Blog

Dozen of articles. Improve your lifestyle now!

A história do ar-condicionado

Saiba como este aparelho foi criado, tornando-se um dos queridinhos dos brasileiros.

 

Ele divide opiniões: tem gente que não vive sem, enquanto outros reclamam cada vez que ele é ligado. Trata-se do aparelho de ar-condicionado, eletrônico que deixou de marcar presença apenas no ambiente corporativo, indo parar nos lares de muitos brasileiros.

 

O ar-condicionado moderno conta com diversos recursos bacanas para poupar energia, como um termostato inteligente, que desliga o aparelho ao atingir certa temperatura, além de filtros tratados com substâncias antibactericidas, a fim de evitar a propagação de micro-organismos nocivos para a saúde.

 

No entanto, você sabe como esse aparelho surgiu? Confira um pouco da história do ar-condicionado a seguir.

Controle do clima

O aparelho de ar-condicionado foi inventado pelo engenheiro norte-americano Willis Carrier, em 1902, nos Estados Unidos. Aos 25 anos, Carrier desenvolveu uma forma de retirar a umidade do ar por meio de dutos resfriados para resolver o controle do clima em empresas de Nova Iorque.

 

O nome surgiu quatro anos depois, quando outro norte-americano, Stuart Cramer, desenvolveu um modelo de equipamento para climatizar sua fábrica de tecidos.

Popularização

No início, os consumidores e os inventores não entendiam bem como explorar o potencial dos equipamentos de climatização. O primeiro ar-condicionado foi instalado em uma residência em 1914, em uma mansão de Minneapolis. Foi na mesma época que os hospitais começaram a demandar aparelhos para manter a estabilidade climática em suas instalações.

 

A partir da década de 1920, locais de atendimento ao público passaram a climatizar os ambientes e, dessa forma, viram o movimento da clientela aumentar. O Grauman’s Metropolitan Theatre, de Los Angeles, era um desses estabelecimentos.

Nos dias quentes de verão, o cinema esvaziava e precisava fechar as salas. Ao instalar o aparelho de ar-condicionado, conseguiu o efeito inverso: salas lotadas e fila de clientes ávidos por provar o ar gelado do equipamento eletrônico.

 

Curiosamente, os primeiros modelos de ar-condicionado usavam gases altamente tóxicos e inflamáveis para refrigerar o ambiente. Amônia, propano e clorometano estavam entre eles! Pouco a pouco, o aparelho começou a conquistar cada vez mais espaço entre os americanos, chegando ao Senado, à Casa Branca e até aos vagões de trem.

Uso residencial

As versões domésticas do aparelho de ar-condicionado apareceram a partir da década de 1950. Em 1957, ganharam compressor rotativo. Dessa forma, tornaram-se menores e mais silenciosas que suas versões anteriores. Com a popularização, o custo do equipamento também baixou, e os gases tóxicos foram substituídos por Freon-12, um fluido refrigerante.

Carros e meio ambiente

Você já parou para imaginar como era enfrentar o trânsito pesado num dia de verão sem ar-condicionado? Pois, saiba que, antes da década de 1980, era assim. Foi só a partir daí que os veículos ganharam esse recurso tão indispensável — considerado um luxo!

 

Já presente em praticamente todos os ambientes corporativos, a indústria do ar-condicionado se viu diante de um impasse na década seguinte. O Freon-12 estava destruindo a camada de ozônio e passou a ser atacado pelos ambientalistas. Então, foi preciso repensar a tecnologia para um menor impacto no meio ambiente.

Split

A virada do século trouxe inovações em design e potência: o modelo split chegava ao mercado. Ele permitia a otimização do uso do espaço, uma vez que as unidades internas e externas ocupam áreas diferentes.

 

A tecnologia inteligente de desligar ao constatar que o ambiente atingiu a temperatura desejada promoveu economia, fazendo com que o aparelho passasse a pesar menos no bolso.

 

Dessa forma, o ar-condicionado conquistou cada vez mais adeptos, seja em casa ou no trabalho. Ele ainda gera embate quanto à temperatura ideal, mas, sem dúvidas, é um aliado no combate ao calorão do verão.

Write a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Quais instituições oferecem empréstimo pessoal para negativados?

A facilidade do meio virtual aumentou o número de empresas que fazem empréstimos online; veja quais delas também trabalham …

O que é e como funciona o leasing?

Modalidade é opção a mais para quem quer usufruir de um bem sem se endividar.   O leasing é uma modalidade …

8 ‌exercícios‌ ‌para‌ ‌fazer‌ ‌diariamente‌ ‌durante‌ ‌o‌ ‌seu‌ ‌tempo‌ ‌de‌ ‌trabalho‌

O tempo para a academia está escasso, mas é possível incluir exercícios no trabalho, durante o expediente e sem atrapalhar …