Dicas de Fisioterapia para Pacientes e Fisioterapeutas

Leia nossos artigos. Melhore o seu estilo de vida agora!

O que faz um médico nutrólogo e o que é a nutrologia?

Especialidade estuda diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças desenvolvidas por erros no comportamento alimentar  

Reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), a nutrologia é uma especialidade médica em que o médico especialista – nutrólogo – diagnostica, previne e trata doenças relacionadas ao comportamento alimentar, além de identificar hábitos que possam estar contribuindo para o adoecimento do paciente.  

 O nutrólogo é capacitado para prescrever remédios e suplementos para adoecimentos, e solicitar exames laboratoriais como eletrocardiogramas e testes ergométricos. Além disso, também é função desse profissional montar dietas individuais, através da análise dos nutrientes no organismo do paciente, e ensinar as proporções corretas de cada nutriente, contribuindo para uma melhora na qualidade de vida.  

 Assim como um clínico geral, o nutrólogo precisa ter uma visão ampla da saúde e relacionar a nutrição com outras áreas da medicina, podendo abordar outras especialidades, como nutrologia obstetrícia, neurológica, geriátrica entre outras. Distúrbios de nutrientes, infelizmente, estão cada vez mais presentes em diagnósticos de outras áreas clínicas e cirúrgicas; por isso, é muito importante relacionar as demais esferas médicas.  

 Elaborando planos alimentares, a nutrologia também ganha função preventiva para diferentes doenças, pois a nutrição é um determinante para a vida saudável.  

 Para atuar nesta área tão múltipla, é necessário passar pelo curso de medicina e se especializar em nutrologia. É uma carreira muito gratificante, com boa remuneração, mas que exige dedicação e que o profissional se mantenha sempre atualizado.  

 Se você se interessou pela área, separamos cinco situações em que o profissional de nutrologia pode atuar para você saber mais sobre esta profissão!  

1. Tratamento de doenças crônicas 

 Doenças crônicas não transmissíveis como hipertensão e diabetes podem ser tratadas com um nutrólogo ajustando os consumos dietéticos.  

2. Acompanhamento de atletas 

 Esportistas precisam de um acompanhamento nutricional regular para melhorar cada vez mais o seu desempenho. Um profissional da área é capaz de realizar este acompanhamento e dar as devidas orientações para que o atleta alcance o seu máximo potencial.  

3. Tratamento de doenças metabólicas  

 Celíacos e intolerantes à lactose podem medicar os sintomas e auxiliar na recuperação do paciente, fazendo os ajustes necessários nos hábitos alimentares. 

4. Nutrir a terceira idade 

 Pessoas mais velhas precisam de um acompanhamento mais detalhado da sua alimentação e atividade metabólica, pois apresentam uma dificuldade maior na absorção de certos nutrientes.  

5. Auxiliar pacientes a ter uma melhor qualidade de vida 

 Pessoas que não se alimentam adequadamente acabam tendo uma baixa qualidade de vida e podem precisar de um profissional guiando uma rotina de hábitos mais saudáveis.  

 

Escreva um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

7 benefícios para criar um blog de fisioterapia

Muitas pessoas confundem blog com site, mas eles são diferentes em seu conceito, principalmente, no que diz respeito ao …

Óleos essenciais: confira 7 benefícios

Um prontuário médico digital pode encaminhar o paciente para os mais diversos tipos de tratamentos. 

4 benefícios do pilates para idosos

A prática de pilates para idosos pode ser uma ótima indicação, tendo em vista que a atividade é uma das que melhor se …