Blog

Dozen of articles. Improve your lifestyle now!

8 dicas para organizar uma rotina de exercícios

Ter uma rotina de exercícios é essencial não apenas para manter a boa forma, mas também para preservar a saúde. Afinal, a tecnologia trouxe muitas facilidades para o dia a dia dos seres humanos, ao passo que ela também nos tornou mais sedentários. 

Além disso, a rotina da sociedade moderna é agitada, cheia de compromissos e obrigações.

Com isso, a prática de atividades físicas começa a ser deixada de lado, e é o corpo que paga um preço alto por isso. Muitas horas sentado no ambiente de trabalho, trânsitos caóticos, estudos, e daí em diante. Logo, as pessoas estão completamente estressadas.

O corpo humano não foi feito para isso. Nosso organismo precisa de um momento de descanso e de movimento. É assim que evitamos uma série de doenças e problemas que podem ser difíceis de resolver quando é tarde demais.

Mas nem todo mundo gosta de ir à academia, ou não tem uma perto de casa. Ou, ainda, não tem com quem deixar os filhos, enfim, uma série de empecilhos que atrapalham os primeiros passos para hábitos saudáveis.

A solução é criar uma rotina de exercícios e é sobre isso que vamos falar aqui, explicando o que é, como montar e dar dicas para criar a sua. Acompanhe!

O que é rotina de exercícios?

A rotina de exercícios nada mais é do que a prática diária de atividades físicas, somando, pelo menos, 150 horas por semana.

Desses, devemos ter 30 minutos por dia de atividade moderada ou 15 minutos por dia de atividade intensa. Esse tempinho já é o suficiente para que o seu organismo tenha acesso a vários benefícios, como:

  • Melhora da circulação sanguínea;
  • Perda de peso;
  • Melhora da qualidade do sono;
  • Prevenção de doenças.

Se você for a uma clinica fisioterapia esportiva, vai descobrir o quanto é importante manter uma rotina diária de exercícios físicos.

Um corpo em movimento tem melhora na circulação sanguínea, o que é muito importante para o correto funcionamento dos órgãos, incluindo o cérebro.

Quem está acima do peso e deseja emagrecer, não tem desculpa. Praticar atividades físicas diariamente é uma necessidade para eliminar gordura e ganhar massa magra.

Além disso, sair do sedentarismo é essencial para uma boa noite de sono, e é enquanto dormimos que o nosso corpo repõe as energias para que possamos recomeçar nossas atividades no dia seguinte.

Por fim, praticar exercícios físicos todos os dias é importante para a prevenção de várias doenças, como a diabetes, hipertensão, problemas cardíacos e até alguns tipos de câncer.

Agora que você já sabe de tudo isso, no próximo tópico, vamos mostrar como é possível elaborar um plano de exercícios físicos para a manutenção da saúde.

Como montar um bom plano de exercícios

O primeiro passo para montar um plano de exercícios ideal é buscar as informações no lugar certo, como este artigo.

Mas, assim como você procura um médico para cirurgia da catarata, é interessante falar com um profissional antes de começar a se exercitar, principalmente se você está há muito tempo parado.

Além disso, é necessário se esforçar um pouco, pois o corpo vai estranhar os primeiros dias, o que traz algumas dores e desconfortos.

Em casa, você pode estabelecer uma rotina um pouco mais livre e menos engessada do que na academia, mas ainda assim, é necessário ter um horário bem definido e que te ajude a manter a disciplina.

Em algumas semanas, as atividades farão parte da sua rotina, tornando-se um verdadeiro hábito.

O treino com aparelhos é excelente, uma vez que exige mais dos músculos, mas alguns exercícios podem ser feitos sem equipamento, utilizando apenas o peso do próprio corpo.

Para isso, vista roupas confortáveis e calçados adequados, pois algumas atividades geram impacto, como pular corda. Escolha um lugar espaçoso, que você não corra o risco de esbarrar em móveis ou derrubar objetos.

Retire tapetes e outros itens que possam ser escorregadios, para evitar acidentes. Ademais, assim como precisamos de um dermatologista de pele para estabelecer uma rotina de skincare, é essencial contar com um personal que delimite as séries e repetições.

Também é importante fazer exercícios de alongamento e aquecimento, prestando atenção aos movimentos da respiração, para potencializar os resultados e evitar lesões.

Escolha uma atividade que se enquadra com sua personalidade. Nem todo mundo gosta de aeróbica ou de ioga, assim como muitas pessoas preferem caminhar do que se exercitar em casa.

Optar por exercícios que te agradam é fundamental para fazer deles um hábito, e para tornar a experiência ainda melhor, coloque uma música animada para tocar.

Outra dica é convidar um amigo ou familiar para fazer as atividades com você. Praticar exercícios físicos é prazeroso quando estamos sozinhos, mas ter um parceiro para conversar enquanto caminham é uma boa ideia.

Como criar uma rotina de exercícios físicos impecável

Até aqui, você já entendeu como montar um bom plano de atividades físicas, e neste tópico, daremos dicas para criar uma rotina de exercícios.

Seja dentro ou fora de uma academia de ginastica, organizar sua rotina de atividades pode ser mais fácil do que você imagina. Dentre as dicas para isso, podemos mencionar:

1.    Estabelecer seus propósitos

Você precisa definir quais são seus objetivos com os exercícios físicos, seja perder peso, entrar em forma, tonificar o corpo ou adotar uma vida mais saudável.

Independentemente de qual for o seu foco, ao defini-lo, fica mais fácil saber quais exercícios realizar e com que frequência. Por exemplo, se seu propósito é perder peso, pular corda todos os dias é uma boa escolha.

2.    Encontrar algo que gosta

Assim como um fisioterapeuta pode utilizar vários equipamentos, como aparelho de choque para fisioterapia para tratar seus pacientes, existem diferentes tipos de atividades físicas à sua disposição.

Você pode pular corda, correr, caminhar, fazer exercícios localizados ou musculação na academia. Também há natação, ioga e muitos outros tipos, e certamente um deles vai te agradar.

Ao escolher uma modalidade do seu agrado, torna-se mais fácil sair do sedentarismo e tornar as atividades físicas uma verdadeira rotina.

3.    Alongar-se é primordial

O alongamento é essencial para alongar os músculos e melhorar a flexibilidade. Além disso, ele prepara o corpo para as atividades físicas que vêm a seguir.

Essa prática alivia a sobrecarga nas articulações provocadas pelos movimentos, tanto dos exercícios quanto das tarefas diárias.

4.    Programar a rotina

Para que o aparelho de medir pressao mostre um bom resultado, é essencial programar a sua rotina, para que o corpo se acostume com ela.

Então, defina dias e horários fixos para que esse tempo faça parte do seu cotidiano e se torne algo automático, como tantos outros afazeres que você tem.

5.    Começar devagar

No início, as pessoas se sentem empolgadas e acabam exagerando, e fazer uma rotina pesada de exercícios diariamente pode se tornar um tanto desconfortável.

O corpo precisa de um tempo para se recuperar entre um treino e outro, de modo que a musculatura recupere as forças, reduzindo a possibilidade de inflamação.

Portanto, faça os exercícios dia sim, dia não, nas primeiras semanas, antes de acelerar o ritmo e se exercitar todos os dias.

6.    Estabelecer metas alcançáveis

Se você se planeja para ir a um exame medico demissional, e da mesma forma precisa se programar para atingir um objetivo.

As metas vão te levar até ele, mas é preciso ter cuidado ao estabelecê-las, para que estejam ao seu alcance e, principalmente, ter paciência para alcançar.

Perder 10 quilos em um mês é algo muito difícil para alguns, por isso, estabeleça metas pequenas e vá aos poucos, até chegar em um resultado maior.

7.    Manter a motivação

Qualquer nova atividade, como uma aula de pilates ou ginástica, deixa as pessoas inspiradas e motivadas, mas esses sentimentos vão passando com o tempo, quando tudo deixa de ser uma novidade.

É difícil manter a motivação, mas uma das maneiras de fazer isso é por meio de um diálogo interno que nos encoraje e faça com que nos sintamos mais à vontade com nossas decisões.

8.    Prestar atenção ao corpo

É normal sentir algumas dores musculares depois dos primeiros dias de atividade física, mas se essa sensação não melhorar, é importante procurar um médico ou reduzir a intensidade dos exercícios.

Conclusão

Uma rotina de atividade física é imprescindível para manter a saúde e a qualidade de vida. Mas, quando falamos em rotina, nos referimos a algo que realmente pertença ao seu dia a dia.

É dessa forma que o funcionamento do seu organismo vai melhorar e que você vai se sentir mais disposto para outras atividades.

Neste artigo, você aprendeu como planejar a prática de exercícios e como criar uma rotina saudável e impecável. Os resultados vão aparecer, portanto, para isso, mantenha o foco e dedique-se a cuidar bem do seu corpo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Write a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

4 dicas de marketing digital para área da saúde

A internet simplesmente mudou o estilo de vida, no pessoal e profissional, um dos efeitos disso é a força de frentes como …

4 benefícios de obter um plano de saúde

Se tem algo que todo adulto responsável sabe é que cuidar da própria saúde é uma coisa que em algum momento da vida …

Nutricionista esportivo: para que serve e sua importância

O interesse do brasileiro por esportes é algo conhecido há bastante tempo, já tendo se tornado um fator propriamente cultural, …