Blog

Dozen of articles. Improve your lifestyle now!

5 dicas de gestão para profissionais de saúde

Os profissionais de saúde são a linha de frente para o bem-estar da população. Muito além do controle e eliminação de doenças, estes profissionais são responsáveis por manter em ordem a saúde física, mental, espiritual e social da população.

Pensando nisso, é importante identificar formas de gerir com qualidade o trabalho destes profissionais, conquistando assim um espaço mais adequado no mercado e posicionando-os de forma que não se prejudique no processo.

A saúde é uma das necessidades mais básicas do ser humano. Diariamente, milhares de pessoas procuram ajuda profissional para manter seus quadros de saúde estáveis, e estas pessoas se especializam em ajudar os outros dos mais variados meios.

Entretanto, cuidar de outras pessoas, do ponto de vista da saúde requer um grande esforço, e muito estudo e preparo. 

Uma aula de pilates precisa de uma série de equipamentos para seu funcionamento correto, por exemplo.

Por isso, muitos profissionais acabam tendo dificuldade em lidar com a parte burocrática do trabalho, uma vez que estão preocupados em melhorar suas habilidades profissionais.

Entretanto, a gestão é um elemento fundamental de qualquer negócio.

Para que um profissional da saúde consiga se manter atendendo com qualidade e conseguindo ajudar o máximo possível de pessoas, é importante que toda a sua estrutura esteja funcionando corretamente.

Isso significa que sua clínica deve estar rendendo lucros, e que todos os colaboradores estejam recebendo em ordem, além do próprio profissional conseguir garantir seu sustento com qualidade e conforto.

Por isso, cada vez mais existe uma movimentação para desmistificar alguns pontos importantes da necessidade de uma boa gestão. Embora muitos profissionais ainda tenham receio de lidar com esta área da empresa, ela é fundamental.

A administração de uma clínica é o que garante sua sobrevivência, algo que precisa ser realizado para que os profissionais da saúde consigam continuar agindo e atendendo a população.

Nesse ponto, como um paralelo, a gestão está para a estrutura da clínica assim como o próprio profissional está para seus pacientes. 

Por isso, é muito importante criar uma estrutura adequada para explorar todas as possibilidades da clínica.

Se você faz atividades como o RPG fisioterapia, por exemplo, precisa garantir um espaço adequado para este tipo de atividade.

A grande maioria dos profissionais da saúde trabalha como autônomo, o que exige diversos cuidados importantes para lidar com a parte financeira. Isso tanto de seu estabelecimento clínico como em sua vida pessoal.

A falta de cuidados nessa área pode gerar uma série de problemas no futuro, principalmente com relação a pagamentos e o endividamento da empresa. Esse tipo de situação acaba sendo altamente prejudicial para você.

Não há no Brasil uma educação financeira de qualidade, nem em base e nem depois, quando você está se especializando. 

Por conta da complexidade que é a vida humana, a maioria dos profissionais da saúde não tem muito tempo para estudar essa área.

Os próprios cursos superiores e de especialização passam muito rapidamente sobre este tipo de informação, focando muito mais na parte do trabalho que lida com vidas.

Embora isso seja compreensível, é preciso que o profissional consiga se manter com qualidade para gerar um bom trabalho. 

No caso de uma academia corporativa com personal, é fundamental que todos estejam bem atendidos.

Isso acaba gerando profissionais que não conseguem identificar os lucros de seu trabalho, o que os deixa frustrados e acabam contraindo dívidas, o que torna a situação ainda pior. 

Por isso, se preocupar com a gestão é um procedimento fundamental.

Cuidados com a gestão financeira

Conquistar um espaço com boa gestão aliado ao bom atendimento profissional é o sonho da maioria das pessoas envolvidas na área da saúde.

Dessa forma, você consegue explorar todo o potencial de sua clínica sem perder os cuidados com cada pessoa.

Por isso, é importante se atentar a alguns pontos primordiais de pensamento de gestão para conseguir explorar todo esse potencial, garantindo assim uma melhor utilização de seus recursos e um potencial de lucro muito maior.

1. Planejamento de negócios

Qualquer empresa precisa de muito planejamento quando decide iniciar suas atividades. 

Isso é ainda mais assertivo quando você não terá muito tempo para dedicar a gestão, como é o caso de profissionais da saúde no geral.

Muitos destes profissionais não conseguem compreender que uma clínica é, em sua essência, um negócio como qualquer outro. 

Esse tipo de situação acaba prejudicando o andamento do trabalho, além de acabar sofrendo um impacto maior.

Todas as situações devem ser pensadas durante o planejamento, até mesmo a utilização de uma catraca eletronica academia é importante para você criar um bom espaço.

Determinar seus objetivos e metas é fundamental, para que você consiga identificar o que deve ser realizado para continuar a jornada de sucesso do empreendimento. Isso garante resultados muito mais satisfatórios para a clínica.

O planejamento então toma a forma de um documento, uma estruturação de como o negócio vai ser realizado.

Esse tipo de ação permite que você compreenda cada detalhe da clínica e como você pode fazer para conseguir explorar todo o seu potencial.

Entenda quem são as pessoas que fazem e o que é sua empresa, identificando cada um destes dados para criar uma base de estrutura para seu planejamento, conseguindo identificar passos no futuro, como eles podem se comportar e o que você deve fazer.

Além disso, você consegue um posicionamento mais adequado no mercado. Sua clinica fisioterapia esportiva pode acabar se tornando uma referência no setor.

Isso porque, embora seja de uma maneira diferente, você terá concorrentes que devem ser ligados, sobretudo compreendendo o que faz as pessoas escolherem um profissional em particular.

Um bom gestor consegue compreender além de suas capacidades básicas, identificando aquilo que precisa ser estudado e trabalhado para conseguir um resultado satisfatório.

2. Visibilidade e Divulgação

Por meio dos Conselhos Regionais, os profissionais da saúde são regulamentados e possuem regras específicas quanto a divulgação. 

Entretanto, estas regras ainda são bem mais flexíveis quando falamos de internet.

Para conseguir um bom engajamento com seu público, você deve pensar em formas de melhor estruturar esse tipo de divulgação e como utilizar o marketing a seu favor, sem quebrar nenhuma regra do conselho.

Alguns detalhes podem fazer a diferença para te tornar mais conhecido, como a entrega de exames motoboy, por exemplo. O segredo para isso, na verdade, parece estar na internet. 

Existem diversos tipos de marketing médico que podem ser utilizados nestes casos, como:

  • E-mail marketing;
  • Marketing de conteúdo;
  • Publicações em redes sociais;
  • Webinars e palestras.

A ideia aqui é criar uma identificação do público com a empresa, para que seja mais fácil identificar e compreender todas as possibilidades de exploração que este tipo de ação oferece.

3. Trabalhando a automação

Se você não quer perder tempo com ações do dia a dia e com elementos da gestão que parecem mecânicos e repetitivos, contar com o auxílio da tecnologia pode ser uma excelente solução.

As ferramentas de automação têm trabalhado de forma mais rápida e potente, com avanços frequentes em questão de manutenção e autonomia de serviços. 

Isso acaba deixando que boa parte do processo de gestão seja completamente automatizado.

Assim, o profissional da área da saúde pode resolver os problemas de seus pacientes com muito mais tranquilidade, sobretudo compreendendo como funciona e como ele pode usar a tecnologia a seu favor.

Você terá mais tempo para pensar em uma dieta para ganhar massa de seu paciente se as operações administrativas estiverem sendo realizadas de forma automatizada.

Além disso, esse tipo de recurso é ótimo como uma forma de economizar processos, tornando mais barato ainda esse tipo de ambiente e permitindo que você explore todo o potencial de seu negócio sem que você precise perder tempo.

4. Cuidados com as finanças

O dinheiro é uma parte importante de qualquer empresa, por isso, é preciso ter uma série de cuidados quando lidamos com transações financeiras de qualquer tipo.

Embora muitos profissionais da saúde tenham um bom controle financeiro, muitos ainda desconhecem o assunto. 

Ter um bom fluxo de caixa é fundamental para que qualquer profissional consiga compreender todas as suas possibilidades.

O fluxo de caixa permite que você compreenda quanto dinheiro de fato existe circulando em sua empresa. 

Ele é responsável por identificar pontos que precisam ser trabalhados e o que está gerando resultados positivos.

5. Capacitando seus colaboradores

O objetivo principal de qualquer profissional da saúde é fazer um bom trabalho.

Para isso, é fundamental que seus colaboradores estejam bem treinados e com capacidades desenvolvidas para proporcionar uma experiência boa para seus pacientes.

Alguns detalhes, como o uso de uniformes profissionais, podem fazer a diferença nesses casos.

Dessa forma, sempre que você puder investir em capacitação para seus colaboradores, acabará criando um ambiente de trabalho muito mais sério e produtivo, além de valorizar aqueles que estão sempre ao seu lado trabalhando.

Considerações finais

Os profissionais da área de saúde podem ter um grande impacto em suas vidas quando compreendem a necessidade de explorar o lado gestor de seus consultórios. Assim, você consegue criar ambientes muito mais produtivos.

Além disso, quanto mais bem estruturado estiver do ponto de vista negocial, maiores serão as chances de conseguir um bom atendimento, ampliando ainda mais o potencial de garantir a saúde e bem estar de seus pacientes.

Write a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

4 dicas de marketing digital para área da saúde

A internet simplesmente mudou o estilo de vida, no pessoal e profissional, um dos efeitos disso é a força de frentes como …

4 benefícios de obter um plano de saúde

Se tem algo que todo adulto responsável sabe é que cuidar da própria saúde é uma coisa que em algum momento da vida …

Nutricionista esportivo: para que serve e sua importância

O interesse do brasileiro por esportes é algo conhecido há bastante tempo, já tendo se tornado um fator propriamente cultural, …