Dicas de Fisioterapia para Pacientes e Fisioterapeutas

Leia nossos artigos. Melhore o seu estilo de vida agora!

Acupunturista: o que faz e os benefícios da profissão

O acupunturista é o terapeuta responsável pela aplicação de pequenas agulhas em pontos específicos do corpo humano. Este método tem suas origens na medicina tradicional chinesa, sendo considerada uma arte milenar.

Entre seus objetivos estão o tratamento de problemas emocionais, doenças físicas, alergias e o aumento da imunidade, através de uma série de interjeições realizadas pelo corpo com o auxílio de agulhas.

Muitas pessoas procuram uma clínica de acupuntura para tentar formas alternativas de tratamento, normalmente cansadas dos extenuantes e agressivos tratamentos convencionais.

A base da acupuntura baseia-se no conceito de que o corpo humano é composto de energia, também chamada Qi. Esta energia circula por todo o corpo através de regiões conhecidas como meridianos.

Toda vez que um meridiano entra em desequilíbrio, a energia do corpo fica desbalanceada e gera uma série de efeitos negativos, como:

  • Dor;
  • Fraqueza;
  • Cansaço;
  • Desgaste emocional.

Por isso, a ideia da acupuntura é utilizar as agulhas para reestruturar a energia nos meridianos e restabelecer o equilíbrio de Qi no corpo. Os efeitos principais que podem ser facilmente identificados são analgésicos e antiinflamatórios.

É importante ter em mente que a acupuntura não elimina a necessidade de acompanhamento médico tradicional. 

É comum que as pessoas a utilizem como um suporte para tratamentos tradicionais, e muitos médicos recomendam a prática, até mesmo um nutricionista esportivo, para quando a prática for aliada a um processo de emagrecimento, por exemplo.

Entretanto, o principal fator em caso de doenças físicas ou mentais é o acompanhamento profissional. Médicos, psicoterapeutas e outros especialistas devem continuar sendo consultados, bem como tratamentos paralelos devem ser mantidos.

Para quê serve e quais os benefícios da acupuntura?

Muitas pessoas ainda têm receio ou preconceito pela prática, mas a acupuntura é autorizada e recomendada por diversos médicos e especialistas.

Sendo uma importante ferramenta para conseguir tratamentos mais humanizados e menos invasivos e danosos ao seu corpo.

Através das técnicas de acupuntura, é possível eliminar uma série de problemas bucais, por exemplo, como a gengivite, faringite e a dor após a extração de um dente. 

Além disso, doenças de origem alérgica, como rinite, sinusite e asma também podem ter melhoras expressivas.

Um check up geral ainda é muito necessário quando você tem algum sintoma não conhecido, e pode inclusive ajudar a escolher o tipo correto de acupuntura que você utilizará.

O tratamento vai além, auxiliando até mesmo em tratamentos de desintoxicação, utilizando as agulhas como pontos de alívio de estresse e ansiedade que levam pessoas a consumirem tabaco, álcool ou drogas ilícitas.

Existem alguns tipos específicos de acupuntura, que podem ser utilizados para diversas finalidades. Entre eles, podemos citar:

1 – Acupuntura auricular

A acupuntura auricular, conhecida popularmente como auriculoterapia, é normalmente utilizada como um tratamento para doenças físicas e emocionais, e as agulhas, neste caso, são dispensáveis.

Isso porque alguns profissionais preferem o uso de sementes de mostarda ao invés da aplicação das agulhas, embora o objetivo seja o mesmo. Trata-se de uma terapia manual, com bons resultados no organismo.

A ideia é que estes pontos aliviem o estresse e diminuam a intensidade da dor.

Através de sessões de auriculoterapia, é possível identificar uma série de benefícios para o corpo, como a redução da ansiedade e uma sensação de satisfação, ideal para pessoas que estejam tentando parar de fumar.

Além disso, este método é ideal para dores nas costas, e sua eficácia já foi inclusive comprovada cientificamente, garantindo assim que haja diminuição na dor enquanto tem a sua energia corporal realinhada.

2 – Acupuntura estética

Este tipo de tratamento é ideal para pessoas que desejam melhorar a elasticidade da pele, diminuindo os efeitos do envelhecimento natural. 

A acupuntura estética é recomendada para estimular a produção de colágeno, bem como a recuperação de músculos e combate a rugas.

Para realizar um tratamento como esse, é comum que você tenha uma frequência maior na clínica de acupuntura, e as pequenas agulhas serão inseridas na região de sua cabeça, face e pescoço.

Esse tipo de tratamento é muito menos invasivo e perigoso do que aplicações de químicos como o botox, embora seja um procedimento mais longo. É preciso fazer diversas sessões de tratamento antes de começar a perceber os efeitos.

3 – Acupuntura de emagrecimento

Uma vez que a obesidade ocasiona uma série de problemas no fígado, baço, rins e outros órgãos, a tradição chinesa identifica o sobrepeso como um desalinhamento no Qi. Por conta disso, diversas técnicas de acupuntura foram criadas para auxiliar nestes casos.

Além de um bom plano alimentar para emagrecer, a acupuntura de emagrecimento pode ser muito útil se você pretende perder peso.

A base das técnicas de perda de peso permitem a redução do apetite e o aceleramento do metabolismo através da aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo.

Além disso, podem ser atingidos pontos que permitem que o fluxo de energia do corpo se movimente e altere os níveis de hormônios responsáveis pela sensação de fome, diminuindo a necessidade de comer.

É importante frisar que só a acupuntura não atrai resultados adequados para pessoas que desejam perder peso. É preciso aliar esse tipo de tratamento com uma dieta saudável e exercícios físicos para conseguir o resultado esperado.

Comprar uma esteira para academia para treinar em casa pode ser um bom aliado para ajudar no processo da acupuntura.

4 – Eletroacupuntura

A eletroacupuntura é a união do avanço tecnológico com a medicina tradicional chinesa. Tratam-se de pequenas placas com microagulhas que são acopladas em partes do corpo, onde elas emitem pequenos impulsos elétricos.

Esse tipo de tratamento é ideal para melhorar a dor, além de promover o relaxamento do corpo e diminuir quadros de estresse e ansiedade.

Para garantir o melhor uso desse tipo de equipamento, entretanto, é bom confirmar se o estabelecimento e o profissional são certificados especificamente para este tipo de operação.

Além disso, alguns dos principais benefícios da acupuntura estão na forma como ela pode ser usada como um tratamento complementar, muitas vezes auxiliando os processos tradicionais de medicina e aliviando diversos sintomas de pacientes.

Em muitos casos, uma pessoa em tratamento pode estar recebendo uma grande carga de medicamentos, o que pode ser bastante prejudicial ao corpo humano. Quando se inicia um tratamento de acupuntura, aos poucos vai possibilitando que o médico diminua essa carga.

Assim, o paciente fica apenas com os medicamentos essenciais para o tratamento, enquanto a acupuntura resolve elementos como a diminuição de dores, inchaços e a regulamentação do funcionamento corporal como um todo.

Ademais, cada vez mais psiquiatras e psicoterapeutas têm indicado a acupuntura como um tratamento contra mazelas mentais, como a ansiedade e a depressão. Os pontos de alinhamento da acupuntura podem fazer grandes mudanças na vida de uma pessoa.

É importante que o acupunturista e o psicoterapeuta estejam sempre em comunicação para definir a melhor forma de apresentar um tratamento adequado. 

Isso porque cada pessoa tem sua parcela de necessidade, e o tratamento acaba nunca sendo igual para duas pessoas.

Além disso, é indicado que o paciente procure por outras atividades de lazer que possam fazer o corpo reagir melhor ao tratamento.

Quanto mais soluções no dia a dia você encontrar, através de hobbies, esportes ou mesmo uma alimentação adequada, mais o tratamento com a acupuntura fará efeito.

A diminuição de dores crônicas também é um dos grandes trunfos da acupuntura. Pacientes com dores nas costas, enxaqueca e fibromialgia acabam sendo muito beneficiados com esse tratamento.

Logo, com um cartão de visita pessoal em mãos, o acupunturista pode acabar mudando a vida de um paciente.

Como se tornar um acupunturista?

Embora a acupuntura seja uma especialidade da medicina, não existe nenhuma legislação que restrinja o exercício de um profissional da acupuntura.

Além disso, diversos outros conselhos profissionais ligados a área da saúde, como o de enfermagem e o de biomedicina, reconhecem essa prática em suas categorias.

Portanto, especialistas com conhecimento certificado em anatomia e fisiologia estão propensos a participar de um curso de pós-graduação lato sensu (especialização) em acupuntura.

Você pode até mesmo comprar uma cadeira alta para escritório para ficar confortável nas horas de estudo que passará enquanto se prepara para tornar-se um acupunturista.

Dessa forma, diversos profissionais podem se tornar aptos a realizar os tratamentos adequadamente. 

A área de atuação de um acupunturista é bem ampla, e varia desde hospitais e clínicas até SPAs e resorts que oferecem tratamentos alternativos a seus clientes.

Se você é um trabalhador da saúde e está pensando em mudar de área para a acupuntura, é ideal que procure um curso de confiança e qualidade certificada, e que confira todo o conteúdo programático do curso para garantir que ele atende suas necessidades.

Quanto mais especializado você quiser ser, mais atenção deve dar às etapas de busca de conhecimento nas etapas para se tornar um acupunturista.

Considerações finais

Apesar de ser uma técnica milenar, a acupuntura ainda é uma forma extremamente efetiva para tratamentos médicos, e pode fazer a diferença na vida de um paciente.

A escolha de seguir esta profissão requer muito estudo e prática, mas os acupunturistas acabam tendo muito campo de trabalho, ajudando pessoas com diversas atividades.

Escreva um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Quais melhores massagens eróticas para apimentar a relação

Não há quem não goste de uma boa massagem para relaxar e se desligar dos problemas do dia a dia. Mas você já experimentou …

5 dicas de como fidelizar seus pacientes de fisioterapia

Um dos principais processos que uma clínica de fisioterapia pode passar é o de fidelizar pacientes. Embora a maioria das …

Saúde: confira porque alimentação e atividade física se complementam

Alimentar-se de forma saudável e cuidar da própria saúde são atitudes que qualquer ser humano precisa ter para que tenha …