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Cuidados para ter com idosos durante o inverno

Quem passou dos 60 precisa manter cuidados nos dias de temperaturas mais baixas. Entenda! 

 

De acordo com dados da FGV, os idosos representam mais de 10% da população brasileira e, seguindo a tendência mundial, estão cada vez mais ativos, com atividades que vão além do bocha ou da caminhada. Mas mesmo com a melhora na qualidade de vida, os cuidados com idosos ainda são necessários, principalmente em épocas de temperaturas mais baixas. 

 

Segundo o Ministério da Saúde, 80% das mortes causadas por pneumonia são de pessoas acima dos 65 anos. Esse número pode ser assustador, mas é possível prevenir essa e outras doenças (ou mesmo acidentes domésticos) com pequenos cuidados durante o inverno. Confira a seguir. 

Roupas e calçados confortáveis 

No inverno, a vontade de muitas pessoas é ficar embaixo do edredom durante todo o dia. No caso dos idosos, muitas vezes isso é possível devido à menor quantidade de obrigações na vida desse grupo de pessoas.  

 

Hoje em dia é muito comum ver pessoas com mais idade praticando diversas atividades físicas, frequentando cinemas, eventos culturais e até mesmo festas noturnas. Inverno é sinônimo de roupas quentinhas e, mesmo para os idosos mais ativos, manter o conforto é fundamental para a saúde. 

 

Roupas apertadas demais podem limitar os movimentos, aumentando as chances de acidentes com quedas, tropeços ou até mesmo prendendo em locais que podem cortar. Os calçados confortáveis, por sua vez, ajudam a manter o equilíbrio, além de esquentarem os pés e evitarem prender a circulação sanguínea. 

Dieta em dia com alimentos variados 

Sopas, chocolates quentes e fornadas de pães são muito comuns no inverno, pois além de deliciosos, ajudam a manter a temperatura do corpo mais alta. A dica para os idosos é adaptar a dieta aos pratos quentes. Quem possui restrição para o consumo de sal ou açúcar, pode apostar em temperos como ervas finas e sal light. 

No caso dos doces, canela em pó, cacau em pó e até mesmo frutas podem substituir o açúcar em sobremesas e bebidas, adicionando sabor e esquentando o corpo. A canela, por exemplo, tem propriedades termogênicas, que aceleram o metabolismo e, consequentemente, aumentam a temperatura corporal. 

Proteção em pisos e superfícies lisas 

Com mais independência, muitos idosos acabam optando por morar sozinhos, mesmo que em residências mais próximas de filhos ou pessoas responsáveis por sua segurança. Em dias frios, é normal que o corpo fique mais rígido, principalmente antes ou depois do banho. Nesses momentos, apoios em paredes e portas, tapetes antiderrapantes e chinelos de proteção são indicados para evitar quedas em pisos molhados ou por desequilíbrio momentâneo. Evitar sair do banheiro quente apenas com toalha ou descalço também é uma forma de proteger a integridade física dos idosos nessa época do ano. 

Luz solar e cuidados com a pele 

A presença de luz solar no inverno depende muito da localidade e também da própria meteorologia, que pode ter dias muito frios mesmo com a presença de sol. Principalmente durante as primeiras horas da manhã, a luz solar oferece vitamina D, que ajuda muito na saúde da pele e também na imunidade como um todo. 

 

Porém, para esquentar embaixo do sol é preciso usar protetor solar, mesmo em dias nublados e dentro de casa. Ele evita o surgimento de manchas, os riscos de desenvolver câncer de pele e envelhecimento maior que o natural. 

 

Para idosos com pele mais ressecada, o uso constante de hidratantes para o rosto e para o corpo evita o rachamento da pele, que pode ser incômodo no toque e também contribui para o acúmulo de bactérias nas dobras da pele. 

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