Dicas de Fisioterapia para Pacientes e Fisioterapeutas

Leia nossos artigos. Melhore o seu estilo de vida agora!

8 dicas para combater espinhas e cravos

Bons hábitos de alimentação e produtos certos fazem parte da receita para ter uma pele lisa e saudável.

 

Você sofre com inflamações e desagradáveis pontinhos pretos no rosto e em outras partes do corpo? A primeira coisa que você precisa saber é que os cravos e espinhas são mais comuns do que parece, especialmente no caso de peles oleosas.

 

A pele pode ficar com excesso de sebo por vários motivos: alterações hormonais, alimentação, estresse, uso de medicações ou algum cosmético, entre outros. Por isso, o primeiro passo para combater o problema é identificar sua causa.

 

Um dermatologista, médico especialista em pele, é a pessoa mais indicada para te  indicar produtos específicos para ajudar a combater as causas da acne e dos cravos, evitando que eles voltem a aparecer. Enquanto você não consulta um especialista, confira essas dicas que valem ouro.

Não esprema

Apesar de ser tentador, não devemos espremer as espinhas e os cravos, especialmente porque podemos piorar a infecção, causar mais inchaço, dor e até mesmo manchas. O ideal é tratar as causas para evitar que eles apareçam.

Beba água

Quando nos hidratamos, também estamos cuidando da nossa pele, que precisa de muita água para se manter saudável. Beber água também ajuda o nosso corpo a eliminar toxinas que favorecem o aparecimento de infecções na pele.

Use protetor solar

Usar proteção contra os raios do sol é essencial para manter todos os tipos de pele saudáveis. Mas, a proteção é ainda mais necessária para quem tem espinhas e cravos, evitando manchas e até ajudando a disfarçar as imperfeições. É importante, no entanto, escolher produtos adequados ao seu tipo de pele.

 

Coma de maneira saudável

Nossos hábitos alimentares influenciam, mais do que pensamos, a saúde da pele. O ideal é evitar alimentos industrializados e gordurosos, que podem contribuir para aumentar a oleosidade, que é justamente a maior causadora das espinhas. Carne vermelha também não deve ser consumida em excesso.

 

Além de evitar alimentos que podem fazer mal, também é uma boa ideia aumentar o consumo daqueles que fazem bem. Prefira carnes brancas, como o peixe, que tem nutrientes que ajudam a pele a combater as infecções. Frutas e legumes ricos em betacaroteno também têm propriedades antioxidantes.

Faça limpeza de pele

As limpezas de pele periódicas ajudam a pele a controlar a produção de sebo, diminuindo a oleosidade. No entanto, as receitas caseiras não são recomendadas, pois podem causar irritações. O ideal é investir em géis e sabonetes testados que sejam indicados para o seu tipo de pele.

Não exagere

É importante verificar o rótulo dos produtos que você utiliza, seguindo as indicações de aplicação. A maioria deles pode ser utilizada diariamente, mas nem sempre é uma boa ideia fazer a limpeza da pele várias vezes ao dia, pois o organismo pode aumentar a produção de sebo para tentar repor a oleosidade.

 

Além disso, fique atento para não misturar produtos demais, pois isso pode acabar obstruindo os poros e aumentando a oleosidade, produzindo um efeito contrário ao que se espera.

Não dispense a hidratação

Nosso primeiro pensamento pode ser o de que peles oleosas não devem ser hidratadas, mas isso não é verdade. A intenção é, justamente, fazer as glândulas que produzem sebo entenderem que não precisam trabalhar tanto. Além disso, alguns produtos podem ressecar a pele se ela não for hidratada. Opte pelos oil free.

Cuide da mente

Essa é a dica mais difícil dessa lista, pois sabemos que a rotina nem sempre é fácil. Acontece que o estresse também pode favorecer o surgimento de cravos e espinhas e, portanto, você também precisa cuidar da sua saúde mental. Fazer exercícios físicos regularmente e praticar yoga ou meditação costumam ajudar.

Escreva um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

iOS: saiba tudo sobre o sistema do iPhone

Sistema é considerado um dos melhores por manter atualizações constantes.   Quem é usuário de dispositivos Apple …

O que é geladeira frost-free? Conheça a tecnologia

  Entenda as vantagens, facilidades e diferenças em relação aos outros modelos.   Quem não se lembra da bagunça …

Combinação de metal e madeira é tendência de decoração

Saiba mais sobre o estilo industrial e como aplicá-lo no seu espaço.   Combinação entre o rústico e o urbano, o …