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Exercitar-se sozinho: confira os benefícios

Fazer exercício físico é importante para manter a saúde, seja em casa ou na academia. Aliás, o objetivo das atividades físicas vai muito além de manter a forma, pois elas são recomendáveis até mesmo para auxiliar no tratamento de problemas emocionais.

O corpo humano não nasceu para ficar parado, sendo por esse motivo que uma vida sedentária representa um risco muito grande para as pessoas.

É durante os exercícios físicos que o coração trabalha melhor, o organismo recebe mais sangue, os pulmões são trabalhados, as articulações são movimentadas e o cérebro recebe mais oxigênio.

Toda essa movimentação fortalece os órgãos e todos eles são beneficiados, é por isso que os médicos recomendam a prática de exercício físico diária, pois é a melhor forma de prevenir diversos tipos de doenças.

Manter o corpo em movimento, mesmo durante os exercícios em casa, evita problemas como depressão, doenças do coração e até câncer.

Portanto, se você quer uma vida melhor e manter a sua saúde por mais tempo, precisa se exercitar. Independentemente da sua idade, essa é a melhor forma de crescer e envelhecer com saúde.

Neste artigo, vamos explicar a importância dos exercícios físicos, mostrar algumas atividades que você pode fazer sozinho e quais são os benefícios delas. Acompanhe!

Importância dos exercícios físicos

O dia a dia das pessoas está cada vez mais apertado. O tempo que passamos no trabalho chega a consumir quase todo o momento em que estamos acordados.

Quando não estamos trabalhando, precisamos comer, estudar, pagar as contas, resolver assuntos pendentes e quase não sobra espaço para os exercícios físicos.

Assim, se você não pratica atividade física, mesmo tomando medicamento manipulado para emagrecer, os resultados demoram para aparecer.

Além disso, uma vida sedentária cobra um preço muito alto a longo prazo, e você terá que arcar com ele no futuro. 

Exercitar-se é saudável não apenas para o corpo, mas também para a mente. Nosso humor melhora, temos mais disposição e o organismo é capaz de se prevenir contra doenças e problemas, como:

  • Depressão;
  • Estresse e ansiedade;
  • Insônia;
  • Irritabilidade;
  • Diabetes;
  • Doenças cardíacas;
  • Câncer.

Quando ocorre o acúmulo de gordura na região do abdômen, criamos resistência à insulina, para que possa metabolizar o açúcar no organismo.

Outro problema que pode ser evitado é a hipertensão, principalmente se os exercícios físicos forem combinados com uma dieta saudável e livre de alimentos industrializados.

Conforme envelhecemos, essas atividades também diminuem os riscos de osteoporose, uma vez que os tendões se fortalecem ao longo do tempo.

Você vai se sentir menos estressado, deprimido e ansioso, principalmente no caso de pessoas obesas, que podem desenvolver esses transtornos justamente por estarem acima do peso.

A frustração por não conseguir emagrecer leva a pessoa a descontar seus problemas emocionais na comida, pois ela libera serotonina, o que acaba criando um ciclo vicioso.

Logo, as atividades físicas que realizamos em casa ou com a ajuda de aparelhos de academia são a melhor forma de prevenir doenças no futuro.

Dicas essenciais para começar a se exercitar sozinho

Muitas pessoas preferem se exercitar sozinhas porque podem escolher o melhor horário do dia ou porque simplesmente não gostam de frequentar academias.

Independentemente de qual seja a sua situação, é possível contar com alguns recursos para praticar atividades físicas em casa.

 

A começar pelo uso de aplicativos próprios para o monitoramento de atividades, ou ainda, para acompanhar aulas de exercícios, como no caso do YouTube.

Apesar dele não ser exclusivamente para isso, por lá você encontra inúmeros vídeos de profissionais que ensinam vários tipos de exercícios para se fazer.

Ele é interessante, inclusive, para pessoas que já frequentam a academia e querem variar as modalidades em casa.

Fazer caminhadas

Correr e caminhar são, sem dúvidas, os tipos de exercícios que as pessoas mais gostam e que são recomendados por médicos e especialistas.

Para pessoas que usam ou não rack crossfit, caminhadas e corridas ajudam a queimar calorias e a melhorar o condicionamento físico.

Para acompanhar essa prática, você pode utilizar o Seven ou Runtastic, que estão disponíveis para Android e iOS, para monitorar os seus treinos e melhorar o desempenho.

Subir escadas

Subir escadas é um dos melhores exercícios cardiovasculares e de fortalecimento para as articulações. Ele é tão importante que muitas academias contam com um aparelho que simula essa atividade.

Quem mora em prédio pode utilizar as escadas ao invés do elevador, mas lembre-se de que é melhor evitá-las na descida, pois o impacto pode forçar o joelho e prejudicar as articulações.

Aulas de dança

Dançar também é uma ótima atividade física e que você pode fazer sozinho em casa. Se quiser aprender uma coreografia, também pode contar com plataformas como o YouTube.

A música está presente em diferentes atividades físicas, como musculação, aeróbica e até pilates para coluna. Mas se você gosta de dançar e não quer seguir uma coreografia pode, simplesmente, colocar uma música e se movimentar.

Inclusive, você pode fazer essa atividade enquanto cozinha ou limpa a casa, mas caso você more em um apartamento, não se esqueça dos fones de ouvido.

Pular corda

Muitas pessoas se preocupam com as abdominais e acabam se esquecendo de outras partes do corpo, e os glúteos são exemplos disso.

Um dos melhores exercícios para fortalecer esses músculos é pular corda, que além de beneficiar essa parte, fortalece as pernas e é um excelente treino cardiovascular.

Pedalar

Quando andamos de bicicleta fazemos um exercício completo, que beneficia a musculatura das pernas, do tronco e dos braços.

Você pode escolher um horário para pedalar ou substituir o carro ou transporte público pela bike. Além de praticar exercícios físicos, melhorar o condicionamento e beneficiar a saúde mental, você ajuda a preservar o meio ambiente.

Fazer prancha

Para se manter motivado, você pode procurar um estabelecimento especializado em conserto tela apple watch 3 e programá-lo para acompanhar a evolução dos seus exercícios físicos, como no caso da prancha.

Essa modalidade trabalha todos os músculos abdominais e exigem controle corporal, fazendo com que o seu corpo trabalhe a barriga, os braços e as costas.

Mantenha-se ereto para não sobrecarregar as costas e a lombar, fazendo 3 séries de 30 segundos cada para melhorar a tonificação do abdômen. Conforme for evoluindo, aumente o tempo gradualmente.

Benefícios das atividades físicas em casa

Você sabia que treinar em casa traz muitos benefícios para a saúde? Mesmo que não frequente uma academia, você pode ter acesso a todas essas vantagens, que são:

1 – Mais comodidade

Você não vai precisar dividir o espaço ou os equipamentos com outras pessoas. Além disso, terá mais tranquilidade e pode preparar o ambiente da maneira que quiser.

Se estiver procurando por informações sobre flacidez na barriga tratamento, saiba que os exercícios em casa ajudam a melhorar essa situação, e você ainda dispõe de algumas regalias, como ventilador e água à vontade.

2 – É gratuito

Frequentar uma academia, clubes e box de crossfit é muito benéfico, entretanto, é necessário fazer um investimento financeiro.

A pessoa que escolhe se exercitar em casa economiza dinheiro e pode obter excelentes resultados se contar com recursos simples, como vídeos de exercícios na internet.

3 – Maior praticidade

Quando vamos à academia logo depois do trabalho, por exemplo, precisamos levar algo para comer em um papel para embrulhar lanche. Também é necessário levar uma troca de roupa e itens de higiene pessoal para tomar banho.

Por outro lado, fazer exercícios em casa permite que você encontre os melhores horários para eles, principalmente para as pessoas que têm um dia a dia mais cheio e não dispõem de muito tempo.

Você não vai depender do horário de funcionamento da academia e pode fazer seus exercícios até mesmo de madrugada.

4 – Economia de tempo

Exercitar-se em casa, além de prático, é mais rápido. É possível manter o foco em exercícios de grande intensidade, que não vão consumir uma extensão do seu dia.

Por exemplo, com 30 minutos por dia, você pode obter ótimos resultados e não vai precisar perder tempo se deslocando até uma academia, ou pior, tendo que revezar equipamentos com outras pessoas, o que torna o exercício mais demorado.

Ao invés de se dirigir para outro local, depois dos exercícios você pode ir a uma clínica de estética corporal para cuidar ainda mais da sua saúde e da sua aparência.

Conclusão

Fazer exercícios em casa também é uma maneira de cuidar da saúde, sendo recomendada por médicos e especialistas. O importante é não ficar parado.

Com os recursos tecnológicos que temos acesso hoje em dia, é possível aprender exercícios físicos para fazer em casa que ajudam a manter a boa forma e a saúde.

Independentemente dos seus objetivos ou necessidades, o que vale é colocar o corpo em movimento para que agora e no futuro você tenha mais saúde, autoestima e qualidade de vida.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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