Dicas de Fisioterapia para Pacientes e Fisioterapeutas

Leia nossos artigos. Melhore o seu estilo de vida agora!

O que é geladeira frost-free? Conheça a tecnologia

 

Entenda as vantagens, facilidades e diferenças em relação aos outros modelos.

 

Quem não se lembra da bagunça na cozinha em dia de descongelar a geladeira? Porta aberta, alimentos espalhados pelo ambiente, chão alagado e até um ventilador ligado para acelerar o processo. Felizmente, com o desenvolvimento da tecnologia, esse tipo de cena é cada vez menos comum.

 

Quase todos os aparelhos vendidos hoje vêm com alguma função para facilitar o degelo, e uma das tecnologias mais modernas é a frost-free. Se você quer uma cozinha equipada e mais praticidade no dia a dia, uma geladeira desse tipo precisa estar no topo da sua lista de desejos.

 

Do inglês, o termo frost-free significa “livre de congelamento”. Isso quer dizer que esse é um sistema de refrigeração capaz de evitar o acúmulo de gelo no congelador, o que significa, basicamente, que você não terá que descongelar a sua geladeira.

Como funciona?

Está se perguntando como pode ser possível que os alimentos sejam congelados sem a formação de gelo? A gente explica: esse tipo de refrigerador tem um sistema que é ativado automaticamente em curtos intervalos de tempo, em um processo que se auto-sustenta.

 

Essa bomba ou resistência — dois tipos de sistemas mais comuns — funciona gerando calor, que derrete o gelo que está começando a se formar nas laterais do freezer. Essa água, então, é canalizada para um pequeno reservatório.

 

O “segredo” desse sistema, é que esse reservatório fica em cima do compressor da geladeira, ou seja, está sempre quente. Assim, essa água evapora e, por uma ventoinha, esse vapor circula dentro do próprio aparelho, não gerando nenhum tipo de vazamento ou resíduo.

Quais são as vantagens e desvantagens?

Basicamente, com uma geladeira frost-free você não terá que fazer nada além de limpá-la com um paninho de tempos em tempos. Uma vantagem e tanto. A outra é que, por conta do vapor que circula dentro do aparelho, a tendência a acumular odores dos alimentos é bem menor.

 

A principal desvantagem é que as geladeiras frost-free ainda costumam ser consideravelmente mais caras que as suas concorrentes. Além disso, justamente para sustentar esse sistema complexo, podem consumir mais energia.

 

Uma dica é sempre verificar o selo que fala sobre a eficiência energética do aparelho antes da compra, pois já existem modelos frost-free que também são econômicos. Pode valer a pena pagar um pouco mais por eles porque a economia no longo prazo compensa o investimento.

E os outros tipos de degelo?

A tecnologia frost-free é a mais moderna e prática, mas não é a única que facilita o processo de descongelar a geladeira. É importante conhecer como cada sistema funciona antes de fazer a sua escolha. Para te ajudar, listamos e explicamos os tipos de degelo mais comuns:

Cycle Defrost

Geladeiras com esse sistema acumulam menos gelo e precisam ser descongeladas com menor frequência — a promessa é apenas duas vezes ao ano. Porém, de vez em quando, você ainda precisará ter esse trabalho.

Degelo manual

É uma opção para quem não pode pagar muito por uma geladeira, mas não é tão prático porque, de tempos em tempos, você terá que desligar o aparelho da tomada para que o gelo derreta e seja retirado. Costuma ter um reservatório ou gaveta para armazenar essa água até que você a retire e esvazie.

Degelo semiautomático

Esse sistema se parece com o degelo manual, com a diferença de que não precisa desligar a geladeira da tomada. Em geral, você aciona um botão que permite que a geladeira continue funcionando enquanto o freezer descongela. A água cai num reservatório que você deve esvaziar no final do processo.

 

Degelo seco

Algumas geladeiras com degelo semiautomático possuem sistemas de degelo seco, que são um pouco mais práticos, já que a água não precisa ser retirada, pois cai em um local onde, na sequência, evapora sozinha.

 

 

 

 

 

 

Escreva um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

iOS: saiba tudo sobre o sistema do iPhone

Sistema é considerado um dos melhores por manter atualizações constantes.   Quem é usuário de dispositivos Apple …

O que é geladeira frost-free? Conheça a tecnologia

  Entenda as vantagens, facilidades e diferenças em relação aos outros modelos.   Quem não se lembra da bagunça …

Combinação de metal e madeira é tendência de decoração

Saiba mais sobre o estilo industrial e como aplicá-lo no seu espaço.   Combinação entre o rústico e o urbano, o …