Blog

Dozen of articles. Improve your lifestyle now!

Fogão enferrujando: o que fazer?

Sendo um dos eletrodomésticos mais importantes de uma casa, o fogão requer cuidados básicos para evitar problemas como a ferrugem. Se o seu começou a apresentar algumas manchas, veja o que fazer! 

 

Desfrutar do próprio lar requer algumas coisas básicas como gostar de sua localização, se sentir bem ao desfrutar de cada espaço, poder utilizar bons eletrodomésticos nas tarefas triviais, porém importantes do cotidiano. 

 

O fogão é um dos eletrodomésticos mais importantes de uma casa, já que é usado diariamente e envolve uma atividade básica de sobrevivência: preparar as refeições. Por ter um tempo de uso maior do que outros equipamentos, é comum ficar na dúvida sobre quais são os sinais de que pode estar na hora de trocá-lo.  

 

Trocar um eletrodoméstico é um investimento considerável que exige planejamento financeiro e pesquisa para conciliar o melhor preço e o modelo mais adequado para as suas necessidades. Se você está na dúvida se está de hora de comprar fogão veja algumas dicas para te ajudar a decidir. 

 

Problemas comuns 

Um dos problemas mais comuns que afetam esse eletrodoméstico é ele não ligar ou não fazer faísca. Isso é geralmente causado por um defeito na central de ignição do fogão (parte conhecida como “usina”).  

 

Outro problema bastante frequente é o não funcionamento do forno: este é mais complexo, pois pode ter várias causas, desde injetor ou termopar (sensor de chama)  danificados até defeitos na válvula de segurança eletrônica (responsável por controlar a vazão do gás). 

 

Por fim, o surgimento de manchas e áreas enferrujadas também é uma preocupação recorrente sobre o fogão — especialmente para quem trabalha com restaurantes. A quantidade diária de alimentos, líquidos, molhos e gorduras que podem cair nesse eletrodoméstico, além de fatores naturais do ambiente como falta de ventilação e umidade, são as principais razões do surgimento dessas manchas de ferro oxidado. 

 

No momento em que os usuários do fogão percebem essas manchas, é recomendado parar de usá-lo e buscar a ajuda de profissionais qualificados para analisá-lo. Muita gente nota o surgimento da ferrugem, mas seguem usando este aparelho, o que só piora o problema. 

 

O que fazer 

Para casos de ferrugem em estágio inicial, existem alguns “remédios” caseiros contra a ferrugem. Um deles é preparar uma pasta feita de água e bicarbonato de sódio.  

 

Essa mistura é um ótimo desengordurante e ótima para remover manchas de vários tipos de uma determinada superfície. Na hora de passá-la sobre as manchas, é recomendado utilizar uma escova de dente ou uma esponja macia para conseguir limpar o fogão sem arranhar a sua superfície. 

 

O limão também é um ótimo aliado para remover a ferrugem do fogão. Por se tratar de uma fruta extremamente ácida, ele é ótimo para remover sujeitas. Primeiro, você deve espalhar um pouco de sal sobre cada mancha e só depois derramar o suco. 

 

O ideal é utilizar o suco de pelo menos um limão inteiro, mas a quantidade deve corresponder ao tamanho e à intensidade da ferrugem. O processo de repetir a escovação das manchas deve ser repetido até que elas sejam totalmente removidas. 

 

Outro produto trivial e recomendado para tentar reduzir manchas é o vinagre branco. Basta pegar um pano limpo, umedecê-lo com o vinagre e passá-lo sobre as manchas. Por fim, é necessário passar um pano limpo para remover tanto os restos de mancha como de vinagre. 

 

Se a ferrugem é duradoura e tem um aspecto mais incrustado, talvez seja a hora de trocar o fogão. É recomendado verificar isso com profissionais especializados nesse tipo de aparelho. Mesmo quem usa esse eletrodoméstico com cuidado, é comum que a ferrugem apareça após um longo tempo de uso e, assim, traga riscos para a sua saúde. 

 

Como evitar 

Para evitar o surgimento de ferrugem, é importante limpar o fogão com esponja e sabão neutro logo após o preparo de cada refeição. Pelo menos uma vez por semana, é preciso tirar os botões e limpá-los, bem como os arredores de cada um deles. 

 

No que se refere ao forno, uma boa dica é colocar um pouco de amônia em um pires e deixar dentro dele desligado por algumas poucas horas. E antes de fazer a limpeza, é recomendado deixá-lo ligado por alguns minutos, pois isso facilita na hora de remover a sujeira. 

Write a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Quais instituições oferecem empréstimo pessoal para negativados?

A facilidade do meio virtual aumentou o número de empresas que fazem empréstimos online; veja quais delas também trabalham …

O que é e como funciona o leasing?

Modalidade é opção a mais para quem quer usufruir de um bem sem se endividar.   O leasing é uma modalidade …

8 ‌exercícios‌ ‌para‌ ‌fazer‌ ‌diariamente‌ ‌durante‌ ‌o‌ ‌seu‌ ‌tempo‌ ‌de‌ ‌trabalho‌

O tempo para a academia está escasso, mas é possível incluir exercícios no trabalho, durante o expediente e sem atrapalhar …