Dicas de Fisioterapia para Pacientes e Fisioterapeutas

Leia nossos artigos. Melhore o seu estilo de vida agora!

RPG: o que é e qual sua principal função

Cuidar da saúde é essencial principalmente para quem apresenta dores nas costas e precisa buscar opções de tratamento para o problema. Uma das principais alternativas para isso é a Reeducação Postural Global (RPG).

 

É cada vez mais comum que as pessoas apresentem uma postura corporal errada, que costuma causar dor e outros quadros de saúde que precisarão ser tratados para devolver a qualidade de vida dos pacientes. 

 

Para entender melhor o que isso significa na prática, é importante saber o que é a postura. 

 

Ela se trata de uma posição padrão do corpo, na qual a coluna se apresenta com curvaturas normais, e os ossos do nosso esqueleto sustentam o peso com tranquilidade. 

 

Além disso, a postura correta ajuda na realização das atividades comuns do dia a dia, assim como na prática de exercícios físicos, priorizando a redução do gasto de energia.

 

Isso quer dizer que, ao apresentar uma postura errada, qualquer pessoa poderá ter problemas na coluna, que vão desde dores constantes até a presença de um cansaço contínuo, que precisam ser combatidos o quanto antes. 

 

De fato, passar em uma consulta médica é uma etapa importante nesse processo, já que é por meio de uma realização de check up geral que o paciente poderá perceber se há algo de errado com sua saúde. 

 

Ao mesmo tempo, se o profissional de saúde avaliar o cenário e reparar que existem problemas com relação à postura do paciente, que se queixa de dores nas costas, certamente a próxima etapa será encaminhá-lo ao fisioterapeuta. 

 

Ali, é possível dar início ao processo de tratamento por meio do método de RPG, que visa ajudar o paciente na reeducação da sua postura corporal, obtendo benefícios que não apenas vão garantir a diminuição de suas dores, como trazer várias outras melhorias. 

 

Se você já ouviu falar em RPG, mas quer entender melhor do que essa técnica se trata e qual é a sua função no tratamento de quadros de saúde que envolvem a postura corporal, este artigo é para você.

 

Por isso, siga na leitura do conteúdo e conheça o conceito da Reeducação Postural Global, sua funcionalidade e algumas dicas para melhorar a postura com ela. 

O que é o RPG?

Provavelmente, em algum momento da vida, você ouviu falar em RPG, seja em um banner informativo presente em uma clínica médica ou por meio de um conhecido que precisou realizar o tratamento. 

 

De fato, a Reeducação Postural Global vem se tornando bastante conhecida, sendo difundida e promovida como um programa eficaz no tratamento da dor nas costas e de alguns outros quadros relacionados a problemas de postura corporal.

 

O RPG é um método de fisioterapia com o qual se pode tratar diferentes problemas do corpo humano de forma individualizada. 

 

Isso porque ele traz o equilíbrio da força dos músculos do corpo humano, devolvendo a movimentação natural das articulações. 

 

Além disso, realiza também a manutenção de uma postura adequada, o que vai impactar diretamente na qualidade de vida do paciente. Tudo isso é aplicado com o auxílio de alongamentos, de respiração e de tração. 

A funcionalidade do RPG 

Assim como uma aula de pilates para coluna, o método de reeducação postural global possui os seus fundamentos, responsáveis por oferecer um tratamento qualificado para que o paciente apresente melhoras em sua condição de saúde.

 

Na parte mais técnica, a metodologia RPG mostra que os músculos estão interligados e que atuam em cadeia. 

 

Portanto, quando há uma deficiência em qualquer um deles, ocorre um desalinhamento em alguns pontos do corpo.

 

Esse processo pode desencadear dores, postura inadequada e até mesmo alteração na respiração, trazendo consequências no curto, no médio e no longo prazo. 

 

Ao perceber esse tipo de dificuldade, é indispensável procurar ajuda especializada. 

 

Nesse tipo de processo, é comum acontecer de o paciente achar que precisa solucionar o problema com uma atividade física diária, seja em uma aula funcional em dupla ou fazendo caminhadas. 

 

De fato, esse tipo de iniciativa é bastante produtivo, mas é necessário entender o cenário por completo antes de tomar decisões sem as indicações de um fisioterapeuta. 

 

Isso porque a reeducação postural global faz a organizações de diferentes segmentos corporais, garantindo o correto estiramento do músculo contraído, liberando fáscias e o tecido conjuntivo, para que se recupere a mobilidade e o reequilíbrio do corpo. 

 

Nesse sentido, pode ser muito mais indicado ao aluno que comece o tratamento e depois disso, que ele comece fazendo aula de natação para iniciantes, por exemplo, priorizando exercícios que causem menos impacto. 

 

Dessa maneira, a sua evolução se dá de modo gradual, evitando que novos problemas surjam no meio do caminho. 

 

Sendo assim, a Reeducação Postural Global é uma técnica que não apenas vai tratar a dor, mas também as causas, garantindo a modulação geral do tônus muscular, além de realizar estímulos proprioceptivos. 

A técnica de RPG e os problemas mais comuns em pacientes

É importante frisar que a RPG não se trata de uma aula ou tratamento coletivo. 

 

Ele é feito de modo individualizado, justamente porque precisa solucionar de forma personalizada a dificuldade apresentada pelo paciente. 

 

Nesse sentido, tal como uma anilha para academia pode ser usada de algumas maneiras distintas, a Reeducação Postural Global pode ser aplicada para quadros bastante comuns, sendo alguns deles:

 

  • Lesões de coluna vertebral (hérnias, protusões e espondiloartrose); 
  • Distúrbios articulares (bursites e tendinites); 
  • Desvios posturais (escoliose, hiperlordose e hipercifose); 
  • Distúrbios da articulação temporo-mandibular;
  • Alterações do equilíbrio.

 

Esses quadros podem apresentar dores ou não, assim como gerar lesões em diferentes partes do corpo humano, o que vai impactar diretamente na qualidade de vida e na disposição do paciente durante a sua atividade diária. 

 

Uma pessoa que trabalhe o período inteiro sentada, por exemplo, pode apresentar problemas na postura, principalmente quando ela não se empenha em deixar as costas sempre ereta. 

 

Além disso, quem não possui o hábito de realizar alongamentos, seja antes do trabalho ou mesmo de uma aula de ballet criativa, precisa começar o quanto antes, conseguindo assim evitar o encurtamento dos músculos.

 

Para quem apresenta qualquer um dos quadros mencionados acima, a realização de RPG pode ser o melhor caminho para obter a melhora do quadro de saúde com eficácia e sucesso. 

Como melhorar a postura com a Reeducação Postural Global

Buscar soluções para resolver um quadro de saúde adquirido devido a problemas de postura corporal é fundamental para quem quer recuperar a qualidade de vida e se livrar das dores causadas por essas condições. 

 

A RPG é uma técnica que ao ser aplicada com outros tipos de métodos de terapia manual, consegue combater de forma eficaz as dores sentidas nos músculos, nas articulações e até mesmo na cabeça. 

 

Além disso, ela pode melhorar o funcionamento do sistema respiratório, justamente porque alinha a coluna e traz maior liberdade e leveza em cada movimento que será praticado dali em diante. 

 

Por ser um método aplicado de forma individual, o profissional consegue dar uma atenção maior ao paciente, identificando cada uma das suas necessidades particulares e oferecendo a solução mais adequada para o quadro apresentado. 

 

Na RPG, o paciente realiza movimentos posturais de forma conjunta à respiração, trazendo o alinhamento da estrutura corporal, ao mesmo tempo em que potencializa a flexibilidade e ajuda na mobilidade das articulações. 

 

Para quem quer fazer a RPG, é interessante saber dicas essenciais, portanto, confira algumas a seguir:

1. Manter a postura ereta

A postura influencia diretamente na diminuição das dores, pois mantém a musculatura no lugar, evitando lesões ou o desajuste da harmonia corporal. 

 

Por isso, é necessário estar sempre atento a esse ponto, tanto ao permanecer sentado por muito tempo quanto na realização de atividades feitas em pé. 

2. Controlar a respiração

Mesmo que a respiração seja um movimento natural do corpo humano, é fundamental prestar atenção a ela, principalmente quando se precisa realizar ações, como a de levantar uma determinada quantidade de peso.

 

Nesse caso, é importante adequar a respiração em relação ao movimento realizado, o que vai ajudar no controle do corpo com maior facilidade. 

3. Alongar os músculos

Por fim, outra dica aplicada no RPG que ajuda a melhorar a postura no dia a dia é realizar alongamentos em diferentes músculos do corpo, evitando o encurtamento deles. 

 

Além de garantir maior disposição, o alongamento é capaz de trazer maior bem-estar, pois possibilita um movimento adequado do corpo e a preparação dele para diferentes tarefas da rotina. 

 

A Reeducação Postural Global é um método que conquistou o seu espaço justamente pela sua capacidade de solucionar problemas de saúde, promovendo melhorias de vida significativas na vida dos pacientes. 

 

Por isso, se você sente dores nas costas e precisa resolver esse problema o quanto antes, não deixe de buscar ajuda profissional e obtenha uma melhora significativa com a RPG.

Escreva um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

9 benefícios dos Coworkings para o bem-estar e o bem profissional

Os escritórios de coworking oferecem uma grande variedade de vantagens para quem começa sozinho, incluindo oportunidades …

Atendimento fisioterapêutico online: como realizá-lo da melhor forma

Existem diversas maneiras de conseguir aprimorar um negócio e graças às evoluções tecnológicas umas das áreas que …

Software de gestão: como pode auxiliar na organização de sua clínica

Vivemos a época da conexão 5G, da Internet das Coisas e dos smartphones, que podem trazer praticamente o mundo todo nas …