Blog

Dozen of articles. Improve your lifestyle now!

Qual é a melhor postura para dirigir?

Você sabe qual é a melhor postura para dirigir? É importante aprender, caso não saiba, porque esse tipo de coisa tem um impacto muito grande em nossas vidas, mesmo que não percebamos em um primeiro momento. Para se ter noção, o brasileiro passa em média 32 dias por ano parado no trânsito. Isso equivale a 4 anos e 11 meses dentro do carro durante toda a vida. É muita coisa! Imagine ficar quase 5 anos da sua vida dentro de um carro, sem poder sair. É horrível. 

Como passamos tanto tempo dentro de veículos, precisamos garantir que sabemos qual é a melhor postura para dirigir de modo a evitar problemas na coluna ou outros tipos de danos ao nosso organismo. Quando fazemos alguma coisa por tanto tempo como dirigir, é normal que essa ação tenha efeito prático em nosso dia a dia e cause certos problemas no nosso organismo. 

Você quer aprender qual é a melhor postura para dirigir? Então siga a leitura do artigo abaixo com atenção! 

Qual é a melhor postura para dirigir? 

Se você se lembra das aulas na auto escola, provavelmente deve se recordar das instruções dadas pelos professores sobre a importância da postura certa na hora de dirigir. Talvez até se lembre do fato de que a postura certa envolve várias partes do corpo, o que pode ser trabalhoso para alguns. A começar, claro, pela cabeça da pessoa. 

Idealmente, a cabeça deve estar posicionada com cuidado no encosto do banco, como repousando no encosto. Não coloque-a muito para trás e nem muito para frente, pois a sua inclinação pode aumentar o peso que é enviado diretamente para a coluna, causando dores nas costas, torcicolo, luxações e outros problemas. 

Com a cabeça bem posicionada, o próximo passo é acertar os braços. O ideal é que o ângulo dos cotovelos seja de 120º para evitar dores nos ombros e no pescoço. Além disso, encoste os ombros no banco e coloque as mãos no volante. 

Por falar nela, as duas mãos devem estar constantemente no volante (dirigir com uma mão só é infração média no código de trânsito, com direito a multa e pontos na CNH como punição). O ideal é colocá-las nas posições 9h15 ou 10h10, considerando o volante como se fosse um relógio. Essa ação garante tempo hábil para fazer ajustes na direção quando necessário, especialmente em situações de emergência. 

Para ajustar a sua coluna no banco, basta garantir que a parte lombar dela (a parte de baixo) estará totalmente encostada no banco, garantindo assim maior conforto ao dirigir, além de prevenir dores nas costas. 

As pernas e os pés também são importantes na postura certa ao dirigir. Os seus joelhos devem estar levemente dobrados, permitindo alcançar os pedais do carro em pouco tempo e sem esforço. Isso previne dores e garante maior flexibilidade ao dirigir. Um texto básico para entender se você está na posição certa ou não é apertar o pedal da embreagem até o fim. Se você precisar tirar os ombros do encosto do banco, então a posição estará errada. 

Já os pés devem ser colocados em intervalos regulares no chão do carro, para descansarem. Isso é importante para evitar lesões ou problemas na área. 

Dicas para aliviar dores no corpo ao dirigir 

Saber qual a postura correta para dirigir é apenas o primeiro passo para garantir uma experiência sem grandes problemas, especialmente físicos. Para isso, você deverá seguir algumas dicas básicas. Veja quais a seguir: 

  • não coloque nada no bolso de trás da calça, como carteiras ou chaves. Isso desalinhará o corpo e prejudicará a sua circulação, inclusive nas pernas; 
  • não mantenha seus cotovelos muito longe do seu corpo. Quanto mais próximos, menos dores nos ombros, costas e pescoço; 
  • se você for motorista de aplicativo, não fique parado no carro por muito tempo. Entre cada viagem, faça alguns exercícios ou alongamentos. Se um intervalo entre cada viagem for muito, tende fazer a cada 2 ou 3 viagens. É importante alongar o corpo para melhorar a circulação; 
  • se precisar, compre uma almofada ortopédica para dirigir. Vale mais a pena usá-la do que ficar sofrendo com dores no corpo depois; 
  • cuide dos seus amortecedores e pneus com carinho, pois as vibrações que eles mandam para o carro podem causar dores no seu corpo inteiro. 

Agora que você já aprendeu qual é a melhor postura para dirigir, lembre-se de que ter a postura correta na hora de comandar o seu carro é uma questão de segurança, além de evitar lesões e ter mais conforto no geral. Imagine ter de passar a marcha, pisar no freio ou manobrar o carro com urgência com a postura errada. Pode ser muito mais difícil e, em alguns casos, aumentar os riscos de acidentes. 

Portanto, compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais para que seus amigos também aprendam a melhor postura para dirigir! 

Write a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Quais instituições oferecem empréstimo pessoal para negativados?

A facilidade do meio virtual aumentou o número de empresas que fazem empréstimos online; veja quais delas também trabalham …

O que é e como funciona o leasing?

Modalidade é opção a mais para quem quer usufruir de um bem sem se endividar.   O leasing é uma modalidade …

8 ‌exercícios‌ ‌para‌ ‌fazer‌ ‌diariamente‌ ‌durante‌ ‌o‌ ‌seu‌ ‌tempo‌ ‌de‌ ‌trabalho‌

O tempo para a academia está escasso, mas é possível incluir exercícios no trabalho, durante o expediente e sem atrapalhar …