Dicas de Fisioterapia para Pacientes e Fisioterapeutas

Leia nossos artigos. Melhore o seu estilo de vida agora!

Corrida ao ar livre: 5 benefícios para saúde mental e física

Atividades físicas, como corrida ao ar livre, tem cada vez mais sido uma preferência para milhares de pessoas em todo o mundo, que lutam para combater ou afastar doenças que causam problemas nas células do corpo, fortificadas por ações constantes.

 

Além de ser uma ótima forma para emagrecimento e melhoria de digestão e outras questões, se movimentar é também uma forma de refletir e melhorar a saúde mental, já que o cérebro recebe uma maior sensação de prazer e relaxamento, além de outros benefícios.

Benefícios da atividade física

Atividades físicas são importantes formas de manter o corpo e a mente de uma pessoa saudável ao passar dos anos, além de serem comprovadamente benéficas e preventivas, em relação a doenças que vão surgindo em pessoas ao longo do tempo.

 

Estudos e a própria realidade mostram que pessoas com maior disposição física apresentam menos doenças que outras.

 

Além de serem claramente mais dispostas e conectadas com conversas e outras atividades que dispõem de atenção visual.

 

Conheça abaixo alguns dos principais benefícios de apostar em exercícios físicos:

Fortalecimento do condicionamento

Quanto mais nos exercitamos, mais preparamos nosso corpo para maiores cargas de peso ou de atividades, como no caso de pessoas que iniciam em um aparelho academia, auxiliando na diminuição de dores e indisposições.

 

Mas, além disso, quanto mais nosso corpo fica treinado, condicionado a aguentar pesos e longas condições onde devemos ficar acordados, andando, correndo ou outras questões que mexem diretamente com nossas disposições, mais nos sentimos bem.

 

Aguentar variações de movimentos ou constantes atividades que dependem de nossa energia, como em uma aula de fitdance para iniciantes, facilita com que possamos não sentir dores posteriores, algo que causa grande desconforto em muitas pessoas.

Melhora da disposição

Quando acordamos, após uma longa noite de sono, é comum sentirmos maior cansaço e menos vontade de sair da cama, muitas vezes atrasando nossos cronogramas de arrumação para trabalho, escola ou outros compromissos diários.

 

Muitas pessoas sentem uma sensação de cansaço constante durante o dia, algo que traz inúmeras consequência relacionadas ao uso excessivo de cafeínas ou remédios para despertar o corpo não de forma natural, mas artificial, criando vícios.

 

Essa é uma realidade pouco existente para aquelas pessoas que fazem exercícios físicos, já que grande parte acaba se sentindo disposta e menos estressada para começar o dia. Isso acontece pela grande atividade feita pelo corpo e mente, que descansa totalmente.

Aumenta a oxigenação cerebral

O cérebro é uma das partes mais importantes no corpo humano, já que é por meio dela que todos os funcionamentos acontecem, fazendo com que qualquer problema nessa região seja alvo de preocupação entre pacientes e médicos, seja em acidentes ou não.

 

Em casos sem grandes acontecimentos, onde apenas as pessoas não fazem exercícios físicos, é possível encontrar uma brusca diminuição da oxigenação, algo essencial para a sobrevivência e para o pleno funcionamento mental.

 

Sem esse oxigênio, funções importantes como a respiração, a movimentação e até mesmo a fala podem ficar prejudicadas com o tempo, podendo, ainda, induzir pessoas a total paralisação, algo perigoso para qualquer idade.

 

Com atividades físicas essa realidade é totalmente diferente, já que existe um maior trabalho do cérebro, do que ele recebe e do que ele solta, fazendo com que todas as funções sejam mais induzidas e melhor trabalhadas.

Otimização da memória

Atividades são formas de movimentação mental e física. Sobre a questão mental, e também falando sobre oxigenação, quanto mais existe o exercício, melhor a entrada e saída de ares existem, o que propõe uma melhora nas atividades mentais, dentre elas, a memória.

 

Essa é uma arma infalível para pessoas que têm constantes problemas com memória, e até mesmo aquelas que têm na família casos de doenças cujo principal problema é o total esquecimento, algo que pode causar outras doenças e maior check up geral exames.

 

Além disso, é interessante que pessoas também utilizem os exercícios físicos para testarem lembranças como o tempo de uma corrida, os lugares por onde passaram, dentre outras questões que podem ser treinadas em algum tipo de atividade. 

Prevenção contra doenças mentais 

De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia (EUA), em conjunto com pesquisadores da Universidade de Tsukuba (Japão), praticar atividades físicas tem relação direta com o equilíbrio da saúde mental, além de já serem importantes para o corpo. 

 

Isso porque, sempre que praticamos alguma atividade, nosso corpo libera endorfina, um hormônio que causa maior tranquilidade e satisfação para o cérebro, fazendo com que naquele momento o corpo esteja satisfeito, algo que acaba sentido pela pessoa praticante.

 

Quanto maior a satisfação e a sensação de alívio de estresse, maior a pessoas se sentem melhores consigo mesmas e menos preocupadas com outras situações. 

 

Além disso, pessoas com depressão e doenças diagnosticadas apresentam diminuição nos sintomas.

Preferência pelo ar-livre

Atividades físicas apresentam vantagens incríveis para todas as pessoas, fazendo com que muitas, ao longo dos últimos anos, e após informações divulgadas em cartão de visita pessoal por profissionais de medicina, venham procurando profissionais de esportes.

 

Em tempos de pandemia, por exemplo, atividades em lugares fechados ou com um número excessivo de pessoas acabou sendo excluído, para que normas de segurança fossem cumpridas, o que aumentou a procura por exercícios ao ar livre, como:

 

 

Essa forma de atividade, aliás, é uma das mais preferidas por pessoas que moram próximas a espaços públicos, já que, além de trazerem os benefícios que uma atividade física traz, agregam outras considerações interessantes para a saúde. Dentre elas:

1. Contato com a natureza

O contato com a natureza é sempre uma forma relaxante de fazer exercícios, e estando em uma atividade ao ar livre essa se torna uma chance ainda mais potente, favorecendo a maior sensação de prazer de quem está praticando uma corrida, por exemplo.

 

Muitas pessoas que praticam corridas dentro de parques ou lagoas, por exemplo, podem ter a oportunidade de ver e conviver com animais, como pássaros e capivaras, algo que agrega uma experiência ainda mais interessante do que estar, por exemplo, dentro de academias.

2. Sensação de liberdade

Muitas pessoas que praticam atividades dentro de salas ou espaços de academias, por exemplo, podem acabar se sentindo presas ou pouco interessadas nas próprias atividades, já que fazer movimentos repetitivos pode trazer uma sensação de incômodo.

 

Dessa maneira, pessoas que fazem tratamento flacidez barriga e já passam por situações de estresse podem se sentir melhor entregues aos exercícios em lugares mais abertos, como parques e ruas, utilizando a situação para buscar distração e diferenciação.

3. Maior absorção da vitamina D

Estar ao ar livre possibilita uma maior absorção de luzes solares no corpo, algo que traz maior concentração de vitamina D, responsável, dentre outras questões, pela sensação de diminuição do estresse e ingestão de líquidos, por exemplo.

 

Estar em lugares abertos, fazendo exercícios físicos, e aproveitando para pegar sol em horários onde ele está mais fraco é fácil de ser absolvido sem grande sensação de calor, é uma forma ideal de se manter duplamente saudável, evitando vitaminas em cápsula. 

4. Maior capacidade respiratória

Ainda que qualquer atividade física traga bons resultados relacionados à respiração, neste caso a oxigenação no cérebro, estar ao ar livre agrega maior vantagem, isto porque acontece a entrada de maiores quantidade de ar nas passagens por lugares abertos.

 

Essa sensação é ainda mais sentida em lugares próximos à árvores e plantas, onde a troca de oxigênio e gás carbônico é mais rápida e melhor absolvida.

 

Isso faz com que muitos pacientes de nutricionista esportivo escolham essa modalidade de atividade.

 

5. Fortalecimento do músculo

Fazer exercícios físicos em lugares fechados, utilizando máquinas e equipamentos de academias, pode ser eficaz e alcançar boas disposições e ações físicas. No entanto, estar ao ar livre, agrega maior fortalecimento muscular.

 

Isso acontece porque em uma corrida, por exemplo, uma pessoa passa por diferentes níveis em uma rua, passa por obstáculos, além de estar correndo em um chão diferenciado, geralmente mais duro do que em esteiras de academia.

 

Aliar corridas que possibilitam maior fortalecimento do músculo é uma ótima forma de acelerar processos médicos de reeducação alimentar para emagrecer, trazendo maior satisfação e alegria para aquelas pessoas que desejam mudar de vida.

Conclusão

Comprovadamente corridas ao ar livre e outras formas de atividade física trazem grandes vantagens para seus praticantes, que além de mais satisfeitos mentalmente, ampliam as chances de combaterem doenças no futuro, aumentando a expectativa de vida.

 

Dessa forma, sempre que puder, escolha por movimentos que satisfaça seu corpo, auxiliando o combate a doenças mentais e corpóreas, e alcançando maior tempo para curtir sua família e as pessoas que você ama.

 

Escreva um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

iOS: saiba tudo sobre o sistema do iPhone

Sistema é considerado um dos melhores por manter atualizações constantes.   Quem é usuário de dispositivos Apple …

O que é geladeira frost-free? Conheça a tecnologia

  Entenda as vantagens, facilidades e diferenças em relação aos outros modelos.   Quem não se lembra da bagunça …

Combinação de metal e madeira é tendência de decoração

Saiba mais sobre o estilo industrial e como aplicá-lo no seu espaço.   Combinação entre o rústico e o urbano, o …