Dicas de Fisioterapia para Pacientes e Fisioterapeutas

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5 dicas de como fidelizar seus pacientes de fisioterapia

Um dos principais processos que uma clínica de fisioterapia pode passar é o de fidelizar pacientes. Embora a maioria das estruturas dependa de conquistar novos clientes, a fidelização é uma parte essencial desse processo.

Em clínicas de fisioterapia, é comum que o paciente tenha que fazer um tratamento e volte durante um período de tempo, permitindo que o mesmo se adapte ao ambiente da clínica.

Quando ele tem necessidade de voltar para o acompanhamento, por qualquer motivo que seja, o primeiro pensamento estará na clinica fisioterapia esportiva que o tratou bem e forneceu uma boa experiência.

Além disso, evitar a perda de pacientes é fundamental para determinar o sucesso de suas ações enquanto uma clínica de fisioterapia.

Quando o cliente decide parar de frequentar o local antes de terminar o tratamento, é considerado um cliente perdido, o que pode ser prejudicial para a sua imagem, uma vez que aquele paciente não apresentará um bom resultado.

Independente de quem é o real culpado, principalmente no caso de pessoas que desistem do processo, a culpa ainda recairá sobre a clínica, seja pela visão do cliente ou da sociedade.

Dessa maneira, é essencial trabalhar a fidelização como uma forma de aproximar seus pacientes em uma clínica de cirurgia dentaria estetica.

Um cliente fidelizado além de continuar a frequentar o estabelecimento servirá como um promotor do mesmo, contando de sua experiência positiva em suas redes de amigos e familiares.

Dessa forma, a clínica recebe uma interação maior de contato com outros consumidores, aumentando as chances de fidelizar novos clientes e ainda diminuindo a taxa de abandono.

Embora não exista uma fórmula perfeita para evitar ações como essas, algumas técnicas podem ser fundamentais na estrutura de fidelização de seus pacientes.

É preciso ter atenção a esse tipo de cuidado para obter os melhores resultados nas ações de sua clínica de fisioterapia ortopedia domiciliar.

Além disso, acompanhar o número de pessoas que abandonam o tratamento em relação às que terminam é muito importante para entender o que está acontecendo com o estabelecimento.

Você pode até mesmo identificar em que período os clientes estão desistindo, conseguindo reconhecer a ação que precisa ser reformulada, para ser capaz de reverter essa situação, fidelizando uma quantidade ainda maior de clientes a longo prazo.

Fidelizando seus pacientes

É sabido que o fisioterapeuta é o profissional responsável por realizar diagnósticos e procurar tratamentos para pacientes que possuem algum tipo de dor crônica, sofreram alguma lesão ou, ainda, já nasceram com alguma limitação em seus membros.

Por isso, existem algumas práticas que são muito funcionais nas clínicas de fisioterapia. Entretanto, é preciso compreender que nem todas funcionam o tempo todo, uma vez que os consumidores são indivíduos com histórias e situações únicas.

Por isso, estas dicas de fidelização devem servir mais como um guia de opções, uma vez que já se provaram efetivas em outras situações, inclusive em consultórios odontológicos que prestam serviços de aparelho dental.

Além disso, antes de aplicar essas técnicas, é importante ter em mente que um dos principais elementos para cuidar em sua clínica é o planejamento. Compreender seu público e como ele pensa faz parte desse processo.

Seu público-alvo pode dar indicações muito claras de suas necessidades e desejos, ajudando você a estipular os elementos de fidelização que pretende utilizar.

1. Inovação no atendimento

O cliente dos dias de hoje busca uma boa experiência. Isso significa que toda a trajetória dele dentro da clínica deve ser bem estruturada, uma vez que o atendimento não se restringe ao período com o médico.

É crucial que toda a cadeia de atendimento de seu consultório seja bem estruturada, desenvolvendo treinamentos e qualificando todos os profissionais que trabalham no ambiente.

Isso inclui a recepção e o atendimento do local, que deve ser especializado para conseguir atender da melhor maneira possível o cliente, fazendo-o desejar retornar sempre que possível, para ter uma boa experiência no geral.

O mercado da fisioterapia é cada vez mais concorrido, e por conta disso, pensar em formas de diferenciar seu atendimento é fundamental para que você consiga estruturar melhor sua clínica, como um novo aparelho de choque para fisioterapia.

Além disso, hoje em dia existem muitos recursos tecnológicos que podem auxiliar o atendimento. O mundo passa por uma transformação digital que afeta todos os setores possíveis.

Assim, o atendimento online, agendamento de consultas por smartphone e outras opções são diferenciais que muitas vezes conquistam os clientes, fazendo-os retornar sempre para novas opções de atendimento.

Ademais, as ferramentas online não ficam restritas aos horários de atendimento e outros recursos. Por conta disso, pense em como você pode explorar este recurso, dando mais liberdade para sua clínica e seus clientes.

2. Mantenha a comunicação

Em alguns casos, o consumidor simplesmente esquece da fisioterapia marcada, por conta de vários elementos de seu dia, como o estresse do trabalho ou por estar muito atarefado, o que resulta no abandono do tratamento, mas não quer dizer que o paciente está insatisfeito.

Uma forma de reduzir essa ausência é entrando em contato com o paciente, seja através de uma ferramenta digital ou por telefone, para confirmar a consulta com ele.

Dessa maneira, é possível diminuir a taxa de abandono e ainda garantir que o cliente volte para seu tratamento, como a utilização de um aparelho de medir pressao.

Esse tipo de processo ainda pode ser realizado de forma automática, com o uso de inteligência artificial programada para enviar mensagens de acordo com o calendário de agendamentos da clínica.

Essa tecnologia, além de ajudar os clientes mais esquecidos a não perderem o compromisso, apresenta uma valorização destes pacientes, uma vez que demonstra o interesse da clínica na saúde e bem-estar deles.

Por isso, qualquer contato realizado por este formato se torna muito satisfatório para o paciente, gerando, inclusive, o ato dele contar esse tipo de experiência para outras pessoas em sua rede de amigos e familiares, o que gera novas oportunidades para a clínica.

3. Atenção ao ambiente

Tornar seu consultório um ambiente confortável pode ajudar muito na fidelização de seus pacientes. Uma vez que o tratamento de fisioterapia demanda um tempo de ação, é ideal que seus clientes se sintam mais confortáveis de ficar por ali.

Além disso, a decoração e a estrutura do ambiente de sua clínica é um importante processo para identificar sua marca e criar uma boa identidade visual.

Isso acaba passando para frente e outras pessoas começarão a ter interesse em conhecer seu espaço, gerando novas oportunidades de fidelização para a clínica de fisioterapia.

Você pode até mesmo ter atividades diferenciadas, como aula de pilates para conseguir um engajamento maior em seu estabelecimento.

Por isso, é preciso pensar em alguns elementos-chave para tornar o espaço cada vez mais agradável e oferecer uma boa estrutura, com equipamentos como:

  • Ar-condicionado;
  • Elementos de lazer, como TV e revistas;
  • Cores agradáveis no ambiente;
  • Mobiliário aconchegante.

Dessa maneira, garante-se que as pessoas estarão em um local onde se sentem bem, e não tem pressa de sair daquele consultório.

4. Evite deixar o paciente esperando

Um dos maiores problemas de clínicas médicas na atualidade é o tempo que os pacientes ficam esperando. Muitas vezes, as consultas extrapolam o tempo previsto, e isso gera atrasos que normalmente atrapalham a rotina do paciente.

Ao ligar e agendar um horário em sua clínica de fisioterapia, ele tem em mente os compromissos antes ou depois da sessão, como a realização de um exame medico demissional ou ida ao trabalho.

Quanto mais tempo ele for forçado a esperar além do programado, maiores as chances de ele não retornar.

Para conseguir um resultado melhor com esta situação, é importante pensar no agendamento como uma espécie de recurso limitado. Não coloque mais pessoas do que o possível de atender em um período muito próximo ou no mesmo horário.

Dessa maneira, é possível distribuir melhor seus pacientes ao longo do dia e evita atrasos que podem ser danosos para a imagem da clínica.

5. Flexibilize o pagamento

Por fim, uma das formas mais comuns de fidelizar seus pacientes é oferecer diferentes formas de pagamento para eles. Muitas vezes, o custo de um tratamento de fisioterapia pode ficar muito elevado, o que dificulta para o paciente realizar retornos frequentes.

Desse modo, se você variar as formas de pagamento e criar estratégias que auxiliem o paciente a manter as contas em dia, acabará criando uma situação mais confortável e na qual ele se sente bem o suficiente para continuar voltando.

Considerações finais

Existem inúmeras maneiras de conseguir ganhar a confiança de seus pacientes e garantir o retorno deles, mas é fundamental se atentar a quais modelos de negócio funcionam melhor para sua clínica conseguir resultados expressivos com esse tipo de ação.

Assim, um retorno muito mais satisfatório para a clínica de fisioterapia é garantida, além de que explora recursos mais apropriados para esse modelo e cria um bom vínculo com seus pacientes através das estratégias de fidelização.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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