Dicas de Fisioterapia para Pacientes e Fisioterapeutas

Leia nossos artigos. Melhore o seu estilo de vida agora!

Caminhada: conheça seus benefícios de fazer

Modalidade mais executada de esporte, a caminhada é popular por sua capacidade de adequação à qualquer rotina e condicionamento físico, conferindo benefícios para o corpo e a mente relacionados ao aumento da longevidade e prevenção de doenças graves.

O aspecto singular da caminhada diante de outras atividades são suas características adaptáveis, como ritmo, duração e distância. Inclusive, caminhar faz parte da vida humana desde os primórdios em excursões nômades por grandes percursos. 

Aplicável mesmo em cronogramas apertados, cerca de 30 minutos de caminhada em ritmo moderado são suficientes para quebrar um padrão diário de sedentarismo. Diante das facilidades tecnológicas desta era, a tendência é manter-se parado ao invés do movimento. 

O sedentarismo figura entre os principais fatores de risco para doenças crônicas de ordem cardiovascular, como hipertensão, angina, aneurismas e infarto. A falta de exercício físico constante inibe o fortalecimento do coração, gerando maior desgaste com o tempo. 

Os níveis de sedentarismo variam de acordo com a frequência e intensidade das necessidades mais básicas realizadas, como deslocamento para o trabalho, esforço com compras e serviços de cuidado com a casa e a família. 

O coração de um indivíduo sedentário demanda maior fluxo arterial e desgaste muscular a cada exercício realizado, mesmo aqueles considerados leves, em comparação a uma pessoa habituada a uma rotina de movimento. 

Por fim, o sedentarismo se define como a ausência de uma rotina periódica de atividade física distinta daquelas necessárias para a execução de funções básicas. Estabelecer um cronograma de caminhada é, para muitos, a porta de saída desta condição. 

Grande parte dos indivíduos que inserem a caminhada em sua rotina são pessoas sem histórico de prática de esportes, detentores de maus hábitos alimentares e, por vezes, portadores de complicações como obesidade e diabetes.  

Leia esse artigo também e veja como pedir uma ambulância particular

Caminhada para todos

A caminhada está presente na vida de grande parte das pessoas em idade ativa, ou seja, inseridas na faixa etária que corresponde desde a adolescência até os sessenta anos. A atividade é considerada barata, por dispensar o uso de aparelhos de academia

Caminhar é uma atividade que pode ser realizada em casa, parques, trilhas e ruas de grandes centros urbanos, conferindo uma praticidade para o indivíduo. O método é, por vezes, combinado à troca de meios de transporte, ao substituir o carro pela ida a pé. 

Considerada um exercício popular entre os mais velhos, a caminhada possui efeitos que reverberam em todas as idades, sendo um artifício importante para combater o crescente sedentarismo infantil. 

Ademais, a prática pode ser um benefício conjunto para aqueles que vivem com cachorros. 

Para aqueles que desejam realizar o exercício sem sair de casa, esteiras eletrônicas são opções viáveis, seu tamanho permite a instalação em espaços de dimensões médias. Pode ser combinada com atividades para coordenação motora, como pilates para coluna.  

A atividade para crianças e adolescentes

Efeito atrelado ao aumento das horas despendidas com aparelhos digitais, o condicionamento físico das crianças apresenta um histórico de piora, onde o sedentarismo é combinado com a má alimentação. 

A falta de exercícios físicos estimula uma postura de descuido para todas as demais áreas da convivência, incluindo hábitos destrutivos de sono e deficiências de vitaminas, minerais e proteínas ao estágio considerado “desnutrição oculta”. 

Própria de regiões tecnologicamente desenvolvidas, a desnutrição oculta é uma condição que denota a grave ausência de elementos básicos para a nutrição humana causados não pela baixa ingestão de alimentos, mas pela pobreza nutritiva da dieta. 

Investir em uma caminhada para crianças e adolescentes pode ser uma tarefa que exija criatividade, envolvendo a escolha de locais interessantes como parques, praias e jardins, combinada à práticas como rack crossfit, além da persistência em manter uma rotina. 

No entanto, a caminhada é a alternativa mais fácil de inserir o exercício físico no início da vida, por ser uma prática que confere liberdade de personalização, porém, disciplina para manter o cronograma estabelecido, reduzindo as chances de sedentarismo no futuro. 

O exercício para os adultos

Os efeitos da caminhada na qualidade de adultos saudáveis é também notável. O exercício pode ser inserido em qualquer momento do dia, antes ou depois da ida ao trabalho ou em intervalos nas atividades do cotidiano. 

Além dos benefícios para o organismo, a caminhada é um modo acessível de cuidados com a aparência, reduzindo o acúmulo de gorduras e favorecendo o emagrecimento através da aceleração do metabolismo. 

Aspectos como flacidez na barriga tratamento podem ser remediados com a obtenção de rotinas de exercício constante. É importante frisar a necessidade de adaptar a intensidade da caminhada, respeitando limites ao passo em que evita zonas de conforto. 

O indivíduo adulto que deseja inserir a caminhada em sua rotina diária deve investir em tênis e roupas que garantam uma execução confortável da atividade, assim como observar onde estão seus limites e fraquezas. 

Um método importante para analisar os limites de intensidade, duração e distância de uma caminhada é avaliar o ritmo respiratório do indivíduo. Uma atividade de alta intensidade é caracterizada pela baixa capacidade de falar ou realizar outras funções durante o exercício. 

O indivíduo pode medir seu progresso com o uso de contadores de passos que calculam a distância, calorias, tempo despendido e o número total de pisadas durante a caminhada, estabelecendo metas realistas que estimulem sua evolução. 

Privilégios para o corpo e a mente

Os benefícios da caminhada se desdobram por todos os aspectos do bom desempenho do organismo, desde a calibração do metabolismo, níveis hormonais, desempenho da circulação, respiração e digestão. 

A prática deste exercício por, pelo menos, cinco vezes na semana, reúne um conjunto de efeitos que consistem em: 

  • Melhoras na resposta imune; 
  • Estímulo à absorção de cálcio e outras substâncias;
  • Aceleração do metabolismo; 
  • Combate aos problemas respiratórios; 
  • Secreção de neurotransmissores do bem-estar.

Juntos, esses fatores exercem um grande papel na prevenção de doenças, contribuem com a percepção de uma melhor qualidade de vida e asseguram um envelhecimento saudável, aumentando as expectativas de sobrevivência com saúde.

1 – Melhoras na resposta imune

O sistema imunológico é otimizado com o exercício físico. O hábito de caminhadas e outras atividades de intensidade moderada está associado a um retardo no enfraquecimento da imunidade, demonstrado pela maior quantidade de células de defesa em indivíduos ativos. 

Os efeitos da caminhada podem prevenir o aparecimento de doenças virais e bacterianas, reduzindo a incidência de resfriados, viroses e infecções sazonais. 

Assim, planejar uma caminhada diária antes da refeição em papel para embrulhar lanche previne a ação de patógenos. 

2 – Estímulo à absorção de vitaminas e minerais

A caminhada previne doenças ligadas a deterioração dos ossos e má absorção de componentes como o cálcio, mais comuns entre indivíduos de meia idade. Alimentar uma rotina de exercício saudável prova-se vital para o processo de envelhecimento. 

Associada à exposição controlada ao sol, a vitamina D é um elemento importante para a concentração de cálcio no organismo, gerada em caminhadas nos horários do início da manhã e final da tarde. 

A vitamina D e o cálcio são uma composição de vitamina e mineral que contempla a saúde dos ossos, o controle da pressão arterial, o processo de coagulação sanguínea e outros aspectos imprescindíveis para a saúde, como uma clínica de estética corporal in natura

3 – Metabolismo mais acelerado

Fator principal de emagrecimento, a aceleração do metabolismo acontece a partir da inserção de uma atividade que exija um gasto calórico acima da rotina anterior. Isso significa adaptar o organismo a gerar mais energia do que o usual. 

A aceleração do metabolismo atua em conjunto com um cronograma alimentar que elimina concentrações excessivas de gorduras, sal e açúcares, equilibra as porções de fibras, proteínas e vitaminas observando a quantidade de calorias totais ingeridas. 

Dispensando, em muitos casos, o uso de medicamento manipulado para emagrecer, a caminhada exerce um papel importante na criação de uma nova rotina corporal, aumentando gradativamente a quantidade de calorias consumidas. 

4 – Combate aos problemas respiratórios

Aspecto associado à resposta imune, o combate aos problemas respiratórios estão associados a melhorias no funcionamento dos pulmões e redução de respostas autoimunes ligadas às reações alérgicas de doenças crônicas como asma e rinites. 

Os benefícios para o sistema respiratório estão também relacionados ao melhor transporte de oxigênio pelo sangue causado pela presença do exercício físico. As caminhadas de nível leve a moderado, caso frequentes, estabelecem mudanças circulatórias de longo prazo.

5 – Secreção de neurotransmissores do bem-estar

Um bom conserto tela apple watch 3 é capaz de provocar sensações de alegria no usuário, criando uma percepção de que o objeto em questão é essencial para seu bem-estar. Um efeito parecido ocorre com a caminhada. 

Neurotransmissores como dopamina, serotonina e ocitocina formam o conjunto dos chamados hormônios da felicidade, substâncias que agem no cérebro ao provocar sensações de prazer e bem-estar. A atividade física estimula a produção destes compostos. 

Conclusão

A caminhada é uma atividade flexível a diferentes estilos de vida, tornando possível a afinidade entre o exercício e as limitações do paciente. Sua versatilidade transforma o exercício entre os mais recomendados por profissionais de saúde. 

Assim, ela se configura como um ponto de partida, uma atividade inicial para a mudança de comportamento, abandono de vícios e construção de um modo mais saudável de encarar a vida.  

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Escreva um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

7 benefícios para criar um blog de fisioterapia

Muitas pessoas confundem blog com site, mas eles são diferentes em seu conceito, principalmente, no que diz respeito ao …

Óleos essenciais: confira 7 benefícios

Um prontuário médico digital pode encaminhar o paciente para os mais diversos tipos de tratamentos. 

4 benefícios do pilates para idosos

A prática de pilates para idosos pode ser uma ótima indicação, tendo em vista que a atividade é uma das que melhor se …