Dicas de Fisioterapia para Pacientes e Fisioterapeutas

Leia nossos artigos. Melhore o seu estilo de vida agora!

Como ganhar dinheiro sendo fisioterapeuta, mas sem clinicar

A demanda por profissionais da fisioterapia sentiu bastante os efeitos da pandemia. De fato, ela chegou a crescer no começo de 2020. Mas, por mais que o mercado esteja aquecido, será que não dá para encontrar outras formas de ganhar dinheiro com seus conhecimentos?

É muito bom ver como há espaço para trabalho clínico, mas também entende-se que, com mais exposição, maiores os riscos de se contaminar pelo contato físico permanente com pessoas e ambientes infectados. Mesmo para quem já foi vacinado, novas cepas surgem a todo instante e o melhor é se cuidar.

Igualmente, sabemos que ser médico é estar preparado para atuar no front de batalha. O compromisso de ajudar os outros é algo que faz parte da filosofia de qualquer profissional da medicina. 

Por outro lado, poderíamos pensar que o conceito de ajudar os outros é muito mais amplo que atender aos pacientes cara a cara. E isso vai além do período pandêmico, pode ser algo que seja incorporado como buscar outras formas de empreender. 

Colaborar com a saúde dos pacientes requer estar em permanente evolução. Isso faz com que os fisioterapeutas estejam sempre em busca de especializar-se em campos e técnicas específicas. 

E você, como especialista, pode ajudar outros profissionais, por exemplo, compartilhando seus conhecimentos. É disso que vamos falar hoje: como você pode ganhar dinheiro como fisioterapeuta, mas sem necessariamente estar clinicando. 

Ficou curioso? Siga com a leitura e vamos contar para você, em menos de 10 minutos, como aproveitar as novas oportunidades da tecnologia a seu favor!

#01 Crie cursos

Se você já tem muita experiência em um campo específico da fisioterapia, por que não mostrar tudo o que você tem a dizer para outros profissionais? 

A medicina não para nunca. Todos os anos, novos métodos surgem para melhorar os procedimentos de recuperação, novos campos de conhecimento são desenvolvidos e a ciência descobre algo novo que pode ser usado em benefício da saúde. 

Algumas áreas da fisioterapia, como a desportiva e a neurológica estão em alta no mercado e até mesmo técnicas como acupuntura e pilates têm começado a conquistar espaço na prática dos tratamentos. 

Seja qual for a sua especialidade, você pode criar cursos para vender pela internet.

Escolha um tema em particular, planeje em quantas aulas você pode transmitir os conteúdos. A partir do curso estruturado, você pode tanto dar as aulas ao vivo, em plataformas de streaming, ou deixar as aulas carregadas em algum ambiente ao qual só se tenha acesso mediante o pagamento da inscrição. 

Entre as plataformas mais usadas atualmente para quem deixa os conteúdos disponíveis para o aluno assistir quando queira, podemos sugerir a Udemy, a Sympla ou a Hotmart, só para dar alguns exemplos. São ambientes onde você prepara o curso e ele é ministrado sem sua interferência. 

#02 Palestras

Especialistas também têm a oportunidade de ganhar dinheiro com fisioterapia ao se dedicarem a dar palestras. 

Esta é outra forma de aproveitar o crescente interesse dos profissionais por mais qualificação, e nem precisa ser necessariamente uma especialização ou mestrado. 

O universo acadêmico costuma demorar muito mais tempo para incorporar os novos campos de conhecimento às matrizes curriculares de seus cursos. Isso abre margem para que os avanços mais recentes sejam, inicialmente, vinculados por meios de cursos (que citamos anteriormente) ou mesmo palestras. 

As palestras podem ser pensadas tanto para um futuro próximo, quando estejamos vacinados e com a liberdade de ir e vir totalmente reconstituída, ou você já pode começar desde agora, com um formato mais voltado para o virtual. 

Assim como no caso dos cursos, é importante ter uma trajetória reconhecida e domínio total do que você vai chegar a compartilhar com outras pessoas. Aqui, o que vale é a entrega de valor imediata: você tem algo a dizer e encontra gente que queira lhe escutar.

Mesmo assim, ganhar dinheiro como fisioterapeuta que ministra palestras têm muito mais vantagens do que somente o momento em que você fala com o público: é uma forma de reforçar o seu nome como uma referência em algum tema específico. 

Para dar palestras online, o que não falta são plataformas onde você pode compartilhar suas ideias de forma simples e sem complicação. Aqui, vale uma dica: você pode dar palestras abertas e cobrar, por exemplo, só pelo certificado. 

#03  Mentorias sobre fisioterapia

Agora, se você quiser ir além dos cursos e palestras, a melhor ideia é apostar em processos contínuos de capacitação nos quais, além de compartilhar o que você mais sabe, você poderá acompanhar o processo de evolução de seus alunos.

Este tipo de serviço se chama mentoria. Aqui, seu papel não é necessariamente transmitir conhecimentos técnicos somente. Você tem a possibilidade de orientar outros fisioterapeutas a desenvolver suas carreiras de acordo com escolhas fundamentadas em uma visão mais ampla.

Digamos que você tem suficiente experiência de gestão de uma clínica de fisioterapia. Neste caso, você vai orientar outros empreendedores a montar seus próprios negócios e mostrar o que precisam fazer para que suas marcas encontrem o caminho do sucesso.

E se seu campo de conhecimentos tem mais a ver com alguma técnica, método ou tratamento em particular, é bem provável que você possa orientar outros profissionais a melhorarem o atendimento de seus pacientes, seguindo as suas recomendações.

Ampliando ainda mais o seu escopo de serviços possíveis, você pode ensinar as outras pessoas a ensinar. Para isso, o fundamental é saber como criar uma mentoria orientada à capacitação. Para isso, recomendamos que você procure um serviço que, basicamente, lhe ensine a ensinar. 

Não é estranho encontrar profissionais que acreditam que somente fazer uma faculdade vai resolver todos os problemas de suas vidas, uma vez que terminem a faculdade.

Isso pode ter funcionado antes, no século passado. Mas, agora, essa filosofia não tem mais lugar. As relações sociais são dinâmicas, a internet derrubou os muros da segregação dos conhecimentos e, hoje, você pode interagir com um fisioterapeuta do outro lado do mundo e aprender algo incrível.

Se fazemos tudo na internet, podemos aproveitar o potencial do marketing digital para criar novos mercados e desenvolver novas formas de levar a palavra do conhecimento para as redes e para quem esteja disposto a conhecer você. 

Talvez você seja o fisioterapeuta do outro lado do mundo e alguém queira aprender com você. Mas você tem que criar a ponte entre seu conhecimento e seu público, e nada melhor do que aproveitar a internet para fazer isso. 

Gostou da ideia de ganhar dinheiro sendo fisioterapeuta, mas sem clinicar? Então comece agora mesmo a trilhar seu futuro de sucesso!

Escreva um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

9 benefícios dos Coworkings para o bem-estar e o bem profissional

Os escritórios de coworking oferecem uma grande variedade de vantagens para quem começa sozinho, incluindo oportunidades …

Atendimento fisioterapêutico online: como realizá-lo da melhor forma

Existem diversas maneiras de conseguir aprimorar um negócio e graças às evoluções tecnológicas umas das áreas que …

Software de gestão: como pode auxiliar na organização de sua clínica

Vivemos a época da conexão 5G, da Internet das Coisas e dos smartphones, que podem trazer praticamente o mundo todo nas …