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7 benefícios de um café da manhã reforçado

O café da manhã é a primeira refeição do dia e também a principal. Ela vem depois do longo jejum da madrugada e, após uma noite de sono, necessitamos de uma reposição de energia para conseguir exercer todas as atividades ao longo do dia. 

 

Dessa forma, torna-se imprescindível fazer essa refeição completa e reforçada. Isso significa que ela precisa cumprir com todos os requisitos obrigatórios da nutrição funcional. 

 

O problema surge no fato de que muitas pessoas não compreendem ou não conhecem a sua importância e acabam por pular o café da manhã, permanecendo em jejum e prejudicando o corpo.  

 

Contudo, é importante ressaltar que essa refeição precisa ser feita corretamente, afinal, se não seguir alguns requisitos, como for baixa em calorias, pode aumentar seu apetite ao longo do dia.

 

Sua necessidade é comprovada cientificamente, uma vez que, segundo um estudo feito na Alemanha, quem faz uma alimentação mais reforçada no café da manhã consegue queimar o dobro de calorias do que as pessoas que fazem outras refeições fartas.

 

Essas questões são pontos essenciais para os indivíduos que tomam medicamento manipulado para emagrecer, pois permite que haja uma diminuição do consumo geral de alimentos e a ingestão de tudo o que o corpo precisa para ser saudável no processo. 

 

Além disso, quando o organismo fica muito tempo sem receber fontes de energia e, ao acordar, nenhum alimento de qualidade é ingerido, o sono poderá aumentar, visto que o organismo estará com hipoglicemia e sem energia para exercer algumas funções. 

 

Não existem desculpas para pular o café da manhã, seja por falta de apetite ou a alta velocidade das atividades do dia. A refeição pode ser preparada no dia anterior e embalada com papel para embrulhar lanche como forma de conservar sua qualidade. 

 

É muito importante destacar, porém, que fazer essa refeição de maneira reforçada não é sinônimo de quantidade, mas sim, de qualidade, consumindo os nutrientes que estimulam o metabolismo e o ajudarão a completar as funções básicas. 

Principais vantagens dessa refeição

Consumir um café da manhã reforçado e seguindo todas as recomendações nutricionais é de extrema importância, possuindo diversos benefícios quando feito diariamente. Alguns dos principais são:

1. Promove saciedade

Quando o café da manhã é feito do jeito certo, consumindo a quantidade de nutrientes essenciais, o metabolismo é capaz de equilibrar com maior eficiência os níveis de açúcar, mantendo o indivíduo saciado por mais tempo. 

 

Consequentemente, o indivíduo consegue ficar sem desejo por consumir rapidamente alimentos até a refeição seguinte, ponto essencial para quem está focado nos exercícios, realizando flexões no rack crossfit ou esteira na academia.

2. Energia ao longo do dia

Durante o período de desjejum enquanto as pessoas dormem, o organismo continua consumindo energia. Desse modo, é imprescindível repor esses nutrientes fundamentais. 

 

Eles são os responsáveis por realizar a manutenção do peso e para garantir a energia necessária, força e disposição para a realização das outras atividades durante o dia. 

 

Veja na prática: se uma pessoa dormiu por 8 horas, ela passou todas as horas gastando energia e não ingeriu nenhuma fonte para balancear a entrada e saída de energia. Quando acordar, ela estará com essa taxa em baixa, precisando repô-las. 

 

Caso não tome um café da manhã com todos os nutrientes, ao utilizar os aparelhos de academia, o seu corpo sofrerá e gastará a energia reserva, o que não é benéfico para o organismo, além de não ter forças para realizar os exercícios e possivelmente passar mal. 

3. O cérebro trabalha melhor

Quando a refeição é feita corretamente, o organismo fica mais bem preparado para o dia a dia, assim como não sofre com a falta de energia ou sintomas mais metabólicos, como a hipoglicemia.  

 

Assim, o indivíduo consegue ter um raciocínio mais claro e um aumento na sua concentração, pois o cérebro terá a quantidade necessária para realizar as conexões, sem causar sono ou desconcentração. 

 

Além disso, é fato que, depois de um tempo sem se alimentar as pessoas sentirão fome, o que pode prejudicar o desenvolvimento das atividades, visto que ela não será em um horário específico e pode causar a interrupção de algum trabalho. 

 

Outro fator causado pela fome é que ela tira a concentração, afinal, a pessoa ficará pensando nesse sentimento incômodo e não será capaz de focar no que está fazendo até ingerir alguma comida, situação que certamente ninguém gosta. 

 

Ademais, estudos já comprovaram que tomar um café da manhã reforçado permite que a capacidade de resolução de problemas de uma pessoa seja alterada positivamente, assim como a sua memória.

4. Garante resultados melhores

Muitas pessoas que passam por procedimentos voltados ao corpo, como flacidez na barriga tratamento ou diminuição da gordura corporal com nutricionista, sabem que a alimentação saudável é ponto essencial para alcançar esses resultados. 

 

Quando a primeira refeição do dia é feita corretamente, ela desencadeia uma sequência de refeições de acordo com os horários e as necessidades reais de cada pessoa. 

 

Esse ponto é essencial, pois garante que os procedimentos tenham os melhores resultados e mais fáceis de alcançar, pois uma alimentação que começa ruim, terminará ruim no final do dia, pela ideia de já ter errado no café, por que não liberar um “deslize” no fim? 

5. Você começa o dia bem e termina melhor

Como visto, o café da manhã é o responsável por fornecer as energias que serão utilizadas para enfrentar o dia. Então, quando ele começa em alta, as atividades serão melhor realizadas e refletirão na boa produtividade do dia. 

 

Ademais, pelo fato do café da manhã ser o responsável por fornecer o ponto inicial de energia para o dia inteiro, ele ajuda o indivíduo a não ter que gastar a sua energia reserva. Assim, ao longo do dia irá apenas repor o disponível para consumo do organismo.

 

Dessa maneira, quando chegar ao final, a pessoa não se sentirá esgotada e super cansada, pois o seu corpo trabalhou de acordo e não teve que gastar quantidades excessivas de seus recursos, diminuindo a fadiga final.

6. Diminui o risco de doenças

Quando o organismo está bem alimentado, ele consegue realizar as atividades com qualidade, permitindo que o sistema imunológico, responsável por combater doenças, fique mais forte e eficiente, prevenindo certas enfermidades, como a gripe. 

 

Entretanto, alguns estudos mostram que pular o café da manhã pode aumentar o risco de aterosclerose, uma doença cardiovascular que desencadeia o endurecimento e estreitamento das artérias. 

 

Outra doença que ele ajuda na prevenção é a diabetes tipo 2, uma vez que a sua não realização fazia com que as pessoas ingerissem mais carboidratos, açúcares e gorduras ao longo do dia e dos lanches, aumentando seu peso corporal e as chances de adoecerem. 

7. Impede a perda de massa magra

Quando alguém não ingere os alimentos e nutrientes essenciais, o organismo precisa procurar por outras fontes de energia, o que desencadeia a perda de massa magra, ou seja, aquela que é proveniente dos músculos.  

 

Consequentemente, perder a força dos músculos e a sua qualidade prejudica muito o desenvolvimento de uma pessoa e a sua capacidade de realizar atividades necessárias. 

 

Por exemplo, um indivíduo que pratica pilates para coluna e não toma um café da manhã contendo nutrientes essenciais, começará a perder força nos músculos, como do abdômen, que sustenta os ossos, interferindo tanto em seu tratamento quanto na qualidade de vida.  

 

Portanto, tomar um café da manhã reforçado possibilita a cada indivíduo manter o seu corpo forte e impedir que certas atividades causem dores no corpo. 

Opções para esta refeição

Existem alguns alimentos que são recomendados pelos especialistas como forma de garantir o fornecimento dos nutrientes que são necessários para um bom trabalho do organismo como um todo, que são:

 

  • Vitaminas: frutas e oleaginosas, que possuem fibras, minerais, vitamina C;
  • Laticínios: leite e iogurtes, fontes de cálcio e proteínas;
  • Ovos: fonte de vitaminas, minerais e proteínas e aumentam saciedade;
  • Cereais e pães: fornecem carboidratos, vitaminas e fibras;
  • Frutas: possuem fibras, minerais, vitaminas, ajudam no funcionamento do intestino;
  • Suco natural: consumo de frutas de forma variada;
  • Aveia: diminui o nível de colesterol e regula o intestino;
  • Chia: possui fibra, regula o açúcar e pressão no sangue;
  • Água: essencial para acordar o metabolismo, ajuda no seu funcionamento;
  • Nozes e castanhas: previnem doenças e ganho de peso.

 

É válido lembrar que cada um pode ser criativo na hora de juntar todos esses alimentos, consumindo-os de maneiras diferentes, para não enjoar. Existem diversas receitas na internet que também podem ajudar. 

 

Como muitos gostam, é permitido usar a máquina de café expresso automática e o filtro de café nessa refeição, contanto que não seja adicionado açúcar ou adoçante, pois não é o momento de aumentar a quantidade de açúcares. 

Conclusão

Tomar um café da manhã reforçado e de qualidade é essencial para qualquer pessoa passar bem o dia e com o organismo funcionando corretamente. 

 

Além de auxiliar em tratamentos, como ao fazer drenagens em uma clínica de estética corporal, bem como na prevenção de doenças, como a diabetes, ele permite que cada indivíduo consiga ter uma rotina melhor e mais produtiva. 

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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