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Saúde: confira porque alimentação e atividade física se complementam

Alimentar-se de forma saudável e cuidar da própria saúde são atitudes que qualquer ser humano precisa ter para que tenha uma vida mais tranquila e com menos problemas relacionados ao organismo, o que pode ser difícil conforme o tempo passa e envelhecemos.

O texto de hoje abordará as diferentes formas de alimentação que você pode ter para viver de forma mais saudável, além de algumas dicas e orientações do porque elas se complementam com as atividades físicas.

Todos sabemos que é necessário ter uma alimentação mais equilibrada e saudável para que, posteriormente, o corpo consiga lidar melhor com os diversos problemas que a velhice acaba trazendo com o passar dos anos.

Seja em uma academia de ginastica ou correndo ao ar livre, as pessoas estão se conscientizando da importância e do impacto que uma vida mais saudável traz para o seu dia a dia e, consequentemente, em sua rotina diária.

Os benefícios que podem ser obtidos são os mais variados, desde mais disposição para trabalhar ou exercer qualquer função ao longo do dia até mesmo algo mais simples, como dormir de forma mais leve, melhor e tranquila.

Inclusive, uma atividade que vem crescendo ao longo dos anos, como aula de pilates, é bastante recomendada para todos os indivíduos que desejam fazer algum exercício físico, mas sentem que a academia padrão é muito monótona e pouco atrativa.

Ao conseguir unir uma boa alimentação a uma rotina de exercícios físicos, obtém-se um corpo muito mais forte e saudável, que se torna mais resistente e disposto a enfrentar os desafios que o dia a dia nos proporciona.

Pensando nisso, confira no decorrer deste artigo a importância de ter uma boa alimentação unida à prática de exercícios, e como essa ação pode impactar seu corpo e sua rotina, mesmo que você já frequente academias e uma clinica fisioterapia esportiva.

Importância da alimentação saudável com atividades físicas

Embora seja de conhecimento geral que uma alimentação adequada é necessária para uma vida mais saudável, não são todas as pessoas que realmente seguem este conceito e o aplicam no cotidiano, confundindo diversas situações.

Ser mais saudável não significa que nunca mais você poderá comer, por exemplo, uma pizza ou um hambúrguer, mas sim que, na maior parte do tempo, você terá o controle do que está ingerindo e saberá balancear o seu prato para o que é melhor para você.

Independentemente se está utilizando aparelho de medir pressao ou fazendo exercícios normalmente sem ajuda de algum profissional, o corpo precisa estar em constante movimento, afinal, o acúmulo de gordura pode causar problemas, como a obesidade.

Certamente, a aceitação própria é necessária e que cada um tem de estar feliz com o próprio corpo, mas a obesidade é uma doença que afeta diversas pessoas ao redor do mundo e não deve ser romantizada, mas sim, combatida.

Se alimentar bem faz parte do processo, desde o médico que irá realizar uma cirurgia da catarata até mesmo o professor que leciona suas aulas regularmente. Portanto, os elementos abaixo são algumas das possibilidades para melhorar a sua alimentação:

  • Beber, pelo menos, 2 litros de água diariamente;
  • Comer de 1 a 2 porções de fruta por dia;
  • Evitar sucos industrializados e refrigerantes;
  • Não pular as refeições;
  • Comer de 3 em 3 horas.

Para ter uma alimentação saudável, claro que sempre será indicado a busca por um profissional da área que avalie a sua situação pessoal e indique a dieta que melhor se encaixa com a sua realidade, sendo de preferência um nutricionista.

No entanto, caso você prefira, é possível balancear o prato com quantidade certas e nutrientes corretos, sem a necessidade de um acompanhamento, independentemente se ele usa aparelho de choque para fisioterapia ou outras técnicas.

Embora se alimentar bem ajude muito, seu corpo agradecerá ainda mais caso também adote prática de exercícios físicos regularmente, podendo ser uma simples corrida de 20 a 30 minutos diária ou passar algum tempo praticando esportes ou frequentar a academia.

Algumas pessoas não se sentem muito bem nesses ambientes por vergonha ou por achar muito tedioso a forma como se desenvolvem os exercícios. Para isso, algumas sugestões como alguma arte marcial ou esporte ao ar livre pode ser a solução ideal.

Benefícios de cuidar do seu corpo

Todos têm muito a ganhar ao começar a cuidar do seu próprio corpo, se alimentando melhor e praticando atividades físicas.

Sendo assim, separamos algumas dicas e orientações que podem ser o diferencial entre uma vida melhor e evitar que doenças surjam, afinal, ninguém quer ficar doente ou passar por uma situação como esta por falta de comprometimento com a própria saúde.

1 – Melhor disposição

Uma das maiores vantagens em se alimentar melhor e praticar exercícios é a mudança do seu metabolismo, condicionando-o a ser mais dinâmico e ajudando a você ter mais disposição durante o dia a dia.

No entanto, para isso acontecer, é necessário começar a se alimentar de forma correta regularmente, além de ter a rotina de se exercitar. É depois do período de adaptação que a diferença se fará notável.

Enquanto você talvez tenha preguiça de uma pequena caminhada, quando sua disposição está muito mais elevada, tal caminhada vira praticamente uma necessidade do seu corpo, fazendo com que todo o resto aconteça naturalmente.

Ou seja, diferente de tratamentos em uma clínica onde ocorre cirurgia dentaria estetica, o seu corpo pode ser moldado por você mesmo, na grande maioria dos casos, sendo necessário ter foco e muita disciplina.

2 – Maior resistência a doenças

Independentemente do quanto nos cuidemos, todos estamos suscetíveis a contrair doenças em nossa jornada pela vida, principalmente quando começamos a envelhecer e o nosso organismo já não é forte e saudável como antes.

Porém, é possível deixar o corpo mais resistente a tais doenças utilizando os métodos listados anteriormente, fazendo assim com que diminua a chance de contraí-las e, mesmo quando isso acontecer, os impactos sejam menores.

Claro que estamos falando sobre doenças mais comuns, porém, é bastante comum que pessoas mais velhas começam a ter as conhecidas falhas do organismo e, uma vida saudável pode te ajudar a adiar bastante esse estágio. 

3 – Fortalecimento do sistema imunológico

Tendo uma ligação muito forte com o tópico anterior, um sistema imunológico mais forte está completamente relacionado à forma como você leva a sua vida, e quanto mais saudável e forte o seu corpo for, maior será a imunidade do seu corpo.

Ademais, quanto mais poderoso estiver o seu sistema imunológico, menos doenças você irá contrair pela incrível resistência do mesmo, podendo se aplicar a aquelas mais simples, como a gripe comum até algumas mais complexas, que podem gerar maiores problemas.

Portanto, é interessante ter isso em mente quando começar a se alimentar e se exercitar, mesmo porque todos queremos ter uma vida melhor e mais saudável.

4 – Aumento de energia

Estando diretamente ligada a disposição do seu corpo, pessoas que se alimentam bem e se exercitam regularmente, possuem mais energia durante o dia, e isso facilita muito na execução das mais diversificadas tarefas que o seu dia pode demandar.

Esse também é um dos motivos do porquê as pessoas que não seguem essa vida mais saudável se cansam com muita facilidade, além de desenvolver outros problemas como sobrepeso, obesidade, mau humor e insônia.

Pessoas mais saudáveis adquirem durante a sua alimentação os nutrientes necessários para equilibrar a energia do corpo, ajudando até mesmo no emocional do indivíduo, sendo extremamente eficaz também na regulamentação dos hormônios do corpo.

Não apenas isso, mas tais nutrientes ingeridos auxiliam um indivíduo a dormir melhor e, como consequência, estar mais disposto e ter mais foco e concentração para realizar as tarefas que precisa durante a rotina. 

Isso vale muito a pena, independentemente se você é um dermatologista de pele ou um professor.

Considerações finais

Neste artigo, ficou bastante mais claro para você por qual motivo a alimentação e os exercícios físicos se complementam e como ambos podem te ajudar a ter uma vida mais saudável e duradoura, além de resistente e muito mais prazerosa.

Os benefícios que foram aqui listados podem ser adquiridos muito mais rápido do que você imagina, principalmente quando se leva uma vida sedentária e passa a ter uma mudança de hábitos. Basta se esforçar, ter foco e disciplina, que será possível ser mais saudável.

O período de adaptação é o mais difícil, uma vez que seu corpo ainda estará se acostumando às mudanças, e a resistência a elas será muito maior. Isso leva em torno de 20 a 30 dias, mas é importante continuar, visando o bem do seu próprio organismo.

Portanto, utilize as informações disponibilizadas para ter hábitos mais saudáveis e comece a planejar agora mesmo quando e por onde irá começar. Lembre-se de que sua saúde não pode esperar.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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