Blog

Dozen of articles. Improve your lifestyle now!

É por isso que você vê tantos homens bem cuidados na rua

Em um mundo como a moda , em que as mulheres sempre dominaram, parece que os homens estão se interessando cada vez mais por ela. Pelo menos é o que pensam dois estilistas espanhóis que se dedicam exclusivamente a fazer a moda masculina . “Acredito que o consumidor masculino em alguns anos será tão exigente e sofisticado quanto a moda feminina”, admite Miquel Suay . “É um setor que continua a crescer passo a passo, em contínua evolução”, afirma Manuel García , designer da García Madrid .

Mas que explicação mais profunda isso pode ter? La Vanguardia também conversou com a Dra. Susanna Garcia , vice-presidente da Sociedade Catalã de Psicologia da Academia de Ciências Médicas da Catalunha. Este profissional assegura que “o modelo de gênero vem mudando substancialmente, não só as mulheres se aproximam de um perfil profissional masculino, mas os homens abandonam sua masculinidade mais primitiva para se aproximar de padrões caracteristicamente femininos com grande reforço social”. E não só isso, “o tipo de relação íntima, mais fugaz, implica que o homem tenha que ter mais cuidado com a imagem que mostra ao sexo oposto”.

Evolução

Suay é presença constante no 080 Barcelona Fashion e na Gaudí Novias Catwalk, e ele deixa claro que há uma evolução no setor de moda masculina: “Os espanhóis em geral se vestem melhor a cada dia, felizmente a cultura da moda é mais alta.” Ele iniciou a sua caminhada neste mundo porque garantiu que não havia necessidade de contribuir para esta evolução. “Acredita que as pessoas estão mais informadas, graças também às publicações especializadas e às redes sociais, aliadas à importância da imagem Para um grande major, dois aspectos da vida das pessoas – faça trabalho ao bem-be pessoal – fazem que seja tão exigente..

Hoje o homem se veste com mais liberdade, com ideias mais claras ” Manuel García Designer de moda

Manuel García acaba de abrir uma loja em Barcelona, ​​na rua Valencia 300. É a sua terceira loja – as outras duas são em Madrid e Santiago do Chile – e confia que haja público para a alfaiataria . “Hoje o espanhol se veste com mais liberdade, com ideias mais claras”, diz o dono da García Madrid. Para ele, que está claramente empenhado na sua expansão, a alfaiataria masculina está “num ponto muito bom, é um momento de crescimento, onde o cliente percebe o que significa e valoriza a qualidade e o diferencial”.

Para Suay, este sector “encontra-se num ponto de evolução muito importante, pois os novos estilos de vida mais desportivos fazem com que os designers utilizem novos materiais tecnológicos para melhorar o uso e o conforto da pessoa como eixo prioritário”. Claro, “sem perder de vista as regras tradicionais da confecção de roupas ou o know-how tradicional por um momento”, ele comenta.

Um homem bem vestido denota segurança e autoconfiança ”

Dra. Sussana Garcia

Vice-presidente da Sociedade Catalã de Psicologia

“Um homem bem vestido, bem coordenado, bem cuidado, seguindo as tendências atuais, denota segurança e autoconfiança. São valores atrativos para as mulheres, mas também aspectos muito valorizados a nível profissional e social ”, explica a psicóloga. Para ela, “diferentes termos como metrossexual, urbano ou retrossexual implicam certas características pessoais. E é a partir dessa imagem que muitos aspectos da personalidade podem ser transmitidos ao outro, principalmente em situações de curto prazo. Esse sentimento de segurança e autocontrole constituem valores poderosos na sociedade ocidental ”.

Influência de novas tecnologias e outras

“Embora a sociedade tenha evoluído por diferentes determinantes, a era do culto ao cuidado pessoal e à aparência física teve uma grande presença nas redes sociais. As tendências condicionam significativamente os modelos. E eles são mais influentes quanto mais jovens os indivíduos são. A publicidade mostra constantemente modelos de perfeição e felicidade irreal, influenciando crenças e valores sociais; e a rapidez na transmissão das informações reforça seu imediatismo ”, afirma Sussana Garcia.

Mas não só as redes sociais têm uma influência clara, também o são as celebridades : “Vivemos na era dos ídolos, dos referentes. É a era da transparência de ser você mesmo. Os jovens se expressam sem tabus, parece que tudo é permitido e tudo é público. Um modelo ideal, corporificado nesses ídolos públicos, é perseguido para manter o sentimento de pertencimento ao grupo social. E isso é promovido principalmente pela mídia televisiva e pela publicidade ”, acrescenta a psicóloga.

Porém, não perca a oportunidade de lembrar que cuidar do corpo pode ter “conotações negativas quando leva ao reducionismo, ignorando outros aspectos importantes da pessoa”. “Vivemos na era da imagem, as mulheres se cuidam e exigem que os homens se cuidem como elas, de uma forma ou de outra pode parecer que caminhamos para uma“ uniformidade ”dos sexos”, acrescenta a Dra. Garcia.

A competição de ‘baixo custo’

Essa evolução parece estar se manifestando também na oferta do mercado e que atinge aqueles que se especializam em moda masculina. Muitas marcas de baixo custo , até agora interessadas principalmente em mulheres, incorporaram em sua oferta coleções masculinas e de alfaiataria, o que para Suay dificulta a convivência. “Há uma cultura muito estabelecida de que por pouco dinheiro você pode comprar jaquetas ou blazers. São lindas e, desta forma, pode mudar de guarda-roupa com mais regularidade. Na verdade, tudo está intimamente ligado à cultura da moda do consumidor, quanto mais alto for, mais capacidade terá de saber diferenciar a qualidade dos acabamentos, dos materiais, dos pequenos detalhes que todos somados fazem a diferença e carregam à excelência ”, explica.

Um guarda-roupa com peças importantes de qualidade e um mix de ‘baixo custo’ para combinar seria o ideal ” Miquel Suay Designer de moda

Embora saiba que não tem interesse financeiro em dizer essas coisas, Miquel Suay considera que a opção mais adequada seria “ter um guarda-roupa com peças importantes, de alta qualidade, de alto design e durabilidade eterna. E ao mesmo tempo propor uma miscigenação com peças de baixo custo que permitem criar opções e combinações variadas para jogar com uma estética dinâmica, surpreendente e nada monótona, onde a peça de qualidade confere excelência ao look ”. Uma prática que já é vista na moda feminina com grandes it girls como Olivia Palermo, que não aperta a mão ao combinar sua bolsa Chanel com um vestido Zara e sapatos Jimmy Choo.

Interesse em compras

Não é incomum ouvir que uma mulher compra roupas para o marido, filho ou mesmo para o pai, se necessário. Mas para García Madrid é algo que está mudando, já que o homem “tem uma cultura visual mais ampla e cada vez mais pessoas vêm comprar sozinhas, com uma ideia bastante clara do que desejam”. Os dois designers garantem que a sua clientela varia entre os 25 e os 50 anos, embora já se saiba que “os mais jovens já são muito mais ecléticos e muito mais livres na hora de encarar o guarda-roupa para construir a sua imagem todos os dias”, detalha Suay.

O que eles compram

Sem dúvida, as peças estrelas de ambas as marcas, que oferecem alfaiataria mas também têm uma coleção e alguns básicos para cada estação, são o casaco ou o fato completo e a camisa. Em termos de formas, os homens procuram atualmente “o que mais lhes agrada: cortes justos e mais próximos do corpo, sem esquecer o conforto”, afirma Manuel García. “Conforto elegante é o novo luxo”, acrescenta. “O ajuste fino é mais procurado ; na verdade, adaptamos nosso padrão nesse sentido. Ao mesmo tempo, já estamos propondo novos conceitos mistos de peças oversize combinadas com peças justas ”, afirma Miquel Suay. E ele conclui: “Esta revolução estética no homem parece excitante para mim e estou animado para participar dessa mudança.”

Mais em: https://vocca.com.br/cat/sapatenis-masculino/

Write a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Quais instituições oferecem empréstimo pessoal para negativados?

A facilidade do meio virtual aumentou o número de empresas que fazem empréstimos online; veja quais delas também trabalham …

O que é e como funciona o leasing?

Modalidade é opção a mais para quem quer usufruir de um bem sem se endividar.   O leasing é uma modalidade …

8 ‌exercícios‌ ‌para‌ ‌fazer‌ ‌diariamente‌ ‌durante‌ ‌o‌ ‌seu‌ ‌tempo‌ ‌de‌ ‌trabalho‌

O tempo para a academia está escasso, mas é possível incluir exercícios no trabalho, durante o expediente e sem atrapalhar …