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Alongamento: qual a sua importância antes da atividade física?

O alongamento é uma das primeiras coisas que devemos fazer quando vamos realizar qualquer atividade, seja ela um exercício físico ou uma ação rotineira. Esse breve exercício, apesar de simples, é muito importante para a manutenção do corpo humano.

No dia a dia, muitas vezes, não nos damos conta da postura que adotamos. Tanto no trabalho quanto em casa, e até mesmo nos momentos de lazer, o corpo passa por situações que exigem muito da musculatura e dos ossos.

 

Além disso, a falta de atividade física vai atrofiando os músculos e ligamentos, prejudicando a elasticidade do corpo. Com isso, começam a surgir dores e outros incômodos que prejudicam a qualidade de vida.

 

O alongamento é uma solução simples, que evita que o corpo humano perca sua capacidade motora e funcione plenamente.

 

O melhor de tudo é que você não precisa frequentar uma academia para precisar fazê-lo, pois os exercícios podem ser feitos em casa e a qualquer momento.

 

Para aqueles que praticam esportes ou fazem algum tipo de exercício que exige maior esforço, o alongamento também é fundamental, sendo tão necessário quanto o aquecimento.

 

Pensando nisso, neste artigo, vamos definir o seu conceito, funcionalidades e benefícios, além de falar um pouco sobre a importância do alongamento antes das atividades físicas. Acompanhe a leitura!

Afinal, o que é e qual a funcionalidade do alongamento?

O alongamento é um conjunto de exercícios recomendados para qualquer pessoa, de qualquer idade, dos sedentários aos atletas. Aliás, quem não pratica exercício físico precisa do alongamento para diminuir a sobrecarga das atividades rotineiras.

 

Mesmo tendo em vista essa necessidade, muitas pessoas não fazem alongamento com a frequência necessária, o que colabora para o surgimento de problemas no longo prazo.

 

O objetivo do alongamento antes de uma aula de pilates classico ou até mesmo em casa é aumentar a flexibilidade muscular. Ele promove o estiramento das fibras musculares, fazendo com que seu comprimento aumente.

 

Dessa forma, uma pessoa se torna mais flexível e conquista uma amplitude maior de seus movimentos nas articulações.

 

Quanto mais alongamos o músculo, maior será o movimento da articulação comandada por ele, fazendo com que seja mais flexível.

 

Esse exercício é fundamental para o bom funcionamento do corpo todo, tornando a pessoa mais ágil e prevenindo lesões.

 

Ele é importante tanto para o aquecimento quanto para o relaxamento dos músculos, por isso, deve ser incorporado a outras atividades físicas.

 

Qualquer pessoa está habilitada para fazer alongamentos, seja qual for sua idade ou nível de flexibilidade. Inclusive, mesmo quem possui algum problema específico como hérnia de disco está apto a praticar.

 

Em vista disso, o alongamento traz muitos benefícios de curto, médio e longo prazo, e vamos conhecer um pouco mais sobre eles no próximo tópico.

Benefícios do alongamento

O alongamento muscular é muito importante para a manutenção da qualidade de vida, e assim como usar um brinco de argola de ouro, ele também colabora para a nossa autoestima.

 

Por meio dele, é possível aumentar a aptidão física e promover a saúde de todo o organismo. Um de seus principais objetivos é aumentar a agilidade, elasticidade e amplitude do movimento muscular.

 

Em vista disso, podemos observar que um indivíduo que pratica exercícios de alongamento regularmente tem acesso a benefícios, como:

 

  • Mais flexibilidade;
  • Alívio de tensão muscular;
  • Sensação de relaxamento;
  • Melhora da postura.

 

O aumento da flexibilidade deixa os movimentos mais soltos e leves, aprimorando a aptidão física do indivíduo.

 

Ademais, ao aliviar a tensão muscular, diminuímos dores corriqueiras nas costas, pescoço e até dores de cabeça. A sensação de relaxamento trazida pelos exercícios de alongamento ajuda a amenizar quadros de estresse e ansiedade.

 

Com isso, um médico pode fazer o alongamento antes de começar o seu dia de trabalho, o que lhe permitirá até mesmo usar melhor os seus equipamentos medicos basicos.

 

Também é uma forma de aumentar a consciência corporal, o que traz mais habilidades para aprender e executar movimentos finos.

 

A melhora da postura é outro resultado do alongamento, o que evita que a pessoa desenvolva outros problemas graves no futuro, principalmente para a coluna.

 

Ademais, esses exercícios ajudam a prevenir lesões esportivas e dores musculares após atividades físicas mais intensas.

 

O alongamento ainda é o melhor caminho para prevenir tendinites e lesões por esforço repetitivo.

 

Quem sofre de algum problema de circulação ajuda o sangue a circular melhor em todos os membros e partes do corpo, e isso pode ser comprovado por meio de um aparelho de medir pressao.

 

Além disso, os adeptos de atividades físicas como musculação preparam melhor os músculos para a carga dos exercícios.

 

Por fim, quem está passando por algum tratamento de dores na coluna, causada por lombalgia ou cervicalgia, terá resultados ainda melhores.

Mas, por que alongar antes de realizar um exercício?

A musculatura do corpo humano tende a diminuir de tamanho quando passamos muito tempo parados. Além disso, ele se enrijece após uma atividade muito intensa.

 

O alongamento vai ajudar os músculos a voltarem ao seu tamanho normal ou relaxá-los após a musculação.

 

Essa prática é muito importante antes e depois da atividade física, pois traz benefícios para a saúde e melhora o desempenho do indivíduo durante os exercícios.

 

Antes da aula de pilates, por exemplo, o alongamento previne lesões musculares e prepara o corpo, deixando-o mais flexível e ampliando os movimentos. Após a atividade, ele relaxa a musculatura e evita dores posteriores.

 

O alongamento pode variar de intensidade, por exemplo, uma pessoa sedentária fará uma sequência mais leve, aumentando com o tempo. Por outro lado, os atletas alongam de maneira mais rigorosa, visto que seu corpo já está habituado.

 

Trata-se de uma atividade simples, que pode ser feita em qualquer lugar, a qualquer hora e sem custos. Entretanto, se você puder contar com a ajuda de um profissional no início, pode aprender a executar os exercícios do jeito mais correto.

 

Depois que você souber o passo a passo de cada um deles, poderá executá-los em casa, de acordo com a intensidade mais adequada para a sua condição.

 

No que diz respeito à prática antes das atividades físicas em uma academia de ginastica, o alongamento reduz os riscos de lesão nos músculos ou entorses nas articulações.

 

Por meio dele, também reduz-se as tensões musculares, relaxando a musculatura e evitando aquelas dores incômodas do dia a dia.

 

Além disso, é uma forma de aumentar a flexibilidade e ampliar a capacidade dos movimentos, o que consequentemente melhora o desempenho esportivo.

 

Atividades físicas mais desgastantes, como uma corrida, se tornam mais fáceis porque a musculatura é preparada para elas. Então, o encurtamento muscular é reduzido, ou seja, o músculo atinge seu tamanho ideal, o que melhora até mesmo o aspecto físico do corpo.

 

Ademais, alongar diariamente melhora a circulação sanguínea e previne os problemas articulares dos braços, pernas e costas.

 

Outro ponto beneficiado pelo alongamento é a coordenação motora. Dessa forma, a execução de outras atividades do dia a dia é melhorada.

 

Quem tem problemas posturais consegue corrigi-los, mas, mais do que isso, alongar é uma forma de evitar que esses problemas apareçam.

 

A mente também é beneficiada, por isso, em muitas empresas, com um brunch corporativo, os gestores investem em técnicas de alongamento para reduzir os índices de estresse dos colaboradores, como as ginásticas laborais.

 

Pessoas que sofreram algum tipo de fratura óssea encontram nesses exercícios uma forma de melhorar e agilizar a cicatrização dos ossos. 

 

A consciência corporal das pessoas também melhora, uma vez que a mente se concentra naquela parte que está sendo alongada.

 

As mulheres que sofrem com cólicas menstruais, que muitas vezes as impedem de praticar outros tipos de exercícios, conseguem resolver o seu problema por meio do alongamento.

 

O aquecimento antes de outras atividades ou esportes também melhora, já que o alongamento é capaz de aumentar a temperatura corporal.

 

Por fim, os atletas investem em alongamentos rigorosos porque são exercícios capazes de aumentar o desempenho esportivo.

 

Entretanto, para alcançar todos esses benefícios que justificam a importância do alongamento, é essencial que, ao passar pela catraca eletronica de academia, você não se esqueça de fazê-los.

 

Peça orientação a um instrutor caso tenha alguma dúvida, e sempre mantenha a respiração lenta e controlada durante sua execução.

Conclusão

O corpo humano não nasceu para ficar parado, e quem leva uma vida sedentária colhe os resultados disso. Aos poucos, diversos problemas começam a surgir, como dores e problemas nas articulações.

 

Para evitar essa situação, é essencial investir em alguma atividade física, e se você não gosta de frequentar academias, o alongamento é uma ótima opção.

 

Por outro lado, para aqueles que gostam de se exercitar, podem melhorar ainda mais o seu desempenho se alongando antes de cada treino.

 

Neste artigo, você aprendeu um pouco mais sobre os benefícios do alongamento e a relevância dessa prática antes de fazer outras atividades. Afinal, ele é um cuidado essencial para a sua saúde e qualidade de vida.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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