Dicas de Fisioterapia para Pacientes e Fisioterapeutas

Leia nossos artigos. Melhore o seu estilo de vida agora!

Acupuntura: 4 benefícios para tratar a ansiedade

A acupuntura é uma técnica milenar originada na medicina chinesa tradicional. Existem diversos benefícios que esta técnica propõe, e os resultados dos tratamentos são cada vez mais reconhecidos.

Dentre as inúmeras áreas que a acupuntura tem lidado, a saúde mental tem ganhado muito destaque uma vez que é possível utilizar a técnica para auxiliar o tratamento de diversos elementos, como:

  • Depressão;
  • Transtornos de ansiedade;
  • Síndromes;
  • Dependência química.

Cada vez mais a medicina ocidental tem adotado esse tipo de terapia como um grande aliado no tratamento convencional, chegando até mesmo a aliviar o sofrimento do paciente a ponto de ele poder diminuir antidepressivos.

Existem diversos elementos que ajudam a melhorar um quadro depressivo, desde exercícios em uma esteira para academia até tratamentos alternativos.

É importante que nestes casos, entretanto, ainda exista um acompanhamento e psicoterapia. 

A acupuntura, assim como os remédios tradicionais, só tem efeito se estiver sendo utilizado junto de um acompanhamento seguro e próximo.

Princípios da Acupuntura

A medicina tradicional chinesa lida muito com a energia vital do corpo humano, a qual denomina-se Qi. 

O principal objetivo da acupuntura é restaurar o equilíbrio do que são chamados os canais meridianos, caminhos que o Qi utiliza para percorrer todo o corpo.

Portanto, a base da prática está no fato de que nossos problemas físicos e mentais podem ter sua origem no desequilíbrio da energia vital. 

É o caso, entretanto, de alinhar novamente o Qi para que você consiga retornar o corpo a seu perfeito funcionamento.

Até mesmo um plano alimentar para emagrecer pode se beneficiar do alinhamento do seu Qi para resultados mais adequados.

Os congestionamentos de Qi podem acabar causando uma série de doenças e distúrbios, tanto os que possuem efeitos físicos quanto transtornos e síndromes mentais.

As origens desse congestionamento são inúmeras, desde a má alimentação e o estresse até traumas passados e a herança genética podem ser responsáveis por uma série de problemas que geram a necessidade de realinhamento do Qi.

Acupuntura e os elementos

Quando lidamos com a medicina tradicional chinesa, existe muita correlação entre as doenças e transtornos psicológicos com o mau funcionamento do organismo. 

Para conseguir identificar os principais elementos utilizados no tratamento, é preciso entender a relação.

A acupuntura relaciona diretamente os órgãos do corpo aos estados emocionais para que seja realizada a aplicação do agulhamento. Por isso, deve-se atentar a teoria dos 5 movimentos.

Essa teoria faz um paralelo entre os principais elementos da natureza e o corpo humano, classificando os principais órgãos com estes elementos. 

Como resultado, temos as seguintes comparações:

  • Rins: Água;
  • Coração: Fogo;
  • Fígado: Madeira;
  • Pulmões: Metal;
  • Pâncreas: Terra.

Para criar paralelos com os transtornos mentais, a medicina chinesa segue o princípio de que cada emoção está associada a um dos elementos, e consequentemente, a um órgão.

Destas, as que mais se destacam são a Alegria (fogo), Tristeza (pulmão), Raiva (fígado), preocupação (pâncreas) e medo (rins). 

Para que seja identificado o principal método de tratamento em um quadro mental, é preciso vincular o problema a algum destes sentimentos.

Qualquer terapia manual precisa ter uma base de conhecimento, e a acupuntura não é diferente ao vincular elementos naturais com sentimentos e elementos físicos.

No caso da ansiedade, a acupuntura identifica como um problema de água e fogo. 

O excesso de medo, representado pela água, acaba apagando a possibilidade de ação do coração, o que gera o sentimento de ansiedade.

Para um tratamento adequado, o ideal é tonificar os rins e harmonizar o coração, para que os elementos se estabilizem e você consiga lidar com a situação de forma satisfatória. 

Quanto mais equilibrado seu Qi estiver, mais você conseguirá manter sua mente tranquila.

Benefícios da Acupuntura

A acupuntura tem sido cada vez mais bem aceita e até mesmo indicada na comunidade médica, principalmente, para tratamentos de transtornos mentais. 

Esse tipo de ação é fundamental para pessoas que buscam formas menos invasivas de tratamento.

Fazer um check up geral periódico ainda é uma excelente opção para se cuidar, e identificar quais elementos você deve programar-se para fazer junto ao acupunturista.

O acompanhamento psiquiátrico e psicoterapêutico não pode ser removido, mas é possível reduzir e até mesmo eliminar a necessidade de drogas prescritas ou outras ações mais brutas para o corpo após um período de tratamento.

1. Tratamento complementar

A utilização da acupuntura como tratamento complementar tem surtido muitos efeitos positivos, tanto em casos de transtornos mentais como doenças físicas, incluindo gastrite, asma e outras alterações do corpo.

A utilização de agulhas finas nos meridianos corretos libera o fluxo de energia no corpo, fortalecendo seu sistema e combatendo uma série de doenças. 

Ela também permite que o fluxo de Qi circule mais livremente, libertando o corpo de pensamentos negativos.

Quanto mais sessões você participar, mais alinhados seus pontos estarão. Dessa forma, você começará a se sentir melhor consigo mesmo e pronto para uma mudança em sua vida.

Vale lembrar que você precisa melhorar outros aspectos de seu dia a dia para conseguir resultados efetivos. 

A visita a um nutricionista esportivo pode ser muito boa para identificar uma nova dieta que auxilie o tratamento.

2. Redução de sintomas

A realização de sessões de acupuntura a longo prazo tende a reduzir sintomas, principalmente, aqueles relacionados a crises e acessos de ansiedade e pânico. É comum que o processo reduza o nível de estresse do paciente também.

Esse tipo de ação acaba ajudando muito a diminuir os riscos mais extremos, onde o paciente chega em níveis mais preocupantes. 

O ideal é que além desta atividade você consiga realizar ações do dia a dia como exercícios físicos, melhorar sua dieta, entre outros.

Por isso, escolher trabalhar o corpo com uma aula de pilates solo, por exemplo, pode acabar ajudando ainda mais no tratamento escolhido.

Cuidar de sua saúde mental não tem uma receita pronta, e é preciso muito cuidado para conseguir se curar completamente, por isso fique atento a variações de humor e identifique sempre a seus médicos se algo não estiver funcionando.

3. Sem efeitos colaterais

Não existe nenhuma contraindicação para a acupuntura, bem como não existe nenhum efeito colateral advindo do tratamento.

Por ser um processo completamente natural, você pode realizá-lo quantas vezes desejar e pelo tempo que for necessário.

Esse tipo de processo demanda tempo e paciência por conta do paciente, uma vez que não exibe resultados imediatamente. 

Entretanto, a possibilidade de se tratar de um mal maior sem correr riscos de danos à saúde e à integridade é um excelente incentivo.

Assim, o ideal é que você mantenha-se firme no tratamento, para que os efeitos de médio e longo prazo comecem a aparecer e fazer uma real diferença em sua vida. Quanto mais você conseguir explorar esses pontos, melhor.

4. Ajuda a diminuir vícios

Muitas pessoas com quadros de transtornos mentais, especialmente relacionados à ansiedade e depressão, acabam por consumir produtos que podem ser danosos como uma forma de escapar dos sentimentos que estão sentindo.

O problema é que estes produtos podem ter um alto poder viciante, e acabar gerando mais um problema ao invés de solucionar o anterior. 

Com a acupuntura você consegue aliviar a vontade de consumir esse tipo de item.

Além de ser uma excelente forma de relaxamento, existem aplicações especiais para diminuir o uso de tabaco, álcool e entorpecentes, o que ajuda a pessoa a se livrar dos vícios e começar a viver uma vida melhor.

Quanto mais você conseguir explorar em suas sessões de acupuntura, melhor acabará se sentindo, uma vez que você estará alinhando toda a energia de seu corpo e se livrando daquilo que te faz mal.

Quem pode se tratar com acupuntura?

Um dos principais pontos dessa técnica é justamente o fato de que ela pode ser utilizada por pacientes de todas as idades, incluindo crianças e idosos. Não há problema nenhum em qualquer tipo de utilização.

Você nem mesmo precisa de uma cadeira alta para escritório para ser atendido fora de um consultório. 

Normalmente, só de poder deitar ou sentar-se você já pode começar seu tratamento em casa mesmo, acompanhado de um profissional.

A única restrição sugerida é para pessoas que apresentem problemas de coagulação, uma vez que pode haver algum tipo de sangramento no momento da aplicação das agulhas.

O tratamento também não é o mais indicado para pessoas em estágios muito avançados de doenças crônicas. Para estes casos, os tratamentos mais convencionais ainda são os mais indicados.

Logo na primeira consulta, é comum que o acupunturista faça uma entrevista com o futuro paciente, identificando uma série de dados básicos sobre seu estilo de vida, suas rotinas e costumes e o tipo de sintomas que está sentindo, sejam eles físicos ou psicológicos.

A partir desta avaliação é possível traçar um plano de tratamento que será seguido em uma periodicidade combinada entre você e o profissional. 

Aproveite este momento para tirar dúvidas e confirmar os resultados e benefícios do tratamento.

Considerações finais

A acupuntura é um tratamento que tem cada vez mais ganhado notoriedade, por sua precisão aliada a ausência de efeitos colaterais. 

Por isso, muitos pacientes têm optado por este método como um apoio aos tratamentos mais tradicionais.

Encontrar uma clínica de acupuntura boa não é uma tarefa difícil, uma vez que cada vez mais profissionais qualificados estão à disposição.

No caso de tratamentos psicológicos para ansiedade, esse tipo de ferramenta é ainda mais fundamental, uma vez que remédios podem acabar sendo muito invasivos e tratamentos alternativos podem agir de forma mais humanizada.

Escreva um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Quais melhores massagens eróticas para apimentar a relação

Não há quem não goste de uma boa massagem para relaxar e se desligar dos problemas do dia a dia. Mas você já experimentou …

5 dicas de como fidelizar seus pacientes de fisioterapia

Um dos principais processos que uma clínica de fisioterapia pode passar é o de fidelizar pacientes. Embora a maioria das …

Saúde: confira porque alimentação e atividade física se complementam

Alimentar-se de forma saudável e cuidar da própria saúde são atitudes que qualquer ser humano precisa ter para que tenha …