Blog

Dozen of articles. Improve your lifestyle now!

6 benefícios da terapia manual para o corpo humano

A terapia manual ou manipulativa, compreende um ramo de especialização da Fisioterapia, é um termo utilizado genericamente para se referir a um conjunto de técnicas utilizadas por esse profissional, por meio de suas mãos.

Ele serve tanto para a prevenção quanto para o tratamento de um ampla gama de disfunções e incômodos.

 

Sua aplicação é indicada para desordens músculo-esqueléticas, ortopédicas, traumatológicas e reumatológicas. 

 

Se aplica no tratamento de casos de déficit do sistema nervoso central que acarretam em problemas neurológicos.

 

Sua popularização vem ocorrendo também na recuperação clínica de cirurgias plásticas, no processo pós-operatório. 

 

A Liberação Tecidual Funcional (LTF) é uma técnica manual desenvolvida exclusivamente para lidar com as temidas fibroses que podem se formar no processo de cicatrização tecidual, afetando esteticamente o local. 

 

Dessa forma as terapias manuais ganharam destaque na Fisioterapia Dermatofuncional.

 

Portanto, se procura por qualidade de vida, aprender mais sobre as terapias manuais, como essa terapêutica pode contribuir com a sua saúde.

Sendo assim, será exposto os benefícios dessa prática, que vão muito além do que um bom  brunch corporativo pode te oferecer em relação ao bem-estar. Confira assim, esses 6 benefícios de iniciar essa prática, para seu corpo.

Indicações

Na verdade, de forma geral, as terapias manipulativas são indicadas para a complementação de qualquer tipo de tratamento de saúde. 

 

Também é indicada como cuidado pessoal, sendo um tratamento preventivo para uma série de sintomas e patologias.

 

Entretanto, existem uma série de doenças para as quais elas são consideradas praticamente indispensáveis. 

 

Abaixo estão algumas das enfermidades, no entanto, ainda existem outras além de: 

 

  • Artrose;
  • Hérnias De Disco, 
  • Espondilose;
  • Osteoporose; 
  • Espondilolistese;
  • Sacroileítes;
  • Lombalgia; 
  • Ciatalgias;
  • Cervicalgia, 
  • Braquialgias;
  • Toracalgia;
  • Distúrbios da ATM;
  • Síndrome Facetária;
  • Síndrome do Piriforme;
  • Síndrome do Túnel do Carpo;
  • Bursites e Tendinites;
  • Condromalácia Patelar;
  • Artrites; 
  • Fibromialgia;
  • Ansiedade; 
  • Distúrbios Do Sono; 
  • Cefaléia;
  • Fadiga Crônica;
  • Depressão.

 

Apesar dessa diversidade, o ponto que unifica todas as terapias manuais é o seu princípio integrativo, ou seja, o paciente é avaliado como um todo, sendo considerado todos os sistemas e a interação entre eles. 

 

Sendo assim, diferentes técnicas estão compreendidas sob esse conceito geral de Terapia Manual, como:

 

  1. Mobilização muscular passiva;
  2. Mobilização articular; 
  3. Mobilização neural;
  4. Análise ergonômica;
  5. Massagem de tecidos moles; 
  6. Manipulação de alta velocidade; 
  7. Facilitação neuromuscular proprioceptiva; 
  8. Eletroterapia;
  9. Osteopatia;
  10. Quiropraxia.

 

Além de alguns exercícios para força, coordenação, flexibilidade e estabilização segmentar.

 

Por exemplo, um paciente de mais idade procura esse tipo de terapia por ter percebido a necessidade de um andador com rodas para idoso, e quer amenizar os desconfortos que o levaram a essa decisão. 

 

No processo de atendimento ele pode descobrir, com grande antecipação, o que faz muita diferença para o sucesso do tratamento, um distúrbio de ordem neurológica, como a doença de Parkinson. 

 

Isto posto, é possível enumerar além de muitas outras, alguns dos benefícios que essa técnica junto a ótimos profissionais pode proporcionar a um paciente. 

1- Cuidado integrativo

O profissional responsável não restringe sua investigação ao local da queixa do paciente, uma vez que o sistema musculoesquelético subdivide-se em três componentes, sendo os musculares, ou articulares e os neurais.

 

O processo analítico inicial compreende não só a detecção de anormalidades do movimento, mas também testes dos tecidos estruturais anatômicos. 

 

Trata-se de um tratamento conduzido de forma muito específica e personalizada, de acordo com a queixa de cada paciente. 

2- Diminuição das tensões

Cada componente do organismo do paciente é considerado, havendo ferramentas específicas para aplicabilidade em cada caso. 

 

Alguns processos podem ser estritamente manuais e envolver alongamentos. Outros, no entanto, podem ser auxiliados pelo uso de aparelhagem específica, como o aparelho de choque para fisioterapia.

 

O uso desse tipo de ferramenta potencializa muito o relaxamento muscular e a diminuição de tensões músculo-esqueléticas.

 

O direcionamento do programa de tratamento terapêutico, assim como sua intensidade e frequência, estão relacionados diretamente com os achados da avaliação, partindo de um raciocínio clínico minucioso que fundamenta todo o tratamento.

 

O profissional parte de seus conhecimentos biomecânicos e da fisiologia humana, áreas do conhecimento obrigatórias aqui, para compreender o que está causando os sintomas no paciente, assim como para prever o resultado da aplicação de determinada técnica. 

 

A falta de conhecimento e ou precisão em uma sessão de terapia manual, pode torná-la ineficaz ou em um pior, mas possível cenário, pode até mesmo agravar os sintomas.

 

Entretanto, o contrário também é fato, a habilidade e eficiência do profissional durante a aplicação terapêutica pode causar alívio imediato, e até mesmo o completo desaparecimento dos sintomas. 

3- Redução de dores musculares e das articulares

Outro ponto em comum entre as diversas técnicas, é a obtenção, de forma direta ou reflexiva, de reações fisiológicas que equilibram e normalizam alterações musculares, osteoarticulares, orgânicas e funcionais, aliviando as consequentes manifestações de dor.

 

Se você acaba de se matricular em uma academia de ginastica, podemos garantir que complementar essa atividade com uma terapia manipulativa, será de grande valor. 

 

Falaremos mais sobre sua relação direta com a prática de esportes em seguida.

4- Estimula a lubrificação intra-articular

O estímulo proporcionado nas articulações e regiões periféricas a elas, gera um estímulo natural para maior produção de líquido sinovial pelo organismo. 

 

Esse líquido é o responsável por lubrificar as articulações e permitir o movimento perfeito dos ossos. Isso reduz muito as dores associadas a idade, como artroses.

 

Mesmo sendo jovem, você pode notar uma grande diferença em sua flexibilidade ao fazer terapias manuais de forma complementar a atividades como aula de pilates, por exemplo.

5- Previne contra bloqueios intra-articulares

As terapias manuais são indicadas tanto para o tratamento quanto para a prevenção dos mais diversos tipos de desconfortos. 

 

Sua aplicação vem ganhando destaque pelo sucesso que vem apresentando, não somente em pacientes com problemas ortopédicos, mas também na prevenção deles.

6- Mais flexibilidade e resistência para tecidos conectivos

A principal indicação para qualquer um que procure qualidade de vida é “pratique esportes”, complementado por “tenha uma alimentação saudável” e “beba muita água”.

 

Ao começar uma rotina de prática de esportes, antes mesmo de passar pela catraca eletronica de academia, já pode e deve procurar um profissional fisioterapeuta para que você tenha um acompanhamento adequado. 

 

Isso não é frescura e será importante tanto para a otimização dos esforços realizados nos treinos e aulas, quanto para lidar com as reações naturais do organismo sedentário, como câimbras e outros tipos de desconforto muscular. 

 

A questão aqui é que, ao iniciar a prática de exercícios físicos, um dos maiores obstáculos para que isso se torne um hábito, costumam ser as dores e o mal-jeito muscular.

 

Estes são comuns, principalmente, no início da rotina, e se não houver a orientação de um profissional, como o próprio fisioterapeuta ou um educador físico.

 

Sendo assim, seja musculação, natação, dança ou aula de pilates classico, o resultado não será diferente, mas isso não deve levar você a desistir, lembrando que o sedentarismo é um inimigo da sua saúde.

 

Se o seu corpo não está acostumado às atividades, é necessário garantir que seus tecidos conectivos (músculos, cápsulas, ligamentos, tendões) adquiram resistência e flexibilidade.

 

A boa notícia é que essa questão pode ser facilmente resolvida com técnicas específicas de mobilização dos tecidos e posturas de alongamento, orientadas na terapia manual que melhor lhe aprouver.

 

O processo envolvido nas terapias manuais, tanto para esse caso de prática de esportes, quanto para patologias específicas, envolve avaliar e corrigir desequilíbrios posturais e biomecânicos.

 

Assim como identificar e ajustar disfunções nas articulações da coluna vertebral e membros, como também entender as alterações nos movimentos normais.

 

Além de relacionar com disfunções dos componentes articulares, sistema nervoso ou circulatório.

Conclusão

Portanto, as terapias manipulativas são indicadas para todos os problemas de saúde, inclusive para a prevenção deles, sendo uma prática que vai revolucionar sua qualidade de vida, gerando bem-estar. 

 

É complementar a qualquer outro tratamento clínico, inclusive à própria fisioterapia, uma vez que a valorização do potencial dessa área especificamente é recente. 

 

Por essa razão se mostra um nicho de mercado que é de grande valor para o profissional, que ganha as oportunidades de trabalho, e para o cliente ou paciente, que passa a ser muito mais bem amparado em seu processo terapêutico.

 

Ao ler esse artigo é possível esclarecer dúvidas quanto à complexidade envolvida no tratamento manual, e dar conta da necessidade de um profissional habilitado.

 

Entretanto, vale a pena frisar que desde que realizada por um profissional certificado e competente, não possui contra-indicações. 

 

Portanto, isso deve ser levado em consideração sempre, e ainda vale de regra para qualquer formato terapêutico.

 

Isto posto, caso seja esse profissional, habilitado e possuidor deste “dom de cura” com as mãos, considere sua especialidade na próxima vez que for até uma grafica cartao de visita

 

Essa informação será um grande diferencial para seu cartão de visitas, além de ser um mercado garantidamente promissor. 

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

Write a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Quais instituições oferecem empréstimo pessoal para negativados?

A facilidade do meio virtual aumentou o número de empresas que fazem empréstimos online; veja quais delas também trabalham …

O que é e como funciona o leasing?

Modalidade é opção a mais para quem quer usufruir de um bem sem se endividar.   O leasing é uma modalidade …

8 ‌exercícios‌ ‌para‌ ‌fazer‌ ‌diariamente‌ ‌durante‌ ‌o‌ ‌seu‌ ‌tempo‌ ‌de‌ ‌trabalho‌

O tempo para a academia está escasso, mas é possível incluir exercícios no trabalho, durante o expediente e sem atrapalhar …