Dicas de Fisioterapia para Pacientes e Fisioterapeutas

Leia nossos artigos. Melhore o seu estilo de vida agora!

Fisioterapia ortopédica: como funciona e 6 benefícios do tratamento

Uma das modalidades de tratamento que mais vem sendo requisitada nos últimos tempos, principalmente com o aumento do trabalho home office em todo o mundo, é a fisioterapia ortopédica, uma especialidade que traz diversas vantagens para seus pacientes.

Incluindo tratamentos, que vão desde a utilização de eletrochoques, até fisioterapias focadas em movimentos repetitivos, como pilates, a fisioterapia ortopédica pode melhorar o dia a dia ao mesmo tempo em que previne possíveis problemas futuros.

Ao longo deste artigo, conheça mais sobre a atuação de profissionais que trabalham com essa especialização e os benefícios trazidos para o corpo humano, bem como para atividades diárias, com o foco de seus tratamentos. Acompanhe!

O que é a fisioterapia ortopédica?

A fisioterapia ortopédica é uma modalidade dentro da fisioterapia focada em entender, prevenir e buscar os tratamentos certos para distúrbios nos ossos e músculos, trazendo maior satisfação diária para pacientes que sofrem com dores e indisposições.

Por exemplo, pacientes que sofreram acidentes, e após a recuperação interna (em um sentido de órgãos e estabelecimentos cerebrais) podem acabar apresentando problemas relacionados à locomoção e localização de ossos.

O profissional que trabalha nesse ramo é responsável em entender de perto os principais problemas e facilitar a melhoria de sensações, por meio de exercícios feitos em clínicas ou em academia com espaço kids, com acompanhamentos frequentes.

Algumas da principais modalidades de terapia intensiva são:

  • Eletroterapia;
  • Termoterapia;
  • Fototerapia;
  • Drenagem linfática;
  • Pilates.

Além de tratar questões pertinentes para movimentações comuns, como sentar e levantar de cadeiras repetidamente, profissionais podem trabalhar para melhorar possíveis problemas causados não no momento, mas com o tempo, como deficiências na coluna.

Como é a atuação do fisioterapeuta?

Um profissional que trabalha com a fisioterapia ortopédica atua tanto prevenindo quanto corrigindo problemas já existentes, algo que faz com que os tratamentos sejam tão variados, tanto para disposições quanto para gostos e diferentes valores.

Basicamente, dentro da fisioterapia, esses profissionais têm o conhecimento certo sobre a estrutura do corpo, bem como seus mecanismos, e de que forma cada parte pode ser tratada e modificada, visando uma melhor atuação.

São três os passos de trabalho de fisioterapeutas, começando com a identificação, a prevenção e o tratamento. Conheça mais sobre cada fase a seguir: 

Identificação

Em primeiro lugar, dentro de uma clínica especializada, um profissional da área de terapia ortopédica providencia uma bateria de exames, seja por meio de raio-x ou por movimentações em esteiras e o uso de diversos outros equipamentos.

A partir da verificação dos locais de possíveis problemáticas musculares ou ósseas, ocorrem exames mais aprofundados, que atestam a presença de fraturas ou deslocamentos, sendo então feita a preparação para o tratamento.

Prevenção

Ainda na questão de verificação de eventuais problemáticas que estimulam uma terapia, profissionais ortopédicos também verificam a possibilidade de fraturas e outras condições que podem apresentar pioras ao longo do tempo, causando futuras dores de cabeça.

Um desses potenciais problemas são posturas incorretas, ao sentar, deitar e ao praticar outras atividades, principalmente aquelas ligadas a movimentos repetitivos. Com isso, se estabelece uma preparação para tratamentos preventivos. 

Tratamento

Dentro do tratamento ortopédico, são inúmeras modalidades para cada caso e gravidade. Nessa fase, os especialistas geralmente trabalham com o fortalecimento de novas e posições mais corretas, que desafiam o corpo e incorporam um novo hábito.

Por exemplo, pacientes de causas de esforços repetitivos podem fazer tratamentos baseados em eletroterapia, onde raios elétricos conduzem energia para diferentes partes do corpo, fazendo com que movimentos possam ser melhor executados.

Principais benefícios dessa especialidade

Conheça abaixo alguns benefícios encontrados em realizar tratamentos com especialistas ortopédicos, questões essas que englobam vantagens essenciais para atividades diárias, como o trabalho e o estudo.

1. Alívio de dores

Muitas pessoas sentem dores em articulações e áreas do corpo mas acabam convivendo com essa realidade, inserindo no dia a dia o uso excessivo de medicamentos e outros produtos voltados para um alívio apenas momentâneo de situações graves.

Com o auxílio de profissionais da área da fisioterapia ortopédica, e após a averiguação do real problema existente, fisioterapias corretas, baseadas em tratamentos individuais, são capazes de facilitar um alívio permanente dessas dores e desconfortos existentes.

Além disso, uma Terapia manual ortopedica pode melhorar sensações de dor em pacientes com histórico de acidentes que impossibilitaram movimentos, ou em situações onde as dores podem provocar outras lesões e dificuldades, como na fala. 

2. Melhoria da mobilidade

Pacientes que sofrem acidentes vasculares, como o derrame, ou outros tipos de acidentes possuem uma maior dificuldade de mobilidade, algo que pode, com o tempo, ser ainda mais efetivo, causando consequências graves para outros órgãos.

Dessa forma, investir em uma terapias ortopédicas com profissionais e atividades de qualidade, como caminhadas diárias em esteira para academia, favorecem o contorno de situações onde a mobilidade foi prejudicada, podendo ainda melhorar essa condição.

Outra situação que é favorecida com tratamentos específicos para a melhoria da mobilidade é quando uma pessoa precisa dispor de grande energia e disposição para o corpo, como em apresentações de empresas ou até mesmo em longas viagens de avião.

3. Aumento da flexibilidade

Algo que incomoda na rotina de trabalho, ainda mais em situações como as de home office, onde pessoas passam excessivas horas do dia em frente a computadores, ainda que esteja com uma excelente cadeira alta para escritório, é a falta de flexibilidade do corpo.

Acontece que, no momento que nosso corpo passa horas e horas, ou até dias, sem movimentos constantes de atividades físicas, é possível que ele passe a enferrujar, ou em outras palavras, a não apresentar facilidade na hora da locomoção ou movimentação.

No trabalho de médicos especializados em tratamentos ortopédicos, algumas atividades e exercícios prioritários podem aumentar a flexibilidade, evitando com que movimentos bruscos acabem causando desde pequenas a graves lesões, trazendo desconforto.

Além disso, a flexibilidade é interessante para pessoas que praticam alguns determinados esportes, onde a movimentação e mudança de posição do corpo seja importante, como futebol ou vôlei, facilitando ainda o desempenho de atletas.

4. Fortalecimento de músculos

Uma das principais indicações quando um atleta procura um nutricionista esportivo é realizar procedimentos de terapia ortopédica para melhorar a disposição dos músculos, que podem ser tratados de maneira focada e sem riscos de danificação. Também pode ser o caso de contratar um médico ao domicílio.

Para pessoas que não trabalham com grandes disposições de corpo, como no caso de jogadores de futebol, essa também pode ser uma boa ideia, mais focada na melhor disposição do corpo em aguentar longas horas em pé ou sentado.

Essa também é uma realidade para pessoas que sofrem com problemas em tecidos corpóreos, e que além de fazerem acompanhamento e tratamento nutricional e médico, devem seguir restritos tratamentos de terapia manual nos músculos.

5. Alcance da postura correta 

Um dos principais sinais de falta de atividade física e movimentação do corpo de uma forma geral, em especial de pessoas que passam muitas horas na frente do computador, fazendo ações repetitivas com a mão, por exemplo, é o problema na postura.

Esse é um problema que aflige milhares de pessoas em todo o mundo, e muitas vezes começa nas escolas, em posturas incorretas na sala de aula, algo que, assim como um hábito, vai sendo alimentado e perpetuado ao longo dos anos.

Com tratamentos como o pilates, por exemplo, fisioterapeutas conseguem melhorar a postura dessas pessoas, até mesmo aquelas que já nasceram com problemas na estrutura óssea e muscular. 

Dessa maneira, melhora-se, ainda, possíveis disfunções relacionadas à disposição ou relaxamento.

6. Reflexos melhores

Imagine que um cartão de visita pessoal está caindo no chão, e ao tentar pegá-lo, você acaba não conseguindo alcançá-lo. Inúmeras questões podem estar relacionadas a isso, como o vento ou a distância, mas uma delas pode ser o reflexo.

Nossos reflexos corpóreos estão totalmente relacionados com a disposição e rapidez que nosso cérebro envia as informações de ações para nosso corpo, algo que pode ser mais lento ou mais rápido, dependendo da constante movimentação que nos faz mais rápidos.

Apesar de não ser uma questão comum, ela é importante dentro do tratamento de fisioterapeutas ortopédicos, já que quanto maior o treinamento de ações e movimentos, mais estaremos dispostos a nos atentar a ações rápidas, como desvios e corridas.

Conclusão

Investir em fisioterapia e um acompanhamento terapêutico para auxiliar ou prevenir problemas musculares e ósseos pode ser uma boa dica para a manutenção de uma vida mais saudável e com maior eficiência para a produtividade.

Aliar esse trabalho terapêutico a outras questões relacionadas ao bem-estar, como um plano alimentar individualizado, pode ser uma boa ideia para a incorporação de um dia a dia cada vez mais saudável, e o alcance de uma maior expectativa de vida.

Escreva um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

iOS: saiba tudo sobre o sistema do iPhone

Sistema é considerado um dos melhores por manter atualizações constantes.   Quem é usuário de dispositivos Apple …

O que é geladeira frost-free? Conheça a tecnologia

  Entenda as vantagens, facilidades e diferenças em relação aos outros modelos.   Quem não se lembra da bagunça …

Combinação de metal e madeira é tendência de decoração

Saiba mais sobre o estilo industrial e como aplicá-lo no seu espaço.   Combinação entre o rústico e o urbano, o …