudados, o que provou sua eficiência fisiológica.

As agulhas utilizadas estimulam terminações nervosas da pele e dos tecidos subjacentes, como os músculos. 

Os estímulos seguem pelos nervos periféricos até o sistema nervoso central, desencadeando efeitos analgésicos.

Por liberar neurotransmissores, também funciona como anti-inflamatório, relaxante muscular e ações moduladoras sobre as emoções. 

Além de ser um método eficiente para estimular o sistema imunológico e outras funções orgânicas.

A Organização Mundial da Saúde emitiu um relatório recomendando o uso desse tratamento para mais de 200 doenças, dentre elas:

  • Lombalgia;
  • Cefaleia;
  • Enxaqueca;
  • Náuseas e vômitos;
  • Depressão;
  • Ansiedade;
  • Rinite alérgica.

A acupuntura é muito mais do que uma medicina alternativa, visto que ocupa lugar de terapia complementar a diversos tratamentos convencionais.

Sendo uma especialidade terapêutica que funciona por meio do manejo clínico de pacientes.

O profissional que executa esse procedimento deve estar autorizado a realizar exame físico do paciente, solicitar exames complementares e saber interpretar as informações.

Assim como no caso de um cirurgião plástico especializado em flacidez na barriga tratamento, o acupunturista precisa estabelecer um prognóstico terapêutico e assim prescrever tratamentos.

No Brasil, esses profissionais precisam ser formados em medicina e se especializar em acupuntura. 

É assim que eles saberão manipular as agulhas para que elas estimulem pontos anatômicos e promover um fluxo adequado no tratamento de doenças.

Importância da acupuntura para a saúde bem-estar

Como falamos, essa modalidade ajuda no tratamento de diversas doenças e problemas, como no caso da ansiedade.

Este é um problema causado pela sensação de apreensão ou receio, sem motivo real ou aparente. 

É normal se sentir ansioso, desde que esse sentimento esteja em graus aceitáveis.

A ansiedade se torna uma patologia quando a pessoa sente medo ou tensão por um período maior. 

As crises desencadeiam dores de cabeça, insônia, gastrite, dores difusas, dentre outros problemas.

Para a acupuntura não existe uma separação entre mente, corpo e espírito. A partir do momento em que um deles está em desarmonia ou é perturbado, todos os outros são prejudicados da mesma forma, causando transtornos emocionais.

A medicina recomenda que os indivíduos que sofrem desses problemas pratiquem exercícios físicos em aparelhos de academia, mantenham uma alimentação saudável e procurem um médico acupunturista.

Isso é recomendado porque a acupuntura trabalha com o objetivo de harmonizar a circulação de energia no corpo, eliminando doenças e reduzindo os sintomas de ansiedade, como sensação de incapacidade, pensamentos negativos e estresse.

No entanto, além dos sintomas de ansiedade, esse tratamento também ajuda a combater distúrbios digestivos, como gastrite, diarreia e constipação.

Ajuda no tratamento de distúrbios respiratórios, como bronquite, asma, dor de garganta e infecções pulmonares recorrentes.

Ela também é muito importante para o tratamento de distúrbios neurológicos e musculares, como dores no pescoço, cotovelo de tenista, tiques faciais, tendinite, dentre outros.

Quando unida à prática de atividades físicas em um rack crossfit, a acupuntura reduz dores crônicas, previne enxaqueca, minimiza dores pós-operatórias, cólicas renais, dores no nervo ciático e artrite reumatoide.

Trata-se de um procedimento eficiente, que inclusive é utilizado pela medicina veterinária, em cães, gatos e cavalos.

Para os seres humanos, ela também ajuda em casos de alterações menstruais, hormonais e reforça o sistema imunológico.

Dito isso, agora que já conhece os benefícios da acupuntura para a saúde e o bem-estar das pessoas, no próximo tópico, vamos mostrar alguns mitos e curiosidades desse tratamento.

Mitos e curiosidades sobre acupuntura

Essa técnica milenar chinesa é cheia de mitos e curiosidades, e para que você seja esclarecido sobre o assunto, separamos os principais.

Dentre as curiosidades está o fato de que os primeiros apontamentos sobre essa técnica estão no livro chinês Nei Jing, mas não se sabe quando ele foi publicado, entretanto, acredita-se que foi por volta de 200 a.C.

A espessura da agulha corresponde a dois fios de cabelo humano, além disso, essa especialidade é utilizada na China há mais de 2500 anos, e no início, as agulhas eram feitas com instrumentos de pedra, ossos e bambus.

A acupuntura ficou famosa no mundo todo, depois que o presidente norte-americano Richard Nixon visitou a China em 1972. 

Pois, um repórter que acompanhava a comitiva foi diagnosticado com apendicite e anestesiado por acupunturistas chineses.

A prática por trás desse tratamento divide o corpo em pontos, que são dispostos ao longo de meridianos em todo o corpo, e cada um deles exerce intensa atividade nervosa.

Os meridianos representam as redes interligadas que cobrem o corpo com os acupontos, e ao todo, são 361 pontos e 14 meridianos principais.

Além das curiosidades também existem muitos mitos sobre a acupuntura, e dentre os principais, temos os abaixo.

1.    Trata apenas as dores físicas

De fato, a acupuntura é muito eficiente contra as dores físicas, mas ela também é fundamental no desbloqueio de patologias mentais, como depressão, estresse e ansiedade.

Ela também tem se mostrado muito eficiente no combate a vícios em bebidas alcoólicas, dependência de drogas e tabagismo.

2.    Está relacionada ao misticismo

A acupuntura não tem relação nenhuma com o misticismo. 

Esse mito surgiu porque, durante muito tempo, acreditou-se que ela não passava apenas de um conhecimento empírico, sem fundamento científico.

Entretanto, assim como os tratamentos oferecidos em uma clínica de estética corporal, a eficácia dos aparelhos de medição da energia e conceitos de física quântica foram estudados e descartados da acupuntura.

A partir disso, ela passou a ser considerada pela Organização Mundial da Saúde como um tratamento complementar, o que ajudou a combater o preconceito e a reconhecer essa técnica milenar.

3.    É proibido para idosos

A acupuntura não é proibida para pessoas idosas, pelo contrário, ela é recomendada para tratar problemas típicos da terceira idade, como diabetes, acidente vascular cerebral e mal de Parkinson.

Se você perguntar para uma assessoria esportiva em hoteis sobre os benefícios desse tratamento, vai descobrir que ele é muito usado pelos atletas. Portanto, pode sim ser usado em idosos.

4.    As agulhas são dolorosas

Este é um dos maiores mitos sobre a acupuntura, mas diferentemente das agulhas utilizadas para tirar sangue, as da acupuntura são extremamente finas.

O máximo que o paciente sente é uma pinicada, formigamento ou choque assim que agulha inserida. 

No entanto, é uma sensação breve que não permanece por mais do que alguns segundos.

Agora, se o paciente sentir um incômodo persistente, o profissional retira as agulhas para preservar o conforto de quem está em tratamento.

A sensação é muito tranquila, inclusive, um médico obstetra particular pode recomendar o tratamento para uma gestante, ou seja, de forma alguma o paciente sentirá alguma dor.

Além disso, vale destacar que muitas pessoas se sentem tão relaxadas durante a sessão que chegam a pegar no sono.

Conclusão

Portanto, a acupuntura é benéfica e importante para a saúde do ser humano. 

Ela pode ser utilizada para diferentes necessidades, sendo uma metodologia segura e altamente recomendada pela medicina.

Você deve conversar com o seu médico sobre a possibilidade de iniciar esse tratamento para qualquer problema que venha apresentando.

Além de beneficiar a saúde física, é uma maneira de relaxar e equilibrar a sua saúde emocional.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Escreva um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

7 benefícios para criar um blog de fisioterapia

Muitas pessoas confundem blog com site, mas eles são diferentes em seu conceito, principalmente, no que diz respeito ao …

Óleos essenciais: confira 7 benefícios

Um prontuário médico digital pode encaminhar o paciente para os mais diversos tipos de tratamentos. 

4 benefícios do pilates para idosos

A prática de pilates para idosos pode ser uma ótima indicação, tendo em vista que a atividade é uma das que melhor se …