Dicas de Fisioterapia para Pacientes e Fisioterapeutas

Leia nossos artigos. Melhore o seu estilo de vida agora!

Descubra como a fisioterapia pode auxiliar na correção da sua mordida

O posicionamento inadequado dos dentes, a má formação do maxilar e dos ossos faciais são comuns e podem ser iniciados desde o nascimento do primeiro grupo dental permanente. Nesses casos, a correção da mordida pode ser necessária para recuperar a cavidade e a qualidade de vida.

Problemas com o encaixe das arcadas dentárias causam diversas disfunções no cotidiano do paciente, dentre elas a dificuldade na mastigação e na fala, sendo capaz de causar dores na cabeça e pescoço, além de afetar o crescimento. 

Por isso, a correção da mordida se mostra fundamental para manter um sorriso bonito e, principalmente, saudável.

Apesar de ser um processo que se inicia tão cedo, o tratamento de alinhamento dos dentes pode demorar mais tempo a ser iniciado e está cada vez mais comum entre a população adulta. 

Isso porque, além dos benefícios físicos na saúde do paciente, essas correções deixam o sorriso mais harmonioso e equilibrado, o que auxilia na manutenção da autoestima e confiança. No entanto, em alguns casos, a má oclusão pode precisar de cuidados especiais e adequados às fases.

A importância da fisioterapia no ajuste da má oclusão

A área odontológica responsável por reparar as potenciais deformidades no desenvolvimento ósseo – conhecido como má oclusão – é a ortodontia. 

Ela utiliza acessórios bucais, como o aparelho dental invisivel, para auxiliar no reposicionamento dos dentes, criar espaço para o encaixe, entre vários outros tratamentos.

Contudo, esse procedimento vai depender da complexidade de cada um dos casos e do nível do desenvolvimento ósseo do paciente. 

Por isso, o ortodontista é quem deverá realizar o diagnóstico, recomendando o melhor tratamento para a sua situação específica. 

Apesar disso, em alguns casos, por mais eficientes que sejam, o uso do aparelho fixo metálico ou aparelho invisivel, pode ser insuficiente para a correção completa da má formação e será recomendada a cirurgia ortognática.

Por ser uma cirurgia de grande complexidade, a recuperação irá exigir o auxílio da fisioterapia como parte fundamental do processo de cura, acelerando a regeneração dos movimentos da mandíbula, diminuindo o inchaço e ajudando a restaurar por completo a sensibilidade facial, além de contribuir para a melhora da mastigação.

Com a recomendação e liberação do dentista responsável pela cirurgia, a fisioterapia poderá ser iniciada logo nos dias seguintes ao procedimento cirúrgico.

O que causa a mordida incorreta?

Mas, afinal, o que pode causar a má oclusão? 

A origem da disfunção da mordida pode ser causada por diversos fatores, como:

  • Alimentação inadequada no período do desenvolvimento ósseo;
  • Uso contínuo de chupetas e mamadeiras na infância;
  • Maus hábitos, como chupar o dedo;
  • Incompatibilidade no tamanho dos dentes e da gengiva;
  • Genética relacionada à formação dos ossos faciais.

Os dentes de leite são responsáveis pelo auxílio na alimentação e na fala durante a primeira infância, mas também reservam os lugares em que os dentes fixos deverão ocupar quando nascer. 

Se a criança perder os dentes de leite antes do tempo certo (por causa de problemas com cáries e acidentes de quebras), os dentes fixos começam a nascer sem o espaçamento adequado. 

Do mesmo modo, a inadequação dos cuidados dessa estrutura também pode impactar na formação da arcada permanente.

O costume de manter a língua em repouso apoiada nos dentes inferiores também pode auxiliar no deslocamento desses dentes para frente, desalinhando a mandíbula.

Procedimentos estéticos e a má oclusão

Ainda que a correção ortodôntica seja mais comumente realizada durante a adolescência, a procura pelo tratamento tem aumentado muito entre os adultos de 30 a 40 anos. 

No entanto, outros procedimentos também podem ser realizados, antes, após ou mesmo para contribuir com o alinhamento.

A lente de contato dental, por exemplo, é um tratamento cosmético que funciona como meio de melhorar a aparência dos dentes e do sorriso, mas esse procedimento é superficial e não afeta a estrutura do dente ou a mandíbula. 

Portanto, os dentistas recomendam que o tratamento de alinhamento, com o uso de aparelhos, seja realizado e finalizado antes da aplicação das lentes de contato.

Já o implante dentário não resulta em grandes problemas para a realização do procedimento ortodôntico. 

Mas para isso, é necessário que ocorra a reabilitação em conjunto com a ortodontia, pois a prótese fixada durante o implante é presa no osso com pinos de titânio e por isso não podem ser movimentadas como os demais dentes. 

Inclusive, há modelos de aparelhos próprios para a colocação de implantes, principalmente nos casos em que não há espaço adequado para a estrutura/peça que substituirá a dentição.

Já tratamentos menos invasivos, como o clareamento dental, não apresentam nenhum impedimento para o início do uso do aparelho, mas são mais indicados para serem realizados após o tratamento.

Inclusive, ele é um bom aliado para a remoção das manchas causadas pelo procedimento ortodôntico. 

 

No entanto, é preciso lembrar que pacientes que ainda estão usando o aparelho, devem aguardar até o fim do procedimento, para só então começar algum tratamento para embranquecer os dentes, evitando que manchas ocorram – principalmente nos modelos fixos.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Lógica de Mercado, uma rede de conteúdos para alavancar negócios e proporcionar mais qualidade de vida e saúde.

Escreva um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Como ganhar dinheiro sendo fisioterapeuta, mas sem clinicar

A demanda por profissionais da fisioterapia sentiu bastante os efeitos da pandemia. De fato, ela chegou a crescer no começo …

Descubra como a fisioterapia pode auxiliar na correção da sua mordida

O posicionamento inadequado dos dentes, a má formação do maxilar e dos ossos faciais são comuns e podem ser iniciados …

5 exercícios de correção da coluna para fazer em casa

Se tem algo que pode mudar a qualidade de vida de qualquer um de nós e fazer com que o dia seja mais agradável e menos …