Dicas de Fisioterapia para Pacientes e Fisioterapeutas

Leia nossos artigos. Melhore o seu estilo de vida agora!

Atendimento fisioterapêutico online: como realizá-lo da melhor forma

Existem diversas maneiras de conseguir aprimorar um negócio e graças às evoluções tecnológicas umas das áreas que ganhou grande apoio foi a da saúde, especificamente o setor de atendimento fisioterapêutico online.

 

A fisioterapia é uma área da saúde que está ganhando mais pacientes conforme o tempo passa.

 

Visto que as pessoas estão buscando pelos profissionais com o objetivo de tratar de dores e melhoria da postura, além dos fins clínicos. 

 

Contudo, muitos estão impossibilitados de irem até os consultórios, seja por falta de mobilidade, dinheiro e até mesmo por necessidade de reclusão devido à situação mundial atual.

 

Apesar disso, uma sessão fisioterapêutica exige um profissional e não é algo que se faça sozinho. 

 

Pensando nessa realidade, desenvolvedores trabalham com profissionais da área para desenvolver maneiras de realizar um atendimento fisioterapêutico online. 

 

Assim, essas demandas passaram a ser atendidas de forma mais pontual.

 

Diversos pacientes passaram a ser acompanhados por fisioterapeutas de maneira online e as sessões passaram a ser realizadas com frequência. 

 

Seja pilares, hidroterapia e RPG fisioterapia, além de outras. Tudo sendo possível de ser realizado graças a essas práticas online. 

 

Neste artigo abordaremos justamente como realizar um atendimento fisioterapêutico online para você que deseja atender essa demanda de pacientes necessitados de tratamento. 

Atendimentos autorizados 

Devido à situação vivida na pandemia do Coronavírus, milhões de clínicas tiveram de ser fechadas, então o COFFITO que significa Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia.

 

Que é o órgão responsabilizado pelas autorizações de todos os profissionais de fisioterapia do Brasil, permitiu que os tratamentos sejam realizados de maneira online. 

 

Com isso, criou-se os três modelos de serviços: Teleconsulta, Teleconsultoria e Telemonitoramento. Vejamos especificamente cada um deles. 

Teleconsulta

É a mais utilizada. Normalmente, o paciente e o profissional utilizam de um programa disposto pela própria clínica ou até um simples aplicativo de mensagem e a consulta é feita de maneira virtual. 

 

Todas as informações são fornecidas, questionamentos feitos e até sessões com orientação de como realizar os exercícios e alongamentos de cada parte do corpo são dadas. 

 

Muitas vezes essa teleconsulta é o primeiro contato do paciente com o profissional.

 

Desta maneira o paciente consegue realizar a sessão sem a necessidade da presença física do profissional de fisioterapia no local em questão. 

 

Sendo mais fácil que passar por uma  catraca eletronica academia, e por isso, vem crescendo cada vez mais.

Telemonitoramento 

O telemonitoramento é o acompanhamento a distância dos pacientes que já foram atendidos pelo profissional. 

 

Normalmente, são os que tiveram o tratamento interrompido por algum motivo ou os que já passaram pela consulta e precisam iniciar as atividades.

 

Desta forma o profissional consegue se dispor por meio de encontros remotos onde serão passadas todas as orientações de maneira bem pedagógica para que seja possível a realização de todos os exercícios. 

 

Existem formas de deixar as sessões gravadas ou criar vídeos com modelo de como cada exercício deve ser feito. 

 

Todos já devem ter visto algum exemplo parecido, seja na academia, na aula de dança ou em na clinica de fisioterapia para gestantes.

 

No caso do telemonitoramento, não foge muito dessa realidade. Isso faz com que os profissionais consigam trabalhar e ver o progresso dos pacientes.

 

Entretanto, isso exige muita disciplina de ambas as partes, pois a comunicação precisa ser transparente.

 

A ausência de uma boa comunicação pode fazer com que o tratamento não seja efetivo.

Teleconsultoria  

São reuniões realizadas entre os profissionais da área da saúde, com o objetivo de fundamentar evidência de estudos clínicos e protocolos disponibilizados pelo ministério da saúde. 

 

São importantes para que o profissional tenha um respaldo se suas ações estão sendo realizadas de maneira correta e maneira de melhorar a comunicação com os pacientes. 

 

O fato de estar distante pode ser um problema e o profissional precisa estar preparado.

 

Pense na teleconsultoria como uma academia corporativa com personal  responsável por mostrar os melhores caminhos para tirar o estresse e conquistar um corpo desejado. 

O que todo teleatendimento precisa ter?

Como dissemos um pouco mais acima, a maior dificuldade está na comunicação justamente por isso será preciso redobrar a atenção do paciente para com a realização das atividades.

 

Para que isso seja feito, existem algumas dicas que podem ser adotadas, desta forma o paciente conseguirá ter um melhor resultado e dar ao profissional um respaldo melhor do que foi e está sendo feito.

 

A maioria dos pacientes que desistem desse tipo de tratamento é devido a sensação de estar sendo abandonado ou de que não está gerando resultado.

 

O que pode ser fruto de uma consciência afetada pela necessidade de ver o profissional fisicamente.

 

Passos para um bom atendimento online

Agora que já introduzimos, falaremos de 4 dicas essenciais para que exista um bom atendimento fisioterapêutico online. 

 

São elas:

 

  1. Invista em infraestrutura para clínica;
  2. Treine os comandos verbais;
  3. Exercícios de menor intensidade até o paciente se acostumar;
  4. Motive o paciente e peça feedbacks.

 

A infraestrutura é essencial para que seja realizado qualquer que seja o atendimento online. O paciente não tem culpa se a internet estiver ruim ou o computador travando. Ele quer ser bem atendido.

 

Além disso, é preciso ter uma organização referente a maneira como os exercícios serão gravados, seja por meio da contração de modelos ou o produto fisioterapeuta utilizando de bonecos ou aparelhos que ilustram bem o que deve ser feito. 

 

Por fim, se algum vídeo for gravado será preciso investir em boas câmeras, microfones e edição de vídeos. 

 

Assim será garantido a qualidade do atendimento no quesito de infraestrutura. O paciente não pode achar que o trabalho realizado é amador. 

 

Em seguida, será preciso treinar os comandos verbais que deverão ser dados ao cliente em um telemonitoramento. 

 

Seja para uma clínica normal ou uma clinica fisioterapia esportiva, o principal objetivo é não gerar dúvidas. 

 

Poucas palavras com comandos certos e nem claros farão o paciente entender o que deve ser feito. 

 

Desta maneira não ficaram dúvidas relacionadas a quaisquer que sejam as recomendações. 

 

Relembramos que um dos maiores motivos de desistência no momento em que o paciente está realizando esse tipo de consulta está relacionado à forma como ele é tratado. Se ele ficar com dúvidas ou sentir que está fazendo algo errado, desiste. 

 

Exercidos de baixa intensidade também serão necessários. Isso porque dependendo do que for passado além de poder não ser feito da maneira correta podem até machucar o paciente. 

 

Lembre-se que você estará lidando com pessoas debilitadas, idosas ou com alguma síndrome que causa muita dor nelas. Exigir muito pode piorar a situação pela falta do profissional no local do atendimento.

 

Por isso, mesmo que seja realizada a entrega de exames motoboy e você tenha todo o histórico do paciente é interessante passar exercícios mais fáceis ao menos nos primeiros meses de tratamento. 

 

Isso é algo que não necessariamente eles precisam saber, mas é o que a ética da profissão prega. 

 

Não dificulte muito mesmo que suas intenções sejam as melhores. Preserve-se e poupe os seus pacientes.

 

Por último, mas não menos importante, será preciso falar constantemente com os pacientes e sempre estar motivando eles a se empenharem. 

 

O tratamento online, assim como se aulas online costumam ter um início complicado, até pelo menos as pessoas entenderem a dinâmica e passarem a ver o resultado do que estão fazendo.

 

Grande parte dos pacientes que recorrem a um tratamento fisioterapêutico estão em busca de uma melhor qualidade de vida ou tentando recuperar os movimentos de alguma parte do corpo que pode ter sido prejudicada seja qual for o motivo. 

 

Acontece que, quando estamos fazendo uma dieta para ganhar massa, será preciso ter disciplina e paciência para que tudo comece a dar certo. Os resultados demoram um pouco para aparecer, mas são nítidos.

 

Incentive eles a continuar praticando e peça sempre feedbacks do que estão achando, dessa maneira será possível corrigir alguns detalhes e melhorar a comunicação entre o profissional e o paciente. 

Considerações Finais

Vimos ao longo deste artigo como fazer para realizar atendimentos fisioterapêuticos on-line. Essa é uma das medidas que foram adotadas para suprir a enorme demanda de atendimentos que não foram feitos por conta da pandemia mundial. 

 

Além disso, foi possível aproveitar as demandas de pessoas que moravam em locais de difícil acesso como no interior dos estados e até em zonas rurais. 

 

Grande parte desses locais é afastada da cidade que por muitas vezes não dispõe de uma clínica.

 

O atendimento fisioterapêutico feito de maneira profissional com os investimentos corretos em infraestrutura, uniformes profissionais, comunicação e tratamento de qualidade faz toda a diferença.

 

Escreva um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

9 benefícios dos Coworkings para o bem-estar e o bem profissional

Os escritórios de coworking oferecem uma grande variedade de vantagens para quem começa sozinho, incluindo oportunidades …

Atendimento fisioterapêutico online: como realizá-lo da melhor forma

Existem diversas maneiras de conseguir aprimorar um negócio e graças às evoluções tecnológicas umas das áreas que …

Software de gestão: como pode auxiliar na organização de sua clínica

Vivemos a época da conexão 5G, da Internet das Coisas e dos smartphones, que podem trazer praticamente o mundo todo nas …