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Como exercícios físicos podem te ajudar no seu período menstrual

Atividades físicas contribuem positivamente para o alívio das tensões menstruais.

 

Ainda que não possuam nenhuma doença ginecológica, a maioria das mulheres enfrenta diversos tipos de dores durante a menstruação. Para aliviar esses sintomas, a maior parte das mulheres faz uso de medicamentos.

 

No entanto, o que muitos não sabem é que a prática regular de atividades físicas pode proporcionar uma melhora significativa nos sintomas e na qualidade de vida de quem sofre todo mês com essas dores. Isso porque os exercícios trazem diversas vantagens para o organismo, que vão desde o aumento na taxa metabólica até a produção de hormônios benéficos para o corpo.

 

Portanto, mesmo com as dores, o mau humor e o desânimo típicos da TPM, vale a pena fazer um esforço físico extra para se sentir melhor.

Pesquisas apontam melhora nos sintomas

Diversos estudos científicos concluíram que a prática de atividades físicas ajuda a amenizar os sintomas do período menstrual. O principal deles, feito pela Universidade Politécnica de Hong Kong, na China, avaliou o efeito dos exercícios físicos em diversos campos afetados pelo ciclo menstrual.

 

No total, 70 mulheres — de 18 a 43 anos — com dores menstruais participaram do experimento. Elas foram divididas em dois grupos: o primeiro continuou vivendo normalmente, fazendo uso de analgésicos, e o segundo fez treinamento aeróbico em uma esteira elétrica 3 vezes por semana, durante 1 mês.

 

Depois desse período, os grupos foram orientados a seguir a mesma rotina em casa. Os exercícios eram praticados a partir do último dia do ciclo menstrual até o primeiro dia de menstruação.

 

Após 7 meses, as voluntárias foram questionadas a respeito das dores menstruais e o resultado foi o seguinte: o grupo que treinou afirmou sentir 20% menos dor em comparação ao grupo que somente fez uso de analgésicos. Além disso, quem praticou exercícios também relatou uma melhoria em relação à qualidade de vida e produtividade.

Mas, afinal, por que o exercício físico ajuda no período menstrual?

Dentre todos os benefícios gerados pela prática de exercícios durante o período menstrual, podemos destacar o aumento na taxa metabólica e a melhora na circulação sanguínea, que potencializa o transporte de oxigênio e de nutrientes essenciais para as funções vitais do organismo.

 

Além disso, outro fator que também pode explicar o alívio dos sintomas é a liberação de hormônios proporcionados pela prática de atividades físicas. Especialmente a endorfina, que está diretamente ligada às sensações de prazer e bem-estar.

Cólicas

A cólica é, certamente, a maior inimiga das mulheres durante o período menstrual. Quando ela ataca, a última vontade que surge é a de praticar exercícios. Entretanto, é importante saber que as atividades físicas, sobretudo os exercícios direcionados à região pélvica, geram um grande alívio para essas dores abdominais.

 

Um bom exemplo de exercício é deitar em um colchonete, apoiar os pés em uma bola ou estepe e elevar o quadril tirando o bumbum do chão, mas mantendo as costas apoiadas.

 

Embora não pareça, esse movimento ajuda a amenizar as cólicas e, junto a analgésicos, pode até fazer com que elas desapareçam efetivamente.

Mau humor, ansiedade e compulsão por doces

Ansiedade e alterações no humor também são bastante comuns durante o período menstrual e, felizmente, há atividades físicas que relaxam o corpo e a mente — como ioga, alongamento, técnicas de meditação e respiração —, contribuindo para amenizá-las.

 

No entanto, se o objetivo for diminuir a compulsão por doces, que é bastante comum durante o ciclo menstrual, o melhor a se fazer é investir em atividades aeróbicas, pois, além de impulsionarem a produção de endorfina, diminuem o cortisol — hormônio relacionado ao estresse, que pode aumentar o desejo por doces.

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