Dicas de Fisioterapia para Pacientes e Fisioterapeutas

Leia nossos artigos. Melhore o seu estilo de vida agora!

iOS: saiba tudo sobre o sistema do iPhone

Sistema é considerado um dos melhores por manter atualizações constantes.

 

Quem é usuário de dispositivos Apple ou conhece um pouco sobre a empresa, sabe que ela faz questão de manter certa exclusividade em todos os produtos. Com o iPhone não é diferente: o sistema operacional do smartphone é especialmente desenvolvido para oferecer uma experiência única de navegação.

 

Desde 2019, o iOS passou a ser exclusivo para o iPhone, com os iPads funcionando com o sistema iPadOS e os computadores com o macOS. Isso permite que cada dispositivo tenha suas funcionalidades otimizadas, bem como os softwares compatíveis com cada um deles.

 

A seguir você relembra um pouco da história do sistema operacional Apple, até chegar à versão 14.4.

iOS: os primeiros anos

A versão inicial do iOS funcionava no primeiro iPhone e nos iPods, até então os únicos dispositivos móveis fabricados pela Apple. Na época, as atualizações do sistema eram vendidas, separadamente, por cerca de $20.

 

As funcionalidades ainda eram limitadas:

 

  • duplo clique no botão inicial para ativar atalhos;
  • aplicativos;
  • reorganização da ordem dos apps na tela inicial;
  • alternância de conexões WiFi e EDGE.

 

A partir da versão 3.0, em meados de 2009, o iOS passou a ser compatível com os iPads, permitindo o compartilhamento de vídeos do YouTube no Facebook, compatibilidade com teclados sem fio e reprodução de vídeos em 720p.

 

iOS 9

A partir do iOS 9, que chegou com os iPhones 6 e 6S, as funcionalidades do sistema foram ficando mais próximas do que conhecemos hoje. As principais mudanças foram na navegação multitasking, introdução do 3D Touch e a compatibilidade com os Apple Watch e o aplicativo Saúde.

iOS 10 e 11

 

A versão 10 do iOS trouxe ainda mais recursos, como a interação da Siri, assistente inteligente da Apple, com diversos aplicativos, como o WhatsApp; pesquisa de imagens na biblioteca por palavras-chave, opções de acesso com a tela bloqueada e melhorias na câmera.

 

Comemorando os 10 anos do iOS, a Apple trouxe inúmeras novidades, como o reconhecimento facial para desbloqueio da tela, ligação de emergência com toques no botão de energia, modo retrato na câmera, emojis animados, relatório médico para acesso em emergência e ainda mais compatibilidade com acessórios da marca.

 

iOS 14

Lançado em 2020, o iOS 14 foi o que mais apresentou mudanças visuais no sistema, onde os usuários passaram a contar com a possibilidade de adicionar widgets na tela inicial, personalizando a navegação dos aplicativos mais usados. Eles também ganharam funções dinâmicas, que mostram informações em tempo real de acordo com as configurações do usuário.

 

Outro ponto relevante foi a biblioteca de apps, algo presente há muito tempo nos dispositivos Android, e que permitiu que os usuários de iOS tivessem uma lista completa dos aplicativos instalados, organizados automaticamente em pastas.

 

As notificações de ligações recebidas também passaram por mudanças, exibindo apenas um banner na parte superior da tela. Para quem está acostumado com o modo antigo, que ocupa toda a tela, “interrompendo” a navegação, a forma de notificação pode ser alterada nos ajustes do aparelho.

 

Outra grande novidade foi o PiP (Picture in Picture), que permite que vídeos sejam reproduzidos enquanto o usuário navega por outras tarefas no iPhone. Tanto vídeos de sites como chamadas do FaceTime podem ser ativados com o recurso.

 

O iMessage, aplicativo nativo de mensagens dos iPhones, também passou por mudanças, ganhando mais praticidade na hora de encontrar conversas, que podem ser fixadas; uso de emojis personalizados e opção de respostas diretas.

 

A função de traduzir línguas em tempo real também chamou a atenção dos usuários, que podem escolher a tradução por texto ou áudio. A Siri também ficou mais inteligente, oferecendo mais recursos e com visual mais compacto: quando está ativada, há apenas uma esfera colorida na parte superior da tela.

 

Escreva um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

iOS: saiba tudo sobre o sistema do iPhone

Sistema é considerado um dos melhores por manter atualizações constantes.   Quem é usuário de dispositivos Apple …

O que é geladeira frost-free? Conheça a tecnologia

  Entenda as vantagens, facilidades e diferenças em relação aos outros modelos.   Quem não se lembra da bagunça …

Combinação de metal e madeira é tendência de decoração

Saiba mais sobre o estilo industrial e como aplicá-lo no seu espaço.   Combinação entre o rústico e o urbano, o …